III Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Superior e I Congresso de Psicologia da UNIFAP

27 de novembro de 2018, 08h00 até 29 de novembro de 2018, 18h00

Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP

Sobre

Anunciamos com muita satisfação o III Seminário de educação Inclusiva no Ensino Superior e I Congresso de Psicologia da Unifap com o tema "Diversidade, Inclusão e Psicologia na Amazônia".

Este evento é organizado pelos professores psicólogos atuantes no Projeto de pesquisa e extensão “Serviço de Atendimento Psicopedagógico” – SAPE/NAPE, vinculado ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/UNIFAP, que acontecerá na cidade de Macapá/AP, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2018, no Campus Marco Zero.

Trata-se de um evento bastante relevante para comunidade acadêmica da Unifap e para sociedade amapaense, pois serão tratados assuntos da educação especial na perspectiva inclusiva entrelaçados com a psicologia. A ênfase será na inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior; abordagem de temas relacionados a formação de profissionais para o trabalho nesta área, a prática psicoeducacional, experiências clínicas, trabalhos teóricos, acesso e permanência, dentre outros. O evento contará com palestras, mesa redonda, rodas de conversas, mini cursos e apresentação de trabalhos, na modalidade comunicação oral.

Espera-se que sejam reunidos nos trabalhos propostos uma compreensão mais profunda dos temas relacionados

Resumidamente, mencionamos algumas temáticas que serão abordadas no III Seminário de educação Inclusiva no Ensino Superior e I Congresso de Psicologia da Unifap.

- Acessibilidade no ensino superior

- Práticas clínicas

- compreendendo o diagnóstico das dificuldades de aprendizaem

- Avaliação neuropsicológica na educação inclusiva

- Análise do comportamento e Autismo

- A família

Em nome do comite organizador, convidamos a todos/as a participar ativamente das atividades e contribuir, sobremaneira, para o sucesso do evento

Saudações!

Leila Feio

Coordenadora Geral do Evento

Local do evento

Universidade Federal do Amapá - 68903-419, Rodovia Juscelino Kubitschek, Km 02, Jardim Marco Zero, Macapá, Amapá

Palestrantes

  • Leila do Socorro Rodrigues Feio

    Leila do Socorro Rodrigues Feio - Universidade Federal do Amapá

    Leila do Socorro Rodrigues Feio possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará: Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo, Mestrado em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará, na área de Educação Especial, e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Oviedo - Espanha, na área de Psicologia Evolutiva e Educação, com título de doutorado revalidado pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde atua em Cursos de Graduação nas disciplinas de Política e Legislação Educacional Brasileira, Educação Inclusiva para Pessoa com NEE e Psicologia da Educação, e em Cursos de Pós-Graduação em Nível Lato Sensu, lecionando a disciplina de Educação Inclusiva no Ensino Superior, e Stricto Sensu, lecionando a disciplina de Metodologia do Ensino Superior. Também é Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Públicas, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Saúde Coletiva (PEPITAS/UNIFAP/CNPq), Linha 1: Educação Especial, Políticas de Inclusão e Gestão Educacional, Linha 2: Políticas Públicas para a Educação nas Prisões, e 3: Saúde Mental e Crise Suicida. Psicóloga Clínica. Tem experiência em pesquisa em Pedagogia e Psicologia, com ênfase em: Políticas Públicas de Inclusão, Autismo, Deficiência Visual, TDAH, e Estudos na área de Comportamento Matemático, com destaque aos debates sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática, Ansiedade à Matemática, Metodologia do Professor, Gestão do Tempo de Estudo e Envolvimento Familiar).

  • Washington Luiz de Oliveira Brandão

    Washington Luiz de Oliveira Brandão - Universidade Federal do Amapá

    Atualmente atuo como professor da Universidade Federal do Amapá. Doutor pela UFPA - Comportamento Suicida (2015). mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2003). Especialista em Gerontologia. Possuo graduação de bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1999), graduação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (2001), graduação em Administração de Empresas pela União das Escolas de Ensino Superior do Pará (1991) e. Experiência na docência e orientação de monografia no ensino superior e na pós-graduação stricto sensu. Experiência de orientação de pesquisa científica em curso de graduação em de Psicologia, Experiência em coordenação e docência no ensino superior. Temas de interesse: Saúde mental; Comportamento suicída; Aspectos conceituais e aplicados na Análise do Comportamento de base skinneriana.

