Informações

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 e completaria 100 anos, em 2021. Ao longo de sua trajetória, tornou-se um dos mais importanteseducadores do século XX, influenciando gerações também nestas duasprimeiras décadas do século XXI e, certamente, no futuro. Construiu uma obradensa, criou o método Paulo Freire e uma filosofia da educação que ganhou omundo. Ensinou e inspirou educadores(as) populares, comunitários,estudantes, professores(as), pesquisadores(as) e profissionais de váriasáreas do conhecimento.
Freire é um autor necessário hoje, pois várias de suas teses, tais como“educação como prática da liberdade”, “educação crítica, emancipadora etransformadora”, “educação como ato político” estão inscritas na história dasideias pedagógicas.
As Jornadas ‘Centenário Paulo Freire’ reafirmam a importância desteeducador que está presente nas mais importantes universidades do mundomas, sobretudo, como educador popular e pensador que conseguiu cruzar asfronteiras do conhecimento, das artes e da política.
Nestas Jornadas veremos exemplos da trajetória do “andarilho da utopia” ede sua práxis, pelas vozes de pessoas que conviveram, trabalharam oudialogaram com ele por vários anos, no Brasil e em outros países, comoveremos nas primeiras 16 videoaulas desta primeira série, composta e
dividida em 4 Jornadas, que nos apresentam reflexões e depoimentosabsolutamente inéditos.

A verdadeira homenagem feita a Paulo Freire no seu centenário de nascimento é retomarmos e continuarmoslutando pelas causas que ele sempre defendeu e que também são as nossas causas – a causa da educação como práticada liberdade, a emancipação humana, entre outras.

Estudar Paulo Freire é dizer não à injustiça social e à exclusão social. É sonhar juntos um mundo melhor para todasas pessoas, um mundo mais humanizado e lutarmos por uma educação que, dentro e fora da escola, contribua para umasociedade que valorize a vida, os direitos humanos, os direitos da natureza, a dignidade humana e a consequenteeducação que transforma e emancipa.

Jornadas ‘Centenário Paulo Freire’


Público participante: Cidadãs e cidadãos interessados numa sociedade mais justa, maishumana e que acreditam que a educação tem um papel fundamental na luta pela vida mais digna,pela garantia de direitos humanos e da natureza, pela justiça social, pela inclusão cultural e pelaemancipação humana. Inclui especialmente pessoas interessadas em compreender mais criticamente o que se passa no mundo atual e ter contato com a pedagogia e com a filosofia freiriana, que é referência fundamental para o alcance dos objetivos aqui delineados.
Docentes: Afonso Celso Scocuglia (UFPB - PB – Brasil); Alessio Surian (COFIR-Univ. Pádua – Itália); Ângela Biz Antunes (IPF - SP – Brasil); Arturo Ornelas (México); Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp - SP – Brasil); Cruz Prado (IPF – Costa Rica); Danilo Streck (Universidade Vale do Riodos Sinos – Brasil); Francisca Pini (IPF - SP – Brasil); Luiza Cortesão (Universidade do Porto –Portugal); Moacir Gadotti (IPF - SP – Brasil); Oscar Jara (CEAAL – Costa Rica); Paulo RobertoPadilha (IPF- SP – Brasil); Reinaldo Fleuri (UFSC - SC – Brasil); Sérgio Haddad (PPGEdu-UCS – Brasil); Sílvia Manfredi (IPF– Itália); Walter Kohan (UERJ - RJ – Brasil)


Período de realização e exibição inicial das videoaulas: Lançamento em 20/08/2020.

As 16 videoaulas serão exibidas, em 4 Jornadas, nas seguintes datas:

  • Jornada 1 – Videoaulas 1 a 4 – 20, 21, 24 e 25/08/2020
  • Jornada 2 – Videoaulas 5 a 8 – 27, 28, 31/08/2020 e 01/09/2020
  • Jornada 3 – Videoaulas 9 a 12 – 03, 04, 07 e 08/09/2020
  • Jornada 4 – Videoaulas 13 a 16 – 10, 11, 14 e 15/09/2020
  • Encontro de encerramento das Jornadas – 16 de setembro de 2020

Acesso: Após a primeira exibição, todas as aulas permanecerão disponíveis para acesso até o dia 16/11/2020.

