Carta de Acolhimento
Orientações para participação nas
Mesas Colaborativas do SNBU 2025
Olá! Você já deve saber que divulgamos a programação das mesas colaborativas para o compartilhamento dos trabalhos. Nós lançamos essa modalidade durante o XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Florianópolis, e agora iremos retomá-lo para a edição deste ano. Buscamos construir espaços de compartilhamento de experiências, integração de pessoas, discussão de questões atuais e prospecção de caminhos para um futuro desejável.
Inspirada por eventos internacionais, como o Congresso Internacional da IFLA e o Next Library, a Comissão Científica do SNBU 2025 inova ao trazer as apresentações de trabalhos em mesas colaborativas.
Nesta carta de acolhimento detalhamos as instruções sobre as mesas.
Esperamos por vocês no #SNBU2025!
FEBAB
doity.com.br/snbu2025
Participe das mesas colaborativas
As Mesas Colaborativas reúnem os trabalhos que se desenvolvem em torno de um mesmo tema. Durante a sessão, as pessoas relatam seus trabalhos, discutem e constroem uma visão colaborativa sobre o tema. Em cada Mesa, além das pessoas que apresentarão seus trabalhos, teremos responsáveis pela Mediação, Relatoria e Apoio da sessão.
Iniciaremos cada Mesa com a mensagem de boas-vindas da Mediação e Relatoria explicando a dinâmica das apresentações. Após as boas-vindas, as pessoas participantes serão convidadas a se apresentarem (Qual seu nome? De onde vem?) e a relatarem brevemente seus trabalhos.
Recomendamos que as pessoas tratem dos aspectos centrais do trabalho (Qual é o objetivo do seu trabalho? Quais eram os problemas enfrentados pela biblioteca? Quais soluções e resultados foram encontrados?). Recomendamos uma fala informal, como se estivessem contando sobre o trabalho durante um cafezinho.
Em caso de trabalhos com mais de uma autoria que esteja presente na Mesa, o recomendável é que somente uma pessoa realize a apresentação em virtude do tempo.
Não haverá apresentação de slides, portanto, caso queiram se sentir mais seguras, as pessoas podem levar uma “colinha” em papel com alguns dados do trabalho.
A Mediação iniciará as discussões, a partir das questões norteadoras e seus desdobramentos:
Enquanto os participantes discutem essas questões, a Relatoria registrará todos os apontamentos apresentados para que, ao final, possamos elaborar um relatório de todas essas contribuições.
Sobre a participação:
Para que o trabalho seja contemplado nos Anais do SNBU 2025 é obrigatória a inscrição de uma pessoa autora do trabalho. Na impossibilidade da autoria não estar no Seminário, não será possível que outra pessoa apresente o trabalho. Também não faremos alterações nos horários. Os trabalhos foram devidamente selecionados por temáticas, com um número máximo ideal de trabalhos por mesa, para que a dinâmica funcione corretamente.
Esta será a terceira oportunidade que realizaremos a dinâmica das Mesas Colaborativas. Em todas elas esse momento foi enriquecedor e construtivo por conta do comprometimento das autorias, das mediações e das relatorias. Temos certeza de que neste ano repetiremos esse sucesso!
Para um bom aproveitamento do Seminário, lembre-se de acompanhar as novidades via Lista no WhatsApp ou baixando o app do evento.
Em caso de dúvidas, nos escreva em secretaria@febab.org ou snbu@febab.org.
Nos vemos em São Paulo!