  • André Elias Morelli Ribeiro

    André Elias Morelli Ribeiro - Universidade Federal do Amapá

    Graduação em Psicologia na Universidade Estadual Paulista campus de Assis (2007). Tem mestrado (2009) e doutorado (2018) em Psicologia pela mesma instituição. Atualmente é docente efetivo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP - campus Marco Zero) no curso de Pedagogia. Já atuou em instituições de ensino particulares, tanto em graduação como em pós-graduação lato sensu. Possui bastante experiência na gestão, já tendo atuado, por exemplo, como coordenador de curso de psicologia na Faculdade IMES, quando recebeu comissão do MEC, e como coordenador de curso de Pedagogia na UNIFAP. Nesta, também atuou em bancas de seleção de concurso, comissões, entre diversas outras atividades administrativas. Nas atividades de docência, atua principalmente em disciplinas generalistas na educação e saúde, ensinando as áreas, linhas, teorias e processos básicos da psicologia para diferentes públicos. Áreas de pesquisa: Epistemologia da Psicologia, História da Psicologia, Teoria Ator-Rede e Psicologia da Educação.

  • Selma Gomes da Silva

    Selma Gomes da Silva - Universidade Federal do Amapá

    Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1986 - extinta em 1989) e graduação em Psicologia - Università Pontificia Salesiana (1992); Mestrado em Psicologia da Educação - Università Pontifícia Salesiana (1995) - Roma/Itália; Estagio Doutoral em Sociologia (PDSE) - Università degli Studi di Trento (2015) - Trento/Itália e Doutorado em Sociologia - Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2017). Atualmente é professora da disciplina Psicologia da Educação nos Cursos de Licenciaturas na Universidade Federal do Amapá/UNIFAP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em educacional e clínica, principalmente, nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem; trabalho docente. saúde mental e sofrimento psíquico. Título do livro, produto da tese de doutoramento: "TRAVESSIAS ENTRE A SALA DE AULA E O CONSULTÓRIO: TRAJETÓRIAS DOCENTES, NARRATIVAS E HISTÓRIAS DE SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES NO AMAPÁ".

  • Edna Maria da Silva Oliveira

    Edna Maria da Silva Oliveira - Universidade Federal do Amapá

    Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG (1991), e Pós - Graduação em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior do Amapá(1999), Mestrado em Ciência da Educação com Especialização: Gestão de Instituições Educativas na Universidade Autônoma de Assunção (2006) ,Psicanalista, Psicóloga Perita do Trânsito,Especialização em Psicologia do Trânsito(2013) . Formação de Palestrantes e Facilitadores de Grupo (2016). Formação em Terapia Comunitária. Trabalhou como Psicóloga do Centro de Reabilitação do Amapá, Psicóloga do Núcleo de Educação Especial, Psicóloga do Centro de Atendimento ao Surdo. Foi Gerente Geral do Centro de Referência em Tratamento Natural.(2010/Amapá) e Diretora do Hospital de Emergência em Macapá(2011), psicóloga avaliadora para porte de arma - POLÍCIA FEDERAL DO AMAPÁ, psicóloga do transito - DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO AMAPÁ professora Adjunta nível I I da Universidade Federal do Amapá de Psicologia da Educação, cursou as disciplinas do Mestrado em Psicologia da Universidade São Francisco em Avaliação Psicológica (2013), mestrado em Ciência da Saúde da Universidade Federal do Amapá (2017).

  • Oriana Comesanha e Silva

    Oriana Comesanha e Silva - Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialização em Psicologia Clínica Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (2015). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2015-2017). Atua na área de Psicologia Forense como servidora do quadro funcional efetivo do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (2010 - Atual) e tem experiência em Psicologia Clínica atuando em consultório particular (2010-Atual).

  • Marília Fontes de Castelo Branco

    Marília Fontes de Castelo Branco - Psicologa Clínica

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2010) e mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela mesma universidade (2012). Tem experiência curricular e identifica-se com as áreas da Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, ambas com ênfase na Análise do Comportamento, bem como Análise do Comportamento Aplicada. Atua em consultório particular, com foco no atendimento de indivíduos com desenvolvimento atípico, em Macapá-AP.

  • Arlan Amanajás Pinto

    Arlan Amanajás Pinto - Universidade Federal do Amapá

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação e Testagem Psicológica, Neuropsicológica, e Escolar/Educacional.

  • Nelcirema da Silva Pureza Ferreira

    Nelcirema da Silva Pureza Ferreira - Psicóloga da Prefeitura Municipal de Macapá

    Cursando Mestrado em Ciências da Saúde (UNIFAP) Especialista em Neuropsicologia pelo UNINTER (2005), Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, Psicóloga pela Universidade da Amazônia (1994) e Graduação em Licenciatura em Psicologia pela União das Escolas Superiores do Pará (1992). Atualmente é Psicóloga da Prefeitura Municipal de Macapá, atuando na Vigilância Epidemiológica de Violências e Acidentes. Atua no magistério na educação especial da rede estadual em equipe de formação continuada para professores.

  • Joelma Ribeiro dos Santos

    Joelma Ribeiro dos Santos - Psicologa Clínica

    Psicóloga clínica Especializanda em Avaliação Psicológica pela Dalmass Especializanda em Neuropsicologia pelo IPOG Especialista em gestão e docência no ensino superior pela fatech Formação na técnica projetiva de Rorschach, com supervisão da doutoranda Elquissana Quirino.

  • Édico Renê de Carvalho Canuto Pires

    Édico Renê de Carvalho Canuto Pires - Universidade Federal do Amapá

    Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela FACULDADE DE MACAPÁ (2011), Graduação em Ciência Política pela UNINTER (2018) e Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Amapá (2016). Atualmente é estatutário da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Direitos Humanos.

  • Jefferson dos Santos Melo

    Jefferson dos Santos Melo - FAMA

    Psicólogo, Especialista em Saúde Mental, professor da faculdade FAMA e IMES, psicólogo do Hospital de Emergência

  • Keila Góes da Costa

    Keila Góes da Costa - FAMA

    Especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde Professora da FAMA  

  • Arlete Marinho Gonçalves

    Arlete Marinho Gonçalves - Universidade Federal do Pará

    Doutora em Educação da Linha "Educação, Cultura e Sociedade" (UFPA), Mestre em Educação da Linha "Formação de professores" (UEPA), Especialização em Educação Infantil (UEPA) e em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais/LP2 (Faculdades Ipiranga) e, graduação em pedagogia (UFPA). É professora da Universidade Federal do Pará da Disciplina "concepções e métodos do ensino de surdos/LIBRAS e Educação Especial. Professora do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA). É coordenadora de Acessibilidade da UFPA, Portaria Nº 2987/2017. Discute Educação de Surdos/LIBRAS; Educação Especial; Projeto Político-Pedagógico e Representações Sociais. Faz uso dos softwares EVOC e Tri-deux- mots para a análise de dados resultantes da Técnica da Associação Livre de Palavras (TALP) e questionário sociodemográfico com publicações em revistas, anais de eventos científicos e livros. Autora dos livros: "Projeto Político- Pedagógico e Representações Sociais", "Educação especial no Ensino Superior" e " Núcleo de Acessibilidade no Ensino Superior: Práticas inclusivas com alunos com deficiência e transtornos funcionais específicos". Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Especial (GEPEE/UFPA), onde coordena a linha de pesquisa: "Educação de surdos e Representações Sociais", e também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tradução e Interpretação em Língua de Sinais (GEPTILS/UFPA). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, identidade, Representações Sociais e Educação (GEPJURSE/UFPA) e do Grupo de pesquisa "Currículo e tecnologias educacionais" (GEPCURTE) com a linha: Representações sociais e Projeto Político-Pedagógico" da UEPA. É integrante da associação Brasileira de pesquisadores em Educação Especial. Avaliadora ad hoc da revista editorial "reflexão e ação" da UNISC/SC, Periferia/UERJ e REVEDUC/UFSCAR- SP de artigos relacionados a Área da educação de Surdos e Educação Especial.

