VII JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA - JINTERFIL

VII JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA - JINTERFIL

Faça sua inscrição
De 2 a 4 de outubro Todos os dias das 08h00 às 00h00

Sobre o Evento

A formação dos docentes das novas licenciaturas não se restringe à sala de aula, o que significa dizer que a Jornada Interdisciplinar de Filosofia (JINTERFIL) é um espaço fundamental no processo de aprendizagem e formação dos mesmos. Toma-se por consideração ainda que, pela própria natureza das Novas Licenciaturas (Projeto REUNI), este evento não está restrito somente à área da Filosofia; pelo contrário, é um espaço aberto ao diálogo entre as várias áreas do conhecimento que se autodeterminam e se complementam mutuamente, posto que a (multi)interdisciplinaridade se estabelece enquanto seu escopo epistêmico central. Por isso, a necessidade de sua realização não é baseada fundamentalmente na quantificação de atividades específicas de uma única área do saber, mas pela exigência objetiva da realidade atual onde se torna fundamental o diálogo entre as áreas do conhecimento e o intercâmbio entre os diferentes sujeitos que participam do referido processo para a construção de práticas políticas, sociais, educacionais, etc. que efetivem o aperfeiçoamento da nossa sociedade.

A JINTERFIL originou-se em Grajaú idealizada pelo professor da Universidade Federal do Maranhão Ubiratane de Morais Rodrigues que, ao diagnosticar algumas dificuldades com e no trabalho do currículo de Filosofia nas escolas do município, ocasionadas, entre outros fatores, pela distância que a Filosofia permaneceu por muito tempo da escola, resolveu produzir um projeto de extensão intitulado “Barricadas filosóficas”, que foi desenvolvido no ano de 2013 no campus da UFMA de Grajaú. O objetivo principal do seu projeto era suscitar uma aproximação entre professores e alunos no exercício da Filosofia nas escolas. Para concluir as ações deste projeto foi realizado o evento denominado Jornada Interdisciplinar de Filosofia (I JINTERFIL), nos dias 1 e 2 de agosto de 2013, no referido município maranhense. Naquela ocasião, o tema central do evento foi “Os desafios contemporâneos do ensino de Filosofia”, no qual encetou um diálogo construtivo entre professores e alunos sobre a necessidade de se pensar os caminhos e desafios do ensino de Filosofia na Educação Básica e no Ensino Superior. Durante dois dias alunos e professores de diversos campi da UFMA apresentaram mais de 25 comunicações, algumas conferências e um minicurso oferecido aos alunos.

Na plenária final do evento o coordenador propôs que a Jornada Interdisciplinar de Filosofia fosse também realizada em outros campi da UFMA no interior do Estado, a saber, Imperatriz, São Bernardo, Codó, Bacabal e Pinheiro, gerando o intercâmbio entre os campi que, por vezes, ficam muito isolados entre si e em relação ao campus da capital. Assim, o Campus de Pinheiro foi escolhido como sede da II Jornada. Com isso, ficou definido que a JINTERFIL seria, a partir de então, um evento regular e pensado desde a estrutura em rede, ocorrendo anualmente no segundo semestre nos diversos campi do continente.

Assim, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2014, aconteceu no Campus da UFMA de Pinheiro a II JINTERFIL com o tema “Diálogos filosóficos: a interdisciplinaridade da Filosofia com outras áreas de conhecimento”. Essa Jornada contou com quatrocentos inscritos entre participantes (expositores de trabalhos) e ouvintes, foram apresentados 63 trabalhos, sendo 60 comunicações orais e 3 banners, 2 conferências, 3 mesas-redondas e 4 minicursos.

No ano de 2015 a III JINTERFIL ocorreu no Campus da UFMA de Bacabal nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2015, com o tema “Filosofia nas escolas: o diálogo interdisciplinar entre Filosofia e as ciências humanas”. Tal como nos anos anteriores o evento contou com a participação de um número excepcional de inscritos, entre estudantes, professores e pesquisadores do Estado do Maranhão e de outros estados do país. Foram realizadas mais de 50 comunicações orais, diversos minicursos, mesas-redondas e conferências, permitindo com isso consolidar o objetivo deste evento que tem como meta mobilizar, produzir e realizar intercâmbio entre pesquisadores e estudantes do Maranhão, do Brasil e do mundo, que lidam com a Filosofia na Educação Básica e Superior, com o intuito de socializar e debater questões relativas à prática e produção da Filosofia em sua articulação com as outras áreas de conhecimento.

