APRESENTAÇÃO
O III Seminário Corpo, Educação, Resistências e Movimentos Sociais Afro e Indígenas na Amazônia- Identidades e Territorialidades: culturas, Saberes, Saúde e lutas - faz parte das atividades desenvolvidas por educadores (as), pesquisadores(as) ligados(as) aos Grupos de Pesquisa História, Educação e Linguagem na região Amazônica (GPHELRA); Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (GP QUIMOHRENA); Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISESNSOL) , na intenção de discutir temáticas que tratam de questões relacionadas a corpo, educação, linguagens, resistências e movimentos sociais, visando a preocupação com traços culturais, educação interétnica e movimentos de resistência diante da paralização das demarcações de terras indígenas e quilombolas, que trazem à tona discussões a respeito do marco temporal, saúde, educação, comunicação e Pandemias.
Da mesma forma, visa refletir a respeito do modo como funcionam as relações sociais e históricas existentes, objetivando tornar visível a participação de homens e mulheres negras e indígenas de diferentes gerações. Assim como, incentivar a produção, divulgação e publicação de estudos acadêmicos, científicos e documentais que vem sendo realizados por professores e estudantes quilombolas e indígenas. Visto que, práticas culturais, como a culinária, as diferentes formas de lutas, modos de trabalhos, vestuários, tipos de pinturas, movimentações corporais, linguagens, danças, cantos, além de outros, exercem papéis fundamentais, podendo ser entendidas como processo de afirmação negra e indígena, que através de diferentes práticas reafirmam e posicionam experiências e formas de (re) existências, mas que se esvai, se esfacela, com perda do território, das terras destas populações.
FINALIDADE DO EVENTO:
Discutir temáticas que tratam de questões relacionadas a corpo, educação, linguagens, resistências, saúde, comunicação e movimentos sociais, visando a preocupação com traços culturais, educação interétnica e movimentos de resistência diante da paralização das demarcações de terras indígenas e quilombolas.
Refletir a respeito do modo como funcionam as relações sociais e históricas existentes, objetivando tornar visível a participação de homens e mulheres negras e indígenas de diferentes gerações. Assim como, incentivar a produção, divulgação e publicação de estudos acadêmicos, científicos, produções artísticas / culturais e ou documentais que vem sendo realizados por lideranças, professores e estudantes quilombolas e indígenas.
PÚBLICO - ALVO:
O evento está direcionado a participantes de movimentos sociais, pesquisadores, professores e alunos indígenas e quilombolas, demais habitantes destas comunidades e estudiosos da temática.
INSCRIÇÕES
Ouvintes: 20,00 Reais
Apresentação de trabalhos: 30,00 Reais
ATENÇÃO
Para certificação de ouvinte no evento deve-se participar de no mínimo 75% da programação.
ATENÇÃO:
AS INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES ORAIS DEVEM SER REALIZADAS ATÉ DIA 10 DE NOVEMBRO.
OS RESUMOS DEVEM SER ENCAMINHADOS PARA O E-MAIL: rhana.j28@gmail.com
ACESSAR MODELO DE RESUMO PARA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS ORAIS