VII Semana Nacional do Cérebro (RN)

12 de março de 2018, 18h00 até 13 de março de 2018, 21h00
Rio Grande do Norte - Natal, RN
Compartilhe:

Informações

Atenção:

Os certificados já estão liberados. Basta clicar no botão verde acima (Baixar certificado) e adicionar o seu email. Em caso de dúvidas ou se o seu certificado não estiver disponível, por favor entrar em contato pelo email: semanacerebroufrn@gmail.com

 

 

Lembre-se: a inscrição só é obrigatória para aqueles que quiserem certificado. 

A entrada nas palestras é livre e gratuita.

VII Semana Nacional do Cérebro

 

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela SBNeC e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). Consolida-se também como uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo.

 

OBJETIVO

 

A cada ano, no mês de março, Universidades, Hospitais e outras organizações, inclusive agências do governo, unem-se durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos oriundos das neurociências. Aproximar a ciência das pessoas e mostrar o quanto a educação é essencial no desenvolvimento da sociedade. Estes são objetivos da Semana do Cérebro, realizada anualmente pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN). Em sua sétima edição, o evento tem como tema “A educação transforma” e será realizado de 11 a 16 de março, nos municípios de Natal, Macaíba e Serra Negra do Norte, com atividades gratuitas e voltadas para todas as idades - que incluem visitas, oficinas, exposições e brincadeiras interativas sobre neurociências.

 

PÚBLICO-ALVO

Ciclo de palestras (Natal - RN)

O ciclo de palestras terá como público-alvo jovens e adultos, da comunidade científica ou não, com interesse em temas que correlacionam neurociências e o nosso dia-a-dia.

Local e data: Auditório do Instituto Metrópole Digital (B205; segundo piso); 12 e 13 de Março de 2018 das 18:00 às 21:00

 

Oficinas (Serra Negra do Norte - RN)

ATENÇÃO: ESTAS OFICINAS SERÃO REALIZADAS NA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE -RN

Oficinas diversas que terão como público-alvo jovens e adultos, da comunidade científica ou não.

Oficinas: - Sentidos - Neuroanatomia - Drogas - Bioeletricidade animal - Neurônios Espelhos

Local e data: Ginásio Poliesportivo Gastão Mariz, Serra Negra do Norte - RN; 16 de Março das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para as palestras (Natal) e para as oficinas (Serra Negra do Norte) poderão ser realizadas, previamente, por este site. A inscrição também poderá ser realizada no local * .

* A entrada é livre e gratuita. Entretanto, caso haja interesse pelo certificado de participação, a inscrição é obrigatória.

 

PROGRAMAÇÃO

Natal - Palestras

 

12 de Março

18:00 - Leitura da mente: decodificando a atividade neural - André Salles

18:40 - O que a bicicleta diz para o nosso cérebro - John Fontenele

19:30 - Doença de Parkinson: contribuições e desafios da neuroengenharia - Mariana Araújo

20:10 - O uso terapêutico de psicodélicos - Fernanda Palhano

 

13 de Março

18:00 - Como medir cognição e aprendizado em sala de aula na era digital - Natália Mota

18:40 - Evolução e consumo: como nossa biologia afeta os produtos que compramos - Felipe Nalon

19:30 - Fake News: o que há de verdade na pós-verdade? - Daniel Almeida

20:10 - Mesa redonda: As mulheres na neurociência - Daiane Golbert, Viviane Nogueira e Ana Luchiari.

Mais informações sobre os palestrantes podem ser observadas abaixo da aba "Inscrição", nos tópicos "Palestrantes" e "Programação". Confiram!

 

Serra Negra do Norte - RN  - Oficinas

16 de Março

08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

- Sentidos

- Neuroanatomia

- Drogas

- Bioeletricidade animal

- Neurônios Espelhos
Atenção: Estas oficinas serão realizadas na cidade de Serra Negra do Norte - RN

 

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

André Salles

Saiba mais

John Fontenele

Saiba mais

Natália Mota

Saiba mais

Felipe Nalon

Saiba mais

Daniel Almeida

Saiba mais

Mariana Araújo

Saiba mais

Fernanda Palhano

Programação:

Leitura da mente: decodificando a atividade neural. André Salles

O que a bicicleta diz para o nosso cérebro. John Fontenele

Doença de Parkinson: contribuições e desafios da neuroengenharia Mariana Araújo

O uso terapêutico de psicodélicos Fernanda Palhano

Como medir cognição e aprendizado em sala de aula na era digital. Natália Mota

Evolução e consumo: como nossa biologia afeta os produtos que compramos. Felipe Nalon

Fake News: o que há de verdade na pós-verdade? Daniel Almeida

Mesa redonda: as mulheres na neurociência.

Credenciamento

As inscrições para as palestras (Natal-RN) e para as oficinas (Serra Negra do Norte-RN) poderão ser realizadas, previamente, por este site. A inscrição também poderá ser realizada no local * .

* A entrada é livre e gratuita. Entretanto, caso haja interesse pelo certificado de participação, a inscrição é obrigatória.

