Submissão de trabalhos

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
15/03/2024 até 28/05/2024
Informações

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS –

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Forma de apresentação: ON-LINE

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 15 DE MARÇO A 08 DE MAIO DE 2024

- Ao submeter um trabalho, o autor e co-autor(es) devem estar INSCRITOS NO EVENTO.

- Todas as apresentações ocorrerão no formato on-line, de 8h às 12h, nos dias 12 e 13 de junho de 2024, por meio de link a ser enviado posteriormente.

ATENÇÃO: a data de apresentação on-line de cada participante será decidida pela Comissão Organizadora.

- Todos os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral.

NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS

- Cada participante poderá inscrever até 3 (três) trabalhos como autor e até 5 (cinco) trabalhos como coautor. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 6 (seis) autores/coautores. Trabalhos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal que indicará os nomes dos demais autores/coautores. Tanto o autor quanto o(s) coautor(es) deverão se inscrever no evento, para que possam submeter e apresentar os seus trabalhos.

- Os resumos das Comunicações Científicas Orais (CCO) serão encaminhados pela Coordenação do XV COPED ao Comitê Científico e a ele se reserva a análise e a emissão de pareceres relativos à aprovação, ou não, de cada trabalho.

- Não haverá interposição de recursos a trabalhos não aprovados sendo, portanto, soberana a decisão do Comitê Científico.

EIXOS TEMÁTICOS

Ao inscrever o trabalho, deve-se indicar qual o eixo temático ao qual o mesmo se destina:

  1. Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  2. Educação Matemática
  3. Educação e Diversidade
  4. Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  5. Saberes e Práticas Educativas
  6. Políticas Públicas e Gestão da Educação
  7. História da Educação
  8. Infâncias e Educação Infantil

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA ORAL

São 3 (três) os tipos de Comunicações Científicas Orais que poderão ser inscritas, no evento, e para cada uma delas, há um tipo de resumo.

Tipo de Comunicação Científica

Características

Tipo de resumo

1

Relato de experiências de ensino

Refere-se ao relato de práticas relativas a: (a) processo de ensino e/ou de aprendizagem em espaços formais ou informais de educação; (b) relato de práticas de formação inicial ou continuada de professores ou educadores e (c) relato de práticas de ações ou projetos de intervenção pedagógica.

Resumo para Relato de Experiência

2

Pesquisa em andamento

Refere-se a: (a) projetos de pesquisa científica; (b) pesquisas em andamento com resultados parciais.

Resumo Simples

3

Pesquisa concluída

Refere-se a pesquisas científicas concluídas, com resultados finais.

Resumo Expandido

ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DOS RESUMOS

1) Resumo para Relato de Experiência

- De 2.000 a 4.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores e 3 (três) palavras-chave.

- No corpo do resumo dever conter: (1) contextualização e justificativa da prática desenvolvida; (2) problema norteador e objetivos; (3) procedimentos e/ou estratégias metodológicas; (4) fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida; (5) resultados da prática e a relevância social da experiência para o contexto/público destinado; (6) considerações finais e (7) referências das obras citadas no corpo do resumo.

- O resumo também deve evidenciar a relação da prática/experiência relatada com o campo da Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.

2) Resumo Simples para Pesquisa em Andamento

- De 1.500 a 3.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, 3 (três) palavras-chave.

- O corpo do resumo deverá contemplar: (1) justificativa e problema da pesquisa; (2) objetivos da pesquisa; (3) referencial teórico que fundamenta a pesquisa; (4) procedimentos metodológicos; (5) resultados parciais, se houver e (6) referências citadas no corpo do resumo.

- O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.

3) Resumo Expandido

- De 4.000 a 6.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, 3 a 5 (três a cinco) palavras-chave.

- O corpo do resumo deverá contemplar: (1) resumo simples entre 100 e 150 palavras; (2) de 3 a 5 palavras-chave; (3) introdução; (4) justificativa e problema da pesquisa; (5) objetivos da pesquisa; (6) referencial teórico que fundamenta a pesquisa; (7) procedimentos metodológicos; (8) análise dos dados e resultados finais da pesquisa; (9) considerações e (10) referências citadas no corpo do resumo.

