IV COLÍTERAS

IV COLÍTERAS

Congresso de Línguas e Literaturas

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De 21 a 23 de outubro Todos os dias das 07h00 às 20h00

Sobre o Evento

SEJAM BEM-VINDOS AO IV COLITERAS DOS CURSOS DE LETRAS DA UEMS/DOURADOS!

O IV Congresso de Línguas e Literaturas - COLITERAS - configura-se tempo e lócus de encontro. Encontro que em sua essência, usos e desusos, cotextos e contextos fazem-se e estão na palavra e em seus efeitos de sentido socio-historicamente situados. Palavra que, segundo Bakhtin (2004, p. 113), “é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros[...] um território comum de interlocução”, que tem o poder de construir e identificar sujeitos, materializar, propagar cultura possibilitando agregar e manifestar os diversos saberes.

Os desafios, que se põem a todo momento, requerem ações que promovam troca de experiências, respeitando a diversidade de opinião, questionamentos e reflexões acerca do fazer pedagógico dos agentes de letramento no mundo da educação. Nesse universo de possibilidades, a palavra, ferramenta e objeto de interação, pode representar os diversos pontos de vista sobre questões surgidas em qualquer sociedade. Frente aos diversos questionamentos que se movem, renovam-se e se materializam, via palavra, como atuar em um cenário de múltiplas modalidades paradigmáticas?

O evento, edição 2019, contará com palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de banner e sessões de comunicação na área de Letras: Língua, Linguística, Literatura e Ensino. Tem-se como objetivo a discussão das abordagens teórico-prática docentes visando a integração e a formação dos profissionais envolvidos na área, considerando-se os desafios contemporâneos, contemplando as interfaces da comunicação.

Palestrantes

  • Daniel Munduruku Monteiro Costa
  • Maity Simone Guerreiro Siqueira
  • Nataniel dos Santos Gomes

Programação

08h00 Diálogos impertinentes: literaturas africanas em língua portuguesa Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministradado pelos Prof. Dra. Ana Claudia Duarte Mendes (UEMS- Dourados ) e Prof. Dr. Dejair Dionisio (UFGD)

O presente minicurso pretende apresentar obras literárias publicadas em Língua Portuguesa oriundas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Objetiva-se discutir os temas que são recorrentes nessas produções provenientes do continente africano e que tem nesses países, a representação estética literária produzida na língua oficializada depois de suas independências, propiciando reflexão sobre nossa compreensão da história, cultura, memória e identidades forjadas no processo de descolonização. Nesse sentido, selecionamos publicações de autores já consagrados, como Mia Couto, Pepetela e Abdulai Silá, Lilia Momplé, Isabel Ferreira, Vera Duarte - entre outros, bem como a leitura de textos não tão conhecidos pela crítica brasileira.

08h00 A representação da literatura no cinema almodovariano Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrado pelo Dr. Paulo Henrique Pressotto (UEMS-DOURADOS)

No mundo contemporâneo, no âmbito geral das ciências humanas e sociais, há uma procura pelo estudo da identidade de um país, de um grupo e de indivíduos. Esta necessidade de uma identidade, que traz sua marca e, consequentemente, sua diferença, também apresenta em sua essência a comunhão com os demais, quando se entende que da diferença se configura a igualdade, o direito de expressão e vida. Estudos são realizados sobre a questão étnica e racial, assim como de gênero e sexualidade. Conforme o sujeito avança nesse campo de discussões, por outro lado, parece haver um retrocesso nas relações entre as pessoas, um cerceamento do corpo e do desejo, além de um desequilíbrio na esfera do respeito e dos princípios que regem a boa convivência entre os sujeitos em suas diferenças. No domínio das artes, principalmente no da literatura e do cinema, encontramos obras que abordam tais temas de maneira a estabelecer sentidos de leitura do mundo contemporâneo e, com isso, possibilidades de compreensão do
ser humano, entendendo-o como um sujeito complexo que se constrói por meio da cultura. Compreendendo isso, busca-se, neste minicurso, estudar a representação da literatura nos filmes de Almodóvar; estabelecer um estudo comparativo entre Literatura e Cinema; revelar os sentidos que estão por trás da literatura no cinema almodovariano; apresentar e abordar a cultura hispânica, presente nos filmes; discutir a literatura best-seller nos filmes selecionados, observando e analisando os significados alcançados na obra fílmica do cineasta; abrir possibilidade de pesquisa para os estudantes que queiram estudar a linguagem fílmica de Almodóvar e de outros cineastas; apresentar a teoria fílmica; analisar como e até que ponto as representações da literatura e da leitura são responsáveis pela condução da trama de alguns filmes elencados.

08h00 Caminhos para a correção dialógica de textos em língua portuguesa: princípios teórico-metodológicos Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrado pelas Professoras Dra. Juliane Ferreira Vieira (UEMS - Dourados) e Dra.Giana Amaral Yamin (UEMS - Dourados)

Esta proposta de minicurso objetiva apresentar e discutir caminhos teórico-metodológicos para a correção de textos nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como viés orientador a revisão dialógica (MENEGASSI; GASPAROTTO, 2019). Assim, procura-se demonstrar como a correção de textos pode ser orientada visando à interação e ao desenvolvimento de competências linguístico-discursivas pelo aluno. Para tanto, fundamenta-se na teoria da Análise Dialógica do Discurso, na concepção de escrita como processo discursivo e trabalho (GERALDI, 1984; FIAD; MENEGASSI, 2016), entendendo a linguagem como dialógica. O dialogismo é concebido como o princípio constitutivo da linguagem e a condição do sentido do discurso. Para Bakhtin (2011), todo ato de fala/escrita prevê um outro, aquele para quem a palavra é dirigida. Nesse sentido, a correção de textos de alunos é um ato dialógico, sendo o texto o lugar de encontro entre escrevente e o outro-professor. Por esse prisma, é preciso conhecer os tipos de correção (RUIZ, 2013) e elaborar o bilhete orientador, que se trata de um texto escrito pelo professor, no qual se dialoga com o texto do aluno. Nesse bilhete, o professor tem a oportunidade de se colocar como sujeito ativo do processo de leitura, apontar os aspectos positivos e elogiá-los. Além disso, pode-se mostrar ao aluno fatores que precisam ser melhorados por meio da revisão e da reescrita. O trabalho de correção de textos, neste minicurso, terá como corpus a ser analisado textos escritos por escreventes dos ensinos fundamental, médio e superior, apresentando para eles uma proposta de correção dialógica que pode ser levada para a aulas de Língua Portuguesa.

