Informações

DESCRIÇÃO DO CURSO

O Minicurso de Estatística básica com R integra as atividades previstas nas Ações de Extensão para fins de Creditação (AEC) do Curso de Graduação em Estatística do Departamento de Estatística - ICET/UFMT. Desta forma, portanto, este minicurso visa entre outros objetivos ofertar aos graduandos, de forma geral, a oportunidade de complementação do conhecimento acadêmico e cientifíco, além de propiciar uma interação entre sociedade acadêmica e a sociedade externa.

OBJETIVO

O objetivo central do nosso Minicurso de Estatística básica com R é proporcionar aos participantes uma imersão prática e interativa na arte da análise de dados utilizando a linguagem de programação R. Ao final do minicurso, espera-se que os participantes estejam capacitados a realizar:

a) Programações básicas (introdutórias) no software R;

b) Estatísticas descritivas no software R;

c) Inferências estatísticas no software R.

Público Alvo, Ministrantes, Programação e Investimento

O Minicurso de Estatística básica com R destina-se a todos os graduandos de outras IES (Instituições de Ensino Superior) e quaisquer outros interessados da Comunidade Externa à UFMT. O minicurso será ministrado pelos Discentes do Curso de Estatística da UFMT sob a Supervisão dos Docentes do Departamento de Estatística do ICET/UFMT.

O minicurso será gratuito e será ministrado, de forma presencial, no dia 09/03/2024 (horário: 08:00 - 12:00 e 13:30 - 17:00). Além disso, como forma de aplicação e verificação de aprendizado para fins de emissão do certifcado de 12 horas, serão efetuadas atividades extras (lista de exercícios de fixação para entrega posteriormente).

Aproveite e faça já sua sua inscrição, pois as vagas são limitadas a 20 participantes!

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Matheus Correia da Silva

Saiba mais

Quézia da Silva Quintanilha

Saiba mais

Paulo Henrique Monteiro Guimarães

Saiba mais

Gilmar Jorge de Oliveira Junior

Saiba mais

Elianara Martins de Almeida

Saiba mais

Edinilton de Araujo

Saiba mais

Ilias De Musis

Programação:

Introdução à Estatística e ao R (RStudio) Atividade Teórica/Prática · Edinilton de Araujo

Pacotes no R Atividade Teórica/Prática · Matheus Correia da Silva

Sintaxe Básica do R Atividade Teórica/Prática · Matheus Correia da Silva

Estatísticas descritivas Atividade Teórica/Prática · Paulo Henrique Monteiro Guimarães

Gráficos e visualização de dados Atividade Teórica/Prática · Quézia da Silva Quintanilha

Análise descritiva com o R Atividade Teórica/Prática · Quézia da Silva Quintanilha

Amostragem Atividade Teórica/Prática · Ilias De Musis

Introdução à inferência estatística Atividade Teórica/Prática · Ilias De Musis

Regressão Linear Simples Atividade Teórica/Prática · Paulo Henrique Monteiro Guimarães

Laboratório de Informática do Instituto de Ciências Exatas (AQUÁRIO) - UFMT

R. Quarenta e Nove

Boa Esperança, Cuiabá - MT

78068-600

Laboratório de Informática do Instituto de Ciências Exatas (AQUÁRIO) - UFMT

Ver no mapa

R. Quarenta e Nove

Boa Esperança, Cuiabá - MT

78068-600

PAULO HENRIQUE MONTEIRO GUIMARÃES

Matheus Correia da Silva

UFMT


Matheus Correia da Silva é discente do curso de estatística na UFMT, cursando o 4° semestre e, trabalha no setor administrativo.

Quézia da Silva Quintanilha

Universidade Federal de Mato Grosso


Quézia da Silva Quintanilha é discente do 5º Semestre do curso de Estatística na UFMT, cursa também o 2º semestre de Gestão Financeira na Universidade Estácio de Sá e é funcionária pública federal, desempenhando o cargo de agrimensora.

Paulo Henrique Monteiro Guimarães

Universidade Federal de Mato Grosso


Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ocupa o cargo de Analista Regulador - Economista desde 2005 na Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso, onde exerceu, no período de 23/10/2019 a 24/04/2023, o mandato de Diretor Regulador de Transportes e Rodovias. Desempenhou suas atividades na Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso como coordenador de Métodos Estatísticos, de Pesquisa e Indicadores por 2 anos. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerceu o cargo de coordenador de Competitividade Industrial e ZPE. Atualmente é aluno regular do Curso de Bacharelado em Estatística da UFMT e tem interesse em estudos em voltados à Regulação Econômica, aos Serviços Públicos, a Economia da Energia, Desenvolvimento Regional e Métodos Quantitativos.

Gilmar Jorge de Oliveira Junior

Universidade Federal de Mato Grosso


Professor Tutor do Minicurso de Estatística básica com R

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Estácio de Sá (2007), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Groso (2020). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso, com experiência na área de Probabilidade e Estatística, Ciências Atuariais, Bioestatística e Epidemiologia.

Elianara Martins de Almeida

Universidade Federal de Mato Grosso


Professora Tutora do Minicurso de Estatística básica com R

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014) e mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística e Séries Temporais.

Edinilton de Araujo

Universidade Federal de Mato Grosso


Edinilton de Araujo é discente do curso de Bacharelado em Estatística na UFMT. Formação superior em Empreendedorismo e técnico em administração de empresas.

Ilias De Musis

Universidade Federal de Mato Grosso


Ilias De Musis é discente de Estatística na UFMT, cursando o 8º semestre. Atualmente, monitora as disciplinas de Análise e Planejamento de Experimentos I e Laboratório de Estatística I e é integrante de projeto de iniciação científica "Estudo do perfil dos estudantes ingressos e egressos da UFMT após 10 anos da lei de cotas".