Liberdade e Utopia. A Beleza da Inutilidade

Liberdade e Utopia. A Beleza da Inutilidade

Faça sua inscrição
Sexta, 13 de dezembro de 2019 Das 10:00 às 18:00

Sobre o Evento

O que é útil? Ou melhor, o que é inútil? Dentro de uma ditadura do utilitarismo, a qual vivemos, Nuccio Ordine defende em seu livro ,“ A Utilidade do Inútil”, que a humanidade necessita desses saberes ditos “inúteis”, justo pelo fato do humano reconhecer-se como tal. Visto isso, o grupo de pesquisa Humanismo e Utopia engendra-se na construção do evento proposto, “Liberdade e Utopia: A Beleza da Inutilidade”, fomentando acerca desses conhecimentos rotulados como improfícuos, com efeito, estes que são imprescindíveis para a compreensão da própria cultura, do amor pelo bem comum, respeito pela justiça e liberdade.
Como primeira edição, o evento contará com apresentações dos integrantes do grupo de pesquisa Humanismo e Utopia, abordando trabalhos de diversos filósofos com Tommaso Campanella, Pico della Mirandola, Dante Alighieri, Agostinho de Hipona, Thomas More, Marsilio Ficino e Nicolau Maquiavel.

Evento organizado pelo grupo de pesquisa Humanismo e Utopia (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/340833).

Tendo como convidada, a Professora Doutora Loiane Prado Verbicaro, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará.

Serão disponibilizados certificados(de 6 horas) somente para participantes credenciados no dia do evento.

Palestrante

  • Loiane Prado Verbicaro

Local

Laboratório da Faculdade de Filosofia da UFPA - 66075-110, Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar, Guamá, Belém, Pará,
Ver no mapa

Organizador

Professor Dr. Jonathan Molinari

Doutor em Filosofia pelo Istituto Italiano di Scienze Umane-Scuola Normale Superiore di Pisa (2012) e mestre pela Faculdade de Letras e Filosofia pela Università degli Studi di Bologna (2008). Foi bolsista do Istituto Italiano per gli Studi Filosofici (Seminari Bruniani, Warburg Institute-London), Assistente alla didattica pela Università di Bologna, Chercheur invité pela Université Catholique de Louvain (De Wulf-Mansion Centre for Ancient, Medieval and Renaissance Philosophy) e tutor da Summer School Quadrivium's Humanism and Modernity, Università di Bologna, em colaboração com o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) no Centre Jean Pépin (Paris). É membro da Società Filosofica Italiana (SFI), da Société Internationale pour l' Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM), da Society for Medieval and Renaissance Philosophy (SMRP). Desde 2012, é membro do corpo editorial do periódico Philosophia (Bollettino della Società Italiana di Storia della Filosofia) e de Dianoia (Rivista del Dipartimento di Filosofia dell'Università di Bologna). Concluiu o pós-doutorado (2016) em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) sob a supervisão do Prof. Dr. Lorenzo Mammì, tendo sido bolsista da FAPESP. Também em 2016 publicou o livro intitulado: Libertà e discordia: Pletone, Bessarione, Pico della Mirandola, pela editora Il Mulino (Bologna). Desde 2014, ministrou aulas, conferências e palestras na Europa e no Brasil. Atualmente, é Professor Adjunto no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA). É também autor do livro: L'eroismo tragico di Adamo. L'umanesimo di Pico della Mirandola (2018), publicado na Itália pela Editora 1088 Bologna University Press. Foi professor visitante na Universidade de Bolonha em fevereiro 2018 (com apoio do CNPq) e em janeiro 2019 (com apoio da Universidade de Bolonha). Foi também professor visitante no 2019 da Universidade de Florença. Desde 2018, é líder do grupo de pesquisa Humanismo e Utopia e curador e tradutor italiano do livro de Vladimir Safatle, O Circuito dos afetos (projeto aprovado e financiado pela Fapesp). È pesquisador responsável pelo projeto de intercâmbio entre o Departamento de Filosofia da Universidade de Bolonha e o Curso de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará.