O V Congresso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná receberá resumos de trabalhos até o dia 25 de janeiro de 2026, às 23:59h (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio da plataforma de submissão do site do Congresso.
Há três modalidades de apresentação, sendo que o/a(s) autor/a(s) poderá indicar a modalidade desejada, porém ficará a critério da comissão científica a definição final, considerando o número, qualidade e equilíbrio de trabalhos:
1. Comunicação Oral
2. Pôster
3. Roda de Conversa
Eixos Temáticos
A programação do congresso estará estruturada com base nos eixos temáticos a seguir. A submissão dos trabalhos deverá ser feita por eixo, todavia a Comissão Científica poderá remanejar os trabalhos dentre os eixos, considerando aderência aos temas e equilíbrio de trabalhos entre os eixos
1. Saúde, direitos humanos, democracia e políticas públicas;
Ementa: Este eixo prioriza pesquisas e experiencias de análises críticas, participação social, direito à saúde, direitos humanos, equidade, universalidade no SUS e políticas públicas. Serão aceitos trabalhos que busquem fazer análises críticas das atuais políticas públicas como
estratégias de garantia de direitos da população ou como forma de restringir esses direitos. Reflexões sobre participação popular, justiça, democracia e controle social no SUS. Sistemas universais e cobertura universal de saúde, buscando reflexões e aprofundamentos sobre os
desafios do SUS.
2. Educação e formação em Saúde Coletiva, integração ensino e serviço e extensão universitária;
Ementa: Este eixo foca na formação e educação em/para a Saúde Coletiva, incluindo estudantes, pesquisadores e trabalhadores, assim como nas formas de integração ensino e serviço e extensão universitária para viabilizar uma formação pautada no SUS. Debateremos sobre a Formação em Saúde nos vários níveis (do técnico/profissional à pós-graduação), políticas educacionais, internacionalização, a relação público-privada na configuração do mercado de trabalho em saúde e a educação interprofissional, assim como a incorporação tecnológica no trabalho e na formação dos trabalhadores. Discutiremos também como as dimensões formativas dialogam com os princípios e a defesa do SUS.
3. Integralidade, Intersetorialidade e Redes de Atenção à Saúde;
Ementa: Este eixo tem o objetivo de discutir aspectos das redes de atenção à saúde não apenas no âmbito administrativo, mas seus arranjos, aspectos epidemiológicos críticos, e desafios das redes que reforçam o princípio da integralidade do SUS. Engloba a centralidade na atenção primária à saúde (APS), mas também inclui outros níveis de atenção (secundária e terciária) e as redes intersetoriais (saúde, educação, assistência social, justiça, segurança pública, etc.). Estratégias que ampliem o caráter inclusivo e participativo das redes para grupos
específicos e populações vulnerabilizadas, sem perder o caráter integral e de coordenação do sistema depositado na APS.
4. Gestão, tecnologias, vigilâncias, comunicação e informação em saúde;
Ementa: Este eixo é voltado para a gestão do cuidado em saúde nos diversos grupos populacionais, na perspectiva do trabalho em equipe interdisciplinar, das vigilâncias em saúde, na incorporação de tecnologias e práticas inovadoras, considerando as singularidades individuais, familiares, comunitárias e territoriais. Para que essa gestão se dê de modo amplo,
contempla a gestão da informação, tecnologias do cuidado, análise dos indicadores de saúde de grupos específicos, bem como a comunicação em saúde.
5. Territórios, ambiente e saúde e a determinação social/socioambiental da saúde-doença;
Ementa: Este eixo reunirá trabalhos que analisem criticamente a produção da saúde-doença nas coletividades e nos territórios, por meio do estudo dos fatores ambientais, das relações sociais e da determinação social/socioambiental do processo saúde-doença. Atenção especial a grupos sociais, como a classe trabalhadora, populações vulnerabilizadas, assim como estudos que aprofundem discussões teóricas e metodológicas da determinação social da saúde-doença. Questões emergentes da relação ambiente e saúde, saúde única, saúde global, bem viver indígena, desenvolvimento humano e desenvolvimento sustentável. Estudos que
relacionem a determinação social da saúde às repercussões da exploração econômica, às várias formas de opressão e desrespeito à dignidade humana (racismo, machismo, sexismo, etarismo, capacitismo, misoginia, entre outros) e à destruição da natureza e demais violações de direitos.