08h00 Brazil PDPI in Arkansas. Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS
Taught by Patrícia Pereira Nascimento

Having 6 weeks of teachers training program in the US was mind blowing. We had the opportunity to learn how a student-centered class works in a practical way, as students but always reflecting on our teaching back in Brazil. We have learned so many things that I’m looking forward to sharing them with you.

08h00 Comunicação e Linguagem: O Ensino dos Gêneros textuais na língua materna Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrado pelo Prof. Dr. Emilio Davi Sampaio (UEMS-Dourados)

Pretende-se, neste minicurso, apresentar noções introdutórias da teoria dos gêneros textuais enquanto ferramenta para o desenvolvimento das atividades de linguagem focadas nas práticas sociais. A intenção é, além de contribuir com a reflexão e o debate sobre o processo didático-pedagógico de ensino da leitura e da escrita nessa perspectiva, apontar caminhos para uma efetiva prática de ensino-aprendizagem da língua materna que utilize como instrumental os gêneros textuais. A linha teórico-metodológica adotada ancora-se na abordagem interacionista sociodiscursiva (ISD) de Bronckart, e nos pressupostos teórico-metodológicos de Dolz e Schneuwly.

13h30 Projeto de pesquisa e artigo científico na universidade: conceitos gerais e procedimentos Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrado pelo Prof. Dr. Geraldo José da Silva (UEMS-Dourados) e pelo Prof. Dr. Clemilton Pereira dos Santos (UEMS - Dourados)

Este minicurso trata de uma abordagem teórico-prática sobre Projeto de pesquisa e sobre Artigo científico como gêneros acadêmicos solicitados na graduação e pós-graduação. Tem-se como propósito apresentar conceitos gerais sobre tipos de pesquisa bem como um passo a passo envolvendo aspectos que devem constar na elaboração de Projetos de pesquisa e na confecção de Artigo científico. Além disso, far-se-á uma leitura reflexiva das Normas Técnicas que regem a escrita dos gêneros mencionados. Considerando a necessidade de oferecer uma discussão e reflexão sobre o processo de escrita acadêmica na universidade, esta proposta de trabalho se justifica pelo fato de apresentar procedimentos ilustrativos inerentes a esse tipo de gênero textual. Como aporte teórico, adotamos a contribuição de Medeiros (2014), Goldstein (2009), ABNT (2018), dentre outros. Espera-se que o minicurso atenda às necessidades informacionais e procedimentais dos interessados.

13h30 O uso de dicionários na sala de aula: algumas possibilidades de estudo do léxico Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrado pela Professora D.ra Carla Regina de Souza Figueiredo (UEMS – Dourados)

O presente minicurso tratará do estudo do vocabulário a partir dos pressupostos teóricos da Lexicologia e da Lexicografia aplicadas ao ensino de língua portuguesa a fim de subsidiar o cursista a conhecer e a analisar obras lexicográficas para que saibam escolher, entre os dicionários disponíveis, qual se adequa melhor à finalidade proposta ao ensino de língua em cada etapa de aprendizado.

13h30 Literatura social e periferia: exclusão, resistência, voz, autorrepresentação Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrado pelo Prof. Dr. Cleber José de Oliveira (UEMS- Dourados /UNB)

De fato, a literatura produzida pelas periferias vem, à revelia de muitos, ocupando espaço nos debates correntes sobre a vida sociocultural brasileira contemporânea. Alguns atores nesses debates, sobretudo as elites culturais, questionam se nessa produção há algum valor estético e cultural. Esse tipo de questionamento, dispositivo ideológico, não tem outro intuito a não ser o de excluir e criminalizar. Não alheio a isso, o presente minicurso contribui criticamente com o debate na medida em que apresenta e discuti algumas obras e autores da literatura periférica sob a perspectiva de serem discursos estéticos de revide e resistência aos dispositivos de exclusão e criminalização que estão posto. Ressalta-se que tais debates manifestam-se na tensão entre as relações de poder que (de)marcam o lócus, de cada grupo na esfera dos bens simbólicos, dentro do espaço sociocultural denominado literatura brasileira contemporânea. Maria Firmina dos Reis, Paulo Lins, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Ferréz, Sergio Vaz, Elisa Lucinda, Criolo, Emicida, Gog, Racionais MCs, serão autores abordados no decorrer das discussões.

17h30 Coffee break Coffee break
Local: Anfiteatro do Bloco A Uems

Coffee Break.

18h30 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Anfiteatro do Bloco A Uems

Apresentações Culturais.

