O XIII CBH tem como objetivo intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes instituições de ensino superior, que se dedicam aos estudos do hispanismo.
Coordenação de Simpósio temático: destinado à exposição e discussão de trabalhos com temáticas em comum, previamente definidas. Compostos por até três coordenadores/as doutores/as, sendo ao menos um/a deles/as de instituição diferente, associados/as à ABH. Os ST devem ter de cinco a doze trabalhos.
As áreas temáticas que deverão orientar as propostas de trabalhos a serem encaminhadas à organização do congresso são as seguintes:
Estudos de linguagem: Descrição e funcionamento de línguas do universo hispano-falante. Estudos discursivos e textuais. Perspectivas comparativas. Processos de aquisição. Contato linguístico. Estudos da Tradução.
Ensino de línguas: Educação linguística. Diversas tendências teóricas e sua relação com o ensino/aprendizagem e com a educação linguística. Literaturas e educação linguística. Práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos. Políticas linguísticas. Formação docente. Tradução pedagógica.
Estudos de literatura e cultura: Poéticas, história e crítica literárias. Culturas do universo hispano- falante. Relações da cultura brasileira com a comunidade cultural hispano-falante. Literatura e outras linguagens artísticas. Literatura e outras disciplinas das ciências humanas. Literaturas do universo hispano-falante e outras literaturas. Tradução como mediação cultural.
Normas para propostas de Coordenação de Simpósios temáticos:
As propostas de Simpósios temáticos (ST) deverão ser submetidas por até três pesquisadores/as doutores/as associados/as à ABH; um/a deles/as, obrigatoriamente, de instituição diferente. Cada proponente poderá submeter apenas um resumo de ST. A proposta deverá ser submetida por um/a dos/as coordenadores/as e deve conter:
. Nome completo dos/as coordenadores/as e indicação das filiações institucionais;
. Título do ST;
. Resumo do ST (entre 250 e 400 palavras). Conteúdo: breve apresentação do problema ou tema, justificativa, objetivos, descrição do perfil teórico-metodológico adotado e/ou esperado para as intervenções;
. Palavras-chave (de 3 a 4, separadas por vírgula e iniciadas por letra minúscula);
. Área temática do Congresso (estudos de linguagem, ensino de línguas ou estudos de literatura e cultura).