XV Encontro de Formação Continuada: Somando Experiências,  Multiplicando Sucessos - Ensino Fundamental II

XV Encontro de Formação Continuada: Somando Experiências, Multiplicando Sucessos - Ensino Fundamental II

Faça sua inscrição
Terça, 31 de março de 2020 Das 08:00 às 17:00

Sobre o Evento

XIV Somando Experiências, Multiplicando Sucessos é um projeto de Formação Continuada que acontece na Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa desde 2005 que permite que o educador se engaje em pesquisas, estudos, reflexões críticas e se aproxime das novas concepções linguagens e tecnologias. Na Unidade escolar, o profissional se torna um facilitador e não apenas um transmissor — enquadrado em uma forma única de traduzir o conhecimento. Essa é a importância do constante processo de formação do docente. Ele torna o educador capaz de construir e se adaptar as rápidas e diversas mudanças do contexto educacional, contornando as dificuldades encontradas. E o principal objetivo é possibilitar a troca de experiências exitosas vivenciadas no dia-a-dia em sala de aula.

Programação

08h00 08:00 ou 13:30 - Vamos cair na 'Real'? Qual é a posição exata de uma raiz quadrada na reta numérica? Oficina
08:00 ou 13:30 - Vamos cair na "Real"? Qual é a posição exata de uma raiz quadrada na reta numérica?
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Claudio Bernardo Lucio Pacheco

Segundo a BNCC, “o letramento matemático pode ser definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.” Diante dos desafios atuais da educação matemática à luz da BNCC, trazemos uma proposta interessante para um assunto pouco compreendido por nossos alunos e, às vezes, mal explorado por nós professores. Trata-se dos números Reais. Especificamente a localização exata das raízes quadradas na reta numérica.

08h00 08:00 - Probabilidade e princípio multiplicativo na prática e outras propostas. Oficina
08:00 - Probabilidade e princípio multiplicativo na prática e outras propostas.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Harrison Rodrigues Pereira

"O estudo das probabilidades foi considerado pelo National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) como um dos conteúdos essenciais da Matemática do século XXI." Nesse intuito, faremos, na prática, uma sequência didática que explorará os conhecimentos sobre experimento aleatório, espaço amostral, princípio multiplicativo e cálculo de probabilidades para o oitavo ano. Além disso, vamos discutir possibilidades de sequências didáticas para serem aplicadas referentes ao mesmo conteúdo para os outros anos de escolaridade, tudo à luz da BNCC.

08h00 08:00 ou 13:30 - Mitos e Verdades sobre o uso da Tecnologia dentro da sala de aula. Oficina
08:00 ou 13:30 - Mitos e Verdades sobre o uso da Tecnologia dentro da sala de aula.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Vanessa Santos Gonçalves Maria

Esta oficina tem o objetivo de auxiliar os professores para as mudanças e aberturas ao uso de tecnologia que a BNCC trouxe. Abordaremos os mitos e as verdades sobre sua utilização e como é uma excelente ferramenta para auxiliar o professor.

08h00 08:00 ou 13:30 - Quadrinhos em sala de aula. Oficina
08:00 ou 13:30 - Quadrinhos em sala de aula.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Raul Santos

A oficina tem por objetivo levantar alguns parâmetros para a utilização de HQs em sala de aula. Para tanto, utilizaremos a produção e circulação de histórias em quadrinhos de super heróis dos EUA durante a Guerra Fria, pensando o contexto político-ideológico através da disputa hegemônica no período.

08h00 08:00 ou 13:30 - História em Quadrinhos e o Ensino de Ciências. Oficina
08:00 ou 13:30 - História em Quadrinhos e o Ensino de Ciências.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Camille Paola Monteiro Baptista

A presente oficina tem por objetivo apresentar aos demais professores de Ciências da Rede Municipal, o Produto Educacional desenvolvido pela professora Camille, que junto a Dissertação foram requisitos para a conclusão do Mestrado em Ensino de Ciências, no IFRJ Campus Nilópolis.
O material intitulado "Ensinando e Aprendendo Ciências utilizando Histórias em Quadrinhos" apresenta ao leitor sugestões de como utilizar HQ no Ensino de Ciências, propostas de tirinhas para conteúdos específicos e a associação entre HQ e outras ferramentas de ensino que são de interesse dos alunos, como paródias e pesquisas na Internet.


Na oficina, após conhecerem o material, o grupo terá um momento de troca de experiências, onde os professores terão participação ativa e poderão propor novas sugestões de atividades utilizando a linguagem em quadrinhos, para conteúdos que julgarem convenientes, podendo assim contribuir com o atual momento que estamos vivenciando, com a implantação da nova BNCC em sala de aula.

Por que ensinar Ciências com HQ?
- Porque é de interesse dos alunos;
- A associação entre imagem e escrita facilita a aprendizagem;
- Contribui para desenvolver o gosto pela leitura;
- Linguagem simples e curta;
- Desenvolve a imaginação;
- Permite a discussão sobre qualquer assunto científico.