  • Camila Maria Barbosa Lima

    Camila Maria Barbosa Lima - Psicóloga Clínica

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Especialista em Neuropsicologia pela UniChristus (2013). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia Analítico-Comportamental e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do comportamento, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.

  • Rodrigo Maciel Trindade

    Rodrigo Maciel Trindade - FAMA

    Atualmente é celetista da Faculdade de Macapá - Psicólogo Escolar pela Secretaria de educação do Amapá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia. Docente na Graduação e Pós-graduação em Nível de Especialização (Saúde Mental, Psicopedagogia e Educação Especial).

  • Pamella Elaine Prestes da Cunha

    Pamella Elaine Prestes da Cunha - Universidade Federal do Amapá

    Atualmente é Docente Efetiva da Secretaria de Educação do Amapá-SEED, Tem experiência docente no ensino superior na UNIFAP- Universidade Federal do Amapá pelo PARFOR, e também como docente na Area de LIBRAS da UNIR(Universidade Federal de Rondônia), onde atuou no ensino e pesquisa em Língua Brasileira de Sinais. Também atualmente é docente temporária da Universidade do Estado do Amapá- UEAP. Possui Graduação em Letras - LIBRAS pela (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Especialista em docência do Ensino Superior.Tem experiência profissional com ênfase em LIBRAS, através de projetos e Educação de Surdos.

  • Emerson de Paula Silva

    Emerson de Paula Silva - Universidade Federal do Amapá

    Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Doutorando em Estudos Literários pela UNESP. Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Ponte Nova - MG (2013/2016). Coordenador do NECID-Núcleo de Estudos em Espaços, Culturais, Inclusivos e Deliberativos - CNPQ. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Especialista em Acessibilidade Cultural/UFRJ(2016). Especialista em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela PUCMINAS(2005). Especialista em Docência em Ensino Superior(2007). Professor substituto do Departamento de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto(2009/2011). Professor contratado da Universidade Presidente Antônio Carlos(2006 a 2008) e Coordenador do NAED ? Núcleo de Artístico Educacional - MG (2006 a 2013). Áreas de Atuação: 1. Arte/Educação 2. Estudos Africanos e Afro-Brasileiros 3. Artes da Cena 4. Acessibilidade Cultural 5. Gestão, Produção Cultural e Políticas Públicas de Cultura 6. Educação Penitenciária 7. Espaços Deliberativos e de Governança Pública

  • Revan Araújo de Souza

    Revan Araújo de Souza - Universidade Federal do Amapá

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará  e especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pelo Instituto Aleixo. Atualmente é psicólogo efetivo da Universidade Federal do Amapá - Divisão de Qualidade de Vida. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Escolar, Psicologia Organizacional, Psicologia Clínica, Terapia Comunitária,  Docência nos níveis técnico e superior, Construção e facilitação de oficinas sócio educativas e grupos, treinamento de pessoal, etc.

  • Camila Lima Filocreão

    Camila Lima Filocreão - Universidade Federal do Amapá

    Atualmente, atua como psicóloga na Divisão de Qualidade de Vida da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPA) e especialista em saúde mental pela UNIFAP. Graduada em Psicologia pela UFPA. Tem experiência em docência do Ensino Superior e em psicologia da saúde (por atuação em hospital pediátrico e Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas.)

  • José Flávio Gonçalves da Fonseca

    José Flávio Gonçalves da Fonseca - Universidade Federal do Amapá

    Graduado em Teatro - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Arte-Educador e Ator-pesquisador do Núcleo de Pesquisa, Estudo e Experimentação Cênica (NUPEC) da OFICARTE Teatro e Cia.; Mestre em Artes pela UFC (PPGARTES). Doutorando em Artes pelo PPGARTES ICA/UFPA. Professor assistente do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, área: Prática Pedagógica em Teatro.

