Polímeros são amplamente estudados na área de cosméticos. Avanços na ciência de polímeros e na nanociência impulsionam a criação de produtos inovadores, sendo os polímeros a segunda maior classe de ingredientes presentes em cosméticos e produtos de higiene pessoal.
No segmento cosmético, polímeros podem ser usados como: formadores de filme em fixadores de cabelo, rímel, esmaltes para as unhas; espessantes e estabilizadores em emulsões, géis e relaxantes para cabelos; emulsificantes em loções, protetores solares e colorações capilares, entre outros.
São exemplos de polímeros utilizados em formulações de condicionadores capilares: a poli (acrilamida), o polyquaternium-10, o poliquaternium-6 e 7. Devido a natureza catiônica, esses polímeros atuam na carga eletroestática dos fios e facilitam o pentear.
Géis para modelagem dos cabelos geralmente consistem em formulações aquosas espessadas com um poli (ácido acrílico) reticulado: a polidimetilsiloxona (dimeticona) que confere maciez e desembaraço aos fios.
Referencia: Morgan et al.; O papel dos polímeros em cosméticos: tendências recentes, 2007; American Chemical Society.