MUSEOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA - 2ª EDIÇÃO: DESAFIOS POLÍTICOS E PROFISSIONAIS DO PRESENTE

MUSEOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA - 2ª EDIÇÃO: DESAFIOS POLÍTICOS E PROFISSIONAIS DO PRESENTE

Faça sua inscrição
De 13 a 17 de setembro Todos os dias das 19h00 às 22h00

Sobre o Evento

Em 2020, durante a 14ª Primavera dos Museus, os Conselhos Regionais de Museologia da 1ª, 2ª e 5ª Regiões realizaram o Webinário Museologia em tempos de pandemia: museus e museólogas(os) em transformação. O evento foi um importante espaço de debates e reflexões acerca dos museus e seus profissionais durante a pandemia, expondo a complexidade do contexto contemporâneo e seus impactos no campo museal. Na atualidade, com a persistência do contexto pandêmico e as perdas vivenciadas no Brasil e no mundo, ainda é premente o fortalecimento de iniciativas, em prol de uma construção coletiva de novos horizontes para a Museologia e para os museus.

Esta segunda edição do Webinário, retoma questões e problemas fundamentais, que persistem e que demandam não só adensamento crítico, mas também incorpora pautas e urgências da atual conjuntura, como a situação de profissionais e instituições, a centralidade do digital nas reinvenções do fazer museológico e a segurança de bens culturais, tão em evidência em tempos de incêndios e inúmeros riscos ao patrimônio. Assim, esperamos reunir profissionais e representantes de instituições que contribuam com um debate construtivo e propositivo que fortaleça o campo museal, seus profissionais e contribua para a construção de caminhos e soluções para os desafios vivenciados no presente e, sobretudo, futuro.

Programação

19h00 1º dia - Mesas 1 e 2 Mesa Temática
Local: YouTube do COREM 1R

19 às 20:30 horas - Mesa 1: Museus, Museologia e Políticas Públicas na pandemia - desafios e urgências do presente

Esta mesa aborda a atuação dos órgãos de controle, legislação e gestão das políticas públicas do campo museológico e cultural, tratando das ações e dos desdobramentos das iniciativas desenvolvidas no contexto pandêmico. Como está sendo implementado o trabalho em atenção aos museus e à Museologia Brasileira, que passam por constantes desafios na contemporaneidade? Como tem sido a atuação das diferentes instâncias responsáveis por elaborar, implementar e avaliar as políticas públicas museais e culturais? Quais são os horizontes e desafios do presente? Buscamos, assim, pautar como a urgência de uma ação no presente vem se estabelecendo em um panorama que já vivenciava as ausências de recursos, profissionais e a efetivação da legislação para o campo.

20:30 às 22 horas - Mesa 2: Os profissionais do campo museal na pandemia de Covid-19: lutas, mobilizações e resistências

Durante a pandemia, a realidade profissional no campo museal, nacional e internacional, foi profundamente alterada. Esta mesa propõe abordar as experiências de organização e mobilização de profissionais de museus e outras instituições culturais, ampliando os olhares acerca das diferentes experiências e vivências no contexto pandêmico. Com o fechamento dos museus, muitos foram os desafios e embates. Como os museus vêm atuando nesse período de insegurança sanitária? De que forma podemos enfatizar um agravamento dos problemas já vivenciados pelos profissionais que atuam no campo? Quais as lutas, bandeiras e pautas foram levantadas nesse período? Quais são os horizontes políticos e profissionais necessários ao fortalecimento do campo museal a partir da organização dos agentes que nele atuam?

19h00 2º dia - Mesas 3 e 4 Mesa Temática
Local: YouTube do COREM 1R

19 às 20:30 horas - Mesa 3: O ensino e a formação em Museologia em tempos de pandemia

Uma das áreas impactadas diretamente pela pandemia, foi, e ainda é, a educação. Novos métodos e técnicas precisaram ser pensadas para que as escolas e universidades não parassem as atividades de ensino. Mas, como essa particularidade vem se dando em meio ao seio formativo dos cursos de Museologia no Brasil? As desigualdades no acesso à internet e às condições de estudo, os desafios didáticos e de interfaces digitais, as demandas específicas da formação do(a) museólogo(a), dentre outros aspectos, constituem alguns dos desafios do presente. Isso sem pensar nas disciplinas e ações práticas, que estão impossibilitadas de ser realizadas presencialmente. Portanto, como os cursos vem atuando para dirimir os impactos causados pela pandemia no processo de ensino-aprendizagem? Do ponto de vista estudantil, quais foram os principais desafios e quais ações foram/estão em andamento para discussão e encaminhamento de pautas relevantes? Como a pandemia tem afetado o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão em Museologia?

20:30 às 22 horas - Mesa 4: Os Conselhos Regionais de Museologia e a profissão de museólogo(a) na pandemia

Os Conselhos Regionais de Museologia - COREMs, são instituições criadas por meio da Lei Federal n° 7287 de 18 de dezembro de 1984, que versa sobre a regulamentação da profissão do museólogo (a). No momento, contamos com a atuação de cinco regionais que são responsáveis pela fiscalização da atuação profissional em todo o território nacional. Assim como os museus, os COREMs tiveram que se adaptar à nova realidade e buscar alternativas que garantissem o seu funcionamento. Nesta mesa, visamos compreender as ações empregadas por cada regional nesse contexto pandêmico, especialmente para dar conta de suas atribuições legais e cumprir a legislação, mas também fortalecendo e organizando a classe profissional.

