Trabalhos aprovados até 29/07

Caros (as) congressistas, segue a relação dos horários das apresentações e os links das salas virtuais, por gentileza, entrem com antecedência para darmos o aceite, e, dessa forma, evitarmos maiores transtornos.

 

Dia 01-08-2020 (TARDE)

Eixo 1: GT 1 - Métodos de alfabetização e Letramento no contexto da educação básica- Eixo 1: GT 2 - Aquisição da linguagem e desenvolvimento cognitivo

Coord. Pablo Me Machel Nabot Silva de Almeida

Link da sala: meet.google.com/ohq-mnsy-icz

 

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:40

ALFABETIZAR E LETRAR: PRÁTICAS DECRETADAS

(Adriana Aparecida Oragio)

13:40 às 13:50

ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: ESPAÇOS, TEMPOS E DIÁLOGOS DA CRIANÇA ESCRITORA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(Thaís Rodrigues Carlos)

13:50 às 14:00

PRÁTICAS DE COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO MÉDIO

(Josimar Soares da Silva, Patrícia Cristina de Aragão)

14:00 às 14:10

O APRENDIZADO DA LEITURA DURANTE O ENSINO FUNDAMENTAL

(ROBERTA SILVEIRA CARVALHO)

14:10 às 14:20

Revisão de literatura - outros olhares sobre a alfabetização e o (multi) letramentos na educação infantil.

(Simone Batista Costa Sarmento)

14:20 às 14:30

ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E COLÔMBIA COM ENFOQUE NA BIBLIOTECA ESCOLAR

(Maria Paula Obando Rodriguez, Gabrielly Doná, Ana Luzia Videira Parisotto)

14:30 às 14:40

AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA COMUNIDADE ESCOLAR

(Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Débora Luana Kurz, Everton Bedin)

14:40 às 14:50

A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

(Luciana Ribeiro Alves Vieira, Yara Fonseca de Oliveira e Silva)

14:50 às 15:00

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(Vanessa Aparecida da Silva Cruz)

15:00 às 15:10

PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM A LITERATURA AFRICANA INFANTIL:UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA USANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS

(cássia eufrasia da silva costa)

15:10 às 15:20

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

(Maria Leni Pessoa de Sousa, Maria Zilda Medeiros da Silva, Girlene dos Anjos Costa Xavier de Carvalho)

15:20 às 15:30

CineGaia: a linguagem fílmica como potencializadora da função perceptiva

(Sheila Nunes Pereira)

15:30 às 15:40

A Estratégia da Assinalação ao Sujeito e o Paralelismo Estrutural Podem Combinar-se como Recurso Eficaz para Promover o Aperfeiçoamento da Competência Leitora e Linguística dentro do Padrão Culto do Português Brasileiro?

(Pablo Machel Nabot Silva de Almeida)

15:40 às 15:50

Debate

 

 

 

Eixo 1: GT 3 - Produção textual e os gêneros discursivos

Eixo 1: GT 4 - Letramento (s) e novos rumos para a aprendizagem

Coord. Me Wilder Kleber Fernandes

Link da sala: meet.google.com/gfn-wnez-ryk

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:40

OS GÊNEROS CIENTÍFICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

(FLÁVIA SIMÕES DE MOURA)

13:40 às 13:50

O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM UMA DISCIPLINA NA MODALIDADE EAD

(Maria Helena Peçanha Mendes, Luzia Bueno)

13:50 às 14:00

VARIAÇÃO FONÉTICA NO POVOADO ONÇA DO MARANHÃO: análise dos fenômenos de redução do ditongo “ou” em “o” e redução do ditongo “ei” em “e”

(Shayra Brunna Silva Marques)

14:00 às 14:10

A CIÊNCIA DO DISCURSO NA EDUCAÇÃO: DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS AOS LIVROS DIDÁTICOS

(Paula Simone Busko)

14:10 às 14:20

O GÊNERO DISCURSIVO COMUNICAÇÃO ORAL NO ENSINO SUPERIOR

(Marcelo de Castro)

14:20 às 14:30

OUTRO FIM DE DÉCADA RACISTA?: OS DISCURSOS CONTRA NEGROS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

(Allan Alfredo Silveira dos Anjos)

14:30 às 14:40

PROJETOS DE MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO BÁSICO E PÚBLICO

(RENATA CRISTINA ALVES)

14:40 às 14:50

DIFICULDADE DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: ENTRE PRÁTICAS E SUJEITOS EM FORMAÇÃO

(josuelene da silva souza dias)

14:50 às 15:00

Novos e Multiletramentos: ressignificação das práticas pedagógicas em tempos de COVID-19

(SOLANGE APARECIDA DE SOUZA MONTEIRO, Paulo Alexandre Filho, Paulo Rennes Marçal Ribeiro)

15:00 às 15:10

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CURSO DE MATEMÁTICA

(Michelle Mariana Germani, Karina Vieira Martins Antunes Lopes, Clara Sanches Sebastião)

15:10 às 15:20

CAMINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA POPULAR-DEMOCRÁTICA DE FREIRE: REVISITANDO A INTERDISCIPLINARIDADE VIA TEMA GERADOR

(Júlio César Augusto do Valle)

15:20 às 15:30

RELAÇÕES DIALÓGICAS NA POESIA MÍSTICA DE SÃO JOÃO DA CRUZ

(Marcelo Tomaz de Lima)

15:30 às 15:40

Debate

 

 

 

Eixo 1: GT 5 - EJA: educação popular e currículo: caminhos para uma reconstrução socioeducacional

Eixo 1: GT 6 - Ciências humanas, cidadania e democracia

Eixo 1: GT 7 - Língua e linguagens: língua materna x segunda língua em contexto de aprendizagem

Parte 1

Coord. Adilma Machado

Link da sala: meet.google.com/wuo-gqsy-bnu

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:40

FANZINES E RELATOS DE MEMÓRIA: (S)EJA PROTAGONISTA DE SUA HISTÓRIA!

(ANDREA GOMES BARBOSA)

13:40 às 13:50

EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA

(Pamela Karina de Melo Gois)

13:50 às 14:00

Alfabetização à mesa: aprendendo com sabor

(Miguel de Nazaré Brito Picanço)

14:00 às 14:10

As Infecções Sexualmente Transmissíveis na Visão da Educação de Jovens e Adultos

(Renan Martins Da Conceição Attab, Priscila Da Silva Fernandes)

14:10 às14:20

Alfabetização de Jovens e adultos como condição no processo de conscientização humana.

