Informações

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 e completaria 100 anos, em 2021. Ao longo de sua trajetória, tornou-se um dos mais importantes educadores do século XX, influenciando gerações também nestas duas primeiras décadas do século XXI e, certamente, no futuro. Construiu uma obra densa, criou o método Paulo Freire e uma filosofia da educação que ganhou o mundo. Ensinou e inspirou educadores(as) populares, comunitários, estudantes, professores(as), pesquisadores(as) e profissionais de várias áreas do conhecimento.
Freire é um autor necessário hoje, pois várias de suas teses, tais como “educação como prática da liberdade”, “educação crítica, emancipadora e transformadora”, “educação como ato político” estão inscritas na história das ideias pedagógicas.
As Jornadas ‘Centenário Paulo Freire’ reafirmam a importância deste educador que está presente nas melhores universidades do mundo, mas, sobretudo, como educador popular e pensador que conseguiu cruzar as fronteiras do conhecimento, das artes e da política.
Nestas Jornadas veremos exemplos da trajetória do “andarilho da utopia” e de sua práxis, pelas vozes de pessoas que conviveram, trabalharam ou dialogaram com ele por vários anos, no Brasil e em outros países, em 16 videoaulas desta primeira série, composta e dividida em 4 Jornadas, que nos apresentam reflexões e depoimentos absolutamente inéditos.

A verdadeira homenagem feita a Paulo Freire no seu centenário de nascimento é retomarmos e continuarmos lutando pelas causas que ele sempre defendeu e que também são as nossas causas – a causa da educação como prática da liberdade, a emancipação humana, entre outras.

Estudar Paulo Freire é dizer não à injustiça social e à exclusão social. É sonhar juntos um mundo melhor para todas as pessoas, um mundo mais humanizado e lutarmos por uma educação que, dentro e fora da escola, contribua para uma sociedade que valorize a vida, os direitos humanos, os direitos da natureza, a dignidade humana e a consequente educação que transforma e emancipa.

Jornadas ‘Centenário Paulo Freire’


Público participante: Cidadãs e cidadãos interessados numa sociedade mais justa, mais humana e que acreditam que a educação tem um papel fundamental na luta pela vida mais digna, pela garantia de direitos humanos e da natureza, pela justiça social, pela inclusão cultural e pela emancipação humana. Inclui especialmente pessoas interessadas em compreender mais criticamente o que se passa no mundo atual e ter contato com a pedagogia e com a filosofia freiriana, que é referência fundamental para o alcance dos objetivos aqui delineados.
Docentes: Afonso Celso Scocuglia (UFPB - PB – Brasil); Alessio Surian (COFIR-Univ. Pádua – Itália); Ângela Biz Antunes (IPF - SP – Brasil); Arturo Ornelas (México); Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp - SP – Brasil); Cruz Prado (IPF – Costa Rica); Danilo Streck (Universidade Vale do Rio dos Sinos – Brasil); Francisca Pini (IPF - SP – Brasil); Luiza Cortesão (Universidade do Porto – Portugal); Moacir Gadotti (IPF - SP – Brasil); Oscar Jara (CEAAL – Costa Rica); Paulo Roberto Padilha (IPF- SP – Brasil); Reinaldo Fleuri (UFSC - SC – Brasil); Sérgio Haddad (PPGEdu-UCS – Brasil); Sílvia Manfredi (IPF– Itália); Walter Kohan (UERJ - RJ – Brasil)
Período de realização e exibição inicial das videoaulas: Lançamento em 20 de agosto de 2020.

As 16 videoaulas serão exibidas, em 4 Jornadas, nas seguintes datas:

  • Jornada 1 – Videoaulas 1 a 4 – 20, 21, 24 e 25/08/2020
  • Jornada 2 – Videoaulas 5 a 8 – 27, 28, 31/08/2020 e 01/09/2020
  • Jornada 3 – Videoaulas 9 a 12 – 03, 04, 07 e 08/09/2020
  • Jornada 4 – Videoaulas 13 a 16 – 10, 11, 14 e 15/09/2020
  • Encontro de encerramento das Jornadas – 16 de setembro de 2020

Acesso: Após a primeira exibição, todas as aulas permanecerão disponíveis para acesso até o dia 16/11/2020.

