Seminário de Filosofia e Sociedade

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Governo e Governança, Direitos Humanos e Biopolítica.

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Submissão de Resumo Estendido

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
08/08/2018 até 19/11/2018
Informações

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS ESTENDIDOS

Cronograma de submissão dos trabalhos:

Atividade

Prazo

Submissão dos trabalhos

10 de agosto a 19 de novembro de 2018

Relação dos aprovados no site

Até 19 de novembro de 2018

1 Os resumos serão submetidos ao comitê científico do evento, apresentados no evento no formato de comunicação oral (Ver Manual de Comunicação Oral – última página deste documento), com enfoque em um dos eixos, conforme quadro 1 abaixo.

Quadro 1- Eixos de discussão

1. Linguagem e Formação Cultural;

2. Hermenêutica e hermenêutica jurídica;

3. Filosofia, Ética e Estética;

4. Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos;

5. Ontologia, Liberdade e Existência;

6. Homem, Natureza e Cultura.

2 Os resumos deverão ser submetidos no site até o dia 19 de novembro de 2018 (sem prorrogação) em arquivo doc ou docx.

3 O limite máximo de resumos submetidos por autor/apresentador são de dois trabalhos;

4 Somente serão publicados nos Anais do evento os resumos que foram apresentados no evento e selecionados pelo comitê científico, após o evento.

5 OS RESUMOS DEVERÃO SER ELABORADOS DENTRO DO MODELO DISPONIBILIZADO ABAIXO, APRESENTANDO A SEGUINTE FORMATAÇÃO

(Há tutorial disponível - Anexo)

Extensão: mínimo 3 e no máximo 8 páginas, incluindo referências bibliográficas.

Formato do arquivo: Word (doc ou docx).

Papel: tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm).

Margens: margem superior, inferior, direita e esquerda iguais a 3,0 cm.

Espaçamento entrelinhas: é de 1,5 cm para a maior parte do texto. No resumo, nas citações longas (com mais de três linhas), nas fontes e/ou legendas de ilustrações e tabelas e nas referências, utilizar espaço simples.

Parágrafo: apresentar recuo de 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Os parágrafos das citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser recuados a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e espaçamento simples entrelinhas.

Alinhamento do texto: texto justificado sem a separação silábica, excetuando-se:

Título e subtítulo do artigo – centralizado

Nome dos autores – centralizado

Referências – alinhadas à esquerda

Tipo e tamanho da fonte: Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 11 para citações com mais de três linhas, títulos, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas.

Títulos das seções: caso o texto seja organizado em seções, os títulos das seções e subseções devem seguir o padrão descrito a seguir:

- Seção primária – negrito

- Seção secundária – negrito e itálico

- Seção terciária – itálico

- Seção quaternária – sem o uso de negrito ou itálico

Citações

As citações devem ser feitas no sistema autor-data, em que se coloca o sobrenome do autor ou da instituição responsável ou título de entrada, seguida do ano de publicação do documento separado por vírgula. Caso seja uma citação direta deve-se incluir após o ano, o número da página da obra citada.

Exemplos:

a. Citação no corpo do texto: Beuren (2013, p. 31) opina que “a confecção de artigos de periódicos é um requisito imprescindível para a solidificação da formação acadêmica”.

b. Indicação de autor dentro de parênteses: A confecção de artigos de periódicos é um requisito imprescindível para a solidificação da formação acadêmica (BEUREN, 2013, p. 31).

c. Obras de até três autores: (BAZO; MORAES; MARTINS, 2013) – sobrenomes separados por ponto e vírgula.

d. Citação com mais de três autores: (BAZO et al., 2013, p.103).

e. Citação de citação de um autor: (CASTELI et al., 2008 apud SCREMIN et al., 2013).

f. Citação de várias obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano:

(CHAUI, 2001a)

(CHAUI, 2001b)

(CHAUI, 2001c)

6 O TEXTO DEVERÁ SER ORGANIZADO, CONFORME ITENS SUBSEQUENTES:

- Título (e subtítulo se houver);

- Autor(es) (Nome completo sem abreviações e abaixo do nome o email sem negrito)

- Resumo em português (máximo 100 palavras) e Palavras-chave (de 3 a 5) separadas por ponto e vírgula.

- Introdução;

- Resultados e Discussão;

- Considerações Finais;

- Referências.

(Lembrando que aceitamos RELATOS DE EXPERIÊNCIA, entretanto, utilizar o modelo citado aqui).

Cada seção deverá seguir as instruções a seguir:

Título

Registrar o título e subtítulo (opcional), utilizando caixa alta, fonte Arial, negrito, tamanho 12, centralizando-os no documento. Separar o título do subtítulo, utilizando dois pontos.

Autor

Após um espaço de 1,5 cm em relação à linha de pesquisa, registre, em negrito e centralizado, o(s) nome(s) dos (as) autores (as) em sequência e em ordem alfabética – sem abreviações, com o respectivo email (sem negrito) de cada um logo abaixo de cada nome.

Resumo e Palavras-Chave

Incluir o resumo, após um espaço de 1,5 cm em relação à identificação dos autores. O texto deve ser organizado em parágrafo único, com alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo. Utilizar espaço simples entrelinhas, sendo apenas a palavra resumo em negrito. O resumo deve conter uma introdução breve ao tema, objetivo, método e resultados. Sua extensão não pode ultrapassar 100 palavras.

Utilizando um espaço de 1,5 cm após o resumo, inserir o mínimo de três e máximo de cinco palavras-chave ou termos representativos do conteúdo do trabalho, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vígula, conforme demonstrado a seguir.

Ex. Palavras chave: Congresso; Seminário; Artigo científico.

Introdução

O objetivo desse tópico é situar o leitor no contexto da pesquisa. Devem ser abordados os seguintes aspectos: breve fundamentação teórica, objetivos e justificativa.

Resultados e discussão

Parte designada para apresentação e discussão detalhada dos resultados obtidos em pesquisas clínicas ou experimentais, relatos de experiências, estudos de caso ou revisões bibliográficas. Não incluir ilustrações ou tabelas.

Considerações finais

Neste tópico são apresentadas as principais contribuições que a pesquisa trouxe. Faz-se uma discussão sobre os principais resultados e reflexões acerca da proximidade ou distanciamento em relação a outros estudos. A partir dos resultados obtidos, apontam-se as limitações da pesquisa e possiblidades para estudos futuros.

Referências

Devem ser mencionados nas referências as fontes ou os autores que foram citados no texto. As referências, segundo a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002[1]), são apresentadas da seguinte forma:

• em ordem alfabética;

• alinhadas à margem esquerda (e não com texto justificado);

• utilizar espaço simples entre linhas e deixar um espaço simples entre cada referência;

• quando se referencia várias obras do mesmo autor, substitui-se o nome do autor das referências subsequentes por um traço sublinear equivalente a seis espaços e ponto;

• utilizar as normas técnicas específicas para cada tipo de publicação (livro, capítulo de livro, artigo publicado em periódicos, dentre outros).


[1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:2002. Referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.