Sobre

WEBINAR INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL: COMO OS BIBLIOTECÁRIOS PODEM
SER PROTAGONISTAS NESSE NOVO CENÁRIO?

15 de setembro de 2020
terça-feira - 15h

Palestrante: Profa. Dra. Regina Belluzzo

No atual cenário,é ainda mais importante investir na informação e na comunicação digital, de modo a manter o usuário próximo, auxiliando e orientando suas atividades, atendendo às suas demandas e mantendo-o bem informado.Mudanças profundas no paradigma comunicacionalsob o signo da digitalização atingem as equipes que atuam em bibliotecas e seus sistemas de informação.

Em termos de conteúdo, a premissa é disseminar informação interessante, atual e de qualidade.Em termos tecnológicos, os desafios recaem sobre o domínio de ferramentas digitais de comunicação.

Com certeza, a convergência de sistemas digitais de transmissão e recepção favorece a segmentação de usuários/ receptores, mas, isso requer que os comunicadores estejam preparados para produzir e disponibilizar conteúdos informacionais adequados aos diversos canais de comunicação, sendo que cada um deles constitui uma mídia específica, com dinâmicas próprias de linguagem, padrões de interação e campo de atração e atenção às demandas de usuários/receptores (Regina Belluzzo).

Diante do novo cenário social, como os bibliotecários podem ser protagonistas? Aproveite para consultar o e-book: "Agentes sociais e mediadores na Era Digital: como ser protagonistas na Revolução 4.0" (2020) de Vania Cristina Pires Nogueira Valente e Regina Belluzzo.

Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar.Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar.O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente participado.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica

Local do evento

Evento online
Link: https://meet.google.com/dqd-incw-dop

Palestrante

  • Regina Belluzo

    Regina Belluzo - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)

    Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995).Pós-Doutorado em Educação Escolar (UNESP-Araraquara) no período de 2002-2003. Atualmente é docente permanente dos Programas de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho : Ciência da Informação (Marília-SP) junto à Linha de Pesquisa "Gestão, Mediação e Uso da Informação" e Mídia e Tecnologia (Bauru-SP) junto à Linha de Pesquisa "Gestão Midiática e Tecnológica).Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação e midiática, bibliotecas universitárias, ambientes empresariais, transformação digital e sustentabilidade. ORCID-ID http://orcid.org/0000-0001-9514-2930 (Fonte: Currículo Lattes)

    15/09 - 15h00 Informação e Comunicação Digital

Programação

Horário Atividade Descrição
15/09
15h00 Webinar Informação e Comunicação Digital
Webinário
Regina Belluzo

Como os bibliotecários podem ser protagonistas nesse novo cenário?

Inscrições

Organizador