Olá, congressista, ficou com alguma dúvida? Não se desespere!
Aqui estão algumas respostas das perguntas mais frequentes sobre o XIV CAEB!
Caso tenha outras questões, você também pode contatar a Comissão Organizadora pelo e-mail contato@caeb.com ou pelas nossas redes sociais.
1. Inscrição
1.1. Quem pode participar do XIV CAEB?
Todos os que tenham interesse! Seja você estudante de Ensino Médio, Graduação, Pós-graduação, professor ou profissional de qualquer área relacionada — ou não — às Ciências Biológicas. Nós da Comissão Organizadora do XIV CAEB estaremos felizes em recebê-los para desfrutar de uma semana de discussões, cursos e atividades na área da Biologia!
1.2. Como posso participar do XIV CAEB?
Para participar do XIV CAEB, realize sua inscrição na aba Inscrições no site oficial do congresso.
Atente para o preenchimento correto de todos os campos do formulário de inscrição. Você, congressista, é responsável por quaisquer ocorrências ou consequências devido a falhas no preenchimento dos dados cadastrais; por isso, não se esqueça de conferir seus dados! Lembramos que a inscrição só será confirmada mediante pagamento da taxa.
1.3. Já fiz o pagamento da minha inscrição. O que devo fazer agora?
Após a confirmação da inscrição, mediante pagamento da taxa, você receberá um e-mail de confirmação da inscrição contendo o link “Entre na sua conta”, a partir do qual será possível realizar o cadastro no site da plataforma Doity. Após o cadastro, você terá acesso à sua conta Doity, por onde poderá acessar a “Área do Participante”.
1.4. Quanto tempo leva para confirmar o pagamento da minha inscrição?
Depende do tipo de pagamento escolhido no formulário de inscrição: as vendas com cartão de crédito são analisadas pela seguradora do cartão em até 2 dias úteis após o pagamento, por boleto bancário você tem 4 dias úteis e por débito online o pagamento é feito diretamente na conta bancária do usuário e processado em até 10 horas.
1.5. O que é a Área do Participante e como acessá-la?
A Área do Participante é um espaço na sua conta Doity onde você poderá acompanhar suas inscrições nos minicursos do XIV CAEB e, posteriormente, ter acesso aos certificados de participação geral no evento, de participação em minicursos, apresentação de painéis e apresentação oral. Para acessá-la, você deve selecionar a opção Área do Participante, que aparece no menu de rolagem ao lado do ícone do seu perfil, na tela inicial da sua conta Doity. Para maiores detalhes sobre como fazer seu cadastro após a inscrição e como gerenciar a Área do Participante, confira nosso tutorial que será lançado em breve!!
1.6. Quais são meu login e minha senha para uso da Área do Participante?
O seu login será o e-mail cadastrado na inscrição, e a senha será definida por você e cadastrada na plataforma Doity acessando o link recebido nos e-mails de confirmação da inscrição e de pagamento da inscrição.
1.7. É possível efetuar mais de uma inscrição simultaneamente e realizar o pagamento através de um único boleto ou cartão?
Com exceção do lote promocional, sim, havendo um limite máximo de 5 inscrições por conta. Ou seja, você pode realizar as inscrições de mais 4 amigos junto com a sua! Para isso, você deverá selecionar a quantidade de ingressos que irá comprar na aba Inscrição. A partir daí, o site irá gerar formulários individuais para as inscrições (um abaixo do outro), os quais devem ser preenchidos separadamente com as informações de cada congressista.
1.8. Tive um problema com minha inscrição: o site ficou fora do ar, o sistema de cadastro apresentou um defeito e/ou tive problemas na geração do meu boleto de pagamento ou com o meu cartão de crédito/débito em conta. Como prosseguir?
Sentimos muito que você esteja tendo dificuldades! Vamos tentar resolver os problemas com os devidos responsáveis o mais rápido possível. Ao detectar algum desses problemas, entre em contato conosco pelo endereço contato@caeb.com.br.
