Informações

A crescente disponibilização das tecnologias e o fluxo cada vez maior e mais rápido de produção e acesso à informação têm desafiado o campo da Ciência da Informação e, consequentemente, seus pesquisadores e profissionais no entendimento de novas práticas de apropriação, mediação e uso de dados e informações na produção de conhecimento. Com intuito de reunir a comunidade acadêmica para a reflexão e o enfrentamento deste desafio, desde o ano de 2015, acontece o TOI – Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação em colaboração acadêmica e científica com o International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI).

O TOI é iniciativa do Grupo de Pesquisa “Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID)” cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pertencente ao antigo do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (DBD), atual Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (CBD/ECA/USP). Desde a primeira à quarta e última edição de 2018, o TOI foi realizado na USP como evento paralelo ao CONTECSI. Ao crescer em termos de eixos temáticos e atividades em sua programação, bem como em número de participantes, desde a segunda edição em 2016, seus organizadores e participantes discutiam a necessidade de ampliação do debate e de descentralização com realização de edições em outras regiões do país.

Em 2016, o TOI foi realizado a partir de uma colaboração entre OMTID, Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB) e o Simpósio Brasileiro de Ética da Informação (SBEI), que passou a ser realizado nos anos seguintes com organização do OMTID e LTi.

Em sua quarta e última edição, ainda em São Paulo em 2018, o TOI teve como tema: “Gestão da Informação e do Conhecimento na Era Digital” e por missão promover e desenvolver, por meio do compartilhamento e da troca de experiências profissionais e resultados de pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos induzidos pela rápida transformação tecnológica. Entre seus principais objetivos, o evento procurou promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse por pesquisa, compartilhamento de informação e práticas mais inovadoras no campo da Informação.

Na ocasião, foi discutida com seus organizadores a descentralização e vinda de uma primeira edição do evento para a região Nordeste do país. O diálogo seguiu pós-evento a partir do reconhecimento da demanda quanto à importância da ampliação do debate para a comunidade de pesquisadores e profissionais da região, sendo realizada a articulação entre o OMTID, o LTi, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e o Curso de Biblioteconomia (CBIB), estes últimos pertencentes à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sua realização na cidade de Maceió, Alagoas.

O TOI Nordeste, que será realizado nos dias 13 e 14 de junho de 2019, em Maceió - Alagoas, também marca a trajetória do Núcleo de Estudos em Informação, Tecnologia e Inovação (NESITI), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UFAL. O NESITI congrega os docentes do PPGCI/UFAL e o evento oportuniza maior consolidação do grupo em contato com palestrantes e conferencistas nacionais e internacionais externos à instituição.

Nesta primeira edição na região, o evento tem como tema “As condições de produção de Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo contemporâneo”. A temática contemplaria tanto os aspectos políticos, econômicos e culturais que compõem os processos de produção, mediação e gestão da informação, quanto as dimensões tecnológicas e sociais de armazenamento, acesso, uso e impactos. Com essa abrangência temática, será realizada uma mesa-redonda que integra o TOI Nordeste e a Aula Magna do PPGCI/UFAL.

Ainda compondo a programação integrada, será realizado o I Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação, (veja o cronograma de apresentação dos trabalhos) entre outras atividades, visando a integração das atividades de ensino, pesquisa e inovação na área de atuação do programa.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Dra. Cecilia Leite Oliveira (IBICT, Brasil)

Saiba mais

Prof. Didier Álvarez Zapata (EIB/UdeA, Colômbia)

Saiba mais

Dr. Fábio Guedes Gomes (FAPEAL, Brasil)

Saiba mais

Dr. Francisco Carlos Paletta (USP, Brasil)

Saiba mais

Dra. Isa Maria Freire (UFPB, Brasil)

Saiba mais

Dr. Alan Pedro da Silva (UFAL, Brasil)

Programação:

Parque Bibliotecas e Inclusión Social Workshop · Prof. Didier Álvarez Zapata (EIB/UdeA, Colômbia)

Apresentação cultural - Exposição fotográfica 'Alagoas: como eu te vejo' Apresentação Artística

Mesa de abertura Abertura · Dr. Francisco Carlos Paletta (USP, Brasil), Dra. Isa Maria Freire (UFPB, Brasil)

Aula Magna do PPGCI/UFAL: 'O papel da tecnociência na sociedade contemporânea: contextos e cenários' Mesa-redonda · Dr. Fábio Guedes Gomes (FAPEAL, Brasil), Dra. Cecilia Leite Oliveira (IBICT, Brasil)

Encerramento Encerramento

Visita técnica à Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos Visita técnica

I Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação Seminário · Dra. Nelma Camelo de Araujo

O perfil do profissional Bibliotecário para a Biblioteca do Futuro: onde estamos e para onde vamos? Palestra · Dr. Francisco Carlos Paletta (USP, Brasil), Dra. Isa Maria Freire (UFPB, Brasil)

Conferências TOI: Tecnologia e Inovação Social Palestra Sessão Internacional · Dr. Alan Pedro da Silva (UFAL, Brasil), Prof. Didier Álvarez Zapata (EIB/UdeA, Colômbia)

Encerramento Encerramento

Credenciamento

O credenciamento ocorrerá 30 minutos antes do início das atividades.

No dia 13 pela manhã (no Prédio do Curso de BIblioteconomia); a tarde (na entrada do auditório da Biblioteca Central); e a noite (na entrada do Autorório da Reitoria).

No dia 14 a tarde e noite (na entrada do Autorório da Reitoria).