19h00 3º dia - Mesas 5 e 6 Mesa Temática
Local: YouTube do COREM 1R

19 às 20:30 horas - Mesa 5: Gestão de museus na pandemia: desafios e transformações

A vivência da pandemia no contexto de gestão museológica ainda é algo pouco ouvido e discutido nos últimos meses. De pequenas ações a medidas extremas, diversos gestores tiveram que tomar difíceis decisões no que tange aos compassos e descompassos dentro de uma instituição museal. A fala de diretores(as) aponta para as particularidades vividas nesse período, para que possamos compreender o funcionamento de um museu na pandemia e os caminhos percorridos para manter ativa a presença da instituição junto à sociedade.

20:30 às 22 horas - Mesa 6: Os museus e o universo digital: apropriações, desafios e transformações

Diversos foram os segmentos que já vinham se apropriando do universo digital antes da pandemia, o que não seria diferente com os museus e instituições culturais. O contexto pandêmico, contudo, provocou uma verdadeira transformação nos modos como as instituições e seus profissionais lidam com as interfaces e redes sociais digitais. A ausência de condições tecnológicas, de recursos humanos e de condições de atuação são algumas das questões que atravessam o fazer museológico no presente. Por outro lado, apesar das desigualdades, vimos uma crescente presença dos museus nas redes, em movimentos de transformação e construção de novas possibilidades de existência em meio a pandemia. Esta mesa busca reunir diferentes olhares para os modos como os museus se apropriam ou podem se apropriar do universo digital, a fim de favorecer os seus projetos e ações, reforçando e cumprindo a sua função social e ampliando o seu impacto e ressonância junto à sociedade.

19h00 4º dia - Mesas 7 e 8 Mesa Temática
Local: YouTube do COREM 1R

19 às 20:30 horas - Mesa 7: Museus e pandemia: desafios e transformações na atuação do(a) museólogo(a) - Parte 1

Os museus têm passado por uma metamorfose nos últimos meses em decorrência da pandemia de COVID-19. Não obstante a isso, os museólogos e as museólogas acabaram sendo forçados a passar por processos de transformação para se adequar às novas especificidades do período que ainda vigora. Junto a isso, os desafios passaram a ser matéria frequente para esses profissionais que não tinham ideia que teriam que vivenciar uma pandemia, como tantas outras classes profissionais. Sofremos oscilações com demissões e contratações nesses últimos meses, redução de equipes de trabalho, falta de material básico, até mesmo falta de equipamentos de proteção individual. E em meio a isso, queremos saber como está o campo de atuação profissional, a partir da escuta de colegas que estão atuando desde o início da pandemia. Como a Museologia vem sendo repensada e praticada? Como as mudanças nos últimos meses impactaram no saber-fazer da(o) museóloga(o) e quais lições podem ser aferidas a partir das experiências vivenciadas nos últimos meses?

20:30 às 22 horas - Mesa 8: Museus e pandemia: desafios e transformações na atuação do(a) museólogo(a) - Parte 2

19h00 5º dia - Mesas 9 e 10 Mesa Temática
Local: YouTube do COREM 1R

19 às 20:30 horas - Mesa 9: Gestão e segurança de museus e bens culturais - os desafios do planejamento e das políticas públicas

Nos últimos 15 anos, o campo cultural brasileiro vem sofrendo inúmeras perdas, em que renúncia, descaso e desinvestimento assolam inúmeras instituições. Museus, memoriais, centros culturais, teatros, arquivos e bibliotecas, e diversos outros equipamentos culturais, têm sido renegados no processo de distribuição de recursos para a constituição de uma política de segurança dos nossos bens culturais. Mas engana-se quem pensa que só de fogo tem que se proteger os museus. Inundações, roubos, furtos, são frequentes por todo o país. A ausência de plano museológico, e consequentemente, de programas e projetos de segurança, tem levado os museus a experimentar a sorte como fator determinante para a proteção do que ali está salvaguardado. Esta mesa propõe uma reflexão acerca dos desafios da gestão e do planejamento da segurança em museus e instituições culturais, especialmente face aos recentes sinistros que consumiram um vasto patrimônio preservado por museus. Quais são os entraves e dificuldades vivenciadas? Como o poder público tem atuado? Qual o papel dos profissionais e quais os caminhos para garantir que nossos bens culturais não pereçam?

20:30 às 22 horas - Mesa 10: Patrimônio em reconstrução - projetos, sonhos e desafios dos museus após os incêndios

Nos últimos anos, diversos museus foram consumidos pelo fogo no Brasil. As constantes denúncias e pedidos de profissionais e gestores não impediram, infelizmente, que parte considerável do nosso patrimônio fosse consumido pelas chamas. Esta mesa, contudo, está interessada em escutar as instituições e seus profissionais, compreendendo que as pessoas são fundamentais nos processos de prevenção e, principalmente, de reconstrução. A partir das experiências traumáticas, é importante considerar que o campo museal brasileiro necessita aprender com os processos em andamento e, assim, garantir que outros sinistros não aconteçam e que os riscos sejam mitigados. Quais são os principais desafios à gestão de segurança e prevenção nos museus? Como têm sido os processos de reconstrução das instituições? Quais perspectivas e horizontes têm sido desenhadas para o futuro?

Organizador

COREM 1R - CONSELHO REGIONAL DE MUSEOLOGIA

Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (AL, AM, AP, BA, CE, MA, PA PB, PE, PI, RN, RR, SE). Autarquia federal de registro e de fiscalização do exercício da profissão de museólogo, integrante do sistema COFEM/COREMs.