(OSEIAS LIMA DA SILVA)

14:20 às 14:30

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SUAS INTERFACES COM O ENSINO JURÍDICO NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ: UMA OLHAR SOBRE A REALIDADE DOS CURSOS DE DIREITO EM ALAGOAS.

(Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Cordeiro, Arary Lima Galvão de Oliveira)

14:30 às 14:40

Retomada do Conhecimento: caminho de oportunidades para a pessoa idosa.

(Adriana Aparecida Honório dos Santos, Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira, Prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira)

14:40 às 14:50

DIREITOS E VALORIZAÇÃO DOS IDOSOS EM DEBATE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

(Renata Cristina Silva, Marcelo de Castro)

14:50 às 15:00

TRAJETÓRIA DE VIDA E A CONSTITUIÇÃO DE SI: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL

(Ueliton André dos Santos Silva)

15:00 às 15:10

O ensino da Lingua Inglesa x Educacao Escolar Quilombola

(Arleide Seabra dos Santos)

15:10 às 15:20

PORTUGUÊS E ESPANHOL: LENDAS URBANAS NO PROCESSO DE ENSINO/ APRENDIZAGEM

(Ariadne Beatriz Ávila, Rozana Aparecida Lopes Messias)

15:20 às 15:30

Debate

 

 

 

Eixo 1: GT 8 - Políticas públicas educacionais

Eixo 1: GT 9 - Ciências exatas: habilidades e competências

Coord. Dra Veridiana Xavier Dantas/ Ms Sharlon Santos de Lucena

Link da sala: meet.google.com/rpv-ttdj-ydb

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:40

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: DA CONCEPÇÃO À APLICAÇÃO PRÁTICA EM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

(Adrielly aparecida de oliveira)

13:40 às 13:50

O ASSÉDIO MORAL COMO AMEAÇA À DEMOCRACIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIBEIRÃO PRETO/SP

(Rafael Petta Daud)

13:50 às 14:00

DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTADO, FAMÍLIA E SOCIEDADE

(Natália Bastos Pavão, Paola Gianotto Braga)

14:00 às 14:10

HISTÓRIA DO SINDICATO DOS EDUCADORES DA INFÂNCIA (SEDIN): LUTAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO

(MARIA CRISNEILANDIA BANDEIRA DE OLIVEIRA, CARLOS BAUER DE SOUZA)

14:10 às 14:20

AS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO APÓS ADVENTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

(André Leite de Farias)

14:20 às 14:30

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

(Paola Gianotto Braga)

14:30 às 14:40

A RECONTEXTUALIZAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 59/2009 PELA LEI 12.796/2013: IMPLICAÇÕES PARA A DECLARAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

(Vanessa Campos de Lara Jakimiu)

14:40 às 14:50

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CIDADE DE SANTO ANDRE. -SP

(Sonia Maria Pereira de Oliveira)

14:50 às 15:00

A direção escolar como cargo: em cena, a política do Estado de São Paulo

(Eduardo Gomes Neto)

15:00 às 15:10

A MATEMÁTICA DIVERTIDA DE MALBA TAHAN NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

(Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista)

15:10 às 15:20

O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

(Cristiane Johann Evangelista, Dilson Henrique Ramos Evangelista)

15:20 às 15:30

Perspectivas docentes sobre a BNCC e suas implicações no ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental

(Débora Luana Kurz, Everton Bedin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald)

15:30 às 15:40

Aspectos históricos da tabela periódica dos elementos químicos em textos de divulgação científica

(ADRIANO LOPES ROMERO, MARCIA BORIN DA CUNHA)

15:40 às 15:50

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: VERDADE OU MITO?

(Andrea Bier Serafim, Marcia Aparecida Amador Mascia)

15:50 às 16:00

DEBATE

 

 

 

01-08-2020 - TARDE

Eixo 2: GT 5 - Diversidade, aceitação e Ideologia: gênero, etnia e religião

Eixo 2: GT 6 - Literatura e outras artes: A arte como cidadania e cultura

Coord. Prof Dr Hemano Rodrigues

Link da sala: meet.google.com/qdw-jtax-yqg

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30 às 13:40

Base Nacional Curricular Comum e a Questão Indígena

(Adriana Costa Romano)

13:40 às 13:50

“OS CONTOS DE AXÉ” EM SALA DE AULA

(MARIA ISABEL PIA DOS SANTOS)

13:50 às 14:00

MACHISMO E PATRIARCALISMO NA HISTÓRIA DO BRASIL OU PORQUÊ RETIRARAM DISCUSSÕES DE GÊNERO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

(Maria Luíza Lucas dos Santos)

14:00 às 14:10

Um olhar para o corpo humano na perspectiva da Educação em Ciências e da Cultura: o que dizem os documentos oficiais?

(William José dos Santos, Maria Delourdes Maciel)

14:10 às 14:20

literatura de Cordel: intercâmbio artístico e cultura

(Rosana da Silva Malafaia)

14:20 às 14:30

O GESTO ARTÍSTICO NOS ENSINA A PENSAR NOVOS MUNDOS: PEDAGOGIA E RESISTÊNCIA A PARTIR DA ARTE EDUCAÇÃO

(João Paulo Andrade)

14:30 às 14:40

A linguagem do Cinema, na aula de Literatura

(Amauri Araujo Antunes)

14:40 às 14:50

Sexualidade, gênero e identidade na obra Balé Ralé, de Marcelino Freire

(Maisa Cristina Santos)

14:50 às 15:00

OBJETOS DE CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL

(MARIA DELOURDES MACIEL, LEDA JANE DOS SANTOS)

15:00 às 15:10

DE CLARISSE A CAYMMI: O MOVIMENTO SIMÉTRICO DA IMAGINAÇÃO NOS GÊNEROS TEXTUAIS EM UMA SALA DE AULA

(Antônio Pereira Tavares Neto, José Aclecio Dantas)

15:10 às 15:20

UMA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA CULTURAL DA FIGURA DO CAPITÃO AMÉRICA

(Ana Isabelle Rocha Amorim, Ana Pedrina Freitas Mascarenhas, Najara Laiane Freitas Mascarenhas)

15:20 às 15:30

DA INGLATERRA DE SHAKESPEARE À WESTEROS DE MARTIN: UM ESTUDO COMPARADO DOS PERSONAGENS REI RICARDO III E TYRION LANNISTER

(Lerivaldo da Cunha Ferreira)

