O Colóquio REVIS-ARQ, em sua quarta edição, visa apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade os resultados obtidos pelas pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória, além de promover debates e reflexões acerca dos registros visuais - audiovisuais e iconográficos, sonoros e digitais na condição de documento de arquivo. O evento se apresenta como espaço de intercâmbio científico-cultural entre discentes, profissionais e docentes da área, através da troca de experiências e conhecimento entre os participantes. É baseado em mesas de debates, espaços de formação e aprofundamento dos conhecimentos com troca de conceitos, expressões e experiências dos participantes para a construção coletiva de ideias em torno do tema proposto. Em cada mesa participam palestrantes, convidados e especializados na área com apresentação de resultados de suas pesquisas.
Este ano o evento se dará de forma remota e em conjunto com o SESA, organizado pela UEPB.
A interação, em época de pandemia da Covid-19, produz uma redefinição histórica das relações de produção, de poder e de experiência (individual e social) que RESSIGNIFICA uma nova sociedade em processo de mudança contínua; por isso, a rede SESA resolveu desenvolver seus objetivos com uma prática que a denominamos de SESA On-Line.
O Projeto Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA) tem como objetivo geral estabelecer a cooperação acadêmica de relações internacionais, via plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem - AVA, no campo da investigação na área de Ciência da Informação e da Arquivologia, bem como o registro e acesso a informações e conhecimento científico na internet e redes sociais. Tendo por finalidade o incentivo ao ensino, à pesquisa e à extensão dentro das universidades parceiras, desenvolvendo atividades para qualificar estudantes no fazer acadêmico, aproximando-os das práticas sociais nas Instituições de Ensino Superior - IES.
Marketing da Informação: a imagem dos arquivos audiovisuais Palestra · MARIA BEATRIZ MARQUES
A representação dos objetos de conteúdo: contexto e organização. Palestra · JOSÉ ANTÔNIO MOREIRO GONZÁLEZ
O acervo audiovisual de Max Stahl: a independência de Timor-Leste registrada por imagens. Palestra · MARCELO NOGUEIRA DE SIQUEIRA
O patrimônio fotográfico e os espaços de memórias no estado do Espírito Santo/Brasil Palestra · ANDRÉ MALVERDES
Debate 1ª mesa Mesa-redonda · ANDRÉ MALVERDES, JOSÉ ANTÔNIO MOREIRO GONZÁLEZ, MARCELO NOGUEIRA DE SIQUEIRA, MARIA BEATRIZ MARQUES, RAQUEL OLIVEIRA MELO
A Arquivologia e o desafio da transdisciplinaridade no Campo da Informação/Documentação Palestra · ARMANDO MALHEIRO
Documentos audiovisuais no campo arquivístico Palestra · LUIZ SANTANA
Organização de documentos musicais produzidos por bandas da extrema Direita brasileira Palestra · ALEXANDRE DE ALMEIDA
Debate 2ª mesa Mesa-redonda · ALEXANDRE DE ALMEIDA, ANNA CARLA ALMEIDA MARIZ, ARMANDO MALHEIRO, LUIZ SANTANA
As inscrições poderão ser realizadars até o início do evento
A presença será confirmada através do chat das mesas no canal do YouTube do SESA
Os certificados estarão disponíveis nesta plataforma 24 horas após o evento.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, a produção e utilização de documentos de arquivo em linguagem audiovisual, iconográfica e sonora cresce de forma vertiginosa. As especificidades no tratamento destes documentos impõem uma agenda de pesquisa importante para a teoria e prática arquivística. Essas especificidades dizem respeito ao tratamento do suporte e também ao controle intelectual de forma a garantir a organicidade entre documentos de diferentes linguagens, formatos e suportes pertencentes a um mesmo fundo. Importa investigar registros visuais - audiovisuais e iconográficos - e sonoros na condição de documento de arquivo, como conjuntos orgânicos.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4043238666458771
Professora Associada do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1991). Leciona na graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivo, ambos na UNIRIO. Diretora do Arquivo Central da UNIRIO. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), com Especialização em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e Universidade do Porto (2018-2020). Foi Diretora da Escola de Arquivologia de 2006 a 2017 e pertence ao núcleo de professores fundadores do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos que teve sua primeira turma em 2012. Líder do Grupo de Pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Acervos fotográficos, Internet, Correio Eletrônico, Instituições Arquivísticas Públicas, Memória, Arquivos Empresariais.
