Credenciamento

Grupos de Trabalho

GT 1 - Deficiência, Doenças Raras e Biossocialidade

Coordenadores: Nádia Meinerz (UFAL) e Gustavo Corrêa (UFS)

Debatedor: Carlos Guilherme Octaviano Valle (UFRN)

Resumo:   A mesa reúne a reflexão sobre a atuação da antropologia no campo disability studies norte-americanos e sobre as apropriações do método etnográfico nas pesquisas sobre o tema das “deficiências” no Brasil. Considerando o descompasso temporal que perpassa desenvolvimento desse campo nos dois contextos, os expositores são convidados a dialogar sobre os deslocamentos heurísticos no interior da disciplina bem como sobre as dificuldades de separar as esferas da elaboração teórica e da prática política. Nesse sentido, multiplicam-se as instâncias de articulação entre a ação dos grupos organizados, o delineamento de investigações científicas e a construção de políticas públicas.  Mais especificamente, a mesa provoca os pesquisadores a refletir sobre a intersecção entre as “deficiências” e outros tipos de desigualdade como a geo-política, sócio-econômica, de gênero, de raça, de sexualidade e de geração.

GT 2 - Saúde, produção de conhecimentos e itinerários de (r)existência

Coordenadores: Pedro Nascimento (UFPB) e Telma Low Silva Junqueira (UFAL)

Resumo: As pesquisas em saúde têm se tornado um campo profícuo na produção do conhecimento antropológico e interdisciplinar. De modo que, enquanto pesquisadores/as, estamos empenhados/as em problematizar e dialogar acerca dos desafios colocados pelas políticas de saúde em seu projeto de universalização de direitos e as ressignificações locais deste processo por diferentes grupos sociais, especialmente no momento atual marcado por retrocessos e perdas de direitos. Este GT tem por foco, portanto, o compartilhamento de pesquisas, experiências e intervenções políticas e culturais produzidas nessa área, entendendo os temas e campos de interesse abarcados pela rubrica da saúde em uma perspectiva ampla, complexa e situada. Interessa-nos, portanto, dialogar com os diferentes saberes-fazeres produzidos nos espaços/contextos de promoção da saúde para além dos serviços convencionais, levando em conta a articulação entre níveis micro/locais e instâncias macro/nacionais/globais, com destaque para as estratégias críticas, criativas e (r)existentes que visam romper com as lógicas de dominação, opressão e enquadramentos dos corpos, subjetividades e relações.

Ou seja, interessa-nos também pensar os serviços de saúde marcados por moralidades específicas em interação com aqueles sujeitos que deles participam em busca de atenção, acolhimento e cuidado. São muito bem vindas questões que dialoguem sobre relações de trabalho entre profissionais e gestoras/es da saúde, subjetividade inter/intra das pessoas usuárias, organização administrativa e burocrática, redes, programas e políticas públicas intra e intersetoriais, gestão compartilhada e/no uso de medicamentos e equipamentos, relação entre as ciências biomédicas e as ciências sociais, destinação e uso do orçamento público, dilemas metodológicos e éticos enfrentados, relação entre serviços de saúde e comunidades, itinerários terapêuticos, etiologias populares, militância, participação e movimentos sociais, articulação entre saúde popular e saúde oficial etc. Finalmente, pretendemos que esse GT se constitua como um espaço de interlocução sobre os desafios e perspectivas atuais que considerem saúde como um direito humano atravessado também por hierarquias, produção de diferenças e desigualdades de gênero, classe, raça, sexualidade, geração e outros marcadores sociais.

GT 3 - Gênero, Sexualidade e Raça

Coordenadores: Dr. Elias Ferreira Veras (UFAL) e Dra. Idalina Freitas (UNILAB)

O objetivo do GT "Gênero, raça e sexualidade" é proporcionar um espaço de reflexão considerando as dimensões teóricas, analíticas e empíricas das questões postas pelas intersecções entre gênero, raça e sexualidade. O GT acolherá trabalhos que reflitam sobre análises que registrem as influências desses marcadores na configuração das experiências dos sujeitos na sociedade, problematizando desigualdades históricas e seus efeitos na sociedade contemporânea. Serão bem vindas experiências de pesquisa concluídas e/ou em andamento que reflitam as proposições teóricas/metodológicas, estratégias políticas e de transformações sociais no contexto brasileiro, tomando como importantes referências e fontes, os saberes, experiências, culturas e perspectivas que sinalizem para olhares interseccionais.