15:30 às 15:40

DOS VERSOS DE A TRISTE PARTIDA À PRODUÇÃO DE VIDEOPOEMA: UMA EXPERIÊNCIA DE (RE) LEITURA TEXTUAL COM PATATIVA DO ASSARÉ

(Thiago Barros dos Anjos)

15:40 às 15:50

O MORRO DOS PRECONCEITOS UIVANTES: ORGULHO E PRECONCEITO EM PERSPECTIVA

(Clara Mayara de Almeida Vasconcelos, Carla Nayara de Almeida Vasconcelos)

15:50 às 16:00

CURRÍCULO: LOCAL DE IDENTIDADE, GÊNERO E PODER

(Kedma Elisandra Zanetti)

16:00 às 16:10

SABERES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO

(MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA AQUINO)

16:10 às 16:20

LEITURA LITERÁRIA: O LEITOR COMO PARTÍCIPE, COAUTOR, NO MOMENTO DA RECEPÇÃO

(PRISCILA MIRELE LINS GOMES)

16:20 às 16:30

DEBATE

 

 

01-08-2020

Eixo 2: GT 1 - Multiculturalidade, identidade e interdisciplinaridade

Link da sala: meet.google.com/rkc-smfo-iyf

Coord. Esp. Monik Monteiro

 

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30 às 13:45

EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES: LEITURAS PLURAIS DO ESPAÇO URBANO E A CONSTITUIÇÃO DE TERRITORIALIDADES

(Wesley Baptista)

13:45 às 14:00

Possibilidade de Abordagem Interdisciplinar entre arte e ciências por meio da leitura de imagens em livros didáticos

(Rosana Rabassi Cerqueira, Dra. Josie Agatha Parrilha da Silva)

14:00 às 14:15

TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AFRODESCENDENCIA CAPTADAS EM HISTÓRIAS E PINTURAS ESTUDO DE CRIANÇAS.

(Suzana Firmino da Silva)

14:15 às 14:30

VOZES NEGRAS: COMO A CULTURA E AS MANIFESTAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS SÃO PROBLEMATIZADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

(Rosana Maria dos Santos)

14:30 às 14:45

AÇÕES AFIRMATIVAS NA UESPI: UMA INFORMAÇÃO (IN)SIGNIFICANTE NO HISTÓRICO ACADÊMICO?

(ANTONIO CICERO DE ANDRADE PEREIRA)

14:45 às 15:00

LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO A PARTIR DA TOPONÍMIA ALAGOANA

(Karollyny Lima Araújo Lima)

15:15 às 15:30

ESCOLA E CRIANÇAS: ESTAMOS PREPARADOS PARA LIDAR COM AS DISPUTAS E CONFLITOS QUE OCORREM NESSE ESPAÇO?

(Ana Claudia Magnani Delle Piagge, Paulo Rennes Marçal Ribeiro)

15:30 às 15:45

Políticas de ações afirmativas: um debate sobre cotas raciais

(Alex Augusto de Souza)

15:45 às 16:00

REFLEXÕES CRÍTICAS PARA A LINGUÍSTICA APLICADA

(Juliana Harumi Chinatti Yamanaka)

16:00 às 16:15

EDUCAÇÃO DE REFUGIADOS: A escola como espaço de acolhimento e de interculturalidade

(Nicole Magalhães de Oliveira)

16:15 às 16:30

MOVIMENTOS CORPORAIS E GESTOS DA FOLIA DE REIS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

(Maria Paula Ferreira Costa, Marcio Norberto Farias)

16:30 às 16:45

DEBATE

 

 

 

Eixo 2: GT 2 - Formação docente e ensino: O caminho para a construção de novos modelos educacionais- Parte 1

Coord.  Dário Vieira da Silva / Cleidimar Pereira Veloso

Link da sala: meet.google.com/ykn-oeuk-djr

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30 às 13:40

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E NO TRABALHO COLETIVO DA ESCOLA

(Maria José Lima-Sabbag)

13:40 às 13:50

SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES FRENTE ÀS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA

(Rodrigo Parras, Wagner Franco, Elaine Cristina da Silva Zanesco)

13:50 às 14:00

A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO

(Maria Mabel Cristina da Silva Mangueira, Almir de Farias Silva)

14:00 às 14:10

O TRABALHO DO ALUNO COMO UM OFÍCIO: ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE ESTE TEMA

(Flávia Letícia Soares e Silva, Luzia Bueno)

14:10 às 14:20

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NO ENSINO DE BIOLOGIA

(Janaina Campos Peres)

14:20 às 14:30

A ESCRITA DE SI: PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

(Maria Amélia Assis Nader Bartholomeu, Dra.´Márcia Aparecida Amador Máscia)

14:30 às 14:40

O PAPEL DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA PRÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

(Lorena Cristina de Souza Gomes)

14:40 às 14:50

Leitura de Alfabetizadoras: práticas discursivas representações e constituições do sujeito leitor

(Rosirene Bento da Rocha)

14:50 às 15:00

O CENÁRIO CONTEMPORANEO EDUCACIONAL: BEM ESTAR OU MAL ESTAR DOCENTE?

(Karolinne Paz, Maira C. Benites)

15:00 às 15:10

BRINCAR, LEMBRAR, VIVER: A MEMÓRIA COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO “EU PROFESSOR”

(JANAINA DE MORAIS PEREIRA)

15:10 às 15:20

Experiências, interesses e anseios dos estudantes de Pedagogia em relação ao próprio processo de formação cultural e artística.

(Estela Maria Oliveira Bonci)

15:20 às 15:30

PALESTRA: Desafios e possibilidades para a Iniciação Científica na Educação Básica

(Thiago da Silva Melo)

15:30 às 15:40

DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE: REALIDADE DE PROJETOS MUSICAIS

(AMARANDES RODRIGUES OLIVEIRA JÚNIOR, Douglas Alves da Silva)

15:40 às 15:50

ARTICULAÇÕES ENTRE CONHECIMENTOS DOCENTES E A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(JANILDA FERREIRA DA SILVA)

15:50 às 16:00

A LEITURA LITERÁRIA EM AMBIENTES DIGITAIS: INOVANDO NO ENSINO DE LITERATURA

(Jôse Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros)

16:00 às 16:10

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CURSO SOBRE FEIRAS DE CIÊNCIAS

(Rafaele Rodrigues de Araujo, Marcia Lorena Saurin Martinez)

16:10 às 16:20

DEBATE

 

 

 

Eixo 2: GT 3 - Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino- Parte 1

Coord. Walter Travassos

Link da sala: meet.google.com/qze-pedi-hby

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30 às 13:40

CAMINHOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

(Cássyo Lima Santos)

