A atuação médica nas forças armadas proporciona experiências enriquecedoras tanto para o desenvolvimento pessoal como profissional. É uma carreira marcada pelo civismo e hierarquia militar, além da estabilidade, benefícios próprios e a possibilidade de progressão na profissão. Abaixo estão elencadas vantagens e desvantagens da carreira, bem como o meio de ingresso:
Vantagens da carreira: estabilidade, diversos benefícios, desenvolvimento pessoal (físico, intelectual e humanístico), boas instalações de saúde para exercer a profissão, plano de saúde, progressão de carreira e oportunidade de conhecer diversos locais no Brasil ao longo da carreira.
Desvantagens da Carreira: remuneração moderada nas primeiras patentes, carga horária extensa, missões inesperadas, excesso de práticas administrativas no exercício da profissão.
O processo para se tornar um médico militar se inicia através da realização de concurso público para a Escola de Saúde do Exército(EsSEx) no Rio de Janeiro-RJ. Além da parte teórica, deve-se fazer o teste de aptidão física contendo corrida, barra fixa, flexões e abdominais. O curso tem a duração de 9 meses, com início no mês de março e término no mês de novembro, sendo necessária a confecção de TCC (trabalho de conclusão de curso) para a conclusão, visto que o curso é considerado uma pós-graduação.
#CONCIAMindica - Filme “Até o Último Homem”
O filme narra a história de Desmond T. Doss, um médico do exército americano que, durante a Segunda Guerra Mundial, se recusa a pegar em armas. Durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva cerca de 75 homens.
Disponível na Amazon Prime.