GT 4 - Ciência e Práticas de Governo

Coordenadoras: Débora Allebrandt (UFAL), Ednalva Maciel Neves (UFPB) e Daniela Tonelli Manica (UNICAMP)

Debatedora: Alejandra Rocca (Secretaria de Ciencia y Tecnología/ Universidad Nacional de José C. Paz)

Este grupo de trabalho busca reunir pesquisas que tenham como interface práticas de governo e agenciamentos da ciência e da tecnologia. Esses temas, em suas interações práticas, sentidos e valores associados à noção de direito e ciência permitem evitar armadilhas de reificação de conceitos como poder e tecnologias de governo. Além disso, acreditamos que essa interface permite a interlocução com diferentes experiências de pesquisa que considerem as múltiplas interfaces entre ciência e práticas de governo. Estamos interessados em trabalhos que possam dar visibilidade às tecnologias de governo em campos de pesquisa diversos, tais como: processos de abandono social, modos de regulamentação dos corpos, das populações e das subjetividades, políticas públicas. Consideramos bem-vindos trabalhos que discutam biossocialidades, biomedicalização, práticas de produção de conhecimento em laboratórios, conhecimento científico e não científico, redes de produção de ciência e tecnologia, bem como suas dimensões moral, burocrática e política, envolvidas na produção de subjetividades e nas práticas de intervenção.

Calendário de inscrições

Submissões de resumos para Grupos de trabalho e Mostra

até 03 de setembro 2018

até dia 10 de setembro de 2018

até dia 16 de setembro de 2018

Divulgação dos trabalhos aprovados

10 de setembro de 2018

19 de setembro de 2018

Prazo para submissão do texto completo para os Anais do evento

25 de setembro de 2018

15 de outubro de 2018

Evento 03 e 04 de outubro de 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orientações para submissão de trabalhos

Somente no site do evento.

  • Os arquivos deverão atender as seguintes orientações:
  • Formato do arquivo: Word (extensão. doc).
  • Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito.
  • Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota de rodapé vínculo institucional e e-mail.
  • Resumo (2.800 caracteres com espaços).
  • 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

Orientações para submissão dos trabalhos completos

Os trabalhos completos deverão ser enviados para o e-mail: mandacaru.ufal@gmail.com com assunto da mensagem (número GT, autor, título do trabalho).

  • Os arquivos deverão atender as seguintes orientações:
  • Formato do arquivo: Word (extensão. doc).
  • Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 3 cm.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Alinhamento: justificado.
  • Sem espaço entre os parágrafos.
  • Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão (1,25cm).
  • Tamanho do texto: entre 10 (dez) e 15 (quinze) páginas (excluindo referências, tabelas, figuras, desenhos).
  • Ilustrações, tabelas e gráficos deverão aparecer no corpo do texto de forma legível e com numeração.
  • As citações e referências bibliográficas devem seguir o Padrão de Normalização da UFAL
  • Na primeira página do trabalho, devem constar os seguintes itens:
  • O nome do Grupo de Trabalho para o qual se destina, na parte superior antecedente ao título.
  • Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito.
  • Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota de rodapé vínculo institucional e e-mail.
  • Resumo de 15 (quinze) a 20 (vinte) linhas, com espaçamento simples.
  • 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

Orientações para submissões de ensaios fotográficos para Mostra Visual

Para a/s submissões na Mostra Fotográfica, a pessoa responsável deverá inscrever a/s obra/s através do site do evento e enviar informações sobre o trabalho a ser exposto contendo:

  • Título da Proposta de Exposição (máximo 200 caracteres);
  • Texto Descritivo da Exposição (máximo 2.800 caracteres);
  • Upload de documento via link do Google Drive ou Dropbox contendo de 06 a 18 imagens fotográficas com suas legendas especificadas;
  • Sugestão de layout para exposição (opcional).