Formato da Série 1: 4 Jornadas, com 4 videoaulas cada, totalizando 16 videoaulas de até 15 minutos cada.
Comentário reflexivo-crítico: Após assistir a totalidade das aulas para as quais se inscreveu, o (a) cursista deverá realizar umcomentário reflexivo-crítico, fazendo conexões entre o conteúdo das aulas e sua experiência profissional, docente ou não, até o dia 20/10/2020. Após esta data, os certificados serão emitidos e enviados por e-mail aos(às) participantes, em 20/11/2020.
Certificação: Os certificados serão disponibilizados em pdf, para download, a partir de 20/11/2020. Para receber o certificado de 8 horas-atividades por Jornada, o(a) cursista deverá realizar seu comentário reflexivo-crítico, de até 1.000 caracterescom espaço, até 20/10/2020.
Bônus no ato da inscrição: Ao se inscrever nas Jornadas ‘Centenário Paulo Freire’, o(a) cursista receberá o pdf do livro “A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas", de Afonso Celso, 7ª ed., 2019.

Jornada 1

Videoaula: 1
Data: 20 de agosto de 2020
Docente: Luiza Cortesão
Ementa: Propõe uma reflexão comunicativa e dialógica sobre os fundamentos da formação docente no quadro de Paulo Freire, responsável por um permanente “criativa transgressão”, capas de construir pontes entre os diversos campos do conhecimento. Reflete sobre alguns conceitos-chave de Freire, inventor de palavras e neologismos. Realça a vinculação que ele faz entre educação e política e discute alguns clássicos conceitos freirianos, tão caro à formação do professor e da professora.

Videoaula: 2
Data: 21 de agosto de 2020
Docente: Afonso Celso Scocuglia
Ementa: Apresenta sinteticamente o percurso do que o autor considera as 15 principais obras de Paulo Freire, sinalizando a pertinência e o vigor dos próprios títulos. Discute que no conjunto a produção de Freire é volumosa, profunda e significativa.

Videoaula: 3
Data: 24 de agosto de 2020
Docente: Reinaldo Fleuri
Ementa: Reflete sobre o tema Paulo Freire e as culturas de Abya Yala. Trata-se de videoaula inédita que, inicialmente, apresenta a questão da decolonialidade do bem viver, focalizando alguns dos princípios do bem viver e tirar as indicações e princípios para a educação. Em particular, apresenta algumas hipóteses de comparação do pensamento de Paulo Freire com as cosmologias do bem viver.

Videoaula: 4
Data: 25 de agosto de 2020
Docente: Ângela Biz Antunes
Ementa: Esta aula apresenta os conceitos de cidadania, participação, educação e currículo subjacentes à política educacional implementada na gestão de 1989-1992 na rede municipal de educação e reflete sobre o legado e a atualidade do pensamento de Freire para a formação da cidadania desde a infância.

Jornada 2

Videoaula: 5
Data:
27 de agosto de 2020
Docente: Oscar Jara
Ementa: Aqui são analisadas as contribuições da obra de Paulo Freire para uma verdadeira reviravolta acontecida na educação da América Latina nos anos 70 e na atualidade. Busca-se explicar como o pensamento e alguns conceitos criados por Freire, em sua vida e obra, foram determinantes para se resgatar a possibilidade de, juntos, recriarmos uma outra história e gerar processos de Educação Popular, coletiva e transformadora, hoje e também no futuro. Os conceitos de inédito viável e situação-limite são muito presentes neste vídeo.

Videoaula: 6
Data:
28 de agosto de 2020
Docente: Danilo Streck
Ementa: Compreende-se nesta videoaula que lembrar e homenagear Paulo Freire é promover a educação para a liberdade, para a vida, para a democracia. São apresentadas informações inéditas sobre o alcance de obra de Freire em vários campos do saber, bem como sua presença e influência nas diferentes áreas do conhecimento, o que o caracteriza como um autor inter e transdisciplinar. São anunciadas pesquisas recentes e inéditas em torno do legado freiriano, feitas em várias universidades do país, culminando com a produção de um livro, recém-lançado em 2020, intitulado “Paulo Freire: uma Arqueologia bibliográfica – que mostra a rigorosidade deste educador e os autores com quem ele dialogou na construção da maioria de suas obras. E afirma-se: Paulo Freire desenvolveu uma pedagogia em movimento.

Videoaula: 7
Data:
31 de agosto de 2020
Docente: Alessio Surian, Paolo Vittoria e Maria Tereza Muraco
Ementa: Neste vídeo três docentes italianos completam-se discutindo características de algumas obras e teses desenvolvidas por Paulo Freire, baseadas nos livros “Cartas a Cristina”, “Professora Sim, Tia não” e “Pedagogia da Autonomia”. Enfatizam o diálogo profundamente humano de Freire, que ao escrever sobre educação, faz emergir o mais profundo de sua história; faz-nos pensar e atuar de forma transformadora na realidade, bem como, neste momento de pandemia, nos incita à compreensão da dimensão crítica e política da educação, para que não caiamos em novas armadilhas, como por exemplo, a da instrumentalização da educação via aulas remotas, da educação infantil ao ensino superior. Afirma-se que se buscamos uma educação transformadora e radical, precisamos também tornar a sociedade nessa direção.