Ressaltamos a Comissão Organizadora do XIV CAEB não se responsabiliza por problemas técnicos que ocorram com o website, com o sistema de cadastro de inscrições utilizado ou com a opção de pagamento escolhida, que venham a afetar as inscrições.
1.9. Já efetuei minha inscrição, porém não poderei mais ir ao congresso. Posso transferi-la a outra pessoa?
Infelizmente, não. Cada inscrição feita no sistema, após efetivada através do pagamento, é pessoal e intransferível, válida apenas para a edição vigente do CAEB. É permitida somente 1 (uma) inscrição por pessoa.
1.10. O que acontece se eu não efetuar o pagamento da minha inscrição dentro do prazo estipulado?
As compras via cartão são processadas instantaneamente. Caso você tenha emitido um boleto ou selecionado a opção débito bancário e não consiga pagar dentro do prazo, sua inscrição será cancelada automaticamente dentro de três a quatro dias e as suas vagas em minicursos serão liberadas para outros congressistas. Nesse caso, você precisará fazer outra inscrição e selecionar novamente seus minicursos. Esteja atento aos prazos de pagamento para garantir sua vaga!
1.11. Como é feita a reserva de vagas nos minicursos?
Durante o preenchimento do formulário de inscrição o congressista terá acesso à escolha de minicursos, sendo a sua vaga confirmada após o pagamento. Dessa forma, a alocação será feita automaticamente de acordo com a ordem de inscrição e pagamento dos congressistas. Recomendamos que você se atente ao prazo de pagamento de sua inscrição, assim como à confirmação do pagamento, realizando-os o mais breve possível.
1.12. Não poderei comparecer ao evento. Haverá reembolso da minha inscrição?
Infelizmente, não. Uma vez aceito o regulamento e realizado o pagamento da taxa de inscrição, o congressista não receberá reembolso total ou parcial do valor pago.
2. Sobre o evento
2.1. Quais são as atividades do XIV CAEB?
O XIV CAEB conta com mais de 50 atividades, entre minicursos, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos orais ou em painéis, concurso de imagens e vídeos, cerimônias de abertura e encerramento, coffee breaks e atividades culturais. Algumas atividades ocorrem simultaneamente, portanto, você deverá se atentar à programação e aos horários das atividades e optar pela de maior interesse.
Os minicursos são escolhidos no momento da inscrição, ficando limitado a 2 (dois) minicursos por congressista, devido à concorrência de horário. A inscrição no minicurso garante a reserva do mesmo e, portanto, só é permitida a entrada nos minicursos em que você optou durante a inscrição. Já as palestras, mesas redondas e atividades culturais são de livre acesso e trânsito, desde que respeitada a capacidade limite das salas. Além disso, cada congressista tem direito à submissão de um resumo, até duas imagens (uma ilustração e uma fotografia) e um vídeo para participar das apresentações de painel e oral e concurso de imagens e vídeos, respectivamente.
Lembrete: A sua participação em todas as atividades não é obrigatória; contudo, é necessário realizar o credenciamento no XIV CAEB, portando documento oficial com foto e garantir a retirada de seu crachá e do seu kit congressista; somente então o acesso às atividades do congresso será liberado. Consulte a aba Programação para maiores detalhes!
2.2. Como retirar o kit congressista e o crachá?
A entrega será no primeiro dia do congresso (15/09), das 9h às 12h. Assim que chegar, prossiga ao local indicado para retirada dos materiais portando um documento oficial com foto. Congressistas que chegarem fora deste período poderão retirá-los diretamente na secretaria do evento mediante apresentação de documento oficial com foto.
2.3. É obrigatório o uso do crachá durante todo o evento?
