VI JOFISC

    É com enorme satisfação, que recebo a incumbência de fazer um breve resgate da história da Fisioterapia, sobretudo quando vermos o porvir de um momento tão impactante quanto será a Jornada de Fisioterapia do Sertão Central. É com grande jubilo que o fazemos na cidade de Quixadá, vanguardista em políticas públicas de saúde e de assistência social, como estratégia para a implementação do Direito Universal à Saúde garantido em nossa Carta Magna e nas Leis Orgânicas da Saúde no Brasil.

      A evidencia deste avanço é o de termos visto nascer em Quixadá em meados de 1993 à estratégia de reorganização da Atenção Básica em todo o Brasil – conhecida como Estratégia Saúde da Família, vimos a implementação forte da Reforma Psiquiátrica e a desospitalização dos usuários, ainda nos anos 90, vimos daqui, se construir para o Sertão e para o Brasil o processo de Microrregionalização da Atenção à Saúde, no início da década de 2000, fomos ainda, a primeira Microrregião de Saúde de nosso país a ser certificada em epidemiologia pelo Ministério da Saúde.

     Hoje, ressalto que fomos um dos primeiros municípios brasileiros a instituir em seu quadro funcional o Fisioterapeuta e a realizar a visita domiciliar fisioterapêutica. Para falar disto, trago a definição em sentido amplo da Fisioterapia como sendo a ciência que estuda as atividades e o movimento humano e que se utilizam de recursos físicos na promoção da saúde, no tratamento e cura, com interesses relacionados ao desenvolvimento, à educação, as emoções, aos desejos, habilidades, a organização de tempo, o conhecimento do corpo em atividade, a utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, ambiência, a facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de autonomia e independência possível e maior qualidade de vida.

       As circunstancias históricas que resultaram neste conceito remontam a antiguidade onde havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas “diferenças incomodas", havia inclusive uma preocupação em eliminar essas "diferenças incomodas" através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos. No Brasil o surgimento da Fisioterapia foi influenciada pela vinda da família Real ao Brasil, que trouxe consigo para os serviços existentes no Brasil, avanços já existentes na Europa, obrigando que os profissionais aqui existentes se adequassem à esses avanços. Um marco histórico deste processo de mudança foi a criação de cursos superiores de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional em 1964 e o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, estabelecido pela resolução nº 10 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que refere-se, em alguns de seus artigos, ao objeto de trabalho do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional como sendo o de prestar assistência ao homem, participando da promoção, tratamento e recuperação de sua saúde, utilizando todos os conhecimentos técnicos e científicos a seu alcance para prevenir  ou minorar o sofrimento do ser humano e evitar o seu extermínio.

       Senhores, sabemos que a conquista do mais alto grau de saúde requer a intervenção de outros setores como a economia, a educação, a política, e que a melhoria da qualidade de vida e do acesso a saúde é um dos mais importantes fatores para o alcance da paz mundial, a partir desta máxima proposta pela 1ª Conferencia Internacional de Cuidados Primários em Saúde, ocorrida em Alma Ata, na antiga URSS, é importante que nos perguntemos a cada amanhecer o que eu profissional de saúde faço para o alcance desta metas mundiais, o que eu, ser político faço para que o povo que represento esteja a cada dia mais próximo deste direito.

      Prezados é neste clima de alegria e de crescimento que acolheremos a cada um de vocês que estarão conosco na VI Jornada de Fisioterapia do Sertão Central. Até lá!


Ivna Zaíra Figueredo da Silva
Fisioterapeuta – CREFITO 61051 - F

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Centro Universitário Católica de Quixadá - Rua Juvencio Alves de Oliveira, Centro, Quixadá - Ceará