Videoaula: 8
Data:
1 de setembro de 2020
Docente: Francisca Pini
Ementa: Trata-se de uma reflexão sobre a educação em direitos humanos e o projeto político-pedagógico, por meio dos princípios de Paulo Freire, para a construção de uma práxis político-cultural e pedagógica que desenvolva a formação dos sujeitos de direitos, a participação na vida pública e reconheça a diversidade com valor ontológico.

Jornada 3

Videoaula: 9
Data: 3 de setembro de 2020
Docente: Carlos Rodrigues Brandão
Ementa: Aqui se vê um “octagenário pensando um centenário” e nos trazendo a pessoa de Paulo e não apenas de suas ideias e legado. Destaca a extrema simplicidade do “andarilho da utopia”, que sempre preferia dialogar com as pessoas no chão da escola e dos movimentos sociais. Fala-se da perenidade de seu legado, da pluralidade de autores que ele percorreu e das viagens que Brandão fez com Freire pelo Brasil, América Latina, EUA, Genebra, África. E também recorda a fluidez de seu pensamento, trazendo à tona vários autores e autoras que ele leu, pessoas com quem conviveu e uma espécie de “recordatório de Paulo”, afirmando a extrema conectividade de Paulo Freire que, aparentemente, “não foi embora e pode chegar a qualquer momento”.


Videoaula: 10
Data: 4 de setembro de 2020 - Docente: Sílvia Manfredi
Ementa: A obra de Paulo Freire é aqui apresentada como patrimônio mundial que precisa ser conservado, divulgado e reinventado por educadoras e educadores e, principalmente pela juventude. Com vasta experiência no processo de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, em formação sindical e na educação profissional e tecnológica, no Brasil e na Itália, sempre a partir da matriz freiriana de educação, acompanhamos aqui prazeroso depoimento da presidenta do IPF Itália sobre a importância de Paulo Freire no Brasil e, em particular, naquele país da Europa, como alguém que sempre praticou a pedagogia da resistência, o que se repete hoje, no atual quadro de pandemia e de retrocessos econômicos, sociais, culturais, entre outros. Mais do que nu nunca é hora de, novamente, resistir.

Videoaula: 11
Data: 7 de setembro de 2020
Docente: Arturo Ornelas
Ementa: Este vídeo apresenta uma experiência educativa pouco conhecida, em Granada, um dos países do Caribe, da qual participaram Paulo Freire, Arturo Ornelas a convite do então presidente da república Maurice Bishop. O presidente considerava fundamental outro tipo de educação e de economia, para melhorar a vida da população daquele país. Foi então que Paulo Freire, e outros educadores, trabalharam na mudança de paradigmas da educação então praticada, que era colonialista, rígida e autoritária. O projeto durou 1 ano e contou com um trabalho intersetoriais na base do governo, buscou novos processos de aprendizagem, com base em experiências humanizadoras. Foi possível alterar a concepção e o processo educativo, fortalecendo a participação comunitária vinculada a uma política de estado que superou a rigidez de uma escola que até então trabalhava na lógica do
encarceramento.

Videoaula: 12
Data: 8 de setembro de 2020
Docente: Paulo Roberto Padilha
Ementa: A inquietação de Paulo Freire diante do mundo é uma presença marcante em sua vida, pensamento e obra. Refletindo sobre a formação docente, mas também a educação que acontece no mundo, dentro e fora da escola, aqui são analisadas as compreensões do autor sobre consciência do inacabamento, sobre alegria, esperança e curiosidade no processo educativo, presentes em várias publicações de Freire. E por meio de músicas especialmente compostas a partir do livro “Pedagogia de autonomia” (1996), procura-se mostrar como ele sempre valorizou a presença da criatividade e da arte na práxis educativa, entendida como ato político transformador e emancipador.

Jornada 4

Videoaula: 13
Data: 10 de setembro de 2020
Docente: Moacir Gadotti
Ementa: Ao enfatizar os 100 anos de nascimento de Paulo Freire, reconhecido como um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia mundial, a ênfase desta reflexão é para a celebração da educação democrática, popular e cidadã, como educação em direitos humanos, uma educação séria, científica, humanista. E justamente num contexto de grande desafio político pedagógico - em tempos sombrios – que é conseguir ultrapassar essa onda conservadora e recriar a esperança num projeto de sociedade justa e solidária.

