I Jornada EaD UFAL

25 de novembro de 2021, 16h30 até 27 de novembro de 2021, 13h00

Informações

A Jornada EaD UFAL 2021 é uma realização da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED). Em sua primeira edição será totalmente online e realizar-se-á no período de 25 a 27 de novembro de 2021.

O evento também oferece ao público um espaço de formação, atualização e interlocução de pesquisadores, gestores, docentes e discentes dos cursos de Educação a Distância da UFAL. O evento oferece ao público um espaço de formação, atualização e interlocução de pesquisadores, gestores, docentes e discentes dos cursos de Educação a distância da UFAL. Além da participação de distintas áreas do conhecimento e profissionais que trabalham com educação a Distância das tecnologias em educação, educação a distância, remota, on-line e cultura digital.

Imbricado com o mundo do conhecimento, com a vida acadêmica e profissional e com a educação básica, o evento tem os seguintes objetivos:

  • Proporcionar um ambiente dialógico de partilha de experiências e de fomento a novas ideias entre professores que atuam nessa modalidade de ensino e com pesquisadores da área;
  • Identificar fundamentos, resultados e metodologias de investigação, desenvolvidos com foco em contextos de aprendizagem a distância ou híbridos, que integram as mídias, as metodologias ativas e tecnologias por meio das redes sociais;
  • Promover o debate sobre as concepções e prática da educação a distância pela UAB, que se desenvolvem com a mediação de distintos dispositivos tecnológicos, em especial aqueles que propiciam a mobilidade, associadas aos recursos e interfaces disponíveis e associadas as plataforma digitais
  • Criar condições para a integração entre os cursos na modalidade a distância da UFAL nos diferentes polos distribuídos no Estado de Alagoas e contextos de educação formal, numa perspectiva humanitária e de respeito às diversidades.
  • Retomar a expansão das atividades da Cied com a comunidade acadêmica e a Sociedade Alagoana.

Público-alvo: Docentes, estudantes de cursos da EaD da UFAL e da demanda Social.


Comissão Organizadora Científica

Coordenação Geral
- Prof Dr. José Geraldo Ribeiro
- Profa. Dra. Maria Aparecida Pereira Viana
- Prof. Dr. Elton Malta

Equipe de Apoio Pedagógico
- Amanda Rocha e Silva
- Profa. Ma. Yara Pereira Neves
- Dra. Mylena Araujo Farias

Design e Publicidade
- Prof. Raphael Araujo
- Esmeralda


Datas de inscrições

Inscrições Ouvintes:
Até 16 de Novembro de 2021

Submissão de Trabalhos:
Até 10 de Outubro de 2021

Publicação dos resultados
Até 25 de outubro de 2021

Contato e informações:
eventos@cied.ufal.br

*Evento sujeito a alterações

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Palestrantes

Saiba mais

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

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Luis Paulo Leopoldo Mercado

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José Armando Valente

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José Manuel Moran

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Dênia Falcão

Programação:

Apresentação Cultural Apresentação Artística

Sessão de Abertura Abertura

Abertura - Novos desafios da Educação On-line Palestra · Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Ensino Híbrido e EAD / Projeto de Vida e Aprendizagem Palestra · Dênia Falcão, José Manuel Moran

Panorama dos cursos EAD de Física, Química e Matemática Painel

Panorama dos cursos EAD de Pedagogia, Geografia e Ciências Sociais Painel

EaD na UFAL Palestra · Luis Paulo Leopoldo Mercado

Apresentação de Trabalhos Apresentação

Espaço Editorial Lançamento de Livro

Panorama dos cursos EAD de Sistema de Informação e Administração Painel

Inovação e as TDIC na Educação Palestra · José Armando Valente

Projeto Evasão Encerramento

Credenciamento

 

Sobre as inscrições de trabalhos acadêmicos

 

FORMATO

O formato para a submissão na modalidade comunicações será um resumo expandido, entre 800 e 1200 caracteres. A contagem considerará caracteres e espaços do corpo do texto, sem incluir o cabeçalho (Título, modalidade, resumo, palavras-chave) e referências.  Serão aceitos trabalhos com no máximo 2 (dois) autores, o texto deve ser salvo e submetido no formato de documento do Word.