Sim! É possível que ocorram outros eventos concomitantes ao XIV CAEB dentro do espaço da UNICAMP, tornando o uso do crachá indispensável para o reconhecimento dos participantes do congresso por parte da Comissão Organizadora e Monitores. O acesso à área do evento e a participação em atividades relacionadas ao XIV CAEB poderão ser vetados ao congressista que não estiver portando o crachá de identificação em local visível.
2.4. Fiz minha inscrição e paguei, mas não vou comparecer ao XIV CAEB. Outra pessoa pode retirar o meu kit congressista por mim?
Infelizmente, não. Apenas o congressista inscrito, que comparecer pessoalmente ao XIV CAEB portando documento oficial com foto, poderá retirar seu material e crachá de acesso ao evento. Os crachás são pessoais e intransferíveis e a entrega de materiais limita-se a 1 (um) kit congressista por inscrito.
2.5. Não vou poder comparecer no primeiro dia ou vou chegar atrasado. Ainda consigo participar? Alguém pode retirar o kit congressista e crachá por mim?
Claro, você é sempre bem-vindo! Entretanto, os certificados dependem da sua participação e temos várias atividades incríveis que seriam uma pena não participar. Caso você chegue fora deste período poderá retirá-los diretamente na secretaria do evento mediante apresentação de documento oficial com foto.
2.6. Quero muito assistir a uma palestra/minicurso/mesa-redonda, porém não há mais espaço na sala. Há alguma forma de fazê-lo?
Em relação às palestras e mesas-redondas, não é possível participar em salas que já estejam lotadas - lembrando que não é permitido sentar nas escadas - mas você poderá escolher qualquer um dos outros temas para assistir e nossos monitores estarão prontos para direcioná-lo à palestra/mesa de seu interesse.
Já quanto aos minicursos, não se preocupe: sua vaga é garantida na(s) opção(ões) que você selecionou durante a inscrição. Lembrando que, como os minicursos possuem um número predeterminado de vagas, a quantidade de pessoas na sala não poderá excedê-lo.
A Comissão Organizadora do XIV CAEB zela pela integridade física de seus congressistas, monitores e todos os que trabalham para a realização do evento. A participação dos congressistas em cada atividade do congresso será limitada pela capacidade de cada sala, estabelecida pela Diretoria de Logística e Infraestrutura de Ensino (DLIE – UNICAMP).
3. Submissão e apresentação de trabalhos
3.1. Como funciona a submissão de trabalhos?
Existem 3 (três) modalidades de submissão de trabalhos:
1) Apresentação de trabalhos científicos
Inclui as categorias I - Apresentação de Painel e II - Apresentação Oral.
Para participar desta modalidade, entre na área "Submissão de Trabalhos" e preencha o formulário “Submissão de Resumos”. Caso você deseje concorrer para a Apresentação Oral, indique seu interesse nesse mesmo formulário, marcando a opção correspondente.
2) Concurso de Imagens
Inclui as categorias I - Fotografia e II - Ilustração científica.
Para participar, envie sua(s) imagem(ns) para o e-mail imagens@caeb.com.br. Consulte as instruções de envio no Regulamento para garantir a sua qualificação!
3) Concurso de Vídeos
Para participar desta modalidade, entre na área do site “Submissão de Trabalhos” e preencha o formulário “Submissão de Vídeos”.
Atente para as datas de abertura e encerramento das submissões de trabalhos para não perder esta oportunidade!
3.2. Como saberei se meu trabalho foi aceito ou não para exposição no congresso?
Todas as informações referentes à submissão, avaliação e aceite de trabalhos serão enviadas ao email que você cadastrou durante a inscrição. Você, congressista, está responsável por verificar, em seu email se seu trabalho foi aprovado, negado ou se necessita de alterações para aprovação.
Observação especial sobre os resumos: esteja sempre atento à sua caixa de entrada, pois você receberá em seu email todos os ajustes e correções recomendados pelo avaliador, caso o seu resumo necessite de alterações. O aviso será feito com antecedência para que você possa reformular e reenviar seu texto!