Formato da Série 1: 4 Jornadas, com 4 videoaulas cada, totalizando 16 videoaulas de até 15 minutos cada.
Comentário reflexivo-crítico: Após assistir a totalidade das aulas para as quais se inscreveu, o (a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo-crítico, fazendo conexões entre o conteúdo das aulas e sua experiência profissional, docente ou não, até o dia 20/10/2020. Após esta data, os certificados serão emitidos e enviados por e-mail aos(às) participantes, em 20/11/2020.

Certificação: Os certificados serão disponibilizados em pdf, para download, a partir de 20/11/2020. Para receber o certificado de 8 horas-atividades por Jornada, o(a) cursista deverá realizar seu comentário reflexivo-crítico, de até 1.000 caracteres com espaço, até 20/10/2020.
Bônus no ato da inscrição: Ao se inscrever nas Jornadas ‘Centenário Paulo Freire’, o(a) cursista receberá o pdf do livro “Paulo Freire: anistiado político brasileiro”.

Jornada 1

Videoaula: 1
Data: 20 de agosto de 2020
Docente: Luiza Cortesão
Ementa: Propõe uma reflexão comunicativa e dialógica sobre os fundamentos da formação docente no quadro de Paulo Freire, responsável por um permanente “criativa transgressão”, capas de construir pontes entre os diversos campos do conhecimento. Reflete sobre alguns conceitos-chave de Freire, inventor de palavras e neologismos. Realça a vinculação que ele faz entre educação e política e discute alguns clássicos conceitos freirianos, tão caro à formação do professor e da professora.

Videoaula: 2
Data: 21 de agosto de 2020
Docente: Afonso Celso Scocuglia
Ementa: Apresenta sinteticamente o percurso do que o autor considera as 15 principais obras de Paulo Freire, sinalizando a pertinência e o vigor dos próprios títulos. Discute que no conjunto a produção de Freire é volumosa, profunda e significativa.

Videoaula: 3
Data: 24 de agosto de 2020
Docente: Reinaldo Fleuri
Ementa: Reflete sobre o tema Paulo Freire e as culturas de Abya Yala. Trata-se de videoaula inédita que, inicialmente, apresenta a questão da decolonialidade do bem viver, focalizando alguns dos princípios do bem viver e tirar as indicações e princípios para a educação. Em particular, apresenta algumas hipóteses de comparação do pensamento de Paulo Freire com as cosmologias do bem viver.

Videoaula: 4
Data: 25 de agosto de 2020
Docente: Ângela Biz Antunes
Ementa: Esta aula apresenta os conceitos de cidadania, participação, educação e currículo subjacentes à política educacional implementada na gestão de 1989-1992 na rede municipal de educação e reflete sobre o legado e a atualidade do pensamento de Freire para a formação da cidadania desde a infância.

Jornada 2

Videoaula: 5
Data:
27 de agosto de 2020
Docente: Oscar Jara
Ementa: Aqui são analisadas as contribuições da obra de Paulo Freire para uma verdadeira reviravolta acontecida na educação da América Latina nos anos 70 e na atualidade. Busca-se explicar como o pensamento e alguns conceitos criados por Freire, em sua vida e obra, foram determinantes para se resgatar a possibilidade de, juntos, recriarmos uma outra história e gerar processos de Educação Popular, coletiva e transformadora, hoje e também no futuro. Os conceitos de inédito viável e situação-limite são muito presentes neste vídeo.