13:40 às 14:50

GEOGRAFIA E JOGOS PEDAGÓGICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(Felipe Vanhoni Jorge)

14:50 às 14:00

OS ESTUDANTES TRABALHADORES E SUAS RELAÇÕES COM AS METODOLOGIAS ATIVAS

(Eduardo Manuel Bartalini Gallego, Daniela Dias dos Anjos)

14:00 às 14:10

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE REVISÃO

(Eduardo Pereira Ascencão, Júlio Cesar Pinheiro Maciel, Nelson Soares da Silva Neto)

14:10 às 14:20

Breve histórico da gamificação na Educação

(Thiago da Silva Melo)

14:20 às 14:30

Modelo de rotação por estações em aula de espanhol língua adicional: uma experiência

(Paloma da Silva Barreto)

14:30 às 14:40

Aprendizagem e transdisciplinaridade: um novo olhar à luz das cinco disciplinas de Peter Senge

(Maria de Lara Moutta Calado de Oliveira)

14:40 às 14:50

RACISMO: FATOS E POSICIONAMENTOS

(Poliana Carla Rodrigues, Adriana Pin)

14:50 às 15:00

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DAS ENGENHARIAS

(JOBSON DE ARAÚJO NASCIMENTO)

15:00 às 15:10

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DOCENTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE IGUATU-CE

(Laiana da Silva Medeiros, Maria Regilane de Sousa Rodrigues)

15:10 ás 15:20

ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA ATRAVÉS DO CONSELHO DE TODOS OS SERES: UM ENCONTRO DA ECOPEDAGOGIA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

(Wesley Marven de Freitas Silva, Rejane Dias da Silva)

15:20 ás 15:30

Musicalização na infância: expressão da arte e interação da criança

(SANDRA REJANE VIANA DE ALMEIDA, ARTEMIS DE ARAÚJO SOARES)

15:30 ás 15:40

Modelo de rotação por estações em aula de espanhol língua adicional: uma experiência

(Paloma da Silva Barreto)

15:40 às 15:50

O QUEBRA-CABEÇA DA SALA DE AULA: pesquisar a prática pedagógica como estratégia de lidar com o cotidiano escolar

(Francineide Pereira de Jesus)

15:50 às 16:00

A GAMEFICAÇÃO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DO ‘DESAFIO COVID’

(Alexandre Antonio de Amorim Filho)

16:00 às 16:10

DEBATE

 

 

 

Eixo 2: GT 4 - Educação e práticas inclusivas

Coord. Dra Jakeline Daniela do Nascimento

Link da sala: meet.google.com/stp-uhhx-hrk

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30 às 13:40

ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA COM SURDEZ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

(Luiz Gracia Santos, Odair Ledo Neves, Romário Pereira Carvalho)

13:40 às 13:50

FLEXIBILIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO

(LUCIANE PORTO FRAZÃO DE SOUSA)

13:50 às 14:00

O ENSINO DE LIBRAS E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

(Maria Zilda Medeiros da Silva, Maria Leni Pessoa de Souza, Girlene dos Anjos Costa Xavier de Carvalho)

14:00 às 14:10

A INSTRUÇÃO NORMATIVA N.001 DE 30 DE JANEIRO DE 2018 FRENTE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH NO SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DO ACRE

(Jhonathan Martins da Costa)

14:10 às 14:20

A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA EXPONENCIAL PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

(NADJA MARIA DE MENEZES MORAIS, Herbert Gomes Mendes, Maria Zilda Medeiros da Silva)

14:20 às 14:30

Pode haver inclusão sem reconhecimento? Pensando a escolarização de pessoas com deficiência no Brasil pelo viés da Pedagogia Crítica

(Lívia Couto Guedes, Walter Matias Lima)

14:30 às 14:40

VESTUÁRIO E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DA GRADUAÇÃO EM MODA NO SUDESTE DO BRASIL

(Mariana Luísa Schaeffer Brilhante)

14:40 às 14:50

BULLYING E O AMBIENTE ESCOLAR NA E.E. LICEU CUIABANO “MARIA DE ARRUDA MULLER”

(LEYZE GRECCO, CARLA SILBENE OLIVEIRA DE PAULA SCHNEIDERS, SILBENE ROSA PAOLIELLO)

14:50 às 15:00

FILOSOFIA CLÍNICA E BULLYING: RECONSTRUÇÃO SUBMODAL NO CONTEXTO ESCOLAR

(CARLA SILBENE OLIVEIRA DE PAULA SCHNEIDERS, Leyze Grecco)

15:00 às 15:10

Sexualidade dos TDHA

(PRISCILA DA SILVA FERNANDES, Renan Martins da Conceição Attab)

15:10 às 15:20

INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

(Thiffanne Pereira dos Santos)

15:20 às 15:30

DESIGN E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Contribuições aos desenvolvimento da modalidade tátil da criança com deficiência visual

(Márcio James Soares Guimarães, Mônica Moura, Cassia Letícia Carrara Domiciano)

15:30 às 15:40

CAUSA MULTIFATORIAL DA DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO

(Adelma de Miranda Costa Silva)

15:40 às 15:50

A DEFECTOLOGIA EM VYGOTSKY : UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO AS BORBOLETAS DE ZAGORSKI

(Débora Nicodemo)

15:50 às 16:00

DEBATE

 

 

 

Eixo 2: GT 11 - Novas tecnologias, avanços educacionais e novos rumos educacionais- Parte 1

Coord. Dra Ana Carolina Oliveira/ Esp. Marcos Tulio Gomes da Silva Junior

Link da sala: meet.google.com/gon-ipzx-gah

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30 às 13:40

PROJETO GEO-ESCOLA: AÇÕES DE EXTENSÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA

(Christianne Maria da Silva Moura, Arthur Henrique Alves Soares)

13:40 às 13:50

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO: O CORREIO ELETRÔNICO NA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

(Rosimary Manoel dos Santos, Josiane Soares da Siva, Wilma Costa da Silva)

13:50 às 14:00

APLICATIVOS DE TRADUÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE CARTAS COMERCIAIS: UMA TENDÊNCIA NO SECRETARIADO EXECUTIVO

(Girlene Fernandes Nunes, Bruna Camila de Souza, Suenia Souza de Sena)

14:00 às 14:10

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES PARA O COMBATE AO PLAGIO EM TRABALHOS ACADÊMICOS

(Jociquele Santana Soares, Tarcísio Ferreira Grilo, Adriana Zenaide Clericuzi)

14:10 às 14:20

ARTEZAP: Arte, jogo e comunicação

(Pablo Fabricio da Conceição)

14:20 às 14:30

A interdisciplinaridade em Assassin’s Creed II: a escola de Ezio Auditore da Firenze.