Categorias
São três categorias de apresentação de trabalhos para seleção no Congresso:
1. Relato de Pesquisa
2. Relato de Experiência em Saúde Coletiva
3. Produção técnica
Especificar na primeira linha (antes do texto do resumo) a categoria: Relato de Pesquisa, Relato de Experiência em Saúde Coletiva ou Produção técnica) (Obrigatório)
2.1 Resumo de Relato de Pesquisa
Relatos de Pesquisas são trabalhos originais que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado, que descrevem os resultados criticamente e apresentam as principais inferências encontradas". Essa modalidade de apresentação tem como objetivo socializar o conhecimento produzido durante o processo da pesquisa, trazendo reflexões que possibilitem o fortalecimento do campo Saúde Coletiva e a construção compartilhada de propostas de avanços para a área.
2.2 Resumo de Relato de Experiência em Saúde Coletiva
Refere-se à sistematização de reflexões sobre experiências e vivências de enfrentamento de situações e problemas de saúde; ao desenvolvimento de atividades e ações; ao gerenciamento de políticas, programas e serviços; bem como mobilizações e ações vivenciadas junto a (e/ou pela) comunidade, controle social, movimentos sociais, iniciativas desenvolvidas pelos serviços de saúde e outros. Nos resumos de Relato de Experiência em
Saúde Coletiva, o(s) autor(es) não deve(m) apenas descrever a experiência, mas também uma reflexão crítica sobre ela, seus impactos sociais, caráter inovador, aplicabilidade e sobre os aprendizados com ela obtida. Descrever o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução (incluindo período de realização, local e sujeitos envolvidos, técnicas adotadas), análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições para a Saúde Coletiva.
2.3 Resumo de Produção Técnica ou Tecnológica (PTT)
Refere-se ao desenvolvimento de processos, produtos e metodologias que possibilitem a mudança de práticas institucionais no SUS. Os produtos técnicos possuem naturezas diversas podendo ser desde uma organização de um curso, de um protocolo, de uma matriz avaliativa, de um material didático, de um aplicativo dentre outros e são fruto da aplicação de novos conhecimentos científicos, técnicas e expertises desenvolvidas. Os produtos
técnicos ou tecnológicos podem ser construídos como resultado de uma pesquisa, mas podem nascer de processos de trabalho no ambiente da gestão e do trabalho no SUS. O produto deve ser uma obra finalizada e acabada com aplicação em saúde. Além disso, devem possuir impacto e aplicabilidade relacionados com as mudanças causadas pela sua
introdução. Nesse sentido, descrever um PTT não é apenas demonstrar a sua existência e seu processo de construção, mas deve conter também uma reflexão crítica sobre os impactos sociais, aplicabilidade e caráter inovador. São formatos de produtos técnicos os itens elencados a seguir: (a) Patentes, (b) Tecnologia social, (c) Cursos de formação profissional, (d) Material didático, (e) Software/aplicativo, (f) Produto de comunicação e (g)
Manuais/protocolos.
Normas
1.1 Limite de resumos por participante:
Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição como autor(a) principal (relator/apresentador). Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes.
1.2 Obrigatoriedade de inscrição e pagamento da taxa:
Para submeter os resumos não é necessário efetuar o pagamento da inscrição. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, a inclusão na programação do evento está condicionada ao pagamento da taxa inscrição ou envio da nota de empenho até 09 de março de 2026. Recomendamos que o pagamento seja feito o quanto antes, para aproveitar os lotes iniciais
de inscrição com desconto. Caso seu trabalho não seja aprovado e não queira participar do congresso, é possível reembolso parcial da inscrição.
Se o(a) autor(a)/coautor(a) responsável pelo trabalho não efetuar o pagamento da taxa de inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho poderá ser transferida para um(a) coautor(a) que esteja com a taxa de inscrição paga e com até 01 trabalho em sua área restrita já que cada inscrito poderá ter até 02 trabalhos aprovados. Para isso, transferir a
inscrição pela plataforma do evento, até o dia 09 de março de 2026.
É imprescindível a presença do(a) autor(a) responsável pelo trabalho para que o certificado seja liberado na área restrita após a realização do congresso. Os valores com descontos possuem prazo limitado!