A IV JINTERFIL ocorreu no Campus da UFMA em São Bernardo nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2016, com o tema “Filosofia, estética e cultura: horizontes para uma nova experiência do pensamento”. Esta edição contou com ampla participação de pesquisadores, docentes e discentes do Estado do Maranhão e de várias Instituições de Ensino Superior do país que debateram questões relacionadas à temática. E, como era pertinente ao tema, contou com apresentações de músicas experimentais, poesia e apresentações teatrais.

A V JINTERFIL, com o título “Ética e Política, Gênero, Raça e Diversidade Cultural”, ocorreu no Campus da UFMA de Codó em dezembro de 2017. Durante o evento, foram realizadas conferências, mesas redondas simultâneas, minicursos, apresentações na modalidade de comunicação oral e programações culturais locais. Com organização multicampi a, V JINTERFIL contou com a presença de professores pesquisadores de Instituições de Ensino Superior federais e estaduais de diversas regiões do país, replicando o sucesso das Jornadas anteriores, bem como o vínculo interinstitucional que marca o evento.

A VI JINTERFIL teve como tema “Patologias da sociedade Contemporânea” e teve como objetivo geral fomentar estratégias para aperfeiçoar a interface entre o(s) saber(es) filosófico(s) e as demais Ciências Humanas, assim como partilhar os sinais patológicos de nossa sociedade no intuito de articular possibilidades para "tomadas de decisão" perante o nosso cenário sociopolítico. Como nos anos anteriores, proporcionou aos participantes: minicursos, mesas redondas, conferências de abertura e encerramento, e Workshop sobre o ensino de Filosofia, além de diversas comunicação de trabalhos.

Este histórico demonstra não só a consolidação de um evento executado em rede no interior do Estado do Maranhão, mas também a capacidade e potencialidades dos estudantes e professores do Estado em produzir conhecimento e pensar a realidade desde a atualidade, marca definitiva do evento. Para a JINTERFIL, o saber filosófico está vinculado radicalmente com o compromisso da emancipação e, nesse sentido, a VII JINTERFIL propõe, inicialmente, em suas múltiplas atividades o pensar e o fazer orientados para as práticas transformadoras da nossa sociedade maranhense.

Palestrantes

  • Profa. Dra. Camila Rodrigues Jourdan
  • Profa. Dra. Hellen Maria de Oliveira Lopes
  • Prof. Dr. José Henrique Sousa Assai
  • Prof. Me. Nertan Dias Silva Maia
  • Prof. Me. Clever Luiz Fernandes
  • Prof. Dr. João Caetano Linhares
  • Profª. Me. Edna Selma David Silva
  • Prof. Dr. Rubenil da Silva Oliveira
  • Profª. Drª. Franciele Monique Scopetc dos Santos
  • Prof. Me. Francisco Vale Lima
  • Prof. Me. Roberto Santos Ramos
  • Profa. Me. Edilma Fernandes da Silva
  • Prof. Me. Danielton Campos Melonio
  • Prof. Dr. Fábio Abreu dos Passos
  • Graduanda Mônica Juliana de Jesus Oliveira
  • Graduada Valdeane de Oliveira Silva
  • Prof. Dr. Samarone Carvalho Marinho
  • Prof. Me. Viturino Ribeiro da Silva
  • Prof. Me. Luís Magno Veras Oliveira

Programação

08h00 Inscrições/credenciamento Credenciamento
Inscrições/credenciamento
Local: UFMA - Campus Grajaú

Credenciamento e entrega do material de apoio durante todo o dia.

