NIVELAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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De 22 abril a 27 de maio Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

22/04 a 29/04 – Módulos 1 e 2:

O primeiro módulo, Elementos da comunicação, funções de linguagem e denotação/conotação, aborda os elementos da comunicação e funções da linguagem para que o(a) aluno(a) conscientize-se que é por meio da linguagem que realizamos diferentes ações, transmitimos informações, sensações e construímos representações, ou seja, é por meio da linguagem que organizamos nossa vida em diferentes aspectos. Também, neste módulo, são abordadas a denotação e a conotação, pois as palavras não apresentam apenas um significado objetivo e literal, mas, sim, uma variedade de significados e efeitos de sentido, dependendo do contexto.

O segundo módulo, Variação linguística, pontuação e crase, prioriza a variação linguística para enfatizar que a língua apresenta muitas variações e passa por mudanças no tempo (historicamente, socialmente e geograficamente), porque é um fenômeno natural; a pontuação, que são marcações gráficas que servem para compor a coesão; a coerência textual, para ressaltar as especificidades semânticas e pragmáticas; e a crase, que pode ser utilizada em vários casos, mas, principalmente quando existe o encontro da preposição “a” com o artigo “a”.

29/04 a 06/05 – Módulos 3 e 4:

O terceiro módulo, Pressuposto, subentendido e intertextualidade, discute as informações implícitas, que são os pressupostos e os subentendidos, para entender que durante a leitura é necessário reconhecer os implícitos e fazer inferências para compreender e interpretar um texto. Também reservamos espaço para o fenômeno da intertextualidade, visto que é necessário o conhecimento de mundo para avançar no nível de compreensão de um texto.

O quarto módulo, Texto verbal, não verbal, hibridismo e níveis de leitura, privilegia o texto verbal, não verbal e híbrido, além dos níveis de leitura, coesão e coerência. O estudo tem por finalidade identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto. No tópico dos níveis de leitura, o(a) aluno(a) depara-se com a seguinte afirmação: a leitura, capaz de formar cidadãos, exige capacidade crítica, mobilização de conhecimentos prévios para preencher os vazios do texto. Porém, muitos não avançam na leitura. São os chamados analfabetos funcionais, visto que estacionam na primeira etapa, que é a decodificação das palavras.

06/05 a 13/05 – Módulos 5 e 6:

O quinto módulo, Concordância e regência verbal e nominal, aborda a importância da concordância verbal e nominal na produção oral e escrita. No caso da concordância verbal, é importante saber a combinação entre verbo e sujeito. Já na nominal, a combinação das palavras na frase, isto é, quando o substantivo concorda com seu determinante (artigo, numeral, adjetivo, pronome adjetivo).

O sexto módulo, Estruturação do parágrafo, trabalhará com: objetividade; concisão; clareza; coerência e coesão e debate sobre o conjunto de períodos que representam uma ideia resultando em um parágrafo coeso. O parágrafo deve conter a introdução (tópico frasal), desenvolvimento (ampliação do tópico frasal, das ideias secundárias e da exposição de argumentos) e conclusão (retomada da ideia central associando-a aos pressupostos mencionados no desenvolvimento).

13/05 a 20/05 – Módulos 7 e 8:

O sétimo módulo, Tipos e gêneros textuais, discute sobre as diferenças dessas duas nomenclaturas para levar o(a) aluno(a) a reconhecer as diferentes situações de uso desses textos, conforme a finalidade da comunicação, visto que, quando estabelecemos tipologias claras e concisas para os textos, fica mais fácil interpretá-los e produzi-los.

O oitavo módulo, Norma culta padrão, prioriza o emprego de bom/mau; onde/aonde; colocação pronominal e colocação dos porquês, pois são regras que possuem um sentido próprio e devem ser usadas no contexto correto para se evitar ambiguidades.

20/05 a 27/05 – Módulos 9 e 10:

O nono módulo, Novo Acordo Ortográfico – alguns casos, apresenta as principais mudanças ocorridas na Língua Portuguesa em relação à ortografia. Essa alteração está em vigor desde 2009. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), unificou as duas ortografias oficiais do português – uma adotada pelo Brasil e outra pelos demais países lusófonos.

O último módulo, Exercícios comentados – ENEM e ENADE, reserva alguns exercícios comentados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que o(a) aluno(a) entenda a importância da Língua Portuguesa nas diferentes situações de comunicação, pois trata-se da língua que falamos, da língua com a qual nos comunicamos e por meio da qual nos expressamos.

Programação

22/04 a 29/04 – Módulos 1 e 2

O primeiro módulo, Elementos da comunicação, funções de linguagem e denotação/conotação. O segundo módulo, Variação linguística, pontuação e crase.

 

Às00h00 - AVA

29/04 a 06/05 – Módulos 3 e 4

O terceiro módulo, Pressuposto, subentendido e intertextualidade. O quarto módulo, Texto verbal, não verbal, hibridismo e níveis de leitura, privilegia o texto verbal, não verbal e híbrido, além dos níveis de leitura, coesão e coerência

Às00h00 - AVA

06/05 a 13/05 – Módulos 5 e 6

O quinto módulo, Concordância e regência verbal e nominal. O sexto módulo, Estruturação do parágrafo, trabalhará com: objetividade; concisão; clareza; coerência e coesão

Às00h00 - AVA

13/05 a 20/05 – Módulos 7 e 8

O sétimo módulo, Tipos e gêneros textuais, discute sobre as diferenças dessas duas nomenclaturas. O oitavo módulo, Norma culta padrão, prioriza o emprego de bom/mau; onde/aonde; colocação pronominal e colocação dos porquês.

Às00h00 - AVA

20/05 a 27/05 – Módulos 9 e 10

O nono módulo, Novo Acordo Ortográfico. O último módulo, Exercícios comentados – ENEM e ENADE

Às00h00 - AVA

Local

AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - 87013-160, Avenida Mauá, Zona 01, Maringá, Paraná,
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Organizador

Prof.ª Me. Tatiane Caldeira dos Santos Bernardo