Programação

Horário Atividade Descrição
27/11
14h00 Anfiteatro Credenciamento
Credenciamento

O credenciamento realizar-se-á no dia 27 de novembro de 2018, local: Anfiteatro (Auditório Multi-uso)  da Universidade Federal do Amapá, no horário de 14:00 às 16:00h.

16h00 Anfiteatro Abertura do evento
Abertura

Esse momento explicará sobre o evento e seus objetivos.

16h30 Anfiteatro A política de Acessibilidade no ensino superior: experiências inclusivas com o público PcD
Palestra
Arlete Marinho Gonçalves

A política de acessibilidade no ensino superior. O público alvo e as barreiras no acesso e permanência no ensino superior.  Experiências voltadas para a garantia de acessibilidade no ensino superior para o público PcD.

18h30 Anfiteatro A Salpetrière e seu papel na formação do Método Clínico piagetiano: uma análise a partir dos protocolos de pesquisa de 1920
Palestra
André Elias Morelli Ribeiro

Resultado da pesquisa

28/11
08h00 Sala 1 da pós-graduação Política de Assistência Estudantil
Palestra
Édico Renê de Carvalho Canuto Pires

Reflexões acerca da Política de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Amapá

08h00 Auditório da Biblioteca Psicoterapia analítico comportamental
Minicurso
Camila Maria Barbosa Lima, Washington Luiz de Oliveira Brandão

Neste mini-curso serão abordados os principais conceitos na prática terapeutica de base Skinneriana para crianças, adultos e casais.

10h00 Auditório da Biblioteca Trabalho docente e a vergonha do adoecimento psíquico em professores da rede estadual, em Macapá
Palestra
Selma Gomes da Silva

Recorte da pesquisa

10h00 Anfiteatro Acessibilidade no Ensino Superior
Mesa-redonda
Emerson de Paula Silva , José Flávio Gonçalves da Fonseca, Leila do Socorro Rodrigues Feio, Pamella Elaine Prestes da Cunha

Mesa temática

14h00 Anfiteatro Como a análise do comportamento pode ajudar uma pessoa com TEA?
Mesa-redonda
Leila do Socorro Rodrigues Feio, Marília Fontes de Castelo Branco, Oriana Comesanha e Silva

Análise do Comportamento Aplicada é uma abordagem da Psicologia que tem demonstrado eficácia em diversas áreas de atuação, onde é necessária uma mudança de comportamento e relacionamento entre pessoas.
Uma das demandas sociais atendidas pela ABA é o tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico, seja ele leve, moderado ou muito invasivo. Atualmente, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª Edição (DSM-V), da Associação Americana de Psiquiatria [APA] (2014), categoriza os Transtornos do Neurodesenvolvimento como um conjunto de condições com início precoce que caracterizam prejuízo no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento podem variar desde limitações muito específicas a prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência e é recorrente a presença de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento.

Dentro deste quadro está o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pode ser caracterizado mais especificamente por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para a interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além disto, o diagnóstico requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (APA, 2014).

Indivíduos diagnosticados com TEA ou outros transtornos do desenvolvimento representam um grande desafio para os profissionais que se dispõem a acompanhá-los clinicamente (pediatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, etc.), pois muitas habilidades das quais eles precisam para viver de maneira saudável e independente só podem ser ensinadas ou redirecionadas através de uma intervenção intensiva.
Neste curso, você vaia prender os princípios básicos da análise do comportamento aplicada ao tratamento de pessoas com TEA.

14h00 Auditório da Biblioteca As novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em psicologia
Minicurso
André Elias Morelli Ribeiro

Apresentar as novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) e discuti-las no contexto das necessidades da psicologia amapaense.

14h00 Auditório da Biblioteca Teoria e técnica projetiva de Rorschach na avaliação psicológica
Minicurso
Joelma Ribeiro dos Santos

O Rorschach é considerado um instrumento de uso favorável pelo Satepsi, é reconhecido internacionalmente como um dos melhores instrumentos para indicar como normalmente as pessoas pensam, sentem e se comportam diante das situações cotidianas,  como também nas situações conflituosas, de estresse, e nas situações emocionalmente e cognitivamente mais complexas. Este instrumento revela características de personalidade que as pessoas normalmente não reconhecem em si, neste sentido é menos suscetível a manipulação de maneira inconsciente e intencional. O Rorschach pode ser útil em diversos contextos da psicologia.

