Submissão de trabalhos

Dados do trabalho Período de submissão
15/07/2025 até 15/09/2025
Informações

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

IV WORKSHOP GEPEID UFMA

BRINCADEIRAS & DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagens multidisciplinares em diversos contextos

1. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

No IV Workshop do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA, estarão abertas as inscrições para trabalhos no formato de Resumo Expandido, que serão apresentados na forma de Pôster Digital. O período para submissão será de 15 de julho a 15 de setembro de 2025.

Serão aceitos para avaliação pela Comissão Científica apenas os trabalhos que respeitarem as normas de formatação e cumprirem as condições abaixo:

Cada autor(a) poderá submeter até dois trabalhos, sendo:

  • 01 (um) trabalho como autor(a) principal;
  • 01 (um) trabalho como coautor(a).

Cada trabalho poderá contar com, no máximo, 04 (quatro) participantes, compostos por 01 (um) autor(a) principal, até 02 (dois) coautores(as) e 01 (um) orientador(a).

No momento do envio do arquivo, os autores deverão indicar quem será o responsável pela apresentação do pôster digital, bem como o Grupo de Trabalho (GT) ao qual o trabalho está vinculado, dentre as seguintes opções:

GT1: Formação inicial e continuada de educadores na Educação Infantil;

GT2: Educação Infantil, brincadeiras, interações e sustentabilidade;

GT3: Educação Infantil e Brincadeiras Tecnológicas;

GT4: Educação Inclusiva na Educação Infantil;

GT5: Relações étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Educação Infantil;

GT6: Educação Infantil: múltiplas abordagens e outros contextos.

Obs.: A submissão deverá ser realizada apenas pelo(a) autor(a) principal do trabalho e só será validada e encaminhada para avaliação mediante a confirmação do pagamento da taxa de inscrição de autor(es), coautor(es) e orientador(a).

A modalidade de submissão adotada será o Resumo Expandido, que deverá ser apresentado na forma de Pôster Digital.

Nessa modalidade, poderão ser submetidos trabalhos que resultem de pesquisas e/ou relatos de experiências, contendo conclusões parciais ou finais. Também são aceitos resultados de atividades desenvolvidas em disciplinas acadêmicas, desde que estejam relacionados às temáticas do evento.

1.1 Inscrição dos Resumos Expandidos

Enviar o resumo expandido que será apresentado em formato de pôster digital por meio de dois arquivos: versão identificada em PDF (com autores) e versão não identificada (sem autores) em Word, conforme as seguintes especificações:

1.2 Formatação dos Resumos Expandidos:

O resumo expandido poderá conter até 4 páginas, incluindo as referências. Deverá conter obrigatoriamente: título, introdução, objetivos, questão/problema de pesquisa, procedimentos metodológicos, resultados obtidos, considerações e referências. Quanto à formatação, deverá ser em papel A4, margem esquerda de 3,0 cm, e margens superior, inferior e direita de 2,0 cm. Fonte Arial 12, espaçamento simples e alinhamento justificado. Título em maiúsculas, em negrito, separado do texto por um espaço. Ao final do resumo, incluir três palavras-chave, seguidas das referências utilizadas.

1.3 Apresentação dos Pôsteres em Formato Digital:

A produção deverá ser realizada em formato digital, com até 08 (oito) slides, preferencialmente elaborados em PowerPoint e salvos em PDF. Poderão ser utilizados recursos visuais como figuras, mapas, tabelas, gráficos, entre outros, que contribuam para a comunicação do conteúdo. O modelo padrão para os slides (template do pôster digital) já está disponível na aba “Submissão de Trabalhos” no site oficial do evento.

Os slides devem seguir o template oficial do evento e conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos, na ordem indicada: cabeçalho com o título do trabalho, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) e respectiva(s) instituição(ões) de vínculo; introdução; objetivos; questão ou problema de pesquisa; procedimentos metodológicos; resultados e considerações; e referências (devendo incluir apenas as obras citadas no trabalho).

1.4 Tempo de apresentação:

Cada apresentação terá duração máxima de 15 (quinze) minutos, seguida de 5 (cinco) minutos destinados a debates, questionamentos e sugestões referentes ao resumo expandido apresentado.

1.5 Critérios de Seleção e Avaliação dos Resumos Expandidos

Os resumos expandidos submetidos, na forma de pôsteres digitais, serão avaliados pela Comissão Científica com base na relevância do trabalho para o Grupo de Trabalho (GT) ao qual está vinculado, na articulação lógica, teórica e metodológica do desenvolvimento do texto, na consistência das argumentações apresentadas, na originalidade e contribuição para a área de conhecimento, assim como na clareza e adequação às normas ortográficas vigentes e na conformidade da formatação com as normas da ABNT.

1.6 Critérios de Apresentação

Cada resumo expandido deverá ser apresentado pelo autor indicado no ato da submissão, devendo ser respeitada sua programação, a qual será publicada após aprovação dos trabalhos.

Os(as) autores(as) dos resumos expandidos aprovados deverão enviar os slides no período de 31 de outubro a 15 de novembro de 2025 impreterivelmente para o e-mail: gepeid.ufma@gmail.com, a fim de contribuir na organização do evento. NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO NO PRAZO.

1.7 Publicação

Os resumos expandidos aceitos e apresentados no IV Workshop do GEPEID - “BRINCADEIRAS & DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagens multidisciplinares em diversos contextos”, serão publicados nos anais do evento e disponibilizados, no site posteriormente.

1.8 Certificados

Cada inscrito receberá certificado de participação, com carga horária total de 30 horas, que será disponibilizado no site do evento. Todos os autores e co-autores de trabalhos apresentados receberão certificados, mediante a assinatura na lista de frequência no dia da apresentação, sendo mencionado o título da apresentação e modalidade de exposição. Os participantes inscritos em oficina também receberão certificados.

Obs.: A comissão organizadora não fará devolução do valor de inscrição aos participantes que não comparecerem ao evento.

COMISSÃO ORGANIZADORA

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO

Prof. Dr. José Carlos de Melo GEPEID/UFMA

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. José Carlos de Melo – UFMA – Presidente da Comissão

Profª. Dra. Acildo Leite da Silva - UFMA

Profª. Dra. Edith Maria Batista Ferreira - UFMA

Profª. Dra. Fabiana Oliveira Canavieira - UFMA

Profª. Dra. Hercilia Maria de Moura - UFMA

Profª Dra. Josélia Gomes Neves - UNIR

Profª. Dra. Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro – UFMA

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente – UNITINS

Profª. Dra. Lívia da Conceição Costa Zaqueu - UFMA

Profª. Dra. Maria do Carmo Alves da Cruz - UFMA

Profª. Dra. Maria Walburga dos Santos - UFSCAR

Profª Doutoranda Naiacy de Souza Lima Costa - UFMA

Profª. Dra. Rosyane de Moraes Martins Dutra - UFMA

Profª. Dra. Thais Andrea Carvalho de Figueiredo Lopes - UFMA

Prof. Dr. Vlademir Marim - UFU

INFORMAÇÕES GERAIS

Site: https://doity.com.br/ivworkshopgepeid

Facebook: https://www.facebook.com/gepeid.ufma

Instagram: https://www.instagram.com/gepeid.ufma

E-mail: gepeid.ufma@gmail.com

Modelo Padrão Slides
Versão identificada em PDF (com autores) (Obrigatório)
Versão não identificada (sem autores) em Word
Dados do(s) autor(es)