Veja com atenção essa informação na seção inscrições. Nos casos de pagamento da taxa de inscrição por meio de nota de empenho, esta deverá se encaminhada via email para a secretaria do evento: divulgacaocientificappgsc@gmail.com até o dia 09 de março de 2026
Formatação
Em todos os casos (Resumo de Relato de Pesquisa, Relato de Experiência e Produção Técnica ou Tecnológica), os resumos deverão respeitar a seguinte estrutura e normas:
-Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.
-Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o(a) autor(a) principal e em seguida, se houver, o/a(s) coautor/a(es/as) na ordem de autoria. Máximo de 10 (dez) autores/as.
-Apresentador(a) do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o e-mail do(a) autor(a) principal que apresentará o trabalho.
-O resumo deve conter no máximo 2550 caracteres, incluindo os espaços.
-Modalidade preferencial de apresentação: escolher uma das opções disponíveis: Comunicação Oral, Roda de Conversa ou Pôster (que poderá ser remanejada pela comissão científica).
-Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não ?deverão ser incluídos.
Formatação dos Resumos
1. Para Resumo de Relato de Pesquisa
Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e não devem ser preenchidos com letras em caixa alta: Apresentação/Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões/Considerações Finais.
2. Resumos para Relato de Experiência
Resumo: o texto deve ser objetivo, conciso e informativo. Os tópicos a seguir são obrigatórios e não devem ser preenchidos com letras em caixa alta: Objeto da experiência, Período de realização, Objetivos, Descrição da experiência, Resultados, Aprendizado e análise crítica e Conclusões e/ou recomendações.
3.Resumo de Produção Técnica ou Tecnológica
Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e não devem ser preenchidos com letras em caixa alta: Descrição da produção, Período de realização, Objetivos, Metodologia e processo da produção, Resultados, Análise crítica e
impactos da produção e Considerações finais.
Modalidades de Apresentação
> > Há três modalidades de apresentação, sendo que o/a(s) autor/a(s) poderá indicar a modalidade desejada, porém ficará a critério da comissão científica a definição final, considerando o número, qualidade e equilíbrio de trabalhos:
1. Comunicação Oral
2. Pôster
3. Roda de Conversa
1. Comunicação Oral
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada e possibilidade de apresentação de slides. As apresentações de slides devem ser em formato PDF para evitar problemas de desconfiguração. Após divulgação dos trabalhos aprovados, será solicitado o envio prévio dos arquivos das apresentações em PDF para o e-mail da secretaria do congresso, para que as apresentações estejam organizadas nas salas temáticas. Por via das dúvidas, também
recomendamos que os(as) apresentadores(as) levem a apresentação em pen drive no dia da apresentação. Cada trabalho terá no máximo dez minutos para apresentação. Após as
apresentações, haverá debate com os respectivos autores(as) mediado por um(a) coordenador(a), a ser designado pela Comissão Científica. Para emissão do certificado é necessário que o/a autor/a responsável pelo trabalho apresente seu trabalho.
2. Pôsteres
Os trabalhos deverão ter as seguintes dimensões: 90 centímetros de largura por 1,20 metro de altura, configurando o formato vertical, em lona e com corda. Não há modelo padrão a ser seguido. O evento fornecerá os pedestais para pendurar os pôsteres. As sessões de poster acontecerão em dois dias do Congresso. Os pôsteres estarão agrupados de acordo com os temas e deverão ser afixados no início da manhã (8h30), ficando em exposição ao longo do dia e devendo ser retirados entre 16 e 18 horas. Os posters que não forem retirados pelo autor responsável serão encaminhados após este horário para a reciclagem.
É obrigatória a presença do(a) autor(a)/apresentador(a) dos pôsteres junto à área expositiva dos pôsteres durante o horário informado pela comissão cientifica do congresso, tanto para atender e sanar eventuais dúvidas do público como para assinar a lista de presença. Os certificados de apresentação de trabalhos só serão disponibilizados para aqueles que assinarem a lista de presença.