4. Apresentação de trabalhos científicos (resumos - painel e oral)
4.1. Qual deve ser a formatação do meu resumo a ser enviado?
O resumo deverá conter Introdução, Métodos, Resultados e Conclusão do trabalho, sendo restrito a até 2500 caracteres incluindo os espaços. Para saber mais detalhes sobre a formatação obrigatória, consulte o template disponibilizado para você no formulário Submissão de Resumos XIV CAEB. Boa sorte!
4.2. Quais são as áreas em que posso designar meu resumo?
No CAEB, trabalhamos com 4 (quatro) grandes áreas temáticas - Ambiental, Molecular, Saúde e Educação - que buscam representar, de forma geral e abrangente, a grande diversidade de caminhos a serem seguidos na Biologia. No momento da submissão do resumo, você deverá escolher apenas 1 (uma) opção dentre as nossas áreas temáticas para representar a grande área onde seu trabalho estará inserido, e, portanto, ele será avaliado por profissionais competentes dessa área.
4.3. Meu resumo foi aprovado para apresentação de painel. Como devo fazê-lo?
Todos os resumos aprovados serão apresentados na forma de painel, devendo seguir as seguintes especificações de formato: 0,9m de largura por 1,2m de altura. No painel, devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituições de origem do(s) autor(es) e instituições de fomento para trabalhos financiados. Ressaltamos que o apresentador deverá ter consigo material próprio para fixação do painel (exemplos: fita dupla-face, fita-crepe, canaleta com corda). Após o término do período de exposição, é responsabilidade do(s) autor(es) a retirada imediata do material. Os organizadores não se responsabilizam pelo material que não tenha sido retirado.
4.4. Em que dias/horários será a Apresentação de Painéis?
A Apresentação de Painéis ocorrerá nos dias 17 (quarta-feira) e 18 (quinta-feira) de julho de 2019. Os trabalhos serão divididos de acordo com o número do código do painel, que será enviado ao email que você cadastrou na inscrição, até o dia 10 de julho de 2019. Painéis iniciados com o número 1 serão apresentados no dia 17 de julho e painéis iniciados com o número 2 serão apresentados no dia 18 de julho. Em ambos os dias, a avaliação será das 16h às 17h30.
Cada painel deverá ser afixado em seu respectivo local no dia de sua apresentação, no período das 14h00 às 15h30, e só poderá ser retirado após às 17h30. Os locais de fixação estarão devidamente sinalizados com os códigos de cada painel. Fique atento à numeração do seu painel para saber em qual dia irá apresentar!
4.5. Como os painéis serão avaliados?
Cada painel será avaliado por 2 (dois) avaliadores da área temática que você escolheu durante a submissão de resumos (Ambiental, Molecular, Saúde ou Educação). Fica a critério de cada avaliador se apresentar ou não como tal.
4.6. É necessária minha presença na sessão de Apresentação de Painéis?
Pelo menos 1 (um) autor do trabalho, devidamente inscrito no congresso e indicado como Apresentador no formulário “Submissão de Resumos”, deverá estar presente ao lado do painel durante toda a sessão oficial de Apresentação de Painéis. Não é obrigatório que seja o primeiro autor do trabalho. Caso o painel esteja sem apresentador, o trabalho não será avaliado, não irá concorrer à premiação e não receberá o certificado pela exposição do painel. Durante a sessão oficial de apresentação, o congressista deverá assinar uma lista de presença que será passada pelo XIV CAEB, para receber o certificado de apresentação do trabalho, que será entregue pelos monitores ao final da sessão.
Lembrete para o apresentador: a submissão de resumo representa o seu compromisso definitivo em apresentar o trabalho caso este seja aceito.
4.7. O que é a Apresentação Oral?
A Apresentação Oral é uma modalidade específica de apresentação de trabalhos, além da apresentação de painéis, de inscrição não-obrigatória, com avaliação e premiação diferenciadas. Caso o seu trabalho seja selecionado para esta modalidade, você poderá apresentá-lo em forma de slides, durante no máximo 10 minutos, diante de uma bancada de profissionais especializados, para concorrer ao prêmio de Melhor Apresentação Oral.