(Dartagnhan Salustiano Rodrigues)

14:30 às 14:40

Educação em época de COVID-19

(Jurutan Alves da Silva)

14:40 às 14:50

REDES SOCIAIS: FACEBOOK E WHATSAPP NA METODOLOGIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

(MISHELLY OCUDA HENRIQUE DE LIMA TINÔCO)

14:50 às 15:00

O IMPACTO DA PANDEMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

(Claudia madeira Bernardes, Calixto de Sousa Júnior, Aline Ditomaso)

15:00 às 15:10

A ESCRITA DE SI: PRÁTICAS DE SI DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

(Maria Amélia Assis Nader Bartholomeu, Dra. Márcia Aparecida Amador Máscia)

15:10 às 15:20

GIF recurso audiovisual interativo na Era Digital

(Karin Christina Gonçalves)

15:20 às 15:30

PEDAGOGOS E A TECNOLOGIA: COMO SE DÁ A ABORDAGEM DA TECNOLOGIA DENTRO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO IFCE CAMPUS CANINDÉ.

(RAYCA APARECIDA CAVALCANTE SAMPAIO)

15:30 às 15:40

COMPUTAÇÃO UBÍQUA- UM NOVO PARADIGMA ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS

 

(RAFAEL COSTA SABOIA, CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA)

15:40 às 15:50

DEBATE

 

 

 

02-08-2020

Continuação das apresentações (Houve apresentações no dia 01-08)

 

Eixo 1: GT 5 - EJA: educação popular e currículo: caminhos para uma reconstrução socioeducacional

Eixo 1: GT 6 - Ciências humanas, cidadania e democracia

Eixo 1: GT 7 - Língua e linguagens: língua materna x segunda língua em contexto de aprendizagem

Parte 2

Coord. Adilma Machado/ Andrea Monteiro

Link da sala: meet.google.com/bsg-wspv-gus

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:40

DISCUTINDO QUESTÕES SOCIAIS NA AULA DE INGLÊS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA PARA OS DIAS DE HOJE

(Patricia Christina dos Reis)

13:40 às 13:50

A PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE: UMA DISCIPLINA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (1997-2019)

(Luis Eduardo Teixeira da Silva, Rodrigo Ribeiro de Paiva, Maria de Fátima Guimarães)

13:50 às 14:00

Gêneros Digitais na Educação de Jovens e Adultos

(COLLACIO, Talita Yosioka)

14:00 às 14:10

Programa de Monitoria Estudantil (IFMG – Campus Betim): debates sobre o ensino de Geografa e História frente ao novo BNCC e ao contexto de pandemia do Covid-19

(AKINRULI, Luana Carla Martins Campos, BORGES DA SILVA, Paulo Eduardo Alves)

14:10 às14:20

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E DE LEITURA SUBJACENTES A UM MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ADICIONAL

(Lorilei de Moraes Guglemim, Cíntia Soares Cocco)

14:20 às 14:30

FOTOS ESCOLARES: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS

(Flávia Letícia Soares e Silva, Camila Custódio de Sá, Thiago Alexandre Hayakawa)

14:30 às 14:40

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA DINAMIZAR O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM EM MEIO A PANDEMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

(ROBERIA GONÇALVES DOS SANTOS)

14:40 às 14:50

Ensino de Língua Inglesa e Educação Escolar Quilombola no Combate ao Racismo

(Arleide Seabra dos Santos Nogueira)

14:50 às 15:00

ENSINO DE HISTÓRIA: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS

(CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN)

15:00 às 15:10

Reflexões sobre os desafios e perspectivas do ensino-aprendizagem de Língua Inglesa em escolas públicas do Município de Oriximiná-PA.

(Elcivana de Oliveira Barreto)

15:10 às 15:20

INTERCOMPREENSÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA A LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO

(Hellen Christina Gonçalves)

15:20 às 15:30

ENSINO DE HISTÓRIA: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS

(CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN)

 

Debate

 

 

 

Eixo 2: GT 2 - Formação docente e ensino: O caminho para a construção de novos modelos educacionais- Parte 2

Link da sala: meet.google.com/wmf-mgge-qkz

Coord.   Dário Vieira/  Cleidimar Pereira Veloso

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

08:30 ÀS 08:40

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO DOCENTE PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

(Bruna Fernanda da Silva Vieira, Paola Gianotto Braga)

08:40 ÀS 08:50

O BEM-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL - UMA ANÁLISE TEMÁTICA DAS TESES PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2009 A 2019.

(MICHELE SERAFIM DOS SANTOS, Flavinês Rebolo)

08:50 ÀS 09:00

LITERATURA E FORMAÇÃO DOCENTE: MAPEANDO NOVOS CAMINHOS

(Urandi Rosa Novais)

09:00 ÀS 09:10

POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: A ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE COMO RECURSO

(Carlos Mometti)

09:10 ÀS 09:20

A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS

(Katarina Queiroga Duarte, Tatiana Ramalho Barbosa)

09:20 ÀS 09:30

Formação Profissional e continuada de professores experientes: possibilidades a partir da Residência Pedagógica

(Samara Andrade da Costa)

09:30 ÀS 09:40

AS EXPECTATIVAS DO TUTOR EM RELAÇÃO A PROFISSÃO DOCENTE. UM ESTUDO DE CASO COM TUTORES DE DIVERSAS REGIÕES DO BRASIL

(Diana Raquel Schneider Gottschalck)

09:40 ÀS 09:50

CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICÍPAL DE JOÃO PESSOA

(Lauro Pires Xavier Neto, Gabriel Guedes da Silva)

09:50 ÀS 10:00

PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: MEDIAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA

(Rozânia Ferreira Seriawa, Naelza de Araújo Wanderley)

10:00 ÀS 10:10

PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL DE MIGRANTES VENEZUELANOS A PARTIR DE RODAS DE CONVERSA: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DA PSICOLOGIA CLÍNICA NUM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

(Anselmo Clemente)

10:10 ÀS 10:20

ABORDAGEM COMUNICATIVA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

(THAYS COSTA LISBOA DE SÁ)

10:20 ÀS 10:30

REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

(Maurício Cosme de Lima, Simone Ferreira Teixeira)