Histórias em Quadrinhos e Ensino

Palestra ministrada pelo Professor Doutor Nataniel dos Santos Gomes

Às19h00 - Anfiteatro do Bloco A Uems
08h00 Lo lúdico y la gramática : ¿una unión posible en la ensenanza del espanõl como lengua extranjera (ELE)? Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Minicurso ministrado pela Prof. Dra. Angela Karina Manfio (UEMS-Dourados)

Reflexionaremos sobre la importancia de los fenómenos afectivos, principalmente la motivación y la ansiedad en el proceso de enseñanza/aprendizaje del ELE, así como el concepto de lo lúdico en la gramática, esa gran incomprendida en dicho proceso. Creemos que es posible aprender, divertirse y aprobar el examen en un sistema reglado de enseñanza. Por lo tanto, enseñar por medio de juegos, chistes y canciones debe ser una práctica cotidiana como estrategia de bajar la ansiedad de los alumnos e incentivarlos hacia el aprendizaje autónomo. Este taller contará con una primera parte dedicada a la discusión teórica de los conceptos relevantes para una reflexión de lo lúdico en la enseñanza/aprendizaje de lenguas y de algunas dificultades gramaticales de los brasileños aprendientes de ELE. En la segunda parte se presentarán actividades creadas para favorecer la motivación y el aprendizaje de la gramática española em un contexto reglado, además de invitar a los participantes que creen o piensen en crear actividades basadas en las dificultades de sus alumnos o en sus propias dudas acerca de la Lengua Española. Para el desarrollo de todo ello utilizaremos el
*power point* y fotocopias del material elaborado. El curso se impartirá en Español.

08h00 Stopmotion – projeto de uma eletiva inserida nas metodologias de êxito da escola de autoria Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrado pela Prof. Dra. Sandra Espíndola Macena (UEMS - Dourados) e Professora Elaine Costa Guimarães ( SED/MS)

A escola em tempo integral, escola da escolha ou escola de autoria, tem o ser integral como centro do seu processo de ensino/aprendizagem. Ao estudante é dado o papel de construtor de seu próprio conhecimento. Ele é o protagonista da sua aprendizagem, exercitando, dessa forma, a autonomia exigida no mundo moderno. A filosofia desse modelo de escola é orientada por quatro princípios educativos: protagonismo, quatro pilares da educação, pedagogia da presença e educação interdimensional. Por ser um modelo de escola diferente o currículo e a metodologia também diferem das escolas de ensino regular. Dentre as metodologias estão as intituladas Metodologias de Êxito. Integram essas metodologias o estudo orientado, as eletivas, práticas e vivências em protagonismo e o projeto de vida. Esta parte diversificada do currículo permite ao estudante vivenciar a educação de forma interdimensional, tornado-se produtor do conhecimento e autor da sua história. A proposta deste minicurso é apresentar um projeto desenvolvido numa escola de autoria de Dourados/MS inserida numa das partes diversificadas das Metodologias de Êxito: a eletiva. A eletiva é proposta a partir da necessidade de aprendizagem do estudante de forma multidisciplinar e que não só permita colocar em discussão suas dúvidas, mas também, amplie seu cabedal de conhecimentos. Ela equivale a um curso que considera os perfis dos envolvidos. A eletiva a ser mostrada neste minicurso chama- se stopmotion, e parte da releituras de dois contos de terror: Drácula e Frankstein, perpassando pela leitura fílmica, para no fim haver uma produção de um roteiro, baseado nos contos de terror, resultando em uma animação de stopmotion.

08h00 Os estudos sociolinguísticos e sua importância para o ensino de  língua portuguesa em sala de aula Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrada pela Prof. Dra. Elza Sabino da Silva Bueno (UEMS/Dourados - FUNDECT)

Este estudo trata de questões relacionadas ao ensino aprendizagem de língua em sala de aula, partindo das relações que o sujeito desempenha na comunidade e dos papeis sociais que exerce na sociedade onde está inserido. Com base nas contribuições dos estudos sociolinguísticos variacionistas que implicam transformações no ensino de língua portuguesa numa vertente variável e significativa ao falante/aluno, cujo ensino não deve partir apenas da gramática normativa para explicar os processos de oralidade, escrita e produção textual, mas de um produto final, isto é, do texto propriamente dito, em qualquer de suas modalidades, que explicam e justificam o seu processo de produção, interpretação e compreensão, além de explicar seu principal objetivo que é a comunicação, pela interação dos sujeitos em seus variados contextos sociais, por meio da linguagem em que fatores linguísticos e extralinguísticos fazem a diferença no momento da comunicação linguística, por tudo isso é que propomos este minicurso que discute e reflete acerca da importância dos estudos variacionistas como auxiliares do processo e ensino de língua, lembrando que os estudos de linguagem, no viés da sociolinguística, apoiam-se nos pressupostos teórico-metodológicos de William Labov (2008), como precursor da sociolinguística e Fernando Tarallo (2007) como seguidor, no Brasil, da vertente social e variacionista do ensino, para trabalhar a língua e o contesto social em que ela é utilizada, de forma que o aluno possa compreender tanto a modalidade padrão da língua como as suas variáveis e seja capaz de fazer uso adequado de uma ou de outra conforme as circunstâncias em que se encontre (LEMLE, 1978).

08h00 Antiprincesas e Anti-Heróis: integração Artes Visuais e Contação de História Minicurso
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Ministrado pelo Professor Dr. Milton Valençuela (UEMS-Dourados) e Acadêmica Karine Feitosa de Macedo (UEMS-Dourados)

Antiprincesas e anti-heróis coleção que conta história de homens e mulheres importantes como as princesas e príncipes dos contos de fada. O livro começa como pequenos ou grandes percursos de desenhos, palavras e pinturas para contar a história de Frida Kahlo.

13h00 Sessões de Comunicação Apresentação Oral
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Eixos temáticos das Sessões de comunicação do IV Colíteras:

1 - Teorias do texto e do discurso
2 - Diacronia e história linguística e filológica
3 - Ensino de línguas e literaturas
4 - Fonética, fonologia e ortografia
5 - História da literatura e crítica literária
6 - Leitura e produção de textos
7 - Lexicografia, lexicologia, fraseologia, terminologia e semântica
8 - Línguas estrangeiras e tradução
9 - Política linguística e ensino
10 - Sociolinguística, dialetologia e geografia linguística
11 - Literatura contemporânea/marginal
12 - Línguas indígenas

13 - Educação, Linguagens e Diversidade

14 - Narrativa fílmica

15 - Literatura comparada

Os resumos deverão ser enviados em arquivo formato Word (.doc ou .docx), para o e-mail coliterasuems2019@gmail.com. juntamente ao eixo temático escolhido até o dia 14 de outubro e os trabalhos completos e resumos expandidos devem ser enviado impreterivelmente até o dia 06 de dezembro de 2019.

