CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - COPED 2025
NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS –
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Forma de apresentação: ON-LINE
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 04 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2025
- Ao submeter um trabalho, o autor e co-autor(es) devem estar INSCRITOS NO EVENTO E COM INSCRIÇÕES PAGAS.
- Todas as apresentações ocorrerão no formato on-line, de 8h às 12h, SOMENTE no dia 11 de junho de 2025, quarta-feira, por meio de link a ser enviado posteriormente.
- Todos os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral.
NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS
- Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos como autor e até 2 (dois) trabalhos como coautor. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 4 (quatro) autores/coautores. Trabalhos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal que indicará os nomes dos demais autores/coautores. Tanto o autor quanto o(s) coautor(es) deverão se inscrever no evento e pagar a inscrição, para que possam submeter e apresentar os seus trabalhos.
- Os resumos das Comunicações Científicas Orais (CCO) serão encaminhados pela Coordenação do XVI COPED ao Comitê Científico e a ele se reserva a análise e a emissão de parecer relativo à aprovação, ou não, de cada trabalho.
- Não haverá interposição de recursos a trabalhos não aprovados sendo, portanto, soberana a decisão do Comitê Científico.
EIXOS TEMÁTICOS
Ao inscrever o trabalho, deve-se indicar qual o eixo temático ao qual o mesmo se destina:
Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Educação Matemática
Educação e Diversidade
Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Saberes e Práticas Educativas
Políticas Públicas e Gestão da Educação
História da Educação
Infâncias e Educação Infantil
Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA ORAL
São 3 (três) os tipos de Comunicações Científicas Orais que poderão ser inscritas, no evento, e para cada uma delas, há um tipo de resumo.
Nº | Tipo de Comunicação Científica | Características | Tipo de resumo |
1 | Relato de experiências de ensino | Refere-se ao relato de práticas relativas a: (a) processo de ensino e/ou de aprendizagem em espaços formais ou informais de educação; (b) relato de práticas de formação inicial ou continuada de professores ou educadores e (c) relato de práticas de ações ou projetos de intervenção pedagógica.
| Resumo para Relato de Experiência |
2 | Pesquisa em andamento | Refere-se a: (a) projetos de pesquisa científica; (b) pesquisas em andamento com resultados parciais.
| Resumo Simples |
3 | Pesquisa concluída | Refere-se a pesquisas científicas concluídas, com resultados finais.
| Resumo Expandido |
ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DOS RESUMOS
1) Resumo para Relato de Experiência
- De 2.000 a 4.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores e 3 (três) palavras-chave.
- No corpo do resumo dever conter: (1) contextualização e justificativa da prática desenvolvida; (2) problema norteador e objetivos; (3) procedimentos e/ou estratégias metodológicas; (4) fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida; (5) resultados da prática e a relevância social da experiência para o contexto/público destinado; (6) considerações finais e (7) referências das obras citadas no corpo do resumo.
- O resumo também deve evidenciar a relação da prática/experiência relatada com o campo da Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.
2) Resumo Simples para Pesquisa em Andamento
- De 1.500 a 3.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, 3 (três) palavras-chave.
- O corpo do resumo deverá contemplar: (1) justificativa e problema da pesquisa; (2) objetivos da pesquisa; (3) referencial teórico que fundamenta a pesquisa; (4) procedimentos metodológicos; (5) resultados parciais, se houver e (6) referências citadas no corpo do resumo.
- O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.
- De 4.000 a 6.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, 3 a 5 (três a cinco) palavras-chave.
- O corpo do resumo deverá contemplar: (1) resumo simples entre 100 e 150 palavras; (2) de 3 a 5 palavras-chave; (3) introdução; (4) justificativa e problema da pesquisa; (5) objetivos da pesquisa; (6) referencial teórico que fundamenta a pesquisa; (7) procedimentos metodológicos; (8) análise dos dados e resultados finais da pesquisa; (9) considerações e (10) referências citadas no corpo do resumo.
- O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DO TRABALHO
O resumo da Comunicação Científica deverá ser redigido no template, respeitando-se as seguintes normas:
Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado. No corpo do texto, as citações longas (mais de 3 linhas) devem ser usadas apenas em resumo expandido e apresentadas com fonte 10, alinhada à direita a 4cm.
O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em caixa alta e em negrito.
Abaixo do título, alinhado à direita, deverá constar a relação dos autores/coautores e respectivas afiliações institucionais e e-mails.
Os subtítulos devem ser escritos em negrito, sem usar numeração, alinhado à margem esquerda.
Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar o recurso itálico.