10:30 ÀS 10:40

BNC-Formação e BNCC: reflexões sobre o saber linguístico e a prática docente

(Geraldo José Rodrigues Liska)

10:40 ÀS 10:50

PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÕES SOBRE OBJETIVOS DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

(Andréa Ramos de Oliveira, Marli Oliveira Geraldo, Juliana Guine)

10:50 ÀS 11:00

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CURSO SOBRE FEIRAS DE CIÊNCIAS

(Rafaele Rodrigues de Araujo, Marcia Lorena Saurin Martinez)

11:00 ÀS 11:10

ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – UM CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE

(Edson Luis Rezende Junior, Rozana Aparecida Lopes Messias)

11:10 ÀS 11:20

FORMAÇÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

(Janiara de Lima Medeiros, Anderson Silva Rodrigues)

11: 20 ÀS 11:30

A LEITURA LITERÁRIA EM AMBIENTES DIGITAIS: INOVANDO NO ENSINO DE LITERATURA

(Jôse Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros)

11: 30 ÀS 11:40

Experiências, interesses e anseios dos estudantes de Pedagogia em relação ao próprio processo de formação cultural e artística.

(Estela Maria Oliveira Bonci)

11:40 às 11:50

DEBATE

 

 

 

02-08-2020-TARDE

Eixo 2: GT 3 - Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino- Parte 2

Coord. Me. Marcos Dantas

Link da sala: meet.google.com/xqm-onjj-fmw

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30 às 13:40

Adaptações do livro Frankenstein, de Mary Shelley: o uso do clássico no ensino fundamental II

(Lucas Neiva da Silva)

13:40 às 13:50

LEITURA LITERÁRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NOS PROJETOS DA ESCOLA

(MARLUCE MORAES DOS SANTOS)

13:50 às 14:00

A PRODUÇÃO TEXTUAL DE DIÁRIOS COMO MÉTODO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

(Marinalva Pereira de Araújo)

14:00 às 14:10

DO INFERNO AO CÉU: A INDISCIPLINA INVOLUNTÁRIA E A MÚSICA EM SALA DE AULA

(José Aclecio Dantas, Lilian Karla de Lima Souza Dantas, Antônio Pereira Tavares Neto)

14:10 às 14:20

NOTAS SOBRE ENSINO DE PORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA: POSSIBILIDADE OU UTOPIA?

(DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA)

14:20 às 14:30

LEITURA LITERÁRIA E APORTE DA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA: DESCOBRINDO CAMINHOS

(Lilian Karla de Lima Souza Dantas, José Aclecio Dantas)

14:30 às 14:40

A CAMINHO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LEITURA: RECONHECIMENTO DO FRASEADO EM TEXTOS SEM MARCADORES GRÁFICOS DE PROSÓDIA

(Karolynne Mendes, Gessiane Picanço)

14:40 às 14:50

Utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação na Perspectiva de Uma Aprendizagem Mais Significativa

(Carla Cristina Rodrigues Santos, Raquel Martins Fernandes, Suzana Rodrigues de Almeida Martire)

14:50 às 15:00

TRILHA EPISTEMOLÓGICA NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO ECOFORMADORA

(Marina Carla da Cruz Queiroz, Idemar Vizolli, Maria José de Pinho)

15:00 às 15:10

DICUMBA: UMA METODOLOGIA ATIVA PARA AGUÇAR O DESENVOLVIMENTO INTERDISCIPLINAR DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS A PARTIR DO APRENDER PELA PESQUISA

(Everton Bedin, Débora Luana Kurz)

15:10 às 15:20

FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM O COMPORTAMENTO DESAFIADOR

(Jéssica Gomes Lobo)

15:20 às 15:30

DESCONSTRUINDO A DITADURA DA BELEZA E COMBATENDO OS TRANSTORNOS ALIMENTARES ATRAVÉS DO PROTAGONISMO JUVENIL E DAS ARTES INTEGRADAS: PROJETO BEAUTY SCARS.

(Williany Larissa Gomes de Sá Souza)

15:30 às 15:40

Proposta de mini-curso Estratégias de gamificação aplicadas à Educação

(Thiago da Silva Melo)

15:40 às 15:50

O USO DA GAMIFICAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES PARA O ENSINO ONLINE

(Jamilly Souza Tenorio, Givaldo Oliveira dos Santos)

15:50 às 16:00

CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE MATEMÁTICAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO E USO DAS TIC PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

(Jakeline Amparo Villota Enríquez, Maria Teresa González Astudillo)

16:00 às 16:10

DEBATE

 

 

 

 

 

Eixo 2: GT 8 - Literatura Infantil e Juvenil: da tradição à modernidade

Eixo 2: GT 10 - Educação, Sexualidade e Psicanálise

Coord. PROF DR HERMANO RODRIGUES

Link da sala: meet.google.com/kvm-umsv-zkb

 

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:45

Representação da deficiência na literatura Infantojuvenil: uma análise discursiva entre a obra Mãos de vento e olhos de dentro e João, preste atenção!

(MARIA LUIZA DE BRITTO ZEFERINO, Márcia Aparecida Amador Mascia)

13:45 às 14:00

LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA POR MEIO DO GÊNERO CONTO

(Géssica Araújo Nunes Calvi, Adriana Pin)

14:00 às 14:15

Experiência literária com a Menina a Caminho, de Raduan Nassar: um percurso teórico-metodológico para o processo de formação de leitores

(Francilda Araújo Inácio, Girlene Marques Formiga, AGUIAR, Hellen Jacqueline Ferreira de Souza Dantas de Aguiar)

14:15 às 14:30

GNOSIOLOGIA NAS INVESTIGAÇÕES EM EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA PROPOSTA DE AGENDA DE PESQUISAS

(Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Solange Aparecida de Souza Monteiro, Claudionor Renato da Silva)

14:30 às 14:45

Crianças e Funk: Primeiras Considerações

(Pamela Alves Batista, Ana Claudia Magnani Delle Piagge)

14:45 às 15:00

DE UMA BOCA PARA OUTRA: O CORPO FEMININO COMO VIA DE PASSAGEM PARA O “TORNAR-SE HOMEM” EM O PRIMEIRO BEIJO

(Flávia Valéria Salvilano Serpa Rojo)

15:00 às 15:15

A EROTIZAÇÃO E O DESEJO DIANTE DO (IN)SUPORTÁVEL: SUBVERSÕES E TRANSBORDAMENTOS DA FEMINILIDADE.