Doutora em Letras pela Universidade de Coimbra, área de Ciências Documentais, especialidade de Gestão da Informação e de Serviços de Informação. Licenciada em História (1987). Pós-graduada em Ciências Documentais, opção Arquivo (1989) e opção Biblioteca e Documentação (1991), Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora desde 1996, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação (DFCI). Foi eleita para o Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2019-2021) e é membro da Comissão Científica do DFCI. Integra como membro efetivo o CITCEM/Grupo de Cultura Digital, colaboradora do CEGOT e membro da Comissão Executiva da Revista Biblos. Tem desenvolvido a sua atividade profissional e de docência na área da Gestão da Informação e de Serviços de Informação e tem como áreas principais de investigação a Gestão da Qualidade e Marketing de Serviços de Informação - Satisfação dos Clientes de Serviços de Informação, Sistemas e Políticas de Informação, Epistemologia da Ciência da Informação, Teoria e Crítica da Sociedade da Informação, Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social das Organizações e a Comunicação Institucional.
Diplomado en Profesorado, Universidad Complutense 20/06/1974. Licenciado en Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Educación à Distancia - UNED - Faculdade de Geografia e História, (1981), Doctorado en História, Universidad Nacional de Educación à Distancia -UNED - (25/06/1985). Pós- doutorado pela Universidade de São Paulo-ECA-USP (1989). Actualmente, Catedrático de Universidad - Universidad Carlos III de Madrid. Líneas de investigación- descripción palabras claves:. - Teoría e Historia de la Documentación; - Análisis de contenido textual; - Análisis documental de imágenes; - Formación universitaria de los documentalistas : Mercado de trabajo. En la Universidad Carlos III de Madrid ha sido Director del Departamento de Biblioteconomía y Documentación (1992-2000) y Decano de la Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación (2002-2010). Fue también Defensor universitario (2012-2018). Ha participado en dos proyectos europeos, dirigido o colaborado en siete de la CICYT, cuatro de la Comunidad de Madrid, tres de la FAPESP, uno del CNPq y cinco PCI de la AECID. Ha intervenido en los comités de publicación de quince revistas del ámbito de la Documentación y ha dirigido treinta tesis doctorales. Ha colaborado como profesor visitante en cuarenta y tres universidades del exterior, siete de ellas en estancias prolongadas.
http://lattes.cnpq.br/3656042126236028
http://portal.uc3m.es/portal/page/portal/biblioteconomia_documentacion/profesores/jamore
Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estudou História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui especialização em História do Brasil Pós 1930 (UFF) e em Docência do Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes). Foi professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro e, atualmente, professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO. Arquivista concursado do Arquivo Nacional, tendo sido o Coordenador de documentos audiovisuais e cartográficos entre 2011 e 2017. Integrante do Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra). Participou do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) através da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática, da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais, da qual foi presidente, e da Comissão Técnica de Avaliação de Arquivos Privados de Interesse Público e Social e da Comissão de Altos Estudos do Projeto Memórias Reveladas (Presidência da República). Autor de diversas publicações e ministrante de cursos, oficinas e palestras nas áreas de Arquivologia, Ciência da Informação e História.
