Informações

Formalmente, este evento está sendo organizado em conjunto por dois Grupos de Pesquisa brasileiros, o GP RELEP Brasil (PPGCR-UNIDA) e o GP Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (PPGT/PUCPR). De forma mais abrangente, representa o esforço dos pesquisadores e pesquisadoras brasileiros/as para aprofundar, ampliar e promover a pesquisa sobre o fenômeno pentecostal no Brasil e na América Latina. Por isso, este evento conta também com o apoio de várias instituições envolvidas com a pesquisa sobre os distintos pentecostalismos e que apoia seus respectivos pesquisadores. Entre os dias 28 e 30 de junho de 2018, estarão reunidos em Curitiba-Paraná, no Campus da PUC-PR, experientes pesquisadores/as deste fenômeno, sendo que muitos deles pertencem ao movimento pentecostal. O evento será aberto à participação do público com vagas limitadas. Para quem vem de fora de Curitiba, fique atento às informações sobre reserva de hospedagem. Haverá momentos de interação, culturais e espaço para comunicações acadêmicas. Veja a programação das comunicações abaixo:

Programação

Caderno de Resumos

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Bernardo Campos (México)

Saiba mais

Maria Teresa de Freitas Cardoso (Rio de Janeiro-RJ)

Saiba mais

Marcial Maçaneiro (Curitiba-PR)

Saiba mais

David Mesquiati de Oliveira (Vitória-ES)

Saiba mais

Gedeon Freire de Alencar (São Paulo-SP)

Saiba mais

Marina Aparecida de Oliveira Santos Correa (Aracaju-SE)

Saiba mais

Maria José Costa Lima (Manaus-AM)

Saiba mais

Andréa Nogueira dos Santos (Joinville-SC)

Saiba mais

Elias Wolff (Curitiba-PR)

Saiba mais

Maxwell Pinheiro Fajardo (São Paulo-SP)

Saiba mais

Kenner Terra (Vitória-ES)

Saiba mais

Valdinei Ramos Gandra (Joinville-SC)

Saiba mais

Daniel Barros de Lima (Manaus-AM)

Saiba mais

Jefferson Zeferino (Curitiba-PR)

Saiba mais

Miquéias Pontes (Manaus-AM)

Saiba mais

Dr. Paulo Ayres Matos (Joinville-SC)

Programação:

Chegada e inscrições Credenciamento

Apresentação Cultural Abertura

Testemunhos de unidade cristã Relato de Experiência

Conferência 1: Memória do desenvolvimento do diálogo católico-pentecostal - Dr. Marcial Maçaneiro (PUC/PR) Conferência · Daniel Barros de Lima (Manaus-AM), David Mesquiati de Oliveira (Vitória-ES), Marcial Maçaneiro (Curitiba-PR)

Apresentação Cultural Abertura

Testemunhos de unidade cristã Relato de Experiência

Conferência 2: Pentecostalidade e unidade das igrejas - Dr. Bernardo Campos (UCCM-México) Conferência · Bernardo Campos (México), Elias Wolff (Curitiba-PR), Valdinei Ramos Gandra (Joinville-SC)

Intervalo Intervalo

Painel 1: Pentecostalismos e Ministério Feminino Painel · Andréa Nogueira dos Santos (Joinville-SC), Maria José Costa Lima (Manaus-AM), Miquéias Pontes (Manaus-AM)

Almoço Almoço

Comunicações nos STs Apresentação de Trabalhos

Intervalo Intervalo

Comunicações nos STs Apresentação de Trabalhos

Lançamento de livros Venda de Livros

Apresentação Cultural Abertura

Testemunhos de unidade cristã Relato de Experiência

Painel 2: O diálogo católico-pentecostal: cenário latino-americano Painel · Dr. Paulo Ayres Matos (Joinville-SC), Gedeon Freire de Alencar (São Paulo-SP), Jefferson Zeferino (Curitiba-PR), Maria Teresa de Freitas Cardoso (Rio de Janeiro-RJ)

Apresentação Cultural Abertura

Testemunhos de unidade cristã Relato de Experiência

Painel 3: Pentecostalismos e Questões Contemporâneas Painel · Kenner Terra (Vitória-ES), Marina Aparecida de Oliveira Santos Correa (Aracaju-SE), Maxwell Pinheiro Fajardo (São Paulo-SP)