Sobre as normas para submissão dos trabalhos:

TÍTULO DO TRABALHO

Nome e SOBRENOME[1]

RESUMO: O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras, em papel A4, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita). O texto deve estar na segunda linha, abaixo da identificação, precedido do subtítulo “resumo” (em caixa alta, em negrito e acompanhado de dois pontos – Ex.: RESUMO:), justificado, em parágrafo único, sem adentramento e com espaçamento simples entre as linhas. As palavras-chave: duas linhas abaixo do resumo, precedido do subtítulo “palavras-chave” (em caixa alta, em negrito e acompanhado de dois pontos – Ex.: PALAVRAS-CHAVE:), contendo de três a cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, em alinhamento justificado, sem adentramento, com espaçamento simples entre as linhas.

PALAVRAS-CHAVE: Palavra1; Palavra2; Palavra3; Palavra 4; Palavra 5.

Informações gerais

Atente-se para as seguintes informações gerais: a) a submissão de trabalhos está condicionada à inscrição e ao pagamento da taxa no evento; b) não há limite de envio de trabalho, desde que o pesquisador proceda o envio de resumo e a comunicação oral dos respectivos trabalhos; c) os textos devem ser digitados em arquivo Word 93 ou superior para Windows e encaminhados com identificação para o e-mail coliterasuems2019@gmail.com; d) o texto deve ser redigido em português, seguindo a ortografia que entrou em vigor em 2009; e) as palavras estrangeiras, em texto redigido em português, devem vir em itálico.

Nota sobre o item b: No caso de envio de mais de 01 trabalho, o pesquisador efetuará apenas o pagamento do valor corresponde a uma inscrição no evento.

Instruções para artigos a serem submetidos aos Anais

O texto para publicação nos Anais do evento deverá ser enviado para o e-mail coliterasuems2019@gmail.com no período de 12/09/2019 a 06/12/2019, formatado de acordo com as seguintes normas: a) Papel A4, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm e adentramento de parágrafo 1,25cm (um tab); b) Título do artigo: centralizado, grafado em maiúsculas, em negrito, tamanho 12, em espaçamento 1,5, no alto da primeira página; c) Identificação: após duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, nome completo do autor (sobrenome em letra maiúscula – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA). Em caso de trabalhos em coautoria, segue-se o mesmo procedimento de identificação nas linhas subsequentes. Cada nome deve acompanhar entre parênteses a sigla da filiação institucional a que pertence e/ou o programa ao qual esteja vinculado – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA (UEMS - Dourados). Em caso de pesquisa financiada por órgão de fomento, deverá constar o nome da agência – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA (UEMS - Dourados/FUNDECT). Em nota de rodapé, deve-se informar o endereço eletrônico (e-mail) e instituição a qual pertence o autor; d) Na segunda linha, abaixo da identificação, acrescenta-se o Resumo e as Palavras-chave, conforme indicações assinaladas anteriormente; e) Corpo do texto: inicia-se com o título da primeira seção, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito, sem adentramento, com espaçamento entre linhas 1,5. Os títulos das demais seções seguem o mesmo formato. O tamanho do texto completo deve variar entre doze (12) e vinte (20) páginas, incluindo título, identificação, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia, análise de dados etc), considerações finais e as referências bibliográficas; f) As páginas não devem ser numeradas; g) As referências devem ser colocadas ao final do texto, seguindo as normas da ABNT.

No que se refere à citação, com até três linhas, no corpo do texto e entre aspas duplas (fonte Arial ou Times New Roman, letra tamanho 12); e acima de três linhas:

Em parágrafo distinto, com recuo à esquerda de 4cm, sem aspas, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, letra tamanho 11 e espaçamento simples. O espaçamento de uma linha antes e uma linha depois deve ser observado entre a citação e o corpo do texto.

As referências utilizadas no corpo do texto devem seguir o seguinte exemplo: (OLIVEIRA, 1997, p. 81).

Quando indispensável o uso de quadros e tabelas, não utilizar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas, grossas ou desnecessárias. Esses recursos ( quadros e tabelas) devem estar centralizados em relação às margens laterais e os títulos, em fonte Times New Roman, letra tamanho 10, normal, com espaçamento simples entre as linhas. As laterais da tabela não devem ser fechadas. Ao utilizar tabela, deve-se indicar as fontes. As tabelas são reservadas à exposição de dados estatísticos (quantitativos) enquanto os quadros, aos dados qualitativos, conforme modelo a seguir:

As referências constituem a última parte do artigo. O título “referências ” deve figurar em maiúscula, negrito, sem adentramento (Ex.: REFERÊNCIAS), elencando apenas os autores que foram mencionados no decorrer do artigo. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem qualquer adentramento entre as linhas; o principal sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s) por extenso, preferencialmente, ou abreviado somente pela letra inicial do nome seguida de ponto (sugere-se adotar um único padrão); título de livro, de revista, de anais, artigo etc em negrito; se houver mais de uma obra do mesmo autor, na segunda referência, seu nome e sobrenome devem ser substituídos por um traço de seis toques; obras de mesmo(s) autor(es) e de mesmo ano devem ser diferenciadas, empregando-se letras sequenciais do alfabeto – a, b, c etc – imediatamente após a data. Caso haja alguma dúvida, por favor, consulte as normas vigentes da ABNT.

REFERÊNCIAS

Artigo de periódico

RIBEIRO, O. M; CAETANO, C. J. M. Tempos e Redes: a arquitetura de uma sala de aula em EAD. Revista FAEEBA, v. 23, p. 131-139, 2014.