4.8. Como participo da Apresentação Oral?
Se você tem interesse em se inscrever nessa modalidade, assinale o item correspondente na ficha “Submissão de Resumos” ao enviar seu trabalho. Serão selecionados 4 (quatro) trabalhos de cada área (Ambiental, Molecular, Saúde, Educação) para a Apresentação Oral. O congressista contemplado receberá um e-mail notificando-o da seleção de seu trabalho.
Lembrete para o apresentador: a manifestação de interesse em participar da apresentação oral representa o seu compromisso definitivo em apresentar o trabalho caso este seja aceito.
4.9. Quais são as orientações para a Apresentação Oral?
A apresentação deverá ser feita, obrigatoriamente, por um dos autores do referente trabalho, devidamente inscrito no congresso. O trabalho deverá ser apresentado em slides, sendo o seu formato e conteúdo de total responsabilidade do apresentador. A apresentação ocorrerá em local separado da Apresentação de Painéis, com uma banca avaliadora selecionada pela Comissão Organizadora do XIV CAEB, e um limite máximo de 10 minutos para a fala do apresentador.
4.10. Em que dias/horários será a Apresentação Oral?
As sessões de Apresentação Oral serão dividida em dois dias: os trabalhos selecionados nas áreas Ambiental e Molecular serão apresentados no dia 17 de julho, enquanto os selecionados nas áreas Saúde e Educação, no dia 18 de julho. Em ambos os dias a apresentação ocorrerá das 16h às 17h30. As salas onde ocorrerão as apresentações estarão sinalizadas por placas e você também poderá consultá-las na programação do evento.
4.11. Uma vez assinalado o item “Apresentação Oral de Trabalhos” na minha ficha de submissão de resumos, caso meu trabalho seja aceito para apresentação, posso rejeitar?
Ao ser aceito para participar da Apresentação Oral, você será confirmado como um dos quatro apresentadores da sua modalidade. Como a seleção dos apresentadores orais envolve muitos critérios, não será possível alocar outra pessoa para substituí-lo(a). Devido essa logística, não podemos aceitar rejeições. Entretanto, caso você não possa apresentar o trabalho na data indicada por motivos de força maior, por gentileza comunique à Comissão Organizadora assim que possível.
A Apresentação Oral é um momento de grande destaque do nosso congresso e gostaríamos muito da presença de todos os apresentadores! Pedimos a todos os participantes que compareçam e convidem os colegas inscritos a assistirem, para enriquecer nossas apresentações!
5. Concurso de Imagens
5.1. O que é o Concurso de Imagens?
É uma modalidade de apresentação de trabalhos e um concurso cultural promovido pela Comissão Organizadora, onde os congressistas podem enviar fotografias e/ou ilustrações científicas de sua autoria que representem o tema designado para o concurso. O concurso de imagens inclui duas categorias de participação: Categoria I - Fotografia e Categoria II - Ilustração Científica.
As imagens que estiverem participando serão impressas pela Comissão Organizadora no tamanho 15x21cm e estarão expostas nos dias 16 de julho a 18 de julho para que os congressistas possam votar e eleger seus trabalhos preferidos em cada categoria. Cada congressista tem direito a 1 (um) voto por categoria. A melhor fotografia e o melhor desenho serão eleitos por voto dos congressistas presentes no XIV CAEB.
O tema para esta edição do CAEB é: mudanças climáticas. Ao votar, por gentileza considere a adequação do trabalho ao tema!
5.2. Como faço para participar do Concurso de Imagens?
Envie sua(s) imagem(ns) para o email imagens@caeb.com.br até o dia 4 de Junho de 2019, indicando no assunto e corpo do email as informações estabelecidas pelo Regulamento. Cada congressista pode enviar no máximo 1 (uma) imagem em cada categoria, ou seja, uma fotografia e uma ilustração.