Intervalo Intervalo

Assembleia RELEP Encerramento

Credenciamento

1. CREDENCIAMENTO

Você pode fazer sua inscrição e participar do evento, seja como participante ou como comunicador nos Seminários de Pesquisa (ST). Basta preencher sua ficha de inscrição online com seus dados. Para quem pretende fazer uma comunicação no evento, considere o seguinte:

- após a inscrição no site, deverá enviar um e-mail para contato@relep.org.br inserindo no título o número do ST conforme abaixo e aguardar o aceite formal da coordenação (prazo máximo para envio até 25/05/2018) ou escrever diretamente para o coordenador do ST conforme informações que seguem mais abaixo.

- Serão quatro Seminários Temáticos (ST) em quatro salas simultaneamente, com limite de 10 comunicadores por ST:

     ST 1: Teologia Pentecostal

     ST 2: Ministério Feminino

     ST 3: História dos Pentecostalismos

     ST 4: Pentecostalismos e diálogos contemporâneos

- O horário das comunicações aprovadas será divulgado neste hotsite a partir do dia 01/06/2018.

 

Orientações para propostas de Comunicação Oral (ST’s)

  • O Resumo com proposta de Comunicação Oral deverá ser submetido até 25 de maio de 2018. Deverá ser encaminhado para o e-mail: contato@relep.org.br.
  • Os Resumos serão avaliados pelos coordenadores dos ST’s.
  • O Resumo com proposta de Comunicação Oral deverá apresentar as seguintes características:

              1. Título da Comunicação Oral (não colocar em caixa alta);

              2. Resumo: Até 1000 caracteres com espaço, incluindo delimitação do tema, justificativa e objetivos;

             3. Breve apresentação acadêmica e e-mail;

             4. Indicação do ST’s

Conheça mais dos Seminários Temáticos do evento e se inscreva para fazer sua comunicação:

ST1. Teologia Pentecostal

O grupo acolhe pesquisas que abordem os elementos próprios da teologia pentecostal e sua articulação com os estudos bíblicos e a história da teologia em geral a partir de novos horizontes epistemológicos e hermenêuticos que desafiem os prevalecentes aspectos eclesiais, sociais, políticos, culturais e religiosos dos diversos pentecostalismos brasileiros. O grupo está aberto, ainda, a acolher outros temas teológicos, desde que em diálogo com a teologia pentecostal, trabalhando a inter-relação da teologia com outros saberes, que podem e devem auxiliar o labor teológico diante das novas circunstâncias do mundo atual, articulando a interação das práxis entre fé e vida.

Palavras-chave: Hermenêutica; Epistemologia; Teologia.

Coordenadores:

Claiton Ivan Pommerening: claiton@ceeduc.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5540550378381150

Kenner Roger Cazotto Terra: kenner@faculdadeunida.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2210254997915529

Paulo Ayres Mattos: payresmattos@yahoo.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4255571158875339

 

ST2. Ministério Feminino

O Espírito, rosto feminino de Deus, liberta-nos em plenitude de vida. Partindo da realidade de vida das mulheres, busca-se a partir daí descobrir o rosto feminino de Deus, que se expressa na pessoa do Espírito Santo, transmissor da graça e libertador de vida em plenitude. A realidade das mulheres na vida de cada dia também ressente o rigor da violência no maltrato familiar, laboral e eclesial, produzindo dor, angústia, solidão e indignação. Diante desse panorama, o Espírito Santo, “Cinderela da teologia”, continua suscitando mulheres líderes: umas a partir do silêncio ativo; outras, em protagonismos; e outras, na militância e ações pastorais em suas igrejas. As mulheres são testemunhas do agir do Espírito na difícil realidade de hoje. Deste modo, a graça que justifica, liberta-nos no Espírito Santo. A proposta do GT é reunir pessoas que pesquisam sobre gênero e pentecostalismo, contribuindo para um compartilhamento interdisciplinar de experiências e ideias acerca da temática em questão.

Palavras-chave: mulheres; Espírito; Igrejas.

Coordenadores (as):

Ma. Andréa Nogueira dos Santos: epos@ceeduc.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2477316951872767

Ma. Maria José Costa Lima: mariajose@faculdadeboasnovas.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5800966002746537

Me. Miquéias Machado Pontes: miqueiaspontes@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8182527044034413

 

ST 3: História dos Pentecostalismos

O movimento pentecostal tem chamado à atenção pesquisadores em diversas partes do mundo, sobretudo por se tratar de um fenômeno com consideráveis índices de crescimento e complexas dinâmicas internas, haja vista estar hoje pulverizado em uma série de agremiações, que ao mesmo tempo apresentam similaridades e distanciamentos entre si, tanto em questões de ordem teológica como social e cultural. Deste modo, levando em conta tanto o contexto brasileiro quanto internacional, o GT se propõe a articular discussões que tragam à tona as diversas dinâmicas de desenvolvimento das instituições pentecostais e de seus agentes, sob a perspectiva da leitura histórica.

Palavras-chave: Pentecostalismos; História; Cultura.

Coordenadores:

Prof. Me. Daniel Barros de Lima: daniel.barros@fbnovas.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2143043644958496

Prof. Dr. Maxwell Pinheiro Fajardo: maxwell.fajardo@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2539340507951179

Prof. Dr. Moab César Carvalho Costa:  moabcesar@yahoo.com.br ou moabcesar@uemasul.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7558858835648697

 

ST4. Pentecostalismos e Diálogos contemporâneos

Resumo

Por conta de um significativo crescimento e, consequentemente, certo protagonismo político, tem ocorrido nas últimas décadas importantes debates em torno do pentecostalismo e sua relação com questões contemporâneas, a saber: as mídias, a cultura, as relações de poder, as subjetividades e subjetivações, entre outras. Muitas questões interessantes, porém, não foram devidamente abordadas de modo pertinente pela academia. Os pentecostais não apenas crescem, mas, diversificam-se em seus pentecostalismos com formas religiosas diversas. Desperta atenção, entretanto, o considerável esforço em compreende-los. Tais esforços promovem mobilizações epistemológicas, metodológicas, hermenêuticas, etc., que ampliam consideravelmente o alcance do campo religioso pentecostal. Por conta dessa realidade, o grupo acolhe propostas de trabalhos que possibilitam o diálogo fecundo entre campos e temáticas diversas a partir de lentes contemporâneas.

Palavras-chave: Pentecostalismos; Questões Contemporâneas; Interdisciplinaridade.

Coordenadores (as):

Dra. Ângela Maringoli Kitzinger: angela_maringoli@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8390327358652467

Dra. Marina Aparecida Oliveira dos Santos Correa: marinasantoscorrea@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5321433947150449;

Me. Valdinei Ramos Gandra: gandra@ceeduc.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8390338393439166

 

2. HOSPEDAGEM:

Sugerimos o Hotel Lira, fica em frente à PUCPR e com preços módicos. Acesse o sitio do hotel e faça sua reserva: http://www.lirahotel.com.br/contato

3. SOBRE COMO CHEGAR

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Curitiba PR – 80215-901

Clique aqui para ver o mapa interno da PUCPR e se situar em relação aos locais.

Legenda

1. Portão 4 – Estacionamento para visitantes (pago) – um dos estacionamentos da PUCPR (todos são pagos)

2. Bloco Azul – praça de alimentação – Bloco 02

3. Bloco Amarelo – conferências – comunicações – Bloco 01

4. Bloco Vermelho – infraestrutura com lanchonetes – Bloco 06

5. Portal – Entrada para pedestres

6. Arena Digital

 

Informações gerais

 

Linha Turismo (http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo)

Instituto Municipal de Turismo (http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/)

 

Eventos e programação cultural

 

Fundação Cultural de Curitiba – informações de eventos culturais e agenda (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/)

 

Gastronomia

 

Curitiba Honesta – Guia de bares e restaurantes (http://curitibahonesta.com/)

 

Como se locomover em Curitiba

 

Chegando pelo aeroporto – O aeroporto de Curitiba fica no município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. Lá existe um serviço de ônibus executivo que tem pontos de parada próximos a vários hotéis no Centro de Curitiba. O trajeto dura entre 20 a 40 minutos. A passagem custa R$ 15,00 e os ônibus saem a cada 20 minutos. O itinerário pode ser conferido no site (https://www.aeroportoexecutivo.com.br/).

 

Chegando pela Rodoferroviária – Em frente à Rodoferroviária de Curitiba há inúmeros pontos de parada de ônibus que levam ao centro da cidade. As cores são importantes para reconhecer as linhas (mais informações em: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/).

 

O acesso até a PUCPR

 

A PUCPR fica na Rua Imaculada Conceição, 1155, no Prado Velho, a quatro quilômetros do centro da cidade. O acesso à PUCPR de ônibus é bem simples. São 12 linhas [Aeroporto; Canal Belém; Curitiba/Fazenda Rio Grande; Curitiba/Pedro Moro; Fazendinha/PUC; Guabirotuba; Interbairros I (Anti-horário); Interbairros I (Horário); Interbairros V; Uberaba; V. São Paulo] que possuem pontos em frente e nos arredores próximos à universidade. As linhas amarelas que fazem o trajeto para o centro da cidade são a Bom Retiro/PUC, Raquel Prado e Vila São Paulo, a cada 20 minutos em dias úteis. Aos sábados, os ônibus costumam demorar mais. Confira a lista completa das linhas que passam pela PUCPR. Você pode conferir os trajetos no site.

 

Para passear pela cidade

 

Para conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba, uma sugestão é a Linha Turismo. Um ônibus do estilo “jardineira”, em cujo segundo andar é possível viajar ao ar livre. Com ele, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Os ônibus passam a cada trinta minutos, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de duas horas e meia. O serviço opera das 9h00 às 17 horas.

 

Outro atrativo é o passeio de Trem pela Serra do Mar, são 110 quilômetros viajando pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil, por uma ferrovia com 128 anos de história. O Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à cidade de Morretes. São aproximadamente 2 horas de viagem. Lá o turista poderá provar o típico barreado nos melhores restaurantes e conhecer as ricas tradições culturais e religiosas mantidas por sua tranquila população (mais informações: https://serraverdeexpress.com.br/).

Algumas informações desta página foram editadas com base no material produzido para o V Congresso da ANPTECRE sediado na PUCPR (http://anptecre.pucpr.br/informacoes/).

Auditório - Prédio Amarelo, Campus PUC-PR em Curitiba

Rua Imaculada Conceição, 1155

Prado Velho, Curitiba - PR

80215-901

Auditório - Prédio Amarelo, Campus PUC-PR em Curitiba

Ver no mapa

Rua Imaculada Conceição, 1155

Prado Velho, Curitiba - PR

80215-901

Relep Brasil

Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (www.relep.org.br)

Bernardo Campos (México)

UCCM


Estudou Teologia no Seminário Evangélico de Lima (Peru) e no Instituto Superior Evangélico de Estudios Teológicos (ISEDET, Argentina) e Filosofia na Universidad Católica Santa María de Buenos Aires, Argentina. É Mestre em Ciências Sociais pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru) e Doutor em Teologia pela Rhema University (USA). É docente do mestrado em Teologia da Universidad Teológica CCM-México e o atual coordenador do Foro Pentecostal Latinoamericano y Caribeño (FPLyC), além de membro da RELEP.

Maria Teresa de Freitas Cardoso (Rio de Janeiro-RJ)

PUC-Rio


Doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura Plena) também pela PUC-Rio. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teologia e professora da PUC-Rio nos cursos de Pós-Graduação e de Graduação em Teologia e de Graduação em Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (ISTARJ). Tem experiência na área de Teologia com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente em temas teológicos relacionados com Igreja, Eucaristia, unidade cristã e diálogo. É editora da Revista Atualidade Teológica (Departamento de Teologia da PUC-Rio).

Marcial Maçaneiro (Curitiba-PR)

PUCPR


Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana, Taubaté, SP. Bacharel em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque. É docente do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Curitiba, na Área de Teologia Sistemático-Pastoral. Participa do Grupo de Pesquisa Fé Cristã e Contemporaneidade, é membro do Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso (NEIR) da PUC-PR e consultor teológico do Instituto Ciência & Fé, na mesma universidade. Na agenda internacional, é professor-visitante de Ecumenismo e História das Religiões no CEBITEPAL, em Bogotá - curso creditado pela Universidad Pontificia Bolivariana (Medellín, Colômbia); é também membro da RELEP e teólogo da International Commission for Catholic-Pentecostal Dialogue (Vaticano). Editor da revista Pistis & Praxis (PUC-PR) desde 2015.

David Mesquiati de Oliveira (Vitória-ES)

UNIDA


Tem estudos de pós-doutorado em Teologia no PPGT da PUC-Rio e no PPGT da Faculdades EST. É doutor em Teologia pela PUC-Rio, Mestre em Teologia pela Faculdades EST, Bacharel em Teologia também pela EST, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. É docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões e na Graduação em Teologia da Faculdade Unida de Vitória. Estuda pentecostalismo, religiões indígenas, ecumenismo e diálogo inter-religioso e teologia da missão. É membro da Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL) e presidente da FTL Brasil, membro do comitê do FPLC e da Relep. É pastor pentecostal (Assembleia de Deus) e líder em uma comunidade no município de Vila Velha-ES, Região Metropolitana da Grande Vitória.

Gedeon Freire de Alencar (São Paulo-SP)

FTBSP


Possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo. No momento, pesquisa as relações entre cultura brasileira com o pentecostalismo, mais particularmente com as Igrejas Assembleias de Deus. Membro da Rede Latinoamericana de Estudos Pentecostais (RELEP), Brazilian Studies Association (BRASA), Associação Brasileira de História da Religião (ABHR) e Comissão de Estudos da História da Igreja na América Latina e Caribe (CEHILA).

Marina Aparecida de Oliveira Santos Correa (Aracaju-SE)

UFS


Doutora e Mestre em Ciências da Religião - na área de concentração Religião e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora pós-doutoranda pela Universidade Federal de Sergipe, ministra aulas nas disciplinas: Seminário de pesquisa I e II e Campo Religioso Brasileiro em Ciências da Religião no curso de Mestrado e estágio supervisionado I, II, III na Graduação em Ciências da Religião. Membro e pesquisadora do fenômeno do protestantismo e pentecostalismo brasileiro no GEPP (Grupo de Estudos protestantismo e pentecostalismos PUC-SP). Membro da Rede Latino-Americana de Estudos Pentecostais (RELEP) e Membro do grupo de pesquisa OBSERVARE - Observatório Multidisciplinar de Religiões e Religiosidades, Universidade Federal de Sergipe. Autora do livro: Assembleia de Deus: Ministérios, Carisma e Exercício de Poder.

Maria José Costa Lima (Manaus-AM)

FBN


Doutoranda em Teologia pela Faculdades EST. Mestra em Biologia Urbana pelo Centro Universitário Nilton Lins. Bacharel em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas Sociais e Biotecnológicas. Graduada em Licenciatura em Estudos Sociais e também Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Diretora Acadêmica da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas Sociais e Biotecnológicas, é diretora geral do Instituto de Educação Boas Novas (IEBN), coordenadora do Programa de Educação Cristã Continuada (PECC) e coordenadora regional (Norte) da Rede Latino-Americana de Estudos Pentecostais (RELEP Brasil).

Andréa Nogueira dos Santos (Joinville-SC)

REFIDIM


Graduação em Teologia pela Faculdade Refidim e Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Fez especialização em Aconselhamento Cristão e Cuidado pela Faculdade Refidim e é Mestranda em Teologia pela Faculdades EST na linha de pesquisa de Leitura e Ensino
da Bíblia. É membro fundadora do GEP - Grupo de Estudos Pentecostais da Faculdade Refidim, do Conselho Científico da Revista Eletrônica da Rede de Estudos Pentecostais Assembleianos e é membro da RELEP.

Elias Wolff (Curitiba-PR)

PUCPR


Possui Graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Eclesiologia, Teologia Ecumênica e Teologia das Religiões, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: eclesiologia, missiologia, graça, cristologia, pneumatologia, sacramentos. Atualmente, atua no Programa de Pós-Graduação em Teologia (PUCPR); é Coordenador do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR; é Líder do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da PUCPR; é Coordenador da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Membro da Rede Ecumênica da Água (Conselho Mundial de Igrejas). Bolsista produtividade CNPq.

Maxwell Pinheiro Fajardo (São Paulo-SP)

UC


Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel e licenciado em História. Licenciado em Pedagogia. Pesquisador do Grupo Religião e Periferia na América Latina (REPAL), da Universidade Metodista de São Paulo e do Grupo de Estudos do Protestantismo e do Pentecostalismo (GEPP), da PUC/SP, ambos cadastrados no CNPq. Também é membro da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (RELEP). Atua principalmente nas áreas de História do Brasil e de Sociologia da Religião, com ênfase no estudo dos pentecostalismos brasileiros, suas manifestações nos centros urbanos, bem como nas relações entre religião, migração, urbanização e industrialização. Atualmente é coordenador de Polo da Rede UniCEU (Universidade nos Centros Educacionais Unificados) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Kenner Terra (Vitória-ES)

UNIDA


Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (PPGCR-UNIDA). Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Batista do Sul) com Integralização de créditos pela Escola Superior de Teologia (EST). Licenciado em Filosofia (Universidade Católica de Petrópolis - UCP). Mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo - UMESP) e Doutor em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo - UMESP). Áreas de pesquisa: Hermenêutica pentecostal, Literatura Bíblica, Exegese, Semiótica da Cultura e Teoria da Memória. Membro do Grupo de Pesquisa Oracula, Membro da Associação Brasileira de Interpretação Bíblica (ABIB) e da RELEP.

Valdinei Ramos Gandra (Joinville-SC)

REFIDIM


Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade - MPCS pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE); pós-graduado em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA); graduação em Processos Gerenciais pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Graduando em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atualmente é professor da Facudade Refidim ocupando as funções de Coordenador do Bacharel em Teologia (EAD) e Pesquisador Institucional (PI). Pesquisador do Grupo de Estudos de Teologia e Sociedade (UNIVILLE). Sócio da Associação Nacional de História (ANPUH). Membro da Rede Latino Americana de Estudos Pentecostais (RELEP). Membro do comitê editorial da Revista Azusa - Revista de Estudos Pentecostais (ISSN 2178-7441). Sócio da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Como pesquisador, atua principalmente nas áreas de História do Protestantismo e História das Teologias Latino Americanas, com ênfase no diálogo com o pentecostalismo.

Daniel Barros de Lima (Manaus-AM)

FBN


Doutorando em Teologia pelo PPG-EST, Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Bacharel em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas, Licenciatura Plena em História e Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins. É membro do GT Mundos do Trabalho/AM, Associado da ANPUH (Associação Nacional dos Professores Universitários de História) e da RELEP Brasil. Tem desenvolvido pesquisas no campo da História Social: Imprensa Amazonense e Movimentos Sociais da Amazônia e no campo da Teologia Histórica: Patrística, Reforma Protestante e Cosmovisão Cristã. Atualmente coordena a pós-graduação lato sensu da Faculdade Boas Novas (FBN).

Jefferson Zeferino (Curitiba-PR)

PUCPR


Possui Graduação em Teologia pela Faculdade Luterana de Teologia, Mestrado e Doutorando em Teologia pela PUCPR. Membro do grupo de pesquisa Teopatodiceia: Espiritualidade, Cultura, Práxis da PUCPR, Membro do Núcleo Ecumênico e de Diálogo Inter-religioso da PUCPR, Membro do Movimento Ecumênico de Curitiba, MOVEC. Bolsista CAPES. Tem experiência na área de Ciências da Religião e Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática e Teologia Prática, atuando principalmente nos seguintes temas: Teologia Pública, Ecumenismo, Protestantismo e Ética.

Miquéias Pontes (Manaus-AM)

FBN


Doutorando em Teologia (EST), Mestre em Teologia (EST); Especialista em Ética pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Magistério do Ensino Superior e Graduado em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas (FBN). Tem experiência na área de Teologia com ênfase em Ética e Gestão; Religião e gênero; Homilética; Introdução à Filosofia e Filosofia da Religião. Atualmente é professor de Ensino Superior da Faculdade Boas Novas (FBN).

Dr. Paulo Ayres Matos (Joinville-SC)

Faculdade Refidim


Doutor em Teologia, estuda o pentecostalismo brasileiro. Possui mestrado em teologia (Master of Sacred Theology) em 2002 pelo Christian Theological Seminary, Indianapolis, Indiana, Estados Unidos da América, mestrado em filosofia (Master of Philosophy) em 2005 e doutorado em filosofia (Doctor of Philosophy) em 2013, ambos pela Drew University, Madison, New Jersey, Estados Unidos da América. Docente e pesquisador na Faculdade Refidim, Joinville, SC. Presidente do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, São Bernardo do Campo, SP. Presidente da ONG Koinonia, Presença Ecumènica e Serviço, Rio de Janeiro, Rj. Membro da Society for Pentecostal Studies, Lakeland, FL, Estados Unidos da América.