16h00 Anfiteatro Psicanálise e politica
Palestra
Rodrigo Maciel Trindade

Reflexões acerca da psicanálise e política

29/11
08h00 Sala 1 da pós-graduação Avaliação Neuropsicológica na Educação Inclusiva
Minicurso
Arlan Amanajás Pinto

O mini curso abordará aspectos cognitivos e maturacionais sobre a idade mental e as funções psicológicas superiores como: memória, atenção, concentração, linguagem, raciocínio-lógico, compreensão verbal e organização perceptual.

 

 

08h00 Auditório do DCET Princípios básicos da Análise Aplicada do comportamento (ABA) no acompanhamento de pessoas com TEA
Minicurso
Marília Fontes de Castelo Branco, Oriana Comesanha e Silva

Análise do Comportamento Aplicada é uma abordagem da Psicologia que tem demonstrado eficácia em diversas áreas de atuação, onde é necessária uma mudança de comportamento e relacionamento entre pessoas.
Uma das demandas sociais atendidas pela ABA é o tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico, seja ele leve, moderado ou muito invasivo. Atualmente, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª Edição (DSM-V), da Associação Americana de Psiquiatria [APA] (2014), categoriza os Transtornos do Neurodesenvolvimento como um conjunto de condições com início precoce que caracterizam prejuízo no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento podem variar desde limitações muito específicas a prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência e é recorrente a presença de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento.

Dentro deste quadro está o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pode ser caracterizado mais especificamente por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para a interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além disto, o diagnóstico requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (APA, 2014).

Indivíduos diagnosticados com TEA ou outros transtornos do desenvolvimento representam um grande desafio para os profissionais que se dispõem a acompanhá-los clinicamente (pediatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, etc.), pois muitas habilidades das quais eles precisam para viver de maneira saudável e independente só podem ser ensinadas ou redirecionadas através de uma intervenção intensiva.
Neste curso, você vaia prender os princípios básicos da análise do comportamento aplicada ao tratamento de pessoas com TEA.

08h00 Auditório de DCET A Atuação do psicólogo na qualidade de vida dos servidores da UNIFAP
Relato de Experiência
Camila Lima Filocreão, Revan Araújo de Souza

A Atuação do psicólogo na qualidade de vida dos servidores da UNIFAP

10h00 Auditório de DCET Família e Autismo: é possível ser feliz?
Mesa-redonda
Leila do Socorro Rodrigues Feio, Nelcirema da Silva Pureza Ferreira
  • Como as famílias lidam com o diagnóstico do TEA.
  • Ênfase na identificação precoce e inclusão educacional
  • Redes de apoio disponíveis no estado.
10h00 Sala 1 da pós-graduação, Sala 8 da pós-graduação e Laboratório de pedagogia ( Bloco J) Apresentação de Comunicação Oral
Apresentação de Trabalhos

Apresentação de Comunicação Oral

14h00 Anfiteatro O fazer do psicólogo no Hospital de Emergência : Conquistas, possibilidades e desafios.
Mesa-redonda
Edna Maria da Silva Oliveira, Jefferson dos Santos Melo, Keila Góes da Costa


- O psicólogo como promotor do cuidado na Emergência

- O perfil epidemiológico e nível de estresse do acidentado no trânsito hospitalizado .

 -O fazer do psicólogo no Hospital de Emergência : Conquistas, possibilidades e desafios

16h00 Auditório da Biblioteca Cine-psi: A Vila
Sessão de Cinema
Washington Luiz de Oliveira Brandão

Discutir a proposta da narrativa presente no filme a partir do viés analitico comportamental com ênfase na relação individuo sociedade.

Inscrições


Submissão de trabalhos prorrogada até dia 16.11.2018