(Silvio Tony Santos Silvio Tony, Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues)

15:15 às 15:30

FORMAÇÃO DA PSIQUE DA MULHER E SEXISMO EM TEMPOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DE FREUD, ADORNO E HORKHEIMER

(Erika Giacometti Rocha Berribili)

15:30 às 15:45

DEBATE

 

 

 

 

 

02-08-2020

Eixo 2: GT 7 - Ensino-aprendizagem e avaliação

Link da sala: meet.google.com/jrf-xupw-kzt

Coordenadores: Profa. Ms. Niédja Ferreira dos Santos/ Dra. Karen Guedes Oliveira

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:45

O PERFIL TRADICIONAL DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE UMA MUDANÇA NECESSÁRIA

(CARLA PRISCILLA BARBOSA SANTOS CORDEIRO, Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Arary Lima Galvão de Oliveira)

13:45 às 14:00

TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA (TACB-GEOGRAFIA): POSSIBILIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA

(Beatriz Reneis Luiz)

14:00 às 14:15

CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DA TABELA PERIODICA.

(Maria Regilane de Sousa Rodrigues, Laiana da Silva Medeiros)

14:15 às 14:30

DESENHO E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

(Maria José Feitosa dos Santos, Diana Viturino Santos, Núbia Josania Paes de Lira)

14:30 às 14:45

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM AÇÃO: O QUE OS/AS ALUNOS/AS ENTENDEM SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR?

(Ingrid Karla Cruz Biserra)

14:45 às 15:00

Prática avaliativa na formação docente: reflexões em torno da cotidianidade das atividades avaliativas no curso de Química-Licenciatura

(Girleide Tôrres Lemos, Vladimir Cavalcanti da Silva Junior)

15:00 às 15:15

ENSINO-APRENDIZADO: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM À LUZ DA PIRAMIDE DE GLESSER

(Eduardo Pereira Ascenção, Nelson Soares da Silva Neto, Júlio Cesar Pinheiro Maciel)

15:15 às 15:30

O jogo como apoio à disciplina de Didática Aplicada no programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense

(Carolina Rezende Felipe de Bem)

15:30 às 15:45

DEBATE

 

 

 

 

 

Eixo 2-GT 12 -Educação, saúde e movimento

Coord: Prof Vanderson Douglas Tavares Santos

Link da sala: meet.google.com/owf-xkuz-htu

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:45

A DANÇA na Iniciação Cientifica: um estudo dos trabalhos apresentados nos encontros anuais de iniciação científica das universidades estaduais do paraná

(Vanessa Silvestre Lima, Maire Aparecida Lóde Nunes)

13:45 às 14:00

LANCHONETE ECONÔMICA E NUTRITIVA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MODIFICADORA DE HÁBITOS ALIMENTARES

(Viviane Marques Sousa e Silva)

14:00 às 14:15

Qualidade do sono em praticantes de musculação entre as idades de 20 a 30 anos do sexo masculino, no município de João Pessoa - PB

(Gabriel Guedes da Silva, Vanderson Douglas Tavares Santos)

14:15 às 14:30

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMO PREVENÇÃO E COMBATE À OBESIDADE INFANTIL

(Camila Ribeiro Lins Ferreira, Fabio Albuquerque de Souza)

14:30 às 14:45

NIVEIS DE ANSIEDADE E ESTRESSE EM IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FISICA DE JOÃO PESSOA DOS GRUPOS OPERATIVOS DO DISTRITO SANITÁRIO V

(POLLYANA LEITE NASCIMENTO, Vanderson Douglas Tavares Santos)

14:45 às 15:00

ANÁLISE DA QUALIDADE DO SONO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOÃO PESSOA-PB

(Maria Vivianne Gomes de Moura)

15:00 às 15:15

ABORDANDO O TEMA CORONAVÍRUS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

(Carine Marostega Lavall)

15:15 às 15:30

PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PESQUISA DE CAMPO COM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ZONA URBANA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB.

(Moisés Horus Andrade Sousa)

15:30 às 15:45

CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA FORÇA MUSCULAR DE ESCOLARES DO SEXO MASCULINO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA

(Rafaela França da Silva)

15:45 às 16:00

NÍVEL DE (IN)SATISFAÇÃO CORPORAL DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOÃO PESSOA- PB

(Ana Clara de Melo Soares)

16:00 às 16:15

DEBATE

 

 

 

 

 

Eixo 2: GT 11 - Novas tecnologias, avanços educacionais e novos rumos educacionais- PARTE 2 continuação

COORDENADOR: Dra Ana Carolina Oliveira/ Esp. Marcos Tulio Gomes da Silva Junior

Link da sala: meet.google.com/wxd-tyom-quc

 

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30 às 13:40

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO PRÁTICA DA GOVERNAMENTALIDADE

(NANCY RIGATTO DE MELLO, Marcia Aparecida Amador Mascia)

13:40 às 13:50

MOBILE LEARNING E DIREITO À EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

(Rosana Oliveira Rocha, Clarilza Prado de Sousa, Emerson de Oliveira Rocha)

13:50 às 14:00

Autonomia, Motivação e Tecnologias Digitais: Um Tripé Relevante no Ensino e na Aprendizagem

(Isabelly Raiane Silva dos Santos)

14:00 às 14:10

AVALIAÇÃO AMPLIADA PARA O TREINAMENTO EM REANIMAÇÃO NEONATAL UTILIZANDO O REANIME

(QUEIROZ, Sandra Maria Dias de, OLIVEIRA, Ana Carolina Costa de, BRITO, Patrícia Karla Guimarães)

14:10 às 14:20

ARTEFATOS CULTURAIS E TECNOLÓGICOS: DEMANDAS GLOBAIS E REFLEXOS NA EDUCAÇÃO

(LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA)

14:20 às 14:30

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E EDUCAÇÃO SEXUAL: O USO DE MEMES COMO AVALIAÇÃO

(ROBERTA SEIXAS, DENISE MARIA MARGONARI FAVARO)

14:30 às 14:40

TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

(FABIANA GOMES DA SILVA)

14:40 às 14:50

REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA: A NOÇÃO DE TEXTO E DE PRESENÇA PARA ALÉM DA CORPOREIDADE FÍSICA

(PENHA ÉLIDA GHIOTTO TUÃO RAMOS, ANALICE DE OLIVEIRA MARTINS)

14:50 às 15:00

VIRUS EVOLUTION: UM ESTUDO APLICADO EM UMA TURMA DE BIOLOGIA

(Luana do Nascimento Almeida, Ana Carolina Costa de Oliveira)

