O Projeto PIBID DIVERSIDADE Tecendo saberes e práticas no aprender docente do campo: olhares, diálogos e interações do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido/UFCG, que se encontra em andamento desde março de 2014, coloca-se como uma iniciativa afirmativa e inovadora na perspectiva do fortalecimento da iniciação a docência dos licenciando em Educação do Campo, e no seu diálogo na articulação do ensino, pesquisa e extensão nas Escolas de Educação Básica do Campo do Semiárido.
O IV Enidiversidade ocorre num cenário desafiador para as políticas educacionais do campo, e consequentemente, para a formação docente. A crise do capital a partir da reestruturação produtiva, capitaneada pela financeirização e o neoliberalismo, ganhou fisionomia de golpe parlamentar, jurídico e midiático no Brasil. Assim, a política educacional não é, simplesmente, determinada pelas mudanças sociais e econômicas, mas é parte constitutiva dessas mudanças, a relação público e privado, torna-se eixo central das políticas, os empresários da educação, passam a atuar diretamente nas políticas educacionais, que engloba dentre outras ações, o monitoramento e análise dos indicadores educacionais oficiais, definindo a agenda educacional no país, com homogeneização curricular, mudanças na formação docente e controle da prática pedagógica com avaliação de resultados.
Nesta lógica, a formação docente torna-se um eixo central para sua implementação, isto tudo, articulado a proposta do sistema de avaliação nacional, a base nacional comum curricular e as investidas na iniciação a docência, com propostas como, por exemplo, da Residência Pedagógica, não exigência da licenciatura plena para exercício docente e ênfase em formação a distância por faculdades privadas. Portanto, um cenário de acirramento das contradições que exigem um fortalecimento das parcerias entre Universidades Públicas, Escolas Públicas e Movimentos Sociais, a socialização e visibilidade das práticas pedagógicas contextualizadas e a formulação de proposições para a luta, resistência e manutenção dos direitos sociais conquistados ao longo dos anos.
O IV ENIDIVERSIDADE imbuído desta perspectiva de luta e resistência, busca contribuir com espaços de formação, reflexão e socialização das concepções e práticas contextualizadas do campo, para o fortalecimento da Licenciatura em Educação do Campo, o CDSA e o Semiárido, defendendo a democracia e os direitos sociais dos Povos deste território, para que possamos estimular o esperançar e o reencantar para a convivência com a semiaridez.
OBJETIVOS
- Socializar e refletir sobre as práticas desenvolvidas nas Escolas do Campo, a partir da intervenção do Pibid Diversidade e sua contribuição para a formação docente no semiárido brasileiro.
- Aprofundar temáticas centrais na formação docente com estudantes e professorxs da Educação Básica e Superior
- Possibilitar a interação e o diálogo entre a produção acadêmica de iniciação a docência, pesquisa e extensão com as Escolas de Educação Básica, e que referenciais trazem para a educação na convivência com o semiárido.
- Contribuir com proposições para o fortalecimento das parcerias entre Universidade, Escola Pública e Movimentos Sociais na resistência ao modelo neoliberal e a retirada dos direitos sociais.
DIA 21/02 - COMUNICAÇÕES ORAIS
GT 1- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO (COORDENAÇÃO: PROF. ERIVAN SILVA (COORDENADOR DO PIBID DIVERSIDADE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS)
GT2 – PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Coordenação: Prof. Dr. Fabiano Custódio de Oliveira (coordenador Pibid Diversidade Ciências Humanas e Sociais)
GT 3- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIVERSIDADE E TERRITÓRIOS RURAIS - Coordenação: Prof. Dr. Wallace Ferreira de Souza ( coordenador do Pibid Diversidade Ciências Humanas e Sociais)
GT 4 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO - Coordenação: Prof. MSC Nahum Isaque Cavalcante Santos (coordenador do Pibid Diversidade Ciências da Natureza e da Matemática)
GT 05 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO - Coordenação: Prof. Dr. Faustino Teatino Cavalcante Neto (Coordenador do Pibid Diversidade Ciências Humanas e Sociais)
DIA: 22/02 - OFICINAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
As oficinas possuem vagas limitadas. Cada participante deverá se inscrever em uma oficina no momento do credenciamento
OFICINA 1: ESPACIALIDADES, TEMPORALIDADES E SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CAMPO - MINISTRANTE PROF DR. MANOEL FERNANDES DE SOUSA NETO
OFICINA 2: O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - MINISTRANTE PROF DR. FABIANO CUSTÓDIO
OFICINA 3: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E OS POVOS DO CAMPO- MINISTRANTE: PROF. DR. WALLACE FERREIRA DE SOUSA
OFICINA 4: PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO DECOLONIAL - MINISTRANTES: PROFA MSC DENIZE XAVIER TORRES E PROF. MSC FILIPE GERVASIO PINTO DA SILVA
OFICINA 5: OFICINA DE SONS E O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS - MINISTRANTE: PROF MSC. ERIVAN SILVA
OFICINA 6 -
OFICINA 7 - Laboratório alternativo para o ensino de Física – Experimentos construídos a partir de materiais de baixo custo.