Siglas – quando aparecem pela primeira vez no texto, a escrita completa do nome deve preceder a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As citações diretas curtas ou indiretas devem estar no corpo do texto, respeitando as normas ABNT.
As citações indiretas devem conter sempre o sobrenome do autor, seguido do ano de publicação da obra. Por exemplo:
um autor: Segundo Ribeiro (1998) ou (Ribeiro, 1998).
até três autores: Segundo Ribeiro e Souza (1998) ou (Ribeiro; Souza, 1998).
mais de três autores: Segundo Ribeiro et al (1998) ou no (Ribeiro et al, 1998).
As citações diretas, com até 3 linhas, deverão ser sempre indicadas entre aspas, com a mesma fonte do texto e indicar (Autor, ano, p.). Com mais de três linhas, deverão ficar afastadas 4 cm da margem esquerda, em fonte 10, sem aspas e indicar (Autor, ano, p.).
Deve-se evitar usar nota de rodapé.
As ilustrações — fotografias, gráficos, tabelas etc. – poderão ser aceitas se estiverem com boa visibilidade e forem estritamente indispensáveis à clareza do texto. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte de onde foram retiradas – autor, data – abaixo da ilustração e por completo nas referências.
Todos os autores e obras citadas no corpo do texto devem constar nas Referências, para as quais se segue as normas da ABNT NBR 6023/2003, exemplificadas abaixo, atentando-se para as seguintes observações:
- os nomes dos autores devem ser escritos por completo, evitando-se abreviações;
- título principal deve estar em negrito.
Tipo | Exemplo |
Dissertação, Tese, Monografia, TCC | PACHECO, Débora Reis. O uso de materiais curriculares de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o tema Espaço e Forma. 2015. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Livro | PIRES, Celia Maria Carolino. Currículo de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000. |
Capítulo de livro | CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. As propostas curriculares de Matemática. In: BARRETO, Elba Siqueira Sá. (Org.). Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 91-125. |
Organização de livro | REMILLARD, Janine T.; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica (Org.). Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009. |
Obra traduzida | SACRISTÁN, Jose Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000. |
Trabalhos publicados em anais de eventos | JANUARIO, Gilberto; LIMA, Katia; PIRES, Celia Maria Carolino. Uma análise da relação que os professores estabelecem com os materiais curriculares de Matemática. In: 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Ilhéus. Anais do 4º SIPEMAT: Educação Matemática e contextos da diversidade cultural. Ilhéus: UESC, 2015. |
Artigo de periódico | ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006. |
Trabalhos disponíveis na internet | POSTLETHWAITE, Thomas Neville. Educational research: some basic concepts and terminology. Paris: UNESCO International Institute for Educational Planning, 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org. Acesso em: 27 mar. 2015. |
Trabalhos que contém DOI | REMILLARD, Janine T. Examining key concepts in research on teachers’use of Mathematics Curricula. Review of Educational Research, Washington, American Educational Research Association, v. 75, n. 2, p. 211–246, jun. 2005. DOI: 10.3102/00346543075002211. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543075002211. Acesso em: 27 mar. 2025. |
Documento institucional | BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: Matemática, Ciências, Arte e Educação Física. Brasília: MEC, 2002. v. 3. |
Legislação | BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. |
Obs: os trabalhos que estão disponíveis na internet e forem utilizados on-line precisam constar na referência com as informações: Disponível em: <link de acesso>. Acesso em: dia mês. ano. (conforme a ABNT NBR 6023:2018). |
Todos os autores do trabalho, inclusive coautores, deverão fazer sua inscrição e o pagamento da taxa equivalente, se for o caso.
Não há a modalidade de trabalho completo, apenas resumo expandido.
COMO UM TRABALHO É AVALIADO?
Todos os textos serão avaliados quanto à forma e quanto ao conteúdo.
Todos os trabalhos submetidos serão verificados quanto ao formato pela Comissão Organizadora do XVI COPED, seguindo as orientações estabelecidas.
É de responsabilidade dos autores e coautores as correções gramatical, sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois caso aprovado e apresentado, o trabalho será publicado nos Anais do Evento, na forma como foi enviado.
Correções na escrita, criatividade da abordagem teórica e metodológica do texto, clareza e pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas do Comitê Científico.
O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam a opinião da Comissão Organizadora do XVI COPED.
APENAS OS TRABALHOS APRESENTADOS CERTIFICARÃO OS AUTORES E COAUTORES.
TODOS OS TRABALHOS APRESENTADOS SERÃO PUBLICADOS NOS ANAIS DO EVENTO.