Capítulo de livro

ALVAREZ, M. L. O. Enunciados fraseológicos: uma amostra de linguagem e cultura no tempo e no espaço. In: LABORDE, Elga Perez & ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. (Org.). Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013. v. 1, p. 131-144.

Livro

LABORDE, E. P.; ALVAREZ, M.L.O. (Org.). Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013.

Dicionário

FERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Artigo de jornal

SILVA, K. A. Clonaram o meu cartão! Ações e Reflexões. O Diário de Barretos, p. 2 - 2, 03 mar. 2015.

Trabalho em anais

MOTA, C. M. L.; ALMEIDA, P. H. Identidade nacional na narrativa jornalística: um novo Brasil? Revista Intercâmbios dos Congressos de Humanidades. Anais do XVI Congresso de Humanidades (Brasília) p 14-23.

Resumo

RABELO, B. Sala de aula sem paredes. Oficina de produção textual no contexto das tecnologias de comunicação. In: XVI Congresso de Humanidades, 2013. Caderno de Resumos. Brasília: Universidade de Brasília. 2013. p. 99-100.

Teses/Dissertações

ROCHA, H. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. 2012. xi, 246 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

Trabalho em CD

RIBEIRO, R. Psicologia social e desenvolvimento do terceiro setor: participação da Universidade. In: Congresso norte nordeste de psicologia, 2., 2001, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001. 1 CD.

Artigo em periódico eletrônico

MAAMARI, A. O ensino laico e a formação filosófica. Revista Eletrônica de Educação, Vol. 8, No 3 (2014). Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1090 >. Acesso em: 12 mar. 2015.

Texto da internet

LEFFA, V. J. O jogo da aprendizagem: games na escola. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pasta/jogo.htm. Acesso em: 20 de maio de 2010.

Observação: Quaisquer dúvidas sobre referências devem ser dirimidas na NBR 6023, ABNT 2018a.

Nota importante: Com relação à apresentação da comunicação oral, a Comissão organizadora disporá de projetor (datashow), ficando a cargo do expositor providenciar notebook.


[1]Configuração para nota de rodapé: fonte Times New Roman, letra tamanho 10, alinhamento justificado, sem adentramento. Aqui deverá constar a instituição e o e-mail do autor.

17h30 Coffee break Coffee break
Local: Anfiteatro do Bloco A Uems

Coffee Break

18h30 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Anfiteatro do Bloco A Uems

Apresentações Culturais.

Conferência sobre Literatura Indígena, na perspectiva dos escritores indígenas. Palestra - Daniel Munduruku.

Às19h00 - Anfiteatro do Bloco A Uems
08h00 Sessões de Comunicação - 2 Apresentação Oral
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Eixos temáticos para Sessões de Comunicação:

1 - Teorias do texto e do discurso
2 - Diacronia e história linguística e filológica
3 - Ensino de línguas e literaturas
4 - Fonética, fonologia e ortografia
5 - História da literatura e crítica literária
6 - Leitura e produção de textos
7 - Lexicografia, lexicologia, fraseologia, terminologia e semântica
8 - Línguas estrangeiras e tradução
9 - Política linguística e ensino
10 - Sociolinguística, dialetologia e geografia linguística
11 - Literatura contemporânea/marginal
12 - Línguas indígenas

13 - Educação, Linguagens e Diversidade

14 - Narrativa fílmica

15 - Literatura comparada

Os resumos deverão ser enviados em arquivo formato Word (.doc ou .docx), para o e-mail coliterasuems2019@gmail.com. juntamente ao eixo temático escolhido até o dia 14 de outubro e os trabalhos completos e resumos expandidos devem ser enviado impreterivelmente até o dia 06 de dezembro de 2019.


Sobre as normas para submissão dos trabalhos:

TÍTULO DO TRABALHO

Nome e SOBRENOME[1]

RESUMO: O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras, em papel A4, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita). O texto deve estar na segunda linha, abaixo da identificação, precedido do subtítulo “resumo” (em caixa alta, em negrito e acompanhado de dois pontos – Ex.: RESUMO:), justificado, em parágrafo único, sem adentramento e com espaçamento simples entre as linhas. As palavras-chave: duas linhas abaixo do resumo, precedido do subtítulo “palavras-chave” (em caixa alta, em negrito e acompanhado de dois pontos – Ex.: PALAVRAS-CHAVE:), contendo de três a cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, em alinhamento justificado, sem adentramento, com espaçamento simples entre as linhas.

PALAVRAS-CHAVE: Palavra1; Palavra2; Palavra3; Palavra 4; Palavra 5.

Informações gerais

Atente-se para as seguintes informações gerais: a) a submissão de trabalhos está condicionada à inscrição e ao pagamento da taxa no evento; b) não há limite de envio de trabalho, desde que o pesquisador proceda o envio de resumo e a comunicação oral dos respectivos trabalhos; c) os textos devem ser digitados em arquivo Word 93 ou superior para Windows e encaminhados com identificação para o e-mail coliteras2019@gmail.com; d) o texto deve ser redigido em português, seguindo a ortografia que entrou em vigor em 2009; e) as palavras estrangeiras, em texto redigido em português, devem vir em itálico.

Nota sobre o item b: No caso de envio de mais de 01 trabalho, o pesquisador efetuará apenas o pagamento do valor corresponde a uma inscrição no evento.