Universidade Federal de Alagoas (Auditório da Reitoria; Auditório da Biblioteca Central)

Avenida Lourival Melo Mota, km 14

Cidade Universitária , Maceió - AL

57072-970

Universidade Federal de Alagoas (Auditório da Reitoria; Auditório da Biblioteca Central)

Ver no mapa

Avenida Lourival Melo Mota, km 14

Cidade Universitária , Maceió - AL

57072-970

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL)

Dra. Cecilia Leite Oliveira (IBICT, Brasil)

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil


Atual Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003). Realizou Instância Formativa no Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha no Programa (Puntos de Información Cultural - P.I.C.). Em 2002, na pesquisa de Doutorado desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social (Escola Digital Integrada - EDI) foi o primeiro trabalho acadêmico da Universidade de Brasília que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. Pesquisadora da EMBRAPA Informação Tecnológica de carreira cedida ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) para atuar como Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Novos Produtos (CGPD) do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict). Tem experiência na área de Ciência da Informação, do uso das novas tecnologias (TIC) para solução informacional nos diversos campos de atuação da Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, inclusão digital, gestão da informação, inclusão social, gestão do conhecimento e inovação.

Prof. Didier Álvarez Zapata (EIB/UdeA, Colômbia)

Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia


Bibliotecólogo de la Escuela Interamericana de Bibliotecología de la Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Especialista en Animación Sociocultural y Pedagogía Social y Magíster en Ciencia Política. Premio Luis Florén Lozano, 2010. Ha trabajado como bibliotecario escolar, público y universitario en diferentes servicios, redes y sistemas de información. Actualmente se desempeña como profesor asociado e investigador del Grupo de Investigación en Información, Conocimiento y Sociedad de la Escuela Interamericana de Bibliotecología de la Universidad de Antioquia. En esta misma universidad ha trabajado como profesor del Pregrado en Ciencia Política e investigador asociado del Instituto de Estudios Políticos en la línea de Ciudadanía, Cultura y Prácticas Políticas; igualmente, ha sido profesor en la Maestría en Educación, Maestría en Ciencia Política, y en el Diploma en Formación Ciudadana, Diploma en Bibliotecas Escolares y Diploma en Bibliotecas Públicas de la misma Universidad. Fue, además, profesor de la Diplomatura en Biblioteca Escolar, Cultura Escrita y Sociedad en Red (2010-2011), ofrecido en forma virtual por la Universidad Autónoma de Barcelona, la Universidad de Barcelona y la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI).

Dr. Fábio Guedes Gomes (FAPEAL, Brasil)

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Brasil


Possui graduação em Ciências Econômicas (1997) e mestrado em Economia Regional (1999), ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia (2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. É professor da Graduação e Mestrado em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tutor do PET-Economia (2009-2015). Tem experiência nas áreas de Teoria e História Econômica, Relações Internacionais, Formação Econômica Brasileira, Economia Brasileira, Comércio Internacional, Economia Política Internacional, Administração Política, Administração e Políticas Públicas. Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) desde janeiro de 2015 

Dr. Francisco Carlos Paletta (USP, Brasil)

Universidade de São Paulo, Brasil


Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade do Porto. Pós Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Mestre em Engenharia de Produção, MBA em Marketing, Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Estratégia e Geopolítica, Especialista em Planejamento Estratégico pela Universidade de Minnesota, Especialista em Automação Industrial pelo Automation College, Phoenix Arizona. Engenheiro Eletrônico pela Faculdade de Engenharia Industrial. Master Sciences Humaines et Sociales, mention Information et Communication, spécialité Gestion de L ' Information et de la Connaissance ? Documenta, Université Paul-Valéry Montpellier III - França. Master Domótica y Hogar Digital pela Universidad Politécnica de Madrid - Espanha. Membro filiado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e American Library Association (ALA). Líder do Grupo de Pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação. Vice Chefe do Departamento de Informação e Cultura. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Escola de Comunicações e Artes ECA/USP. Atua nas áreas de Ciência da Informação, Administração Geração e Uso da Informação, Gestão de Dispositivos de Informação, Humanidades Digitais, Curadoria Digital, Recuperação e Organização da Informação, Gestão do Conhecimento, e Bibliotecas Digitais.

Dra. Isa Maria Freire (UFPB, Brasil)

Universidade Federal da Paraíba, Brasil


Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal da Bahia. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) no período 2010-2014. Coordena o Grupo de Trabalho Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação da ANCIB. Editora científica da revista Informação& Sociedade: Estudos e Editora-Chefe da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) e do blog De olho na CI . Coordena a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais. É líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB no CNPq. Na pós-graduação trabalha os seguintes temas: Comunicação da informação em mídias virtuais; Competências em tecnologias intelectuais de informação; Políticas de informação; Inclusão social; Ética da informação; Responsabilidade social. Visite o Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi em www.lti.pro.br.

Dr. Alan Pedro da Silva (UFAL, Brasil)

Universidade Federal de Alagoas, Brasil


Professor Adjunto do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC-UFAL). Atuou por 2 anos como Diretor do Núcleo de Tecnologias da Informação da UFAL. Fundador da Empresa MeuTutor, especializada em soluções para Educação. 2° colocado no concurso de tese de doutorado no SBIE 2011. Pesquisador do Núcleo de Excelência de Tecnologias Sociais (NEES). Atualmente aluno de pós doutorado do ICMC da USP, trabalhando com Sistemas Tutores Inteligentes Baseados em Neurociência.