O evento receberá trabalhos do tipo resumo expandido com os seguintes critérios:
Assegure-se que o documento completo, com inserção de figuras, imagens, fórmulas, ilustrações, gráficos ou tabelas tenha entre 5 a 7 (cinco a sete) páginas, incluindo as referências e estar dentro das normas a seguir:
A) Apresentar rigor teórico-metodológico e atender as normas vigentes da ABNT;
B) Possuir no máximo 7 (sete) páginas com inserção de figuras, imagens, fórmulas, ilustrações, gráficos ou tabelas incluindo as referências;
C) Ser digitado em página formato A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita com 2cm; fonte Garamond, tamanho 12, com espaçamento 1,5, com uma linha entre parágrafos sem recuo. Modelo no final desta norma;
D) Ter no máximo 3 (três) autores e devidamente INSCRITOS no evento;
E) Estar de acordo com o template do evento;
F) Estar coerente com os eixos temáticos do evento;
G) Não ter sido submetido a outro evento e/ou revista;
H) O arquivo do texto deverá estar, obrigatoriamente, no formato doc ou docx;
I) Resumo com no máximo 250 palavras;
J)O(s) autor(es) serão informados por e-mail acerca do resultado da avaliação do trabalho;
L) O autor principal, após o resultado da avaliação do trabalho, deverá reenviar o texto com a identificação dos autores e o arquivo em formato pdf.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email: sipenuesb@gmail.com
EIXOS TEMÁTICOS
Processos, recursos e materiais educativos
Ementa: contempla estudos e experiências que abordem processos ou produtos educativos criativos e/ou inovadores, como sequências didáticas, unidades de ensino potencialmente significativas, vídeos, equipamentos, exposições. Diferentes usos de recursos didáticos e materiais educativos na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, como materiais impressos, materiais didáticos institucionais, materiais manipuláveis, jogos analógicos, recursos sensoriais, coleções biológicas, modelos e simuladores analógicos. Atividades de divulgação científica, feiras, exposições, atividades extra-muros. Construção de jogos educacionais baseada em modelos de reestruturação educacional no ensino de Ciências e Biologia: Design research, bulding didatic (teoria didática alemã) e construtivismo. Mecânicas de jogos boardgames e erogames.
Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
Ementa: Tem como objetivo desenvolver, discutir e divulgar pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, formação docente e práticas pedagógicas das Ciências Exatas e Naturais na Educação Básica e Superior.
Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
Ementa: O GT receberá trabalhos acerca das seguintes temáticas: Abordagens Metodológicas com recursos tecnológicos na Educação Básica ou no Ensino Superior; Gamificação e simuladores digitais para/na Educação; Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. Formação docente para/com o uso de tecnologias digitais; Robótica Educacional e tecnologias digitais assistivas e inclusivas na Educação.
Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
Ementa: Espaço de convergência para estudos e pesquisas, de âmbito nacional e internacional, sobre políticas públicas em educação; Análise das políticas públicas na educação básica em diferentes etapas e modalidades de ensino; Formulação e implementação de políticas de formação de professores; Análise de políticas e práticas de formação docente; Análise de políticas e práticas de formação de dirigentes escolares; Gestão educacional e pedagógica e qualidade da educação; Gestão pública do sistema educacional; Regulação, avaliação e qualidade da educação; Estudos sobre as políticas de ações afirmativas; produção em diferentes áreas do conhecimento sobre a Educação das Relações Étnico Raciais; construção de uma educação antirracista; formação de professores na perspectiva da educação para as relações Étnico-raciais, processo político-pedagógico e o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da escola básica; valorização e a efetivação da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena; implicações político-pedagógicas da educação das relações étnico-raciais na prática pedagógica; desafios e possibilidades do trabalho pedagógico com as Leis 10.639/03 e a 11.645/08 no contexto da educação básica.