Mentes Criminosas: o Mal encarnado

8 de novembro de 2019, 18h00 até 9 de novembro de 2019, 18h00
Escola Superior Batista do Amazonas - Manaus, AM

Informações

O Mentes Criminosas, evento realizado pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses - INFOR, consolidado em todo o Brasil, será apresentado pela primeira vez em Manaus-AM e contará com a participação de profissionais de referência nacional como o Professor Luiz Walter, Perito do Centro de Perícias Criminais Renato Chaves de Belém, PA.

O evento terá carga horária total de 20 horas, distribuidas entre os dias 8 e 9 de novembro de 2019, com a realização de palestras e da mesa redonda que trará como tema "O desafio da perícia criminal".

Teremos o sorteio do "Livro Introdução a Biologia Forense" com dedicatório do autor Pablo Abdon da Costa Frances, Perito Criminal do Amapá.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Luiz Walter de Carvalho

Saiba mais

Nachara Palmeira Sadalla

Saiba mais

Viviane Moura

Saiba mais

João F. dos Anjos Jr

Saiba mais

Celso Felipe Bandeira de Sá

Saiba mais

Cícero Lucinaldo Soares de Oliveira Costa

Saiba mais

Eduardo Rodrigues de Souza

Programação:

Credenciamento dos Inscritos Credenciamento

Cerimônia de Abertura Abertura

Psicopatia e Imputabilidade Penal Conferência · Nachara Palmeira Sadalla

Alquimia dio Século XXI: Drogas Sintéticas Conferência · Luiz Walter de Carvalho

Coquetel de Abertura Abertura

Perícia Criminal em Suicídios: Mortes incomuns e de difícil diagnóstico diferencial de morte violenta Palestra · João F. dos Anjos Jr

Crimes Contra Animais: um sinal de psicopatia. Palestra · Celso Felipe Bandeira de Sá

Coffee Break Coffee break

Análises de mancha de sangue em local de crime Palestra · Eduardo Rodrigues de Souza

Sorteio de Brinde Premiação

CSI Manauara: massacre nos presídios Palestra · Viviane Moura

A ciência a favor da Justiça: casos resolvidos com a ajuda da perícia Palestra

Coffee Break Coffee break

O olha psicanalítico do Filme Coringa Palestra · Nachara Palmeira Sadalla

Os desafios da Perícia Criminal Mesa-redonda · Luiz Walter de Carvalho, João F. dos Anjos Jr, Haniery Mendonça

Sorteio de Brinde 2 Premiação

Credenciamento

   PROGRAMAÇÃO FINAL  

Sexta (08/11/2019)

NOITE

18:00h às 19:00h

Recepção e credenciamento com entrega de material aos participantes do evento.

 

19:00h às 19:30h

Abertura do evento: A mesa será composta com os dois palestrantes, mais o mantenedor da ESBAM, Diretor (a) e autoridades.

 

19:30h às 20:30h

Conferência de abertura: “Psicopatia e Imputabilidade Penal”Dra. Nachara Palmeira, Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais – .

 

20:30h às 21:30h

Palestra: “Alquimia do Séc. XXI: Drogas Sintéticas”- Prof. Luiz Walter de Carvalho, Perito Criminal Farmacêutico, Coordenador INFOR Nacional

 

21:30h às 22:00h

Coquetel de abertura

 

DIA 09/11

MANHÃ

 

8:30 às 9:20h

Palestra: “Perícia Criminal em Suicídios: Mortes incomuns e de difícil diagnose diferencial de Morte Violenta.” Ms. João Francisco dos Anjos Junior. Perito Criminal - AM.

 

9:20 às 10:10h

Palestra: “Crimes Contra Animais: um sinal de psicopatia.” Celso Felipe Bandeira de Sá, Perito Criminal Médico Veterinário do CPRC – Belém-PA

 

10:10 às 10:30

Coffee Break

 

10:30 as 11:30

Palestra : "Manchas de sangue em local de Crime", Eduardo Rodrigues, Perito Criminal -AM

 

 

 

TARDE

14:00 às 14:50h

Palestra: CSI Manauara: Massacre dos presídios. Viviane Moura. Perita Odontolegista do Amazonas (40 min palestra e 10 perguntas)

 

14:50 às 15:40h

Palestra: A ciência a favor da Justiça: Casos resolvidos a partir da Perícia.” Dr. Cícero Lucinaldo de O. Costa, Perito Criminal-AM

15:40 às 16:00

Coffe Break

 

16:00h às 16:50h

Palestra: “O olhar psicanalítico do filme Coringa” Dra. Nachara Palmeira, Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais –

 

16:50h às 17:30h

Palestra: Mesa Redonda: Desafios da Perícia Criminal e encerramento

Escola Superior Batista do Amazonas

Rua Rio Javari

Adrianópolis, Manaus - AM

69057-510

Escola Superior Batista do Amazonas

Rua Rio Javari

Adrianópolis, Manaus - AM

69057-510

Quer se tornar um parceiro?

Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses

O Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses objetiva congregar peritos criminais em nível nacional de forma a atender a crescente demanda por exames periciais, assistentes técnicos, consultorias, palestras, capacitação (curso de extensão, atualização, treinamentos operacionais e cursos de especialização) além de análise instrumental e laboratorial na área pericial.

Luiz Walter de Carvalho

Perito Criminal do Estado do Pará


Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (1983). Especialista em Química, Neuroquímica e Toxicologia. Professor do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Professor da Faculdade de Castanhal (FCAT). Professor da faculdade FIBRA. Funcionário Público do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves do Estado do Pará na função de Perito Criminal.

Nachara Palmeira Sadalla

ESAMAZ


Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (2000),Especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Estácio de Sá, Mestrado em Ciências da Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016) e Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais - UNIVERSIDAD MUSEO SOCIAL ARGENTINO (2016). Atualmente é professora da ESAMAZ, Membro da ABRACRIM- PA.Colaboradora Investigadora do Centro de Investigação em Justiça Penal e Criminologia da Escola de Direito da UNIVERSIDADE DO MINHO-UMINHO. Autora do Livro "Psicopata: Imputabilidade Penal e Psicopatia, a outra face do espelho".

Viviane Moura

Instituto Médico Legal


Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. -- Especialista em Imaginologia e Radiologia Buco-Maxilo-Dental pela UNICAMP. -- Especialista em Saúde Coletiva pela UFAM. -- Especialista em Odontologia Legal pela UNICAMP. -- Atualmente é Perito Odontolegista na Secretaria de Segurança Publica do Amazonas/SSP-AM, atuando no IML de Manaus-AM. -- Membro e representante estadual da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal/ABOL. -- Membro da Comissão de DVI do Estado do Amazonas. -- Docente no Curso de Especialização em Odontologia Legal. e no Curso de Especialização em Pericias Forenses -- Docente na Acadepol - Academia de Policia do Estado do Amazonas (IESP - Campus II), -- Docente nas disciplinas de Odontologia Legal, Cariologia, Saúde Pública e Fisiologia Especial no Curso de Graduação da Faculdade de Odontologia de Manaus - FOM. -- Atua principalmente nas seguintes áreas: Identificação Humana, Saúde Pública, Biossegurança, Imagenologia Odontológica, Cariologia, Odontologia Legal, Perícias Forenses, Antropologia Forense e Desastres de Massa.

João F. dos Anjos Jr

Instituto de criminalística do Amazonas


Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) (2004) e Mestrado em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2007). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, na Identificação Espectroscópica de Compostos orgânicos e na avaliação de atividade biológica de extratos e compostos naturais. Possui ainda Especialização em Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental pelo Instituto Brasileiro de Perícias de Engenharia - IBAPE/RO (2007) com monografia na área de fitorremediação de ambientes degradados. Especialização em Perícia Criminal e Segurança Pública pela ESBAM (2011). Na Área de sensoriamento remoto tem experiência em Sistemas de Informação Geográfica aplicado à análise de desmatamento em Terras Indígenas e Unidades de Conservação, no processamento digital de imagens de satélite e na produção de cartas e mapas. Apresenta formação policial na área de Perícia Criminal pela ACADEPOL do Amazonas (2010). Atualmente é Perito Criminal lotado no Instituto de Criminalística no Setor de Perícias externas em Crimes contra a Pessoa e Patrimônio do Estado do Amazonas. Professor de Pós-graduação em Perícia Criminal e Segurança Pública (ESBAM) e Palestrante em eventos Nacionais e Regionais.

Celso Felipe Bandeira de Sá

Centro de Perícias Científicas Renato Chaves


Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002). Atualmente é Perito Criminal - Médico Veterinário, pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves na Unidade Regional de Marabá, realizando perícias no âmbito da Medicina Veterinária Legal e outras áreas forenses, como: perícias de levantamento de local de crimes contra a vida, contra o patrimônio, toxicologia, balística e outras perícias genéricas

Cícero Lucinaldo Soares de Oliveira Costa

Departamento de Polícia Técnico Científica - DPTCAM


Doutor em Biotecnologia/Biodiversidade Amazônica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Cícero L.S.O.Costa é graduado em Ciências Biológicas e possui mestrado em Genética e Biologia molecular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Exerce a função de Perito Criminal do Estado do Amazonas, atuou como Diretor do Instituto de Criminalística do Estado do Amazonas no biênio 2014/2015. Atualmente está lotado no setor de crimes contra vida do Instituto, de onde já saíram inúmeros trabalhos com apresentações em eventos relacionados às Ciências Forenses.

Eduardo Rodrigues de Souza

DPTC AM


Biólogo Especialista em Saúde lotado na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) no Centro de Controle de Zoonoses e na Gerência de Vigilância e Epidemiologia (GEVEP). Perito Criminal lotado no Instituto de Criminalística do Estado do Amazonas (IC/AM), vinculado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Especialista em Perícia Criminal e Segurança Pública (2011) e Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2008). Possui experiência na área de Biologia Molecular, Genética, Filogeografia, Sistemática Filogenética, Biogeografia, Genética Animal, Controle e Manejo de Animais Sinantrópicos, Perícia Criminal e Civil.