III Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Superior e I Congresso de Psicologia da UNIFAP

27 de novembro de 2018, 08h00 até 29 de novembro de 2018, 18h00

Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP

Análise do Comportamento Aplicada é uma abordagem da Psicologia que tem demonstrado eficácia em diversas áreas de atuação, onde é necessária uma mudança de comportamento e relacionamento entre pessoas.
Uma das demandas sociais atendidas pela ABA é o tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico, seja ele leve, moderado ou muito invasivo. Atualmente, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª Edição (DSM-V), da Associação Americana de Psiquiatria [APA] (2014), categoriza os Transtornos do Neurodesenvolvimento como um conjunto de condições com início precoce que caracterizam prejuízo no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento podem variar desde limitações muito específicas a prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência e é recorrente a presença de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento.

Dentro deste quadro está o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pode ser caracterizado mais especificamente por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para a interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além disto, o diagnóstico requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (APA, 2014).

Indivíduos diagnosticados com TEA ou outros transtornos do desenvolvimento representam um grande desafio para os profissionais que se dispõem a acompanhá-los clinicamente (pediatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, etc.), pois muitas habilidades das quais eles precisam para viver de maneira saudável e independente só podem ser ensinadas ou redirecionadas através de uma intervenção intensiva.
Neste curso, você vaia prender os princípios básicos da análise do comportamento aplicada ao tratamento de pessoas com TEA.