Doutorado em Ciência da Informação (Unb). Mestre em História Social (2007), Especialista em História Social do Brasil (2002), Licenciado e Bacharel em História (2000), e Bacharel em Arquivologia (2004), todos pela Ufes. Professor do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Consultor em empresas públicas e privadas na área de Centros de Memória, Gestão Documental, Eventos e Treinamentos. Coordenador do Projeto "Memórias Fotográficas: Tratamento e Digitalização do Acervo Fotográfico do ex-governador Max Mauro". Autor dos livros "No escurinho dos cinemas: a história das salas de exibição na Grande Vitória (2008)", "Memórias fotográficas da História das salas de cinema de Vitória (2011)". Organizador do "Inventário Analítico DEIP/ES Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda" , "Inventário Analítico Teatro da Barra/ES" e do "Inventário Cine Memória-As Salas de Cinema do Espírito Santo". Conselheiro Estadual de Cultura na Câmara Técnica do Patrimônio Arquitetônico, Bens Imóveis e Acervos no biênio 2008-2012. Representante no Conselho Nacional de Política Cultural - Colegiado Setorial de Arquivos (2012-2014). Membro da Câmara Técnica dos Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais do Conselho Nacional de Arquivos 2019-2020 (CTDAISM-CONARQ). Associado Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Mestranda em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo - ECA/USP. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO (2018). Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Acesso do Ministério Público do Estado de São Paulo - MPSP. Tesoureira da Associação dos Arquivistas do Estado de São Paulo (ARQ-SP). Tem experiência em Gestão de Documentos, projetos de organização de acervos, Conservação Preventiva e pequenos reparos em documentos de diferentes suportes. Pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquivologia, Arquivos Fotográficos, Preservação de Acervos, Redes Sociais e Organização do Conhecimento
Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, aprovado com distinção e louvor, é graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Tem pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pelo trabalho desenvolvido em mais de uma década de intensa cooperação cientifica praticada no domínio da Ciência da Informação e Documentação, Arquivologia, Museologia, Comunicação, Literacia da Informação e Plataformas Digitais destaca-se no Brasil como professor convidado, pesquisador-colaborador, orientador e consultor ad hoc em projetos científicos e programas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutoramento de diversas universidades, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de São Paulo (USP), onde integra equipes de estudos em Arquivologia e Ciência da Informação e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde integra grupo de pesquisa interdisciplinar sobre informação e imaginário. Participa como membro de bancas de dissertações e teses de Programas de Mestrado e Doutorado nas universidades portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Évora e Universidade Católica Portuguesa), da Espanha e do Brasil. Nestes mais de vinte anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão já publicou inúmeros livros, capítulos de livros, artigos científicos para revistas nacionais e estrangeiras. Participa como palestrante de Congressos Nacionais e Internacionais discutindo os rumos das Ciências Sociais e Ciências Humanas.
http://lattes.cnpq.br/3383819339962955
Professor Adjunto I no curso de Arquivologia na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa em Documentos Audiovisuais e Iconográficos (IMAGO) e membro do Grupo de Estudos em Relações Públicas (GERP), ambos da (FIC/ UFAM). Coordenador do projeto de extensão Cine & Vídeo Tarumã da FIC/UFAM. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Marília. Bacharel em Arquivologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP). Interesses de pesquisa: Arquivologia; Organizações; Informação; Comunicação; Relações Públicas; Gestão Documental; Gestão da Informação; Documentação audiovisual e Iconográfica; Tecnologias da Informação e Comunicação em ambientes digitais.
Bacharel e licenciado em História e mestre em Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutor em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve investigações na área de Arquivologia, com ênfase em documentos dos gêneros audiovisual e sonoro. Tem experiência de trabalho em arquivos públicos, empresariais e pessoais. Na mesma área, ministra cursos e é curador de conteúdo para Redes Sociais. Também desenvolve investigações sobre processos de construção de identidades, mitologias políticas, memória e patrimônio de organizações e movimentos juvenis. Na área de ensino universitário, foi professor nos cursos de Licenciatura em História, Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Serviço Social das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), trabalhando também como membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Ciências Sociais e coordenador do Núcleo de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social da Escola de Educação da mesma instituição. É professor colaborador Curso de Aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do ABC (UFABC). Na educação básica, trabalhou como professor de História na rede de ensino do município de São Paulo. É pesquisador associado do Grupo de Estudos do Integralismo e outros movimentos nacionalistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador associado do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante do grupo Gênese Documental Arquivística da Universidade Federal Fluminense (UFF)