Patrício José Felix da Silva e Nahum Isaque Cavalcante Santos
EIXOS TEMÁTICOS DOS POSTER (RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO, ESTÁGIO, PESQUISA E EXTENSÃO)
- Relatos de experiências nas linguagens e códigos
- Relatos de experiências em educação não escolar e com os movimentos sociais
- Relatos de experiências em Estágio Curricular Supervisionado em Educação do Campo
- Relatos de experiências em Práticas Agroecológicas e convivência com o semiárido
- Relatos de experiências em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O resumo e o modelo do poster nos casos desta modalidade de trabalho deverá ser enviado para o e-mail: pibiddiversidadeufcg@gmail.com até o dia 10/02/2018.
Normas gerais para submissão de trabalhos
A inscrição no evento é condição para o envio do resumo, inclusive para os coautores. Só serão avaliados os resumos e trabalhos em que todos os autores tenham feito o pagamento da inscrição, que será confirmada somente após a informação do pagamento da taxa correspondente.
O participante poderá enviar até 04 trabalhos (sendo dois como autor principal, e até dois como coautor).
Cada trabalho poderá ter até três autores.
O participante poderá se inscrever nas modalidades de comunicação oral ou pôster.
Durante a apresentação de pôster, é necessária a presença de, no mínimo, um autor, que será acompanhada por membros da comissão científica do evento.
Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição nos casos de desistência ou não comparecimento ao evento.
Caso o autor não tenha o resumo aprovado, poderá integrar-se ao evento como ouvinte.
Divulgada a aprovação dos resumos, o(s) autor(es) deverão encaminhar o(s) trabalho(s) completo(s), em conformidade com as orientações constantes nesta página.
Não serão aprovados e publicados resumos e trabalhos que não contemplarem as normas aqui estabelecidas. Serão considerados como critérios de avaliação dos resumos:
- adequação do tema ao GT proposto
-normas de formatação e estrutura composicional do resumo científico estabelecidas pela comissão científica do evento.
Normas referentes à estrutura e formatação do resumo e do trabalho (artigo, relato de experiência).
Até o dia 10 de fevereiro o resumo deverá ser encaminhado para o email: pibiddiversidadeufcg@gmail.com
Encaminhar as seguintes informações:
Indicação do GT no qual se inclui o trabalho; titulo do trabalho com nome dos autores e em anexo o resumo
Normas referentes à estrutura e formatação do resumo e do trabalho (artigo, relato de experiência).
RESUMO (VER MODELO NO ANEXO) – deverá ser submetido juntamente com a inscrição (quem já se inscreveu envia o resumo no email)
O resumo deve conter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras, incluindo título, autores e instituição a qual o trabalho está vinculado. Deverão constar no resumo os seguintes elementos de uma composição científica: contextualização do tema, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados, conclusões e palavras-chave (de três a cinco palavras).
A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:
- Espaçamento entre linhas: 1,0
- Página: tamanho A4.
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- citações em destaque e notas de rodapé, tamanho 10.
-Margens: superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.
-Alinhamento: justificado.
- Arquivo em Word
TRABALHO COMPLETO (VER MODELO EM ANEXO) – o artigo deverá ser entregue em arquivo no momento do credenciamento
1. O arquivo do trabalho completo deve conter entre 5 e 10 páginas, incluindo referências, gráficos, tabelas, anexos, se for o caso. Não é preciso numerar as páginas. Devem ser obedecidas as normas da ABNT em vigor. O texto deve ser estruturado incluindo os elementos de um trabalho científico: introdução, fundamentação teórica, metodologia, análise dos resultados, conclusões/considerações finais e referências. A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:
2. Espaçamento entre linhas: 1,5 para o texto e 1,0 para citações em destaque e notas de rodapé.
3. Página: tamanho A4.
4. Fonte: Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, tamanho 10.
5. Margens: superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.
6. Alinhamento: justificado.
7. As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.
8. Arquivo em DOC ou DOCX 9. Sob o título, após dar um espaçamento (1,5 linhas), identificar o(s) autor(es) do trabalho, seguido(s) de nota de rodapé com titulação, curso, unidade e e-mail de cada autor.
POSTER(o resumo do pôster deverá ser enviado no momento da inscrição)
Para inscrição enviar Resumo: resumo com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto.
Para apresentação: O conteúdo do pôster deve contemplar:
-Título idêntico ao do resumo enviado.
-Nome(s) do(s) autor(es) e da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(s).
-Elementos de composição textual: introdução, referências teóricas, metodologia, resultados, conclusões, referências bibliográficas.
-Instituição de fomento, se houver. ? Usar fotografias, gráficos e tabelas para ilustrar
As informações devem ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. É necessária a presença do(s) autor(es) junto ao pôster para atender ao público interessado e à comissão científica do evento.
Publicação dos trabalhos
Os resumos, artigos e, caso o GT admita, relatos de experiências serão publicados em EBOOK. É necessária uma criteriosa revisão do texto pelo(s) autor(es), pois, se aprovados, os trabalhões serão publicados na íntegra, conforme tenham sido encaminhados. A comissão organizadora também não assumirá qualquer responsabilidade sobre questões relativas à autoria e ao conteúdo publicado.
Observação
Os resumos e trabalhos completos só serão publicados nos anais se o(s) autor(es) estiverem devidamente inscritos no evento e com o pagamento de inscrição confirmado.