14ª Semana de Polímeros Professora Eloisa Mano

14ª Semana de Polímeros Professora Eloisa Mano

Faça sua inscrição

Polímeros semicondutores

A percepção das propriedades semicondutoras em polímeros foi uma das descobertas que lançaram a civilização a alcançar um patamar elevado no que diz respeito a capacidade de adaptar os materiais para seu objetivo. Na década de 70, foram descobertas características de condução de carga elétrica em polímeros antes considerados isolantes.


Os polímeros semicondutores, resumidamente, são moléculas conjugadas que possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica, seja adicionando um portador de carga ou removendo-o. Eles podem ser divididos em duas classes: polímeros extrínsecos e intrínsecos.

Enquanto os extrínsecos são formados por uma inserção de material condutor junto do polímero, tais como fibras metálicas, negro de fumo, fibra de carbono, entre outras cargas, os intrínsecos tornam-se condutores por meio de um processo de dopagem.

Os polímeros condutores também chamados de metais sintéticos são encontrados em diversas aplicações (sensores, células solares, dispositivos eletrônicos, eletrodos, entre outras). Os principais polímeros condutores são o poliacetileno, polianilina, politiofeno, polipirrol e poli(p-fenileno vinileno). Apresentam propriedades não encontradas por exemplo nos metais e em suas ligas, tais como: apresentam baixo custo, versatilidade (empregados nos setores: automobilístico, construção civil e eletrônica), transparência, resistência elétrica, biocompatibilidade e resistência ao impacto. Além disso, são mais leves e flexíveis, sendo assim um bom substituto aos metais em diversas aplicações.

Referência: Filho, Polímeros semicondutores, uma breve introdução ao assunto, 2020.