Instruções para artigos a serem submetidos aos Anais

O texto para publicação nos Anais do evento deverá ser enviado para o e-mail coliteras2019@gmail.com no período de 12/09/2019 a 06/12/2019, formatado de acordo com as seguintes normas: a) Papel A4, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm e adentramento de parágrafo 1,25cm (um tab); b) Título do artigo: centralizado, grafado em maiúsculas, em negrito, tamanho 12, em espaçamento 1,5, no alto da primeira página; c) Identificação: após duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, nome completo do autor (sobrenome em letra maiúscula – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA). Em caso de trabalhos em coautoria, segue-se o mesmo procedimento de identificação nas linhas subsequentes. Cada nome deve acompanhar entre parênteses a sigla da filiação institucional a que pertence e/ou o programa ao qual esteja vinculado – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA (UEMS - Dourados). Em caso de pesquisa financiada por órgão de fomento, deverá constar o nome da agência – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA (UEMS - Dourados/FUNDECT). Em nota de rodapé, deve-se informar o endereço eletrônico (e-mail) e instituição a qual pertence o autor; d) Na segunda linha, abaixo da identificação, acrescenta-se o Resumo e as Palavras-chave, conforme indicações assinaladas anteriormente; e) Corpo do texto: inicia-se com o título da primeira seção, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, sem adentramento, com espaçamento entre linhas 1,5. Os títulos das demais seções seguem o mesmo formato. O tamanho do texto completo deve variar entre doze (12) e vinte (20) páginas, incluindo título, identificação, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia, análise de dados etc), considerações finais e as referências bibliográficas; f) As páginas não devem ser numeradas; g) As referências devem ser colocadas ao final do texto, seguindo as normas da ABNT.

No que se refere à citação, com até três linhas, no corpo do texto e entre aspas duplas (fonte Times New Roman, letra tamanho 12); e acima de três linhas:

Em parágrafo distinto, com recuo à esquerda de 4cm, sem aspas, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, letra tamanho 11 e espaçamento simples. O espaçamento de uma linha antes e uma linha depois deve ser observado entre a citação e o corpo do texto.

As referências utilizadas no corpo do texto devem seguir o seguinte exemplo: (OLIVEIRA, 1997, p. 81).

Quando indispensável o uso de quadros e tabelas, não utilizar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas, grossas ou desnecessárias. Esses recursos ( quadros e tabelas) devem estar centralizados em relação às margens laterais e os títulos, em fonte Times New Roman, letra tamanho 10, normal, com espaçamento simples entre as linhas. As laterais da tabela não devem ser fechadas. Ao utilizar tabela, deve-se indicar as fontes. As tabelas são reservadas à exposição de dados estatísticos (quantitativos) enquanto os quadros, aos dados qualitativos, conforme modelo a seguir:

As referências constituem a última parte do artigo. O título “referências ” deve figurar em maiúscula, negrito, sem adentramento (Ex.: REFERÊNCIAS), elencando apenas os autores que foram mencionados no decorrer do artigo. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem qualquer adentramento entre as linhas; o principal sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s) por extenso, preferencialmente, ou abreviado somente pela letra inicial do nome seguida de ponto (sugere-se adotar um único padrão); título de livro, de revista, de anais, artigo etc em negrito; se houver mais de uma obra do mesmo autor, na segunda referência, seu nome e sobrenome devem ser substituídos por um traço de seis toques; obras de mesmo(s) autor(es) e de mesmo ano devem ser diferenciadas, empregando-se letras sequenciais do alfabeto – a, b, c etc – imediatamente após a data. Caso haja alguma dúvida, por favor, consulte as normas vigentes da ABNT.

REFERÊNCIAS

Artigo de periódico

RIBEIRO, O. M; CAETANO, C. J. M. Tempos e Redes: a arquitetura de uma sala de aula em EAD. Revista FAEEBA, v. 23, p. 131-139, 2014.

Capítulo de livro

ALVAREZ, M. L. O. Enunciados fraseológicos: uma amostra de linguagem e cultura no tempo e no espaço. In: LABORDE, Elga Perez & ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. (Org.). Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013. v. 1, p. 131-144.

Livro

LABORDE, E. P.; ALVAREZ, M.L.O. (Org.). Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013.

Dicionário

FERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Artigo de jornal

SILVA, K. A. Clonaram o meu cartão! Ações e Reflexões. O Diário de Barretos, p. 2 - 2, 03 mar. 2015.

Trabalho em anais

MOTA, C. M. L.; ALMEIDA, P. H. Identidade nacional na narrativa jornalística: um novo Brasil? Revista Intercâmbios dos Congressos de Humanidades. Anais do XVI Congresso de Humanidades (Brasília) p 14-23.

Resumo

RABELO, B. Sala de aula sem paredes. Oficina de produção textual no contexto das tecnologias de comunicação. In: XVI Congresso de Humanidades, 2013. Caderno de Resumos. Brasília: Universidade de Brasília. 2013. p. 99-100.

Teses/Dissertações

ROCHA, H. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. 2012. xi, 246 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

Trabalho em CD

RIBEIRO, R. Psicologia social e desenvolvimento do terceiro setor: participação da Universidade. In: Congresso norte nordeste de psicologia, 2., 2001, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001. 1 CD.

Artigo em periódico eletrônico

MAAMARI, A. O ensino laico e a formação filosófica. Revista Eletrônica de Educação, Vol. 8, No 3 (2014). Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1090 >. Acesso em: 12 mar. 2015.

Texto da internet

LEFFA, V. J. O jogo da aprendizagem: games na escola. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pasta/jogo.htm. Acesso em: 20 de maio de 2010.

Observação: Quaisquer dúvidas sobre referências devem ser dirimidas na NBR 6023, ABNT 2018a.

Nota importante: Com relação à apresentação da comunicação oral, a Comissão organizadora disporá de projetor ( datashow), ficando a cargo do expositor providenciar notebook.


[1]Configuração para nota de rodapé: fonte Times New Roman, letra tamanho 10, alinhamento justificado, sem adentramento. Aqui deverá constar a instituição e o e-mail do autor.