14h00 - Graduada Valdeane de Oliveira Silva, Graduanda Mônica Juliana de Jesus Oliveira, Prof. Dr. José Henrique Sousa Assai MINICURSO 1 - O “Social” como mediação para a pesquisa nas Ciências Humanas Minicurso
MINICURSO 1 - O “Social” como mediação para a pesquisa nas Ciências Humanas
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

A filosofia social se propõe a tratar sobre o “Social” (Das Soziale) inserido nas múltiplas formas de vida e compreendido como condição constitutiva para se entender, por um lado, a liberdade e a individualidade, e, por outro, a efetivação das condições mínimas de existência social (bens sociais e direitos sociais). Nesse sentido, a filosofia social se pergunta a respeito não apenas sobre a legitimidade das instituições sociopolíticas bem como da justificação de nossas ações, mas, sobretudo, a respeito das estruturas das instituições e práticas sociais orientadas à resolução dos problemas sociais nos contextos específicos a eles relacionados. Levando em consideração, por primeiro, a(s) realidade(s) epistêmica(s) da licenciatura em Ciências Humanas, nos campi da UFMA, e, em segundo, o ancoramento teórico-metodológico da teoria crítica, o presente minicurso intenta em explicitar sobre a possibilidade efetiva de que a esfera do “Social” possa contribuir para a pesquisa no interior dos saberes das ciências humanas.

14h00 - Prof. Me. Nertan Dias Silva Maia MINICURSO 2 - Estética e Política em Friedrich Schiller Minicurso
MINICURSO 2 - Estética e Política em Friedrich Schiller
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

O minicurso apresentará a relação entre estética e política estabelecida por Friedrich Schiller (1759-1805) em sua mais importante obra filosófica “Sobre a educação estética do homem numa série de cartas” (1795). Nesta obra, Schiller eleva o gosto e as artes como um fenômeno de interferência entre as culturas teórica e prática, promovendo a formação de uma cultura estética capaz de instituir o Estado racional em substituição ao Estado natural. Schiller faz um diagnóstico do presente e conclui que o ponto central da crise da modernidade estaria no próprio desenvolvimento da cultura que teria gerado, historicamente, uma cisão na natureza sensível-racional do homem. Assim, o problema político do homem não seria solucionado nem pela via política, considerando o fracasso da Revolução Francesa, nem pelo intelectualismo teórico da Aufklärung, insuficiente para resolvê-lo na experiência. Tal solução seria dada pela formação do caráter do homem através de um longo processo de educação estética, restabelecendo, na unidade sensível-racional, o conceito racional puro da humanidade.

14h00 - Prof. Dr. João Caetano Linhares MINICURSO 4 - Espaço Hermenêutico e a questão da experiência da liberdade em Günter Figal Minicurso
MINICURSO 4 - Espaço Hermenêutico e a questão da experiência da liberdade em Günter Figal
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

Neste minicurso abordaremos, em primeiro lugar, a noção do mundo como espaço que dá lugar à interpretação – o mundo como espaço hermenêutico. Faremos isso através da consideração de três elementos conceituais: Fenomenologia, Espaço e o conceito de mundo. Em seguida, abordaremos o modo como, a partir da concepção de mundo como espaço hermenêutico, se dá a experiência da liberdade.

14h00 - Profa. Dra. Camila Rodrigues Jourdan MINICURSO 5 - 2013: Memórias e resistências Minicurso
MINICURSO 5 - 2013: Memórias e resistências
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

"A minha liberdade, eu descobriria, não poderia ser tirada pelo encarceramento. E decretar minha prisão apenas tornou explicito como eu já era, assim como todos mais nessa sociedade, em grande medida uma prisioneira. Enterder isso, o quanto nossa liberdade é falsa e, ao mesmo tempo, como há outra noção de liberdade que resiste e que não nos pode ser arrancada, é talvez a maior vingança de todo prisioneiro contra aquele que o prende. Prender alguém é dar-lhe a possibilidade de descobrir essa verdade. E a verdade liberta. Doce dialética que coloca no aprisionamento a condição da libertação" (Camila Jourdan).