3. Roda de conversa
Os trabalhos aprovados nesta modalidade serão apresentados em rodas de conversas, definidas a partir de um ou mais temas a serem debatidos. Os(As) participantes deverão apresentar e discutir de forma oral (de 3 até no máximo 4 minutos), sem uso de projeção multimídia (sem power point), buscando dialogar com seus temas e com os demais trabalhos da Roda de conversa. Sugere-se que os(as) autores(as) levem para a roda formas didáticas que facilitem a compressão dos demais presentes, como resumos em folhas A4,
pequenos cartazes, fotos, diagramas, ou outra forma que representem o trabalho seu tema, e que favoreçam o diálogo da roda. Para emissão do certificado é necessário que o(a) autor(a) responsável pelo trabalho esteja presente na Roda de Conversa.
As rodas de conversa terão 90 minutos de duração, sendo aproximadamente de dez a quinze trabalhos debatidos em cada roda, com moderação de um(a) mediador(a).
Critérios para a avaliação dos Resumos
A comissão avaliadora será formada por profissionais com formação e experiência na área e que considerarão os seguintes itens no momento da avaliação:
-Adequação à temática do congresso no âmbito da Saúde Coletiva e defesa do SUS e/ou dos Direitos Humanos;
-Adequação ao escopo do eixo temático escolhido;
-Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição dos objetivos, métodos, resultados e conclusões;
-Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos do estudo;
-Coerência entre os resultados e as conclusões;
-Adequação do título;
-Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente);
-Contribuição para o campo da Saúde Coletiva.
Conflitos de interesses
Para decidir se há ou não potenciais conflitos de interesse a serem declarados, cada autor deve considerar:
• Qualquer empresa ou organização que represente qualquer indústria farmacêutica, de tabaco e de alimentos e bebidas; fabricantes de equipamentos e de insumos; prestadores de serviços diagnósticos; corretoras, seguradoras e operadoras de planos de saúde.
• Organização sem fins lucrativos que receba recursos de qualquer empresa privada, ou que tenha eu seu núcleo gestor mais de 25% de membros empregados por (ou associados a) qualquer empresa privada; e
• Organização não governamental de interesse comercial/privado. Potenciais conflitos incluem as seguintes possibilidades de relação entre o autor e as organizações listadas acima:
• Vínculo empregatício e outras atividades remuneradas: Qualquer vínculo empregatício, consultoria, cargos de diretoria, honorários e outras posições ou associação em qualquer nível.
• Financiamento a projetos e bolsas de pesquisa: Consultorias, bolsas e honorários de apoio à pesquisa, apoio para a participação em conferências e reuniões, ou para cobrir despesas de viagem, acomodação ou publicações. No caso de pessoas vinculadas a instituições acadêmicas, considerar também fontes de financiamento para projetos de pesquisa e outras atividades acadêmicas.
• Serviços honorários: Membro honorário da mesa diretiva ou acionista de empresa.
• Presentes e doações: Presentes, doações e outros benefícios recebidos.
• Outros interesses: Qualquer outro interesse que o autor prefira declarar para preservar a transparência, ou que possa causar comentários adversos, constrangimento ou outra dificuldade caso sejam tornados públicos por meio de terceiros. Sempre declare no seu trabalho ou resumo se você tem interesses potencialmente conflitantes a declarar. Em caso afirmativo, detalhe.
Observações importantes
Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos. Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Todos os trabalhos ao serem apreciados para a seleção poderão contemplar sugestões de seus autores quanto à modalidade preferencial de
apresentação, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.
As modalidades de apresentação dos trabalhos possuem um limite de definidos pela Comissão Científica com o intuito de fortalecer a modalidade “Roda de conversa” e possibilitar um evento mais dinâmico e participativo.
A partir de 19 de março de 2026, a Comissão Organizadora comunicará aos autores a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.
O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.
Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.
Datas e prazos importantes
Data limite para envio de resumos: 25/01/2026
Divulgação do resultado da avaliação: A partir de 02/03/2026
Prazo para mudança de autor responsável: até 09/03/2026
Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis: até 09/03/2026
Divulgação do dia e horário de apresentação dos trabalhos: A partir de 19/03/2026
Certificados e publicação nos ANAIS
Certificados de participação e apresentação serão disponibilizados online no site do evento e/ou enviados para o e-mail cadastrado na inscrição. Os anais serão disponibilizados no site do congresso a partir de 60 dias após o evento. Apenas os trabalhos aprovados, apresentados durante o congresso e com presença do(a) autor(a) responsável pelo trabalho farão parte da publicação.