08h00 08:00 - A BNCC como ferramenta de construção de um sujeito plural. Oficina
08:00 - A BNCC como ferramenta de construção de um sujeito plural.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Graziela Leonardo Pires

Como a proposta de integração presente na BNCC auxiliará na constituição de um sujeito global e multicompetente . Mais consciente e aberto à pluralidade.

08h00 08:00 ou 13:30 - Mexendo, remexendo e saracuteando na educação. Oficina
08:00 ou 13:30 - Mexendo, remexendo e saracuteando na educação.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Daniele Degani

Propor a ampliação do olhar do profissional de educação física para a criança como produtora de cultura, movimento e a inserção de discussões sociais como escopo de atuação. Compreender a importância do lúdico na educação física.

08h00 08:00 ou 13:30 - Roda de conversa - A vivência como metologia na Educação das relações etnicorraciais Oficina
08:00 ou 13:30 - Roda de conversa - A vivência como metologia na Educação das relações etnicorraciais
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Lindinalvo Natividade

Partindo do entendimento que o convívio com as diferenças é uma riqueza, dada à existência de pessoas com variadas heranças e presenças culturais no mesmo espaço que nos proporciona a refletir e a elaborar um currículo que reconheça essas diferenças culturais. Pensando as manifestações de matriz africana nos cotidianos escolares, percebemos ainda nos dias de hoje, uma dificuldade em trabalhá-la na dimensão procedimental do conteúdo, devido a racismos e preconceitos. Sendo assim, a proposta inicial dessa roda de conversas é compreendermos o fazer/saber produzido nas manifestações de matriz africana. Será utilizado nesse processo reflexivo a Capoeira por acreditar ser ela a mais dinâmica das manifestações de matriz africana com uma gama de possibilidades agregadoras.

08h00 08:00 ou 13:30 - DISCIPLINÁRIOS - Disciplina e empatia como direito de todos. Oficina
08:00 ou 13:30 - DISCIPLINÁRIOS - Disciplina e empatia como direito de todos.
Local: Centro de Educação e Crescimento Olivier Furtado

Veriane Borges Monteiro

A palestra vai ampliar as habilidades no cargo de DISCIPLINARIO, tratando do exercício das atividades diárias segundo o Regimento Escolar da Rede Municipal. Através desse encontro busca-se um caminho claro para desenvolver um trabalho focado em um relacionamento saudável onde exista lugar para enxergar os alunos enquanto sujeitos de direito, entendendo suas reais necessidades para que se possa contribuir com uma DISCIPLINA POSITIVA, na qual mesmo sendo firme nunca deixe de ser EMPÁTICO.

08h00 08:00 ou 13:30 - OP e OE - Processos e mediações: Possibilidades do comunicar. Oficina
08:00 ou 13:30 - OP e OE - Processos e mediações: Possibilidades do comunicar.
Local: Centro de Educação e Crescimento Olivier Furtado

Associação Singulares | Projeto Na Medida

Tem como tema principal a comunicação onde a proposta central será compreensão sobre a comunicação não violenta, a mediação de conflitos assim como criação de estratégias para novos processos. Potencializando e motivando indivíduos e grupos, a diminuir acontecimentos estressantes na vida dos que trabalham com educação, a impulsionar para mudanças pessoais, relacionais e coletivas, compartilhar experiências e possíveis soluções, despertar processos de autoanálise e autogestão dos profissionais.

08h00 08:00 ou 13:30 - De pés no chão: Uma partilha do que é possível. Oficina
08:00 ou 13:30 - De pés no chão: Uma partilha do que é possível.
Local: Centro de Educação e Crescimento Olivier Furtado

Prof. Elizabeth Maria Franco Nunes

Esta oficina tem por objetivo a partilha de uma experiência de um projeto escolar de sucesso.

08h00 08:00 ou 13:30 - Um relato da integração da tecnologia na EJA. Oficina
08:00 ou 13:30 - Um relato da integração da tecnologia na EJA.
Local: Centro de Educação e Crescimento Olivier Furtado

Prof. Lucimar de Oliveira Hipólito e Prof. Cristiana Izidório Félix

Troca de experiências de atividades desenvolvidas no laboratório de informática com alunos da EJA. O primeiro contato, os desafios enfrentados e conquistas.

08h00 08:00 ou 13:30 - Eletrônica Descomplicada Oficina
08:00 ou 13:30 - Eletrônica Descomplicada
Local: Centro de Educação e Crescimento Olivier Furtado

Prof. Paulo Henrique


Visando os pré requisitos para os implementadores de robótica e a quem interessar conhecer sobre, teremos uma oficina onde vamos nos aprofundar em alguns conceitos, funções e terminologias sobre os componentes do kit de robótica, além de serem apresentadas outras ferramentas que podem facilitar a vida de quem pretende se envolver com a robótica de maneira profissional ou por lazer.

13h30 13:30 - Tecnologia digitais e investigação segundo a BNCC. Oficina
13:30 - Tecnologia digitais e investigação segundo a BNCC.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Rafael Vassallo Neto - IFRJ-VR

Esta oficina tem como objetivo a discussão dos aspectos relacionados ao uso de tecnologias digitais na educação básica e a resolução de atividades Investigativas dos mais diversos conteúdos. A abordagem está ancorada na teoria TPACK e os preceitos da BNCC. Será utilizada a metodologia ativa como percurso na construção do conhecimento.