17h00 LANÇAMENTO DE LIVROS Venda de Livros
LANÇAMENTO DE LIVROS
Local: UFMA - Campus Grajaú
18h00 PROGRAMAÇÃO CULTURAL Apresentação Artística
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Local: UFMA - Campus Grajaú

Programação Cultural

19h30 - Prof. Dr. Samarone Carvalho Marinho, Prof. Me. Clever Luiz Fernandes, Profa. Dra. Camila Rodrigues Jourdan MESA DE ABERTURA DA VII JINTERFIL: ENTRE UTOPIAS E RESISTÊNCIAS NAS FORMAS POLÍTICAS DE NOSSO TEMPO Abertura
MESA DE ABERTURA DA VII JINTERFIL: ENTRE UTOPIAS E RESISTÊNCIAS NAS FORMAS POLÍTICAS DE NOSSO TEMPO
Local: UFMA - Campus Grajaú

Mediador: Prof. Me. Clever Luiz Fernandes (UFMA)

Conferencista 1: Profa. Dra. Camila Rodrigues Jourdan (UERJ)

Conferencista 2: Prof. Dr. Samarone Carvalho Marinho (UFMA)

08h00 MINICURSO 7 - Afinidades anarquistas na Filosofia deleuziana Minicurso
Local: UFMA - Campus Grajaú

MINICURSO 3 - AFinidades anarquistas na FilosoFia deleuziana

09h00 - Prof. Me. Nertan Dias Silva Maia MINICURSO 2 - Estética e Política em Friedrich Schiller Minicurso
MINICURSO 2 - Estética e Política em Friedrich Schiller
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

O minicurso apresentará a relação entre estética e política estabelecida por Friedrich Schiller (1759-1805) em sua mais importante obra filosófica “Sobre a educação estética do homem numa série de cartas” (1795). Nesta obra, Schiller eleva o gosto e as artes como um fenômeno de interferência entre as culturas teórica e prática, promovendo a formação de uma cultura estética capaz de instituir o Estado racional em substituição ao Estado natural. Schiller faz um diagnóstico do presente e conclui que o ponto central da crise da modernidade estaria no próprio desenvolvimento da cultura que teria gerado, historicamente, uma cisão na natureza sensível-racional do homem. Assim, o problema político do homem não seria solucionado nem pela via política, considerando o fracasso da Revolução Francesa, nem pelo intelectualismo teórico da Aufklärung, insuficiente para resolvê-lo na experiência. Tal solução seria dada pela formação do caráter do homem através de um longo processo de educação estética, restabelecendo, na unidade sensível-racional, o conceito racional puro da humanidade.

09h00 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS Apresentação Oral
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
Local: UFMA - Campus Grajaú

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

14h00 - Graduada Valdeane de Oliveira Silva, Graduanda Mônica Juliana de Jesus Oliveira, Prof. Dr. José Henrique Sousa Assai MINICURSO 1 - O “Social” como mediação para a pesquisa nas Ciências Humanas Minicurso
MINICURSO 1 - O “Social” como mediação para a pesquisa nas Ciências Humanas
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

A filosofia social se propõe a tratar sobre o “Social” (Das Soziale) inserido nas múltiplas formas de vida e compreendido como condição constitutiva para se entender, por um lado, a liberdade e a individualidade, e, por outro, a efetivação das condições mínimas de existência social (bens sociais e direitos sociais). Nesse sentido, a filosofia social se pergunta a respeito não apenas sobre a legitimidade das instituições sociopolíticas bem como da justificação de nossas ações, mas, sobretudo, a respeito das estruturas das instituições e práticas sociais orientadas à resolução dos problemas sociais nos contextos específicos a eles relacionados. Levando em consideração, por primeiro, a(s) realidade(s) epistêmica(s) da licenciatura em Ciências Humanas, nos campi da UFMA, e, em segundo, o ancoramento teórico-metodológico da teoria crítica, o presente minicurso intenta em explicitar sobre a possibilidade efetiva de que a esfera do “Social” possa contribuir para a pesquisa no interior dos saberes das ciências humanas.