5.3. Quais são as especificações para as imagens a serem enviadas?
Todas as imagens submetidas devem estar dentro do tema do concurso: mudanças climáticas. Os arquivos deverão ser enviados no formato PNG ou JPG, respeitando um tamanho máximo de 25MB.
Não existem especificações por parte da Comissão Organizadora quanto ao tipo de desenho, cores ou resolução das imagens enviadas, ficando a critério do congressista sua formatação; entretanto, avisamos que as imagens serão impressas no tamanho 15x21cm para exposição no evento.
A Comissão Organizadora irá avaliar se as imagens enviadas adequam-se ao tema proposto. Não serão aceitas imagens que permitam a identificação de rostos por motivos de ordem legal, sendo automaticamente negada a participação de material que contenha este aspecto no Concurso de Imagens. Verifique em seu email se a(s) imagem(ns) enviada(s) foram aprovada(s) ou negadas(s)!
6. Concurso de Vídeos
6.1. O que é o Concurso de Vídeos?
É uma nova modalidade de apresentação de trabalhos! Além disso, é um concurso cultural promovido pela Comissão Organizadora, onde os congressistas podem enviar vídeos de sua autoria para concorrer ao prêmio de Melhor Vídeo do XIV CAEB!
Os vídeos aceitos dentro das especificações do Regulamento poderão ser em momentos diversos, nos intervalos da programação. Os três melhores vídeos, selecionados pela Comissão Organizadora, juntamente com a Cambacica Produções, serão exibidos para os congressistas no dia 16 de julho de 2019 durante o PipoCaeb (para conhecer o PipoCaeb, confira a aba Programação no nosso site!).
6.2. Como faço para participar do Concurso de Vídeos?
Envie seu vídeo na forma de link do YouTube pelo formulário “Concurso de Vídeos”, disponível no site, clicando na aba Submissão de Trabalhos. Cada congressista pode enviar no máximo 1 (um) vídeo e o prazo para envio é 4 de Junho de 2019.
6.3. Quais são as especificações para os vídeos a serem enviados?
Todas os vídeos submetidos devem estar dentro do tema do concurso: divulgação científica, respeitando uma duração máxima de 3 minutos.
Não existem especificações por parte da Comissão Organizadora quanto ao tipo de desenho, cores ou resolução dos vídeos enviados, ficando a critério do congressista sua formatação.
A Comissão Organizadora irá avaliar se os vídeos enviados adequam-se ao tema proposto. Verifique em seu email se o vídeo enviado foi aprovado ou negado!
7. Certificados
7.1. Que tipos de certificado serão emitidos no XIV CAEB?
Você, congressista inscrito, poderá receber os certificados de Participação Geral no Evento (comprovando inscrição e comparecimento no mesmo), Apresentação de Painel (caso tenha seu trabalho aprovado e comparecido para sua apresentação no evento), Apresentação Oral (caso tenha sido aprovado e participado desta categoria), Minicurso (caso tenha comparecido e possua frequência mínima - 75% - no minicurso em que se inscreveu) e de Premiação (caso seu resumo, imagens e/ou vídeos tenham sido premiados).
Lembramos que não serão entregues certificados de participação em palestras, mesas-redondas e atividades culturais.
7.2. Como posso retirar meu(s) certificado(s)?
Os certificados de minicursos, participação geral no evento e apresentação de painéis, apresentação oral e premiação serão enviados por e-mail e disponibilizados para download na Área do Participante e no site (através do link). Em caso de perda ou não recebimento do certificado, você poderá solicitar uma segunda via à Comissão Organizadora até 1 de março de 2020. Após esse período, o CAEB não se responsabiliza pela emissão e disponibilização de certificados.
Os certificados de premiação também serão entregues, juntamente com os prêmios, na Cerimônia de Encerramento do XIV CAEB.