Videoaula: 6
Data:
28 de agosto de 2020
Docente: Danilo Streck
Ementa: Compreende-se nesta videoaula que lembrar e homenagear Paulo Freire é promover a educação para a liberdade, para a vida, para a democracia. São apresentadas informações inéditas sobre o alcance de obra de Freire em vários campos do saber, bem como sua presença e influência nas diferentes áreas do conhecimento, o que o caracteriza como um autor inter e transdisciplinar. São anunciadas pesquisas recentes e inéditas em torno do legado freiriano, feitas em várias universidades do país, culminando com a produção de um livro, recém-lançado em 2020, intitulado “Paulo Freire: uma Arqueologia bibliográfica – que mostra a rigorosidade deste educador e os autores com quem ele dialogou na construção da maioria de suas obras. E afirma-se: Paulo Freire desenvolveu uma pedagogia em movimento.

Videoaula: 7
Data:
31 de agosto de 2020
Docente: Alessio Surian, Paolo Vittoria e Mariateresa Muraca
Ementa: Neste vídeo três docentes italianos completam-se discutindo características de algumas obras e teses desenvolvidas por Paulo Freire, baseadas nos livros “Cartas a Cristina”, “Professora Sim, Tia não” e “Pedagogia da Autonomia”. Enfatizam o diálogo profundamente humano de Freire, que ao escrever sobre educação, faz emergir o mais profundo de sua história; faz-nos pensar e atuar de forma transformadora na realidade, bem como, neste momento de pandemia, nos incita à compreensão da dimensão crítica e política da educação, para que não caiamos em novas armadilhas, como por exemplo, a da instrumentalização da educação via aulas remotas, da educação infantil ao ensino superior. Afirma-se que se buscamos uma educação transformadora e radical, precisamos também tornar a sociedade nessa direção

Videoaula: 8
Data:
1 de setembro de 2020
Docente: Francisca Pini
Ementa: Trata-se de uma reflexão sobre a educação em direitos humanos e o projeto político-pedagógico, por meio dos princípios de Paulo Freire, para a construção de uma práxis político-cultural e pedagógica que desenvolva a formação dos sujeitos de direitos, a participação na vida pública e reconheça a diversidade com valor ontológico.

Você também pode adquirir juntamente às Jornadas, a Biblioteca do(a) Professor(a), com 20 livros físicos, frete grátis para todo o Brasil, mas limitada a 100 kits.

Biblioteca do(a) Professor(a) Centenário Paulo Freire’’
1. Carta da Terra na educação - Moacir Gadotti | 2. Economia solidária como práxis pedagógica - Moacir Gadotti | 3. Educar para a sustentabilidade - Moacir Gadotti | 4. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. Moacir Gadotti | 5. Projeto Político Pedagógico: em busca de novos sentidos - Alcir de Sousa Caria | 6. Reinventando Paulo Freire no Século 21. Carlos Alberto Torres e outros autores | 7. Educação popular na perspectiva freiriana - Raiane Assunção (org) | 8. Caminhos para uma comunidade democrática. Vários autores | 9. Reflexões sobre o consumo responsável. Vários autores | 10. Desafios da Economia Solidária. Vários autores | 11. Fórum Mundial de Educação: Pró-posições para um outro mundo possível - Moaci Gadotti | 12. Cultura Rebelde: Escritos sobre a Ed. Popular ontem e sempre - Carlos Brandão e Raiane Assumpção | 13. Paulo Freire e Amílcar Cabral: A descolonização das mentes - José E. Romão e Moacir Gadotti | 14. Convocados, uma Vez Mais: Ruptura, continuidade e desafios do PDE - Moacir Gadotti | 15. Gestão da Educação no Município: Sistema Conselho e Plano - Genuíno Bordignon | 16. Sistemas Municipais de Educação: A LDB e a Educação no Município - José E. Romão | 17. Redes e Comunidades: Ensino-aprendizagem pela Internet - Jaciara de Sá Carvalho | 18. Alternativas ao aquecimento global. Vários autores | 19. Município que Educa: Múltiplos Olhares. Paulo Roberto Padilha | 20. Boniteza de um Sonho: Ensinar-e-aprender com sentido - Moacir Gadotti

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