NORMAS DE SUBMISSÃO DE RESUMOS
A Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos do 20* Congresso de Odontologia da UEA – 20° Semana de Odontologia, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital de Nº01/2024, que dispõe sobre a submissão, seleção e apresentação de trabalhos científicos no referido congresso, que ocorrerá no período de 28 e 29 de novembro de 2024, no Studio 5
Shopping e Convenções, localizado em Manaus, Amazonas, Brasil.
1. DA SUBMISSÃO
1.1 O prazo para submissão de trabalhos iniciará no dia 08 de outubro de 2024 e se encerra às 23h59 do dia 11 de Novembro de 2024.
1.2 É obrigatório que o primeiro autor do trabalho seja o responsável pela submissão do resumo e esteja inscrito como participante no evento no ato da submissão.
1.3 O autor receberá o parecer com a avaliação do trabalho (“Aceito” ou “Não Aceito”) por meio do e-mail cadastrado no ato do envio até o dia 16 de novembro de 2024.
1.4 Cada resumo deverá ser submetido uma única vez.
1.5 Caso o 1 o autor (já inscrito no evento) não possa estar presente para apresentação do trabalho no congresso, um dos coautores poderá ocupar o lugar
de apresentador do trabalho, desde que inscrito como participante no evento.
1.6 O congressista poderá estar como 1 o autor em até dois (02) resumos, sem limite para participação como co-autor.
1.7 Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, um (01) autor e mais cinco (05) coautores.
1.8 Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica somente receberão certificado e serão publicados em anais com registro e ISBN se forem apresentados
no evento.
2. DOS TIPOS DE TRABALHOS
Poderão ser enviados os seguintes tipos de resumos:
- Pesquisa científica
- Relato de caso clínico
- Relato de experiência
A categoria deverá ser informada, sendo dois tipos:
- Júnior – alunos de graduação
- Sênior – alunos de pós-graduação e profissionais
3. DA CONFECÇÃO DO RESUMO SIMPLES
3.1 O texto deverá ser redigido em português, respeitando a nomenclatura técnico-
científica vigente. Template
3.2 Os resumos enviados devem conter o mínimo de 200 palavras e o máximo de 300 palavras, sem contar com o título.
3.3 Adicionar ao espaço que compete, o tema do trabalho, com no máximo 30 palavras.
3.4 Anexar ao espaço que compete a tal, os autores sendo no máximo 6, tendo como primeiro o autor que apresentará o trabalho caso aprovado. Observação: o
orientador deverá ser o último co-autor.
3.5 Resumo: deverá conter: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões. No entanto, não há necessidade de apresentar as sessões identificadas
separadamente no texto. Trabalhos com necessidade de aprovação em Comitê de Ética ou de Experimentação de uso animal deverão especificar seu número de
cadastro e parecer de aprovação.
3.6 Deverão ser incluídas três palavras-chaves, separadas por vírgula. As palavras-chaves poderão ser selecionadas segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) na página http://decs.bvs.br/
4. DAS AVALIAÇÕES DOS RESUMOS
4.1 Critérios de Avaliação:
4.1.1 Clareza e objetividade na escrita: trabalho deve ser objetivo e de fácil entendimento.
4.1.2 Descrição clara e sucinta da metodologia ou do caso clínico: metodologia do trabalho deve ser resumida de forma que não perca a sequência lógica.
4.1.3 Apresentação de resultados (caso seja caso clínico, considerar a discussão: avaliar a presença de resultados no trabalho, indicando o fim do caso/pesquisa.
4.1.4 Conclusão pautada no objetivo do estudo: avaliar se a conclusão é adequada para o tema e responde ao objetivo do trabalho.
4.1.5 Inovação/relevância científica: trabalho deve ser inovador e ter relevância na ciência e aplicabilidade na clínica.
4.1.6 De acordo com as normas do edital: texto redigido em português; mínimo de 200 e máximo de 300 palavras; tema do trabalho com no máximo 30 palavras; máximo de 6 autores; contendo Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões.
O prazo para o recebimento da análise das submissões dos resumos: 16/11/2024.
5. DAS APRESENTAÇÕES
Tempo de Apresentação: 7 minutos
Tempo de Arguição: Até 5 minutos
Dimensões do Painel: 120cm de altura e 90cm de largura.
Será divulgada uma lista com o horário, dia e código de cada apresentação no dia: 20/11/2024.
6. DAS AVALIAÇÕES DO BANNER
Adicionar os itens a serem avaliados de acordo com a ficha de avaliação dos professores!
5.1 Critérios de Avaliação:
5.1.1 Embasamento científico: fundamentação teórica e metodológica que sustenta uma pesquisa ou argumento.
5.1.2 Relevância do estudo: a importância e impacto que a pesquisa pode ter em um determinado campo, sociedade ou prática.
5.1.3 Delineamento experimental: planejamento de um experimento que define as variáveis de manipulação e medidas garantindo resultados válidos e confiáveis.
5.1.4 Metodologia científica: os procedimentos técnicos e sistemáticos para a elaboração do trabalho científico.
5.1.5 Coerência, relevância/impacto científico e social: relevância e influência dos resultados na comunidade científica e aplicações práticas.
5.1.6 Conclusões suportadas pelo trabalho: resultados dos dados e análises apresentados no trabalho científico com fundamentações sólidas.
5.1.7 Quando pertinente, declaração do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos) ou CUEA (Comissão de Ética em Estudos com Animais).
7. DA PREMIAÇÃO
Serão premiados com certificado de honra ao mérito, os três trabalhos melhor pontuados nas três categorias de apresentação: pesquisa, relato de caso clínico e relato de experiência nas modalidades Júnior e Sênior. A premiação ocorrerá dia 29/11/2024 às 18:00.
8. CRONOGRAMA
Lançamento das normas de submissão | 05/10/2024 |
Prazo de submissão do resumo simples | 08/10 à 11/11/2024 |
Recebimento da análise das submissões | 16/11/2024 |
Divulgação dos dias horários de apresentações | 18/11/2024 |
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os autores e coautores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais.
A Comissão Científica se reserva ao direito de desclassificar os trabalhos científicos que não obedecerem às normas apresentadas no edital de submissão de trabalhos que foi disponibilizado no dia 05/10/2024 ou que configurarem plágio.
As comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste processo.