 


 

MODALIDADES:


1.    Resultado de trabalho de Conclusão de Curso – TCC - Graduação
2.    Resultados de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – Pós- Graduação
3.    Relatos de Experiências

 


 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E RESULTADOS


A Comissão Científica emitirá seus pareceres considerando os seguintes critérios:
•    Relevância, pertinência e atualidade da pesquisa para o tema do evento. 
•    Pertinência em relação à modalidade específica ao qual foi submetido.
•    Riqueza conceitual na discussão do tema.
•    Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação. 
•    Contribuições para a área, apresentadas nas reflexões, considerações do texto.
•    Clareza, objetividade e fluência do texto na temática trabalhada. 
•    Concordância com os critérios de normalização da ABNT e com as normas de submissão do evento.
•     E apresentação oral – CONFORME TEMPLET 

 

Ao final da análise, a comissão científica divulgará no site os trabalhos aprovados 

Agradecemos seu interesse na JORNADA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA na UFAL - 2021

 

ACESSE AQUI TODOS OS ARQUIVOS DO EVENTO: BAIXE AGORA

Evento online

Link: https://www.youtube.com/channel/UCuSQVxrIEgAUkEFAlMCy9qQ

Data: 25/11/2021 - 27/11/2021 às 16:30

Universidade Federal de Alagoas / Coordenadoria Institucional de Educação à Distância

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

PUC/SP


Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação e Tecnologia (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação (Currículo) (PUC-SP, 2000),mestrado em Educação (Supervisão: Currículo)(PUC-SP, 1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, consultor/parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013), atual vice-coordenadora desse Programa (2020-...). Participação em redes de pesquisa nacionais e internacionais.Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital. 

Luis Paulo Leopoldo Mercado

Ufal/AL


Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação (UFC, 2021), Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Na Gestão Universitária da Universidade Federal de Alagoas, exerceu os seguintes cargos: Direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação por três gestões, Chefe do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Centro de Educação e Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFAL. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores , formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador do INEP para Credenciamento de IES e polos para oferta de Educação a Distância. Avaliador do Inep para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de Direito. Avaliador Especial da Educação Superior (AEES) da SERES/MEC. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 15 Teses de Doutorado defendidas na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou 1 Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 41 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFAL, UFPB e Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente orienta 9 teses de doutorado, 4 dissertações de mestrado e 2 estudantes de Iniciação Científica.

José Armando Valente

PUC/SP


Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), período de 1996-2018. Prémio Ordem Nacional do Mérito Educativo, Presidência da República Federativa do Brasil, 2002, Prêmios de Reconhecimento Acadêmico ?Zeferino Vaz?, Universidade Estadual de Campinas, 2002 e 2016, e Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Universidade Estadual de Campinas, 2016. Membro do Comitê de Assessoramento de Educação do CNPq (2011-2014); Membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, período de 01/07/2019 a 30/06/2022; Membro de Conselho Editorial de 12 periódicos, sendo 3 internacionais; Pesquisador principal do projeto ?Sistemas Sócio-Enativos?, financiado pela Fapesp. Professor Visitante do Lemann Center ? Universidade de Stanford, Califórnia, 2017-2018. Orientador de 50 doutorados e 39 mestrados concluídos.

José Manuel Moran

PUC/SP


Nacido na Espanha, naturalizado brasileiro. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado). Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos.

Dênia Falcão

PUC/SP


Denia Falcao de Bittencourt Doutora em Educação USP. Área: Didáticas, teorias de ensino e práticas escolares, FEUSP, SP. Mestre em Engenharia de Produção UFSC. Área: Mídia e Conhecimento, PPGEP, SC. Psicóloga PUCRS, RS. Desde o ano de 1997, como consultora, professora, pesquisadora e técnica de EAD, atua em projetos que envolvam Inovação da Educação, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais (Modelos híbridos e Educação a Distância), bem como, gestão pedagógica, gestão do conhecimento, gestão de pessoas e formação de professores. No Brasil foi precursora na EaD on-line, atuou no projeto LED UFSC/SENAI - 1o curso de pós-graduação em EaD Virtual (on-line), registrado na sua dissertação em 1999, que está disponível no banco de teses e dissertações da UFSC. Possui experiência nacional e internacional em projetos e formação de técnicos e professores em Modelos híbridos e Educação a Distância. Já atuou em instituições como: Avaliação PNLD/MEC/DN; UFSC/SC; CERTI/SC; ENAP/DN; IUVB.br/SP, MG, RN, MS, RJ, ES, PA ; Newton Paiva/MG; FURB; SENAC/SP; UDESC/CEART/SC; UnisulVirtual/SC; SENAI/DN e Ctai/SC; UEPG- NUTEAD/UAB (PR - Brasil); UNIT/SE; UNIGRANRIO/RJ; USP/SP; FIOCRUZ/FIOTEC; UFAL/AL; EJUDTRT23/MT; IGLU/OUI/Região Brasil ; UNALM /Lima/PE. É Diretora da IPE - Inova Práticas Educacionais, nela atua em projetos nas áreas de sua expertise. Como pesquisador participa como avaliadora de publicações científicas; e como autora possui publicações e cursos que tratam de suas pesquisas e experiências profissionais.