14h00 - Prof. Dr. Rubenil da Silva Oliveira MINICURSO 6 - Filosofia e homoafetividades: do discurso platônico ao contemporâneo Minicurso
MINICURSO 6 - Filosofia e homoafetividades: do discurso platônico ao contemporâneo
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

Este minicurso pretende discutir a representação das homoafetividades nos discursos filosóficos a partir de “O Banquete”, de Platão, e da perspectiva filosófica foucaultiana. Do primeiro, menciona-se: “E todos que são corte de um macho perseguem o macho, e enquanto são crianças, como cortículos do macho, gostam dos homens se comprazem em deitar-se com os homens e a eles se enlaçar, [192a] e são estes os melhores meninos e adolescentes, os de natural mais corajoso” (PLATÃO, 2016, p. 81). Em conformidade com o excerto, a filosofia grega apresenta elementos da pederastia comum à sociedade helênica, visto que nela não havia censura a esse fato da vida social, entretanto, era de caráter episódico e necessária à formação moral dos jovens que quando adultos tomavam outros jovens para iniciá-los. Por outro lado, não é somente na Antiguidade que a homoafetividade é apresentada como tema filosófico, na filosofia do século XX, é visto no legado foucaultiano, sobretudo nos volumes de “História da Sexualidade”. Assim, tratar da relação filosofia e homoafetividades implica percorrer a trajetória da Filosofia como forma de questionar o tratamento dado aos homoafetivos na história do mundo ocidental.

14h00 - Profa. Dra. Hellen Maria de Oliveira Lopes MINICURSO 8 - Totalitarismo e a banalidade do mal em Hannah Arendt Minicurso
MINICURSO 8 - Totalitarismo e a banalidade do mal em Hannah Arendt
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

Caracterização histórica dos aspectos que contribuíram para a ascensão do totalitarismo. Abordar os elementos intrínsecos ao movimento totalitário, tais como o surgimento das massas, o uso da propaganda, a ideologia e o terror. Analisar o rompimento com a tradição e a consequente perda do sentido de pertencimento que trouxe, entre outras consequências, a ausência dos indivíduos na esfera pública. Refletir sobre a ausência de pensamento, superficialidade e fragilização das relações humanas como lugar propício para o surgimento da banalidade do mal.

14h00 - Prof. Me. Danielton Campos Melonio MINICURSO 10 - História e linguagem em 1984 de George Orwell: uma leitura crítica Minicurso
MINICURSO 10 - História e linguagem em 1984 de George Orwell: uma leitura crítica
Local: UFMA - Campus Grajaú

EMENTA

O objetivo deste minicurso é interpretar filosoficamente os temas da história e da linguagem na obra literária 1984, de George Orwell. Para realizar tal tarefa serão desenvolvidos os seguintes passos: em primeiro lugar será contextualizada a obra do autor, com intuído de situar em que contexto ela foi redigida; depois, será apresentada uma visão geral do escrito para que seja possível identificar o enredo da obra. Em seguida, será realizada uma leitura comentada do capítulo 4, o que permitirá entender a concepção de história apresentada pelo autor na obra. No momento seguinte, será feita uma leitura crítica comentada do capítulo 5, que possibilitará compreender a concepção de linguagem exposta pelo autor em sua composição. Por fim, tomando por base o materialismo histórico dialético de Marx e Engels, serão apresentados comentários finais sobre os temas em análise na produção literária do escritor britânico.

14h00 MINICURSO 3 - Afinidades anarquistas na Filosofia deleuziana Minicurso
Local: sala 1

EMENTA

Afinidades anarquistas na filosofia de Gilles Deleuze é uma proposta de investigação sobre a presença anarquista nas obras deste grande filósofo francês. O objetivo deste minicurso é mostrar as afinidades anarquistas em sua filosofia, a partir de leituras e análises de algumas de suas obras. O debate buscará articular essas afinidades anarquistas visíveis na sua ontologia da univocidade do ser, na lógica rizomática, na sua sintomatologia do capitalismo. A proposta está localizada dentro daquilo que podemos chamar de filosofia política deleuziana. Neste minicurso priorizarei sua obra “Capitalismo e Esquizofrenia”, já que ele mesmo afirmou que "o Anti-Édipo foi todo ele um livro de filosofia política".