15:00 às 15:10

TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM AMBIENTE DE REALIDADE VIRTUAL: UM CASO ULTIZANDO O REANIME

(Izabel Medeiros de Oliveira, Amanda Lucena da Silva, Thomaz Henrique Pereira Meira)

15:10 às 15:20

DIVERSÃO EDUCATIVA: AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO SOFTWARE EDUCACIONAL SPACE SHUTTLE LAUNCH USANDO A NBR ISO/IEC 9126

(Renato do Nascimento Almeida, luana do Nascimento Almeida)

15:20 às 15:30

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DA PLATAFORMA CURRÍCULO+ E SUAS RELAÇÕES COM A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

(Everton Joventino da Silva, Ademir Cenati, Maria Delourdes Maciel)

15:30 às 15:40

REFLEXÕES SOB ANÁLISE DISCURSIVA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL

(Edinalva de Cassia Piovesan, Márcia Aparecida Amador Máscia)

15:40 às 15:50

REDES SOCIAIS: FACEBOOK E WHATSAPP NA METODOLOGIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

(MISHELLY OCUDA HENRIQUE DE LIMA TINÔCO)

15:50 às 16:00

DEBATE

 

 

 

 

 

PÔSTER

01/08/2020 - 09:30 ÀS 11:30

Link da sala: meet.google.com/fad-tmam-fap

HORÁRIOS

TRABALHOS - AUTORES

GTS DE TRABALHO

09:30 às 09:40

RETOMADA DO JOGO TEATRAL: UM POSSÍVEL PARADIGMA DE AVALIAÇÃO
(Lindomar da Silva Araujo)

Eixo 2: GT 7 - Ensino-aprendizagem e avaliação

09:40 às 09:50

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
(Ana Paula Alves de Mélo)

Eixo 1: GT 7 - Língua e linguagens: língua materna x segunda língua em contexto de aprendizagem

09:50 às 10:00

GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA
(Américo Rodrigues de Almeida Neto)

Eixo 1: GT 6 - Ciências humanas, cidadania e democracia

10:00 às 10:10

Educação Musical Para a Cultura de Paz: uma análise sobre o ensino fundamental na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
(Rafaela Alcantara Barata)

Eixo 1: GT 6 - Ciências humanas, cidadania e democracia

10:10 às 10:20

CAPITAL CULTURAL DE PIERRE BOURDIEU E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
(Luis Fernando Silva Nascimento)

Eixo 2: GT 2 - Formação docente e ensino: O caminho para a construção de novos modelos educacionais

10:20 às 10:30


RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRIMEIRO CONTATO COM A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO CENTRO DE APOIO AO SURDO (CAS/DF)
(Nicole Evelyn Carvalho de Oliveira)

Eixo 1: GT 7 - Língua e linguagens: língua materna x segunda língua em contexto de aprendizagem

10:30 às 10:40

GESTÃO DE ESCOLAS DE FUTEBOL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DE PROPORCIONAR UM AMBIENTE EDUCATIVO
(Jardel da Rocha Furtado)

Eixo 2-GT 12 -Educação, saúde e movimento

10:40 às 10:50

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A BNCC
(GLAZIANE SOARES ALVARENGA, Francisca das Chagas Oliveira, MILTON DE SOUSA FALCÃO)

Eixo 2: GT 11 - Novas tecnologias, avanços educacionais e novos rumos educacionais

10:50 às 11:00

QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO UMA REFLEXÃO DO ENSINO HETERONORMATIVO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
(Patrick Pereira)

Eixo 2: GT 5 - Diversidade, aceitação e Ideologia: gênero, etnia e religião

11: 00 às 11:10

ANÁLISE QUANTITATIVA DO EQUILÍBRIO QUÍMICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS NÃO-LINEARES E FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
(Márcio Daniel Nicodemos Ramos, Guilherme Youssef Rodriguez)

Eixo 2: GT 11 - Novas tecnologias, avanços educacionais e novos rumos educacionais

 

 

 

PÔSTER

02/08/2020 - 09:30 ÀS 11:30

Avaliadores: Ms Wilder Kléber/ Monik Monteiro/ Nadja Maria Menezes

Link da sala: meet.google.com/ece-fvwb-iwa

meet.google.com/qob-qjrq-hdd

HORÁRIOS

TRABALHOS - AUTORES

GTS DE TRABALHO

09:50 às 10:00

ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL
(VAGNER VIANA DA GRAÇA)

Eixo 1: GT 8 - Políticas públicas educacionais

10:00 às 10:10

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS SOBRE ECOSSISTEMAS TERRESTRES E AQUÁTICOS A PARTIR DE AULAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS
(Isabela Beraldo de Souza)

Eixo 2: GT 3 - Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino

10:10 às 10:20

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA ESTADUAL CARIRIENSE
(Najara Laiane Freitas Mascarenhas, Ana Pedrina Freitas Mascarenhas, Ana Isabelle Rocha Amorim)

Eixo 2: GT 1 - Multiculturalidade, identidade e interdisciplinaridade

10:20 às 10:30

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PREPARAÇÃO PARA ENSINO REMOTO EM TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL
(Viviane de Senna)

Eixo 2: GT 3 - Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino

10:30 às 10:40

A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO AMBIENTE DE ENSINO DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
(Ana Pedrina Freitas Mascarenhas, Ana Isabelle Rocha Amorim, Najara Laiane Freitas Mascarenhas)

Eixo 2: GT 3 - Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino

10:40 às 10:50

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Vanessa Aparecida da Silva Cruz)

Eixo 1: GT 1 - Métodos de alfabetização e Letramento no contexto da educação básica

10:50 às 11:00

A PANDEMIA DE COVID-19 E O ENSINO A DISTÂNCIA DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE LADÁRIO-MS.
(RAFAEL ROCHA SÁ, LEANDRO DOS SANTOS PEREIRA, ELISA PINHEIRO DE FREITAS)

Eixo 2: GT 3 - Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino

11: 00 às 11:10

ORIENTAÇÕES CURRICULARES E O ENSINO DE ZOOLOGIA APRESENTADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO PNLD 2018-2020
(Elis Regina dos Reis Zocche Rios, Darcy Alves do Bomfim, Flávia Andréia Fracaro)

Eixo 2: GT 7 - Ensino-aprendizagem e avaliação

11:10 às 11:20

O TURISMO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
(Darcy Alves do Bomfim, Karolina Flores da Silva)

Eixo 2: GT 3 - Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino