V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia

V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia

Faça sua inscrição

LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICAS LEITORAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NARRATIVAS E FRUIÇÃO ESTÉTICA

O ato de ler integra a vida das pessoas desde tempos remotos por sua natureza estética. A leitura literária constitui-se em produtora de conhecimento, pois discute verdades sobre a natureza humana, proporcionando o desenvolvimento das sociedades como mecanismo de difusão da cultura escrita enquanto veículo da promoção e consolidação da formação do leitor. Assim, as práticas leitoras impulsionadas pelo texto literário, configuram-se em experiências diferentes para cada indivíduo, numa perspectiva teórica que articula a leitura da palavra à leitura do mundo, que implica num processo de apropriação, no sentido de se fazer algo com aquilo que se recebe, ou seja, a partir do contato com novos conhecimentos, introduzi-los às vivências cotidianas. No contexto da formação de professores, a leitura literária alicerça os meandros dessa formação como base pedagógica que impulsiona o crescimento volitivo, motivações, interesses culturais, profissionais a frequência de leitura. Nesse sentido, este simpósio temático objetiva fomentar o debate no entorno da leitura literária e a constituição do leitor, as práticas leitoras de professores, história de vida e formação docente, narrativas autobiográficas de professores, envitando construir diálogos entre espaços acadêmicos diversos.

COORDENADOR:

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

 

24 DE MARÇO

14:00 às 14:15 - DIFERENTES EDIÇÕES NA LEITURA LITERÁRIA: CIGANOS, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

14:15 às 14:30 - A FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6° ANO

14:30 às 14:45 - O CONTO EM LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COM LEITURA

14:45 às 15:00 - A LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DO LEITOR

15:00 às 16:00 - Debate

 

25 DE MARÇO

14:00 às 14:15 - ENTREVISTA COM O ILUSTRADOR – A IMPORTÂNCIA DA ILUSTRAÇÃO NOS PROCESSOS DE LEITURA

14:15 às 14:30 - FORMAR-SE, UMA INTERROGAÇÃO PERMANENTE: NARRATIVAS E REFLEXÕES DA AUTOFORMAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA NA RENOVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

14:30 às 14:45 - NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

14:45 às 15:00 - A LEITURA COMO INSTRUMENTO DIÁRIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR

15:00 às 16:00 - Debate