17h00 LANÇAMENTO DE LIVROS Venda de Livros
LANÇAMENTO DE LIVROS
Local: UFMA - Campus Grajaú
17h30 - Prof. Me. Francisco Vale Lima, Profa. Dra. Hellen Maria de Oliveira Lopes MESA-REDONDA 1 - PENSAR A(S) POLÍTICA(S) EM TEMPOS DISTORCIDOS Mesa-redonda
MESA-REDONDA 1 - PENSAR A(S) POLÍTICA(S) EM TEMPOS DISTORCIDOS
Local: UFMA - Campus Grajaú

Mediador: Prof. Me. Francisco Vale Lima (UFMA)

Conferencista 1: Profa. Dra. Hellen Maria de Oliveira Lopes (IFMA)

19h30 - Prof. Me. Luís Magno Veras Oliveira, Prof. Me. Viturino Ribeiro da Silva, Profª. Me. Edna Selma David Silva MESA-REDONDA 2 - RELIGIÃO COMO QUESTÃO: ENTRE O ESCLARECIMENTO E A UTOPIA Mesa-redonda
MESA-REDONDA 2 - RELIGIÃO COMO QUESTÃO: ENTRE O ESCLARECIMENTO E A UTOPIA
Local: UFMA - Campus Grajaú

Mediador: Prof. Me. Viturino Ribeiro da Silva (UFMA)

Conferencista 1: Prof. Me. Luís Magno Vera (UEMA)

Conferencista 2: Profa. Ma. Edna Selma David Silva (UFMA)

21h30 PROGRAMAÇÃO CULTURAL Apresentação Artística
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Local: UFMA - Campus Grajaú

Apresentação musical com voz e violão

09h00 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS Apresentação Oral
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
Local: UFMA - Campus Grajaú

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

14h00 - Prof. Dr. Rubenil da Silva Oliveira, Prof. Me. Danielton Campos Melonio, Profª. Drª. Franciele Monique Scopetc dos Santos MESA-REDONDA 3 - UTOPIAS DOS CORPOS E OS DIREITOS DE IDENTIDADE Mesa-redonda
MESA-REDONDA 3 - UTOPIAS DOS CORPOS E OS DIREITOS DE IDENTIDADE
Local: UFMA - Campus Grajaú

Mediador: Prof. Me. Danielton Campos Melonio (UFMA)

Conferencista 1: Profª. Drª. Franciele Monique Scopetc dos Santos (UFMA)

Conferencista 2: Prof. Dr. Rubenil da Silva Oliveira (UFMA)

16h00 - Prof. Me. Roberto Santos Ramos, Profa. Me. Edilma Fernandes da Silva MESA-REDONDA 4 - EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE Mesa-redonda
MESA-REDONDA 4 - EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Local: UFMA - Campus Grajaú

Conferencista 1: Prof. Me. Roberto Santos Ramos (UFMA)

Conferencista 2: Prof. Drª. Edilma Fernandes da Silva (UFMA)

Conferencista 3: Profª. Me. Maria de Fátima Sousa Silva (Faculdade Baixo Parnaíba - FAP)

18h00 - Prof. Dr. Fábio Abreu dos Passos, Prof. Dr. José Henrique Sousa Assai MESA DE ENCERRAMENTO: A FORMA-DE-VIDA COMO RESISTÊNCIA AOS DISPOSITIVOS DE DOMINAÇÃO: UTOPIA DE GIORGIO AGAMBEN? Encerramento
MESA DE ENCERRAMENTO: A FORMA-DE-VIDA COMO RESISTÊNCIA AOS DISPOSITIVOS DE DOMINAÇÃO: UTOPIA DE GIORGIO AGAMBEN?
Local: UFMA - Campus Grajaú

Mediador: Prof. Dr. José Henrique Sousa Assai (UFMA)

Conferencista: Prof. Dr. Fábio Abreu dos Passos (UFPI)

Local

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/UFMA - 65940-000, Avenida Aurila Maria dos Santos Barros Sousa, 2010, Loteamento Frei Alberto Beretta, Grajaú, Maranhão,
Ver no mapa

Organizador

JINTERFIL

Evento organizado pelos professores do colegiado do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas do Campus de Grajaú/UFMA e pelo curso de Especialização em Filosofia das Ciências Humanas do Campus Pinheiro/UFMA.

Para baixar seu certificado informe seu e-mail. Em caso de erro entre em contato via e-mail da JINTERFIL.