Recurso necessário: notebook ou smartphone com acesso a internet.

13h30 13:30 - Relatos sobre o programa de intercâmbio no Canadá. Oficina
13:30 - Relatos sobre o programa de intercâmbio no Canadá.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Isabela Borges de Souza

Esta oficina tem o objetivo de apresentar as experiências em um programa de capacitação para professores da escola pública.Serão abordados temas como aprendizagem centrada no aluno e a gestão da sala de aula.

13h30 13:30 - A Sociedade Líquida em Bauman: consequências para o indivíduo pós-moderno e influências nas relações interpessoais. Oficina
13:30 - A Sociedade Líquida em Bauman: consequências para o indivíduo pós-moderno e influências  nas relações interpessoais.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Ms e Dra. Maria Joaquina F. Pinto (Quininha)

Em que mundo estamos vivendo? Como se dão as relações com as pessoas e os bens de consumo neste momento da história da humanidade? Quais são os norteadores desse mundo fluido? Quais são os seus desafios? Tudo isto interfere nos processos educacionais?

13h30 13:30 - O aquarismo como recurso para o ensino de ciências. Oficina
13:30 - O aquarismo como recurso para o ensino de ciências.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Gleidson Magno Esperança

Ter aquários em casa é algo relativamente comum. Costumeiramente o primeiro animal de estimação de muitos é um peixe. Mas como cuidar? Como o professor de Ciências pode tornar esse momento um ambiente favorável para a aprendizagem. Nessa oficina será discutido os vários aspectos que envolvem o aquarismo e o peixe killifish, que muito pode favorecer o ensino de ciências.

13h30 13:30 - Turbinando aulas com narrativas: uma experiência em sala de Língua Inglesa. Oficina
13:30 - Turbinando aulas com narrativas: uma experiência em sala de Língua Inglesa.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Laila Alves Santos

A presente pesquisa trata do uso de narrativas como potenciais instrumentos de motivação e transversalidade. O estudo deu-se no ano de 2019 com turmas de 8º ano do ensino fundamental no Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable, Barra Mansa. O objetivo deste trabalho foi motivar alunos de forma intrínseca e extrínseca; melhorar a dinâmica da sala de aula com método ativo; explorar Role Playing Games e narrativas; e explorar de forma direta a transversalidade. A pesquisa foi fundamentada teoricamente na teoria da autodeterminação de Deci e Ryan (1985-2017) quanto às três necessidades psicológicas inatas de todo indivíduo: autonomia, competência e relacionamento; na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) quanto às habilidades de reflexão, análise crítica, senso investigativo, argumentação com base em fatos, diálogo em meio a conflitos e tomada de decisão; e por fim, apropriamo-nos de variados estudos relacionados a narrativas e Role Playing Games dentro do campo da Gamificação, dentre os quais encontram-se Zanini (2004) e Santaella, Nesteriuk e Fava (2018). A pesquisa ocorreu ao longo de 6 semanas de aulas em forma de um jogo de RPG com a missão de construir uma cidade a partir do vazio, do nada. Em cada turma, grupos de 5 participantes eram formados e cada jogador escolhia seu personagem (prefeito, vice, secretário de urbanismo, infraestrutura e finanças). A cada semana, missões eram dadas e para algumas delas, o dado de 12 faces (D12) era lançado. O conteúdo da matriz curricular de Língua Inglesa foi parte integrante de cada missão e para completar as tarefas do “jogo”, cada jogador precisou apresentar conhecimento satisfatório deste. Os dados analisados demonstraram que a narrativa é um excelente instrumento de motivação, oferecendo elementos lúdicos que aulas expositivas não são capazes de oferecer.

13h30 13:30 - Uso da ferramenta tecnológica (app) Plickers. Oficina
13:30 - Uso da ferramenta tecnológica (app) Plickers.
Local: CEI - Centro Educacional Integrado

Prof. Patricia Concolato e Prof. Carlos Eduardo Pereira

Partindo do entendimento que o convívio com as diferenças é uma riqueza, dada à existência de pessoas com variadas heranças e presenças culturais no mesmo espaço que nos proporciona a refletir e a elaborar um currículo que reconheça essas diferenças culturais. Pensando as manifestações de matriz africana nos cotidianos escolares, percebemos ainda nos dias de hoje, uma dificuldade em trabalhá-la na dimensão procedimental do conteúdo, devido a racismos e preconceitos. Sendo assim, a proposta inicial dessa roda de conversas é compreendermos o fazer/saber produzido nas manifestações de matriz africana. Será utilizado nesse processo reflexivo a Capoeira por acreditar ser ela a mais dinâmica das manifestações de matriz africana com uma gama de possibilidades agregadoras.

Carregando área de inscrição

Local

CEI - Centro Educacional Integrado, 27310-060, Rua Cristóvão Leal, 121, Centro, Barra Mansa, Rio de Janeiro
Ver no mapa

Organizador

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - GEB
ASSESSORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II