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

, Natal - RN

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

, Natal - RN

Instituto do Cérebro da UFRN

André Salles

Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra - RN


Dia 12 de Março

18:00 - Leitura da mente: decodificando a atividade neural

Possuo graduação em Física Médica pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Ciências Físicas Aplicadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2008), doutorado em Física Aplicada a Medicina e Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2012) e pós-doutorado pelo Instituto do Cérebro - UFRN (2012-2016). Atualmente sou professor pesquisador no Instituto Internacional de Neurociências Edmond and Lily Safra - Instituto Santos Dumont. Meu foco de pesquisa é em processamento de sinais biológicos em neurociências, sendo a minha principal linha de pesquisa o estudo das dinâmicas do processamento sensorial.

John Fontenele

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências, Departamento de Fisiologia


Dia 12 de Março

18:40 - O que a bicicleta diz para o nosso cérebro

Atualmente sou professor titular do programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (Conceito 6 - CAPES - Área de Psicologia e professor de Neurofisiologia e Cronobiologia no departamento de Fisiologia. Fiz a graduação em Medicina na Universidade Federal do Piauí (1991), e o mestrado e doutorado em Psicologia (Área de Concentração Neurociências e Comportamento) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, mas desenvolvi meus projetos de pesquisa no GMDRB do Departamento de Fisiologia do ICB da USP. Meu mestrado foi um estudo teórico em Cronobiologia, onde sistematizei o conceito de Intermodulação de Frequências e no doutorado um estudo sobre o papel do metabolismo no Sistema de Sincronização Circadiana. Em 2002 fiz estágio de pós-doutorado no Grupo de Cronobiologia da Universidade de Barcelona, e desde então mantenho forte colaboração este grupo onde estudamos os mecanismos funcionais e as implicações comportamentais da dissociação da ritmicidade biológica. Sou pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente faço pesquisa sobre fisiologia do Sistema Circadiano, sobre o papel do Sistema circadiano na memória e na emoção, destacando aqui o papel do ciclo sono-vigília na memória e na aprendizagem bem como o papel dos sistema circadiano nas doenças afetivas, em especial na depressão na desordem bipolar. Estes estudos são realizados em modelos animais, roedores e primatas e também em modelos humanos. Além disso, temos uma forte colaboração com grupos de pesquisa na área clínica, em especial a neurologia e a fisioterapia e também com pesquisadores da área de exatas, em estudos com modelos matemáticos e análises da dinâmica de séries temporais do ciclo sono-vigília. No ensino, dedico-me à neurofisiologia e neurobiologia do sono em nível de graduação e pós-graduação, além do estudo de metodologias ativas centradas no estudante para o curso de medicina, e faço parte do Núcleo Docente Estruturante do curso de medicina-UFRN. Fui membro de CEP-UFRN e coordenador da CEUA da UFRN. Atualmente sou Secretário Regional da SBPC-RN. Sou também Ciclista e um ativista do movimento de ciclomobilidade além de gostar de fazer cicloturismo.

Natália Mota

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto do Cérebro - RN


Dia 13 de Março

18:00 - Como medir cognição e aprendizado em sala de aula na era digital

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), residência em Psiquiatria pela UFRN (2011) e mestrado em Neurociências pelo Programa de Neurociências da UFRN (2013) e doutorado em Neurociências pelo Programa de Neurociências da UFRN (2017). Atualmente é pesquisadora em pós-doutorado pelo Instituto do Cérebro - UFRN, com apoio da UFPE (FADE), atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, grafos, diagnóstico, desenvolvimento, esquizofrenia, sonho, EEG. Publicou 14 artigos, 230 citações, índice H 7 (Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=H_EgshkAAAAJ&hl=pt-BR). Alumni LASchool for Education 2014, 2015 e 2016, vencedora do Prêmio Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS 2017.

Felipe Nalon

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Fisiologia


Dia 13 de Março

18:40 - Evolução e consumo: como nossa biologia afeta os produtos que compramos.

Possui doutorado e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013, 2009), é bacharel em administração pela Universidade Potiguar (2016) e graduado em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia Evolucionista e Análise Quantitativa de dados. Atua investigando a função adaptativa dos fatores que motivam o consumo de produtos humanos. Aborda diversas formas nas quais ofertas manifestadas em produtos e serviços podem ser utilizadas para testar hipóteses evolutivas e, dessa forma, contribuir para aprimorar o estudo do Comportamento do Consumidor e do Marketing.

Daniel Almeida

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto do Cérebro - RN


Dia 13 de Março

19:30 - Fake News: o que há de verdade na pós-verdade?

Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007) e graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (2011). Mestre e Doutorando em Neurociências pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), onde estuda sono, aprendizado e memória no Sidarta Lab.

Mariana Araújo

Instituto Santos Dumont, Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2002), mestrado em Ciencias da Saúde pela Universidade de Brasília (2005) e PhD em Neurociência Emocional e Cognitiva pela Universidade de Toyama (2011). Atualmente é pesquisadora e docente do curso de Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lilly Safra (IINN-ELS). Tem experiência na área de Neurociências e Fisiologia, com ênfase em cognição de primatas e eletrofisiologia.

Fernanda Palhano

Instituto do Cérebro - UFRN


Graduada em Tecnologia em Desenvolvimento de Software (2006), engenharia eletrônica (2009), e engenharia elétrica (2009). Desde de 2010 faz parte do Instituto do Cérebro onde fez mestrado (2012) e doutorado (2017) em Neurociências. Atualmente é engenheira do Instituto, atuando na área de neuroengenharia e neuroimagem. Tem interesse em pesquisas com psicodélicos, doenças psiquiátricas e técnicas de neuroimagem.