I Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino

I Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino

Formação docente, tecnologias e diversidade

Faça sua inscrição

Submissão de trabalhos

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
28/09/2022 até 10/06/2023
Informações

O evento receberá trabalhos do tipo resumo expandido com os seguintes critérios:

  • Ter entre 5 a 7 páginas;
  • Resumo de até 100 palavras;
  • Estar de acordo com o template do evento (em anexo);
  • Estar coerente com um dos eixos temáticos abaixo descritos;
  • Não ter sido submetido à outro evento e/ou revista;
  • Possuir, no máximo, 3 autores;
  • Todos os autores devem se inscrever no evento para ter o trabalho publicado nos anais.
  • O formato do arquivo do resumo expandido deve ser obrigatoriamente .docx.

Observação: A comissão científica irá selecionar os 20 melhores resumos expandidos para serem publicados em duas revistas científicas. Em parceria com as revistas Com a palavra, o professor e Sertanias: Revista de Ciências e Humanas e Sociais. Os resumos aprovados para as revistas receberão um convite para expandir o texto para publicação.

EIXOS TEMÁTICOS

Processos, recursos e materiais educativos

Ementa: contempla estudos e experiências que abordem processos ou produtos educativos criativos e/ou inovadores, como sequências didáticas, unidades de ensino potencialmente significativas, vídeos, equipamentos, exposições. Diferentes usos de recursos didáticos e materiais educativos na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, como materiais impressos, materiais didáticos institucionais, materiais manipuláveis, jogos analógicos, recursos sensoriais, coleções biológicas, modelos e simuladores analógicos. Atividades de divulgação científica, feiras, exposições, atividades extra-muros. Construção de jogos educacionais baseada em modelos de reestruturação educacional no ensino de Ciências e Biologia: Design research, bulding didatic (teoria didática alemã) e construtivismo. Mecânicas de jogos boardgames e erogames.


Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais

Ementa: Tem como objetivo desenvolver, discutir e divulgar pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, formação docente e práticas pedagógicas das Ciências Exatas e Naturais na Educação Básica e Superior.


Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais

Ementa: O GT receberá trabalhos acerca das seguintes temáticas: Abordagens Metodológicas com recursos tecnológicos na Educação Básica ou no Ensino Superior; Gamificação e simuladores digitais para/na Educação; Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. Formação docente para/com o uso de tecnologias digitais; Robótica Educacional e tecnologias digitais assistivas e inclusivas na Educação.


Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Ementa: Espaço de convergência para estudos e pesquisas, de âmbito nacional e internacional, sobre políticas públicas em educação; Análise das políticas públicas na educação básica em diferentes etapas e modalidades de ensino; Formulação e implementação de políticas de formação de professores; Análise de políticas e práticas de formação docente; Análise de políticas e práticas de formação de dirigentes escolares; Gestão educacional e pedagógica e qualidade da educação; Gestão pública do sistema educacional; Regulação, avaliação e qualidade da educação; Estudos sobre as políticas de ações afirmativas; produção em diferentes áreas do conhecimento sobre a Educação das Relações Étnico Raciais; construção de uma educação antirracista; formação de professores na perspectiva da educação para as relações Étnico-raciais, processo político-pedagógico e o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da escola básica; valorização e a efetivação da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena; implicações político-pedagógicas da educação das relações étnico-raciais na prática pedagógica; desafios e possibilidades do trabalho pedagógico com as Leis 10.639/03 e a 11.645/08 no contexto da educação básica.