Videoaula: 14
Data: 11 de setembro de 2020
Docente: Sérgio Haddad
Ementa: Neste vídeo Sérgio Haddad fala de sua aproximação com a obra e a pessoa de Paulo Freire e apresenta as características gerais de seu recente livro intitulado “O educador: um perfil de Paulo Freire” (Editora Todavia). Trata-se de um texto inicial sobre Freire, a partir das relações de Freire com sua família, com seus amigos, e de seus contatos e produções a partir de sua saída do Brasil, durante o golpe militar de 1964 e de sua passagem pela Bolívia, Chile, EUA, Genebra, África, e de seu retorno ao Brasil. Haddad recomenda esta leitura para quem pretende se aproximar do pensamento de Paulo Freire, nesta obra com linguagem leve e literária. Também sugere que se leia o próprio autor, visando ao conhecimento de seus valores e de seu pensamento, na perspectiva de sua reinvenção e aplicação prática de seus ensinamentos.

Videoaula: 15
Data: 14 de setembro de 2020
Docente: Walter Kohan
Ementa: A obra de Paulo Freire é aqui analisada na sua conexão com a infância. Isto porque Freire nos oferece infinitas formas de afirmar a pedagogia infantil da pergunta – uma pedagogia que não se cansa de perguntar o porquê das coisas e de afirmar que tudo pode ser de uma outra maneira em relação ao que tem sido, desde que sejamos mais curiosos e inquietos, como foi a pessoa e o pensamento de Paulo Freire e como são as crianças. E para explicar tais possibilidades, de forma inspirada e inspiradora, esta videoaula apresenta 5 princípios na tentativa de recriar e reinventar Freire, presentes no livro “Paulo Freire mais do que nunca: uma biografia filosófica”, de Walter Kohan: 1. A vida; 2. A Igualdade; 3. O amor; 4. A errância; 5. A infância. E conclui: Paulo Freire habita um outro tempo, muito distante das visões inúteis, ridículas e sem sentido de quem teima, sem conhecer a sua obra, em fazer críticas absurdas à sua pessoa e às causas que ele sempre defendeu.

Videoaula: 16
Data: 15 de setembro de 2020
Docente: Cruz Prado
Ementa: Neste vídeo são discutidos brevemente dois temas intrínsecos e interligados, presentes na obra de Paulo Freire – ética e amor – absolutamente indispensáveis de serem pensados nos dias atuais, quando necessitamos buscar respostas sobre como superar a opressão que seguimos vivendo, pensando na sociedade que teremos no futuro. Para tanto, recorre-se a Humberto Maturana e a Paulo Freire, sobretudo no que concerne ao sentido da amorosidade.

Você também pode adquirir juntamente às Jornadas, a Biblioteca do(a) Professor(a), com 20 livros físicos, frete grátis para todo o Brasil, mas limitada a 100 kits.

Biblioteca do(a) Professor(a) Centenário Paulo Freire’’
1. Carta da Terra na educação - Moacir Gadotti | 2. Economia solidária como práxis pedagógica - Moacir Gadotti | 3. Educar para a sustentabilidade - Moacir Gadotti | 4. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. Moacir Gadotti | 5. Projeto Político Pedagógico: em busca de novos sentidos - Alcir de Sousa Caria | 6. Reinventando Paulo Freire no Século 21. Carlos Alberto Torres e outros autores | 7. Educação popular na perspectiva freiriana - Raiane Assunção (org) | 8. Caminhos para uma comunidade democrática. Vários autores | 9. Reflexões sobre o consumo responsável. Vários autores | 10. Desafios da Economia Solidária. Vários autores | 11. Fórum Mundial de Educação: Pró-posições para um outro mundo possível - Moaci Gadotti | 12. Cultura Rebelde: Escritos sobre a Ed. Popular ontem e sempre - Carlos Brandão e Raiane Assumpção | 13. Paulo Freire e Amílcar Cabral: A descolonização das mentes - José E. Romão e Moacir Gadotti | 14. Convocados, uma Vez Mais: Ruptura, continuidade e desafios do PDE - Moacir Gadotti | 15. Gestão da Educação no Município: Sistema Conselho e Plano - Genuíno Bordignon | 16. Sistemas Municipais de Educação: A LDB e a Educação no Município - José E. Romão | 17. Redes e Comunidades: Ensino-aprendizagem pela Internet - Jaciara de Sá Carvalho | 18. Alternativas ao aquecimento global. Vários autores | 19. Município que Educa: Múltiplos Olhares. Paulo Roberto Padilha | 20. Boniteza de um Sonho: Ensinar-e-aprender com sentido - Moacir Gadotti

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