- O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DO TRABALHO

O resumo da Comunicação Científica deverá ser redigido no template, respeitando-se as seguintes normas:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado. No corpo do texto, as citações longas (mais de 3 linhas) devem ser usadas apenas em resumo expandido e apresentadas com fonte 10, alinhada à direita a 4cm.
  • O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em caixa alta e em negrito.
  • Abaixo do título, alinhado à direita, deverá constar a relação dos autores/coautores e respectivas afiliações institucionais e e-mails.
  • Os subtítulos devem ser escritos em negrito, sem usar numeração, alinhado à margem esquerda.
  • Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar o recurso itálico.
  • Siglas – quando aparecem pela primeira vez no texto, a escrita completa do nome deve preceder a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • As citações diretas curtas ou indiretas devem estar no corpo do texto, respeitando as normas ABNT.
  • As citações indiretas devem conter sempre o sobrenome do autor, seguido do ano de publicação da obra. Por exemplo:
    • um autor: Segundo Ribeiro (1998) ou (Ribeiro, 1998).
    • até três autores: Segundo Ribeiro e Souza (1998) ou (Ribeiro; Souza, 1998).
    • mais de três autores: Segundo Ribeiro et al (1998) ou no (Ribeiro et al, 1998).
  • As citações diretas, com até 3 linhas, deverão ser sempre indicadas entre aspas, com a mesma fonte do texto e indicar (Autor, ano, p.). Com mais de três linhas, deverão ficar afastadas 4cm da margem esquerda, em fonte 10, sem aspas e indicar (Autor, ano, p.).
  • Deve-se evitar usar nota de rodapé.
  • As ilustrações — fotografias, gráficos, tabelas etc. – poderão ser aceitas se estiverem com boa visibilidade e forem estritamente indispensáveis à clareza do texto. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte de onde foram retiradas – autor, data – abaixo da ilustração e por completo nas referências.
  • Todos os autores e obras citadas no corpo do texto devem constar nas Referências, para as quais se segue as normas da ABNT NBR 6023/2003, exemplificadas abaixo, atentando-se para as seguintes observações:

- os nomes dos autores devem ser escritos por completo, evitando-se abreviações;

- título principal deve estar em negrito.

Tipo

Exemplo

Dissertação, Tese, Monografia, TCC

PACHECO, Débora Reis. O uso de materiais curriculares de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o tema Espaço e Forma. 2015. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

Livro

PIRES, Celia Maria Carolino. Currículo de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000.

Capítulo de livro

CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. As propostas curriculares de Matemática. In: BARRETO, Elba Siqueira Sá. (Org.). Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2000, p. 91-125.

Organização de livro

REMILLARD, Janine T.; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Org.). Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009.

Obra traduzida

SACRISTÁN, Jose Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Trabalhos publicados em anais de eventos

JANUARIO, Gilberto; LIMA, Katia; PIRES, Celia Maria Carolino. Uma análise da relação que os professores estabelecem com os materiais curriculares de Matemática. In: 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Ilhéus. Anais do 4º SIPEMAT: Educação Matemática e contextos da diversidade cultural. Ilhéus: UESC, 2015.

Artigo de periódico

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

Trabalhos disponíveis na internet

POSTLETHWAITE, Thomas Neville. Educational research: some basic concepts and terminology. Paris: UNESCO International Institute for Educational Planning, 2005. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org>. Acesso em: 27 mar. 2015.

Trabalhos que contém DOI

REMILLARD, Janine T. Examining key concepts in research on teachers’use of Mathematics Curricula. Review of Educational Research, Washington, American Educational Research Association, v. 75, n. 2, p. 211–246, jun. 2005. DOI: 10.3102/00346543075002211.

Documento institucional

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: Matemática, Ciências, Arte e Educação Física. v. 3. Brasília: MEC, 2002.

Legislação

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

  • Todos os autores do trabalho, inclusive coautores, deverão fazer sua inscrição e o pagamento da taxa equivalente, se for o caso.
  • Não há a modalidade de trabalho completo, apenas resumo expandido.

COMO UM TRABALHO É AVALIADO?

  • Todos os textos serão avaliados quanto à forma e quanto ao conteúdo.
  • Todos os trabalhos submetidos serão verificados quanto ao formato pela Comissão Organizadora do XV COPED, seguindo as orientações estabelecidas.
  • É de responsabilidade dos autores e co-autores as correções gramatical, sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois caso aprovado e apresentado, o trabalho será publicado nos Anais do Evento, na forma como foi enviado.
  • Correções na escrita, criatividade da abordagem teórica e metodológica do texto, clareza e pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas do Comitê Científico.
  • O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam a opinião da Comissão Organizadora do XV COPED.
  • APENAS OS TRABALHOS APRESENTADOS CERTIFICARÃO OS AUTORES E COAUTORES.
  • TODOS OS TRABALHOS APRESENTADOS SERÃO PUBLICADOS NOS ANAIS DO EVENTO.

ATENÇÃO:

TODOS OS TRABALHOS SUBMETIDOS GERAM UM EMAIL DE CONFIRMAÇÃO DO SEU RECEBIMENTO. Caso esse email não chegue ao autor, em até 2 horas, faça uma nova submissão do mesmo trabalho.

Resumo simples
Resumo expandido
Relato de experiência
SLIDES RELATO DE EXPERIÊNCIA
SLIDES RESUMO EXPANDIDO
SLIDES RESUMO SIMPLES