10h00 Sessões de Comunicação - Banners Apresentação Pôster
Local: Salas piso superior - Bloco E da UEMS

Eixos temáticos das Sessões de comunicação do IV Colíteras:

1 - Teorias do texto e do discurso
2 - Diacronia e história linguística e filológica
3 - Ensino de línguas e literaturas
4 - Fonética, fonologia e ortografia
5 - História da literatura e crítica literária
6 - Leitura e produção de textos
7 - Lexicografia, lexicologia, fraseologia, terminologia e semântica
8 - Línguas estrangeiras e tradução
9 - Política linguística e ensino
10 - Sociolinguística, dialetologia e geografia linguística
11 - Literatura contemporânea/marginal
12 - Línguas indígenas

13 - Educação, Linguagens e Diversidade

14 - Narrativa fílmica

15 - Literatura comparada


Os resumos deverão ser enviados em arquivo formato Word (.doc ou .docx), para o e-mail coliterasuems2019@gmail.com. juntamente ao eixo temático escolhido até o dia 14 de outubro e os trabalhos completos e resumos expandidos devem ser enviado impreterivelmente até o dia 06 de dezembro de 2019.


INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PÔSTER

1 Para apresentação de trabalho na modalidade de pôster, o pesquisador deverá apresentar o resumo da pesquisa desenvolvida, seguindo o item “Informações para submissão de trabalho”, constante na página do evento.

2 Aspectos estruturais

2.1 Dimensão do pôster: 0,90 m de largura x 1,20 m de altura.

2.1.1 Para o cabeçalho, utilize a logomarca do evento.

2.2 O título deverá estar em caixa alta, com fonte tamanho entre 70 e 80. Recomenda-se, para o corpo do trabalho, tamanho da fonte entre 30 e 40.

2.3 Abaixo do título, com fonte em tamanho menor que o texto (entre 25 e 30), deverão aparecer os nomes dos autores, seus respectivos e-mails, o Curso e a Instituição de ensino e a cidade.

2.4 O texto deverá conter os seguintes itens: Introdução, Aspectos metodológicos, Resultados e Discussão, Considerações gerais/finais e Referências.

2.5 Figuras, gráficos e tabelas (caso ocorra) deverão ser ilustradas.

2.6 Quanto à fonte, utilize Times New Roman ou Arial.

Observação: Em caso de alguma dúvida acesse http://enepex.uems.br/normas

Sobre as normas para submissão dos trabalhos:

TÍTULO DO TRABALHO

Nome e SOBRENOME[1]

RESUMO: O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras, em papel A4, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita). O texto deve estar na segunda linha, abaixo da identificação, precedido do subtítulo “resumo” (em caixa alta, em negrito e acompanhado de dois pontos – Ex.: RESUMO:), justificado, em parágrafo único, sem adentramento e com espaçamento simples entre as linhas. As palavras-chave: duas linhas abaixo do resumo, precedido do subtítulo “palavras-chave” (em caixa alta, em negrito e acompanhado de dois pontos – Ex.: PALAVRAS-CHAVE:), contendo de três a cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, em alinhamento justificado, sem adentramento, com espaçamento simples entre as linhas.

PALAVRAS-CHAVE: Palavra1; Palavra2; Palavra3; Palavra 4; Palavra 5.

Informações gerais

Atente-se para as seguintes informações gerais: a) a submissão de trabalhos está condicionada à inscrição e ao pagamento da taxa no evento; b) não há limite de envio de trabalho, desde que o pesquisador proceda o envio de resumo e a comunicação oral dos respectivos trabalhos; c) os textos devem ser digitados em arquivo Word 93 ou superior para Windows e encaminhados com identificação para o e-mail coliterasuems2019@gmail.com; d) o texto deve ser redigido em português, seguindo a ortografia que entrou em vigor em 2009; e) as palavras estrangeiras, em texto redigido em português, devem vir em itálico.

Nota sobre o item b: No caso de envio de mais de 01 trabalho, o pesquisador efetuará apenas o pagamento do valor corresponde a uma inscrição no evento.

Instruções para artigos a serem submetidos aos Anais

O texto para publicação nos Anais do evento deverá ser enviado para o e-mail coliterasuems2019@gmail.com no período de 12/09/2019 a 06/12/2019, formatado de acordo com as seguintes normas: a) Papel A4, alinhamento justificado, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm e adentramento de parágrafo 1,25cm (um tab); b) Título do artigo: centralizado, grafado em maiúsculas, em negrito, tamanho 12, em espaçamento 1,5, no alto da primeira página; c) Identificação: após duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, nome completo do autor (sobrenome em letra maiúscula – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA). Em caso de trabalhos em coautoria, segue-se o mesmo procedimento de identificação nas linhas subsequentes. Cada nome deve acompanhar entre parênteses a sigla da filiação institucional a que pertence e/ou o programa ao qual esteja vinculado – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA (UEMS - Dourados). Em caso de pesquisa financiada por órgão de fomento, deverá constar o nome da agência – Ex.: Maria Aparecida OLIVEIRA (UEMS - Dourados/FUNDECT). Em nota de rodapé, deve-se informar o endereço eletrônico (e-mail) e instituição a qual pertence o autor; d) Na segunda linha, abaixo da identificação, acrescenta-se o Resumo e as Palavras-chave, conforme indicações assinaladas anteriormente; e) Corpo do texto: inicia-se com o título da primeira seção, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, sem adentramento, com espaçamento entre linhas 1,5. Os títulos das demais seções seguem o mesmo formato. O tamanho do texto completo deve variar entre doze (12) e vinte (20) páginas, incluindo título, identificação, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia, análise de dados etc), considerações finais e as referências bibliográficas; f) As páginas não devem ser numeradas; g) As referências devem ser colocadas ao final do texto, seguindo as normas da ABNT.

No que se refere à citação, com até três linhas, no corpo do texto e entre aspas duplas (fonte Times New Roman, letra tamanho 12); e acima de três linhas:

Em parágrafo distinto, com recuo à esquerda de 4cm, sem aspas, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, letra tamanho 11 e espaçamento simples. O espaçamento de uma linha antes e uma linha depois deve ser observado entre a citação e o corpo do texto.

