Programação completa

Logotipo, nome da empresa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Programação geral

 

Data: 24/09/2025 (quarta-feira)

 

Conferência de abertura

Reflexão sobre a língua: objetos de ensino e objetivos nas práticas de análise linguística

Profa. Dra. Márcia Mendonça (UNICAMP)

Horário: 18h30 às 20h30

Local: Canal no Youtube

https://www.youtube.com/@ProfLetras-Natal

 

Data: 25/09/2025 (quinta-feira)

 

Mesas Temáticas 1 e 2

Horário: 9h às 12h

Local: Canal no Youtube

https://www.youtube.com/@ProfLetras-Natal

 

Mesa Temática 1: Texto e Ensino

Alessandra Castilho Ferreira da Costa (UFRN)

Ana Virginia Lima da Silva Rocha (UFRN)

Anahy Samara Zamblano de Oliveira (UPE)

 

Mesa Temática 2: Literatura e Ensino

José Hélder Pinheiro Alves (UFCG)

Marta Aparecida Garcia Gonçalves (UFRN)

Derivaldo dos Santos (UFRN)

 

Comunicações orais em Grupos de Trabalho

Horário: 14h às 16h

Local: Auditórios do Instituto Ágora

 

Grupo de Trabalho: Alfabetização e Letramento

Coordenador: Elias Vinícius de Sousa Mata

Local: Auditório 1 do Instituto Ágora

14h-14h15

Projeto de letramento racial: mapeamento de produções acadêmicas brasileiras

Ozana Maria Alves, Alana Driziê Gonzatti dos Santos

14h15-14h30

Letramento comunitário: um olhar para a comunidade do Golandim

Manoela Salles Nery de Castro, Alana Driziê Gonzatti dos Santos

14h30-14h45

Baobá: possibilidades para expansão da consciência a partir da gira de conversa

Christoffer Carvalho Medeiros, Telma Paulo Da Rocha, Alana Driziê Gonzatti dos Santos, Kleberson Farias de Medeiros

14h45-15h

Práticas de letramento na educação de jovens e adultos

Raquel Souza de Brito, Alana Driziê Gonzatti dos Santos

15h-15h15

Projeto de letramento familiar: mapeamento de práticas

Regiane Veras Ferreira, Alana Driziê Gonzatti dos Santos

15h15-15h30

A mobilização dos gêneros discursivos em projeto de letramento

Telma Paulo da Rocha, Christoffer Carvalho Medeiros

15h30-15h45

Letramento literário e crítico pela crônica: identidade, cultura e memória

Alexandre Jefferson Moreira, Alana Driziê Gonzatti dos Santos

15h45-16h

Discussão

 

Grupo de Trabalho: Literatura e Ensino

Coordenador: Francisco Fábio Vieira Marcolino (UFRN)

Local: Auditório 2 do Instituto Ágora

14h-14h15

Leitura literária e podcast: diálogos possíveis

Jéssica Thuiza Oliveira dos Santos, Alana Driziê Gonzatti dos Santos

14h15-14h30

A função humanizadora da literatura: um diálogo entre as concepções de Rildo Cosson e Antonio Candido

Kalina Korolieva Farias de Castro, Maridinágema Gurgel Praxedes

14h30-14h45

O direto à literatura: uma análise do conto a Phega a partir de Antonio Candido

Maridinágema Gurgel Praxedes, Kalina Korolieva Farias de Castro

14h45-15h

Letramento literário por meio da sequência didática: uma proposta de intervenção no 6º ano do ensino fundamental

Marta Campelo da Cruz, Nere Elma Freitas de Souza

15h-15h15

A sabedoria da loucura em “Forrest Gump” e “Flores para Algernon”, uma análise comparada

Ramon Pablo Barros

15h15-15h30

Besouro Carirá: uma análise de esperança

Ramon Pablo Barros, João Paulo da Silva, Hildelitan Pereira de Oliveira, Rute Crisanto Bezerra

15h30-15h45

Literatura como condição para a esperança: uma leitura de Lispector a partir de Cândido e Holanda

Roque da Mata Chianca, Derivaldo dos Santos

15h45-16h

Discussão

 

Grupo de Trabalho: Texto e Ensino

Coordenador: Alessandra Castilho Ferreira da Costa (UFRN)

Local: Auditório 3 do Instituto Ágora

14h-14h15

Multiletramentos em ação: anúncios e propagandas no desenvolvimento da competência leitora

Kleberson Farias de Medeiros, Ana Carla de Souza Ferreira, Christoffer Carvalho Medeiros

14h15-14h30

Do slogan à narrativa: a retextualização de anúncio em crônica como prática de escrita criativa em sala de aula

Arly da Costa Silva, Maria Jaqueline da Silva

14h30-14h45

Discussão 01

14h45-15h

Escrever para aprender: uma proposta de trabalho com escrita processual na alfabetização

Daniella Oliveira de Santana, Sulemi Fabiano Campos

15h-15h15

Das lendas às HQs digitais: uma experiência com escrita colaborativa no 8º ano da Escola Estadual Professora Ocila Bezerril, de Montanhas- RN

Joelma Ribeiro Duarte Souza, Sulemi Fabiano Campos     

15h15-15h30

Alfabetizar letrando sob à luz da metacognição: uma proposta de aprimoramento construída a partir da prática docente nos anos iniciais

Maridinágema Gurgel Praxedes, João Daniel Câmara

15h30-16h

Discussão 02

 

Coffee Break

Horário: 16h

Local: Hall do Instituto Ágora

 

Data: 26/09/2025 (sexta-feira)

 

Mesas Temáticas 3 e 4

Horário: 9h às 12h

Local: Canal no Youtube

https://www.youtube.com/@ProfLetras-Natal

 

Mesa Temática 03: Alfabetização e Letramento

Maria do Socorro Oliveira (UFRN)

Glícia Azevedo (UFRN)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

 

Mesa Temática 04: Gramática, variação e ensino

Edvaldo Balduino Bispo (UFRN)

Érica Reviglio Iliovitz (UFRN)

Sávio André de Souza Cavalcante (UECE)

 

Mesa de encerramento: bate-papo com egressos

Horário: 14h às 16h

Local: Auditório Principal do Instituto Ágora

Adriana Hanayá Ferreira Cabral

Ana Carla de Souza Ferreira

Ângelo Roncalli Alves Bezerra

Fernanda Faustino da S. R. de Aguiar

 

Coffee Break

Horário: 16h

Local: Hall do Instituto Ágora