As referências utilizadas no corpo do texto devem seguir o seguinte exemplo: (OLIVEIRA, 1997, p. 81).

Quando indispensável o uso de quadros e tabelas, não utilizar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas, grossas ou desnecessárias. Esses recursos ( quadros e tabelas) devem estar centralizados em relação às margens laterais e os títulos, em fonte Times New Roman, letra tamanho 10, normal, com espaçamento simples entre as linhas. As laterais da tabela não devem ser fechadas. Ao utilizar tabela, deve-se indicar as fontes. As tabelas são reservadas à exposição de dados estatísticos (quantitativos) enquanto os quadros, aos dados qualitativos, conforme modelo a seguir:

As referências constituem a última parte do artigo. O título “referências ” deve figurar em maiúscula, negrito, sem adentramento (Ex.: REFERÊNCIAS), elencando apenas os autores que foram mencionados no decorrer do artigo. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem qualquer adentramento entre as linhas; o principal sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s) por extenso, preferencialmente, ou abreviado somente pela letra inicial do nome seguida de ponto (sugere-se adotar um único padrão); título de livro, de revista, de anais, artigo etc em negrito; se houver mais de uma obra do mesmo autor, na segunda referência, seu nome e sobrenome devem ser substituídos por um traço de seis toques; obras de mesmo(s) autor(es) e de mesmo ano devem ser diferenciadas, empregando-se letras sequenciais do alfabeto – a, b, c etc – imediatamente após a data. Caso haja alguma dúvida, por favor, consulte as normas vigentes da ABNT.

REFERÊNCIAS

Artigo de periódico

RIBEIRO, O. M; CAETANO, C. J. M. Tempos e Redes: a arquitetura de uma sala de aula em EAD. Revista FAEEBA, v. 23, p. 131-139, 2014.

Capítulo de livro

ALVAREZ, M. L. O. Enunciados fraseológicos: uma amostra de linguagem e cultura no tempo e no espaço. In: LABORDE, Elga Perez & ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. (Org.). Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013. v. 1, p. 131-144.

Livro

LABORDE, E. P.; ALVAREZ, M.L.O. (Org.). Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013.

Dicionário

FERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Artigo de jornal

SILVA, K. A. Clonaram o meu cartão! Ações e Reflexões. O Diário de Barretos, p. 2 - 2, 03 mar. 2015.

Trabalho em anais

MOTA, C. M. L.; ALMEIDA, P. H. Identidade nacional na narrativa jornalística: um novo Brasil? Revista Intercâmbios dos Congressos de Humanidades. Anais do XVI Congresso de Humanidades (Brasília) p 14-23.

Resumo

RABELO, B. Sala de aula sem paredes. Oficina de produção textual no contexto das tecnologias de comunicação. In: XVI Congresso de Humanidades, 2013. Caderno de Resumos. Brasília: Universidade de Brasília. 2013. p. 99-100.

Teses/Dissertações

ROCHA, H. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. 2012. xi, 246 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

Trabalho em CD

RIBEIRO, R. Psicologia social e desenvolvimento do terceiro setor: participação da Universidade. In: Congresso norte nordeste de psicologia, 2., 2001, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001. 1 CD.

Artigo em periódico eletrônico

MAAMARI, A. O ensino laico e a formação filosófica. Revista Eletrônica de Educação, Vol. 8, No 3 (2014). Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1090 >. Acesso em: 12 mar. 2015.

Texto da internet

LEFFA, V. J. O jogo da aprendizagem: games na escola. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pasta/jogo.htm. Acesso em: 20 de maio de 2010.

Observação: Quaisquer dúvidas sobre referências devem ser dirimidas na NBR 6023, ABNT 2018a.


[1]Configuração para nota de rodapé: fonte Times New Roman, letra tamanho 10, alinhamento justificado, sem adentramento. Aqui deverá constar a instituição e o e-mail do autor.

13h30 Estágio Supervisionado em Letras, desafios e perspectivas. Da Universidade à Escola, da Escola à Universidade Mesa-redonda
Local: Auditório 08 - FACALE - UFGD

Estágio Supervisionado em Letras: desafios e perspectivas, da Escola à Universidade, da Universidade à Escola ( COES/Curso de Letras – UEMS/Dourados)

O Estágio Supervisionado em Letras compõe requisito fundamental à construção de um fazer professoral, de formação docente, cujo êxito se processa no diálogo constante entre a escola e a universidade como ambientes de formação social, humana e profissional. A par dessa corresponsabilidade para com o sucesso desse futuro profissional da língua(gem), e consequentemente uma educação para a cidadania, propomos, via mesa redonda um espaço para diálogos concernentes às legislações e configurações de estágio possíveis, ao perfil de prática docente almejado pelas instituições de ensino de educação básica e às expectativas e desafios do estagiário de letras da UEMS frente ao desenvolvimento dos estágios. Esperamos, via integração (instituição concedente, estagiários, orientadores e supervisores de estagiários) oportunizar o refletir, o traçar metas e o potencializar de ações voltadas para o exercício de formação docente na instituição concedente e na universidade.

17h30 Coffee break Coffee break
Local: Anfiteatro do Bloco A Uems

Coffee Break.

18h30 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Anfiteatro do Bloco A Uems

Apresentação Cultural.

Palestra - Maity Siqueira

A linguagem figurada da vida cotidiana: da rua para a sala de aula.


 

Às19h00 - Anfiteatro do Bloco A Uems

Local

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - 79804-970, Cidade Universitária de Dourados Rodovia Itahum, Km 12 s/n , Jardim Aeroporto , Dourados, Mato Grosso do Sul,
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Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul é uma universidade pública mantida pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul cuja sede localiza-se na cidade de Dourados. Está presente em 15 (quinze) cidades do Estado. A UEMS oferece 56 ( cinquenta e seis) cursos de graduação presencial e 14 ( quatorze) cursos de mestrado e 02 ( dois) cursos de doutorado.