NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS –
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Forma de apresentação: ON-LINE
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 15 DE MARÇO A 08 DE MAIO DE 2024
- Ao submeter um trabalho, o autor e co-autor(es) devem estar INSCRITOS NO EVENTO.
- Todas as apresentações ocorrerão no formato on-line, de 8h às 12h, nos dias 12 e 13 de junho de 2024, por meio de link a ser enviado posteriormente.
ATENÇÃO: a data de apresentação on-line de cada participante será decidida pela Comissão Organizadora.
- Todos os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral.
NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS
- Cada participante poderá inscrever até 3 (três) trabalhos como autor e até 5 (cinco) trabalhos como coautor. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 6 (seis) autores/coautores. Trabalhos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal que indicará os nomes dos demais autores/coautores. Tanto o autor quanto o(s) coautor(es) deverão se inscrever no evento, para que possam submeter e apresentar os seus trabalhos.
- Os resumos das Comunicações Científicas Orais (CCO) serão encaminhados pela Coordenação do XV COPED ao Comitê Científico e a ele se reserva a análise e a emissão de pareceres relativos à aprovação, ou não, de cada trabalho.
- Não haverá interposição de recursos a trabalhos não aprovados sendo, portanto, soberana a decisão do Comitê Científico.
EIXOS TEMÁTICOS
Ao inscrever o trabalho, deve-se indicar qual o eixo temático ao qual o mesmo se destina:
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA ORAL
São 3 (três) os tipos de Comunicações Científicas Orais que poderão ser inscritas, no evento, e para cada uma delas, há um tipo de resumo.
Nº | Tipo de Comunicação Científica | Características | Tipo de resumo |
1 | Relato de experiências de ensino | Refere-se ao relato de práticas relativas a: (a) processo de ensino e/ou de aprendizagem em espaços formais ou informais de educação; (b) relato de práticas de formação inicial ou continuada de professores ou educadores e (c) relato de práticas de ações ou projetos de intervenção pedagógica. | Resumo para Relato de Experiência |
2 | Pesquisa em andamento | Refere-se a: (a) projetos de pesquisa científica; (b) pesquisas em andamento com resultados parciais. | Resumo Simples |
3 | Pesquisa concluída | Refere-se a pesquisas científicas concluídas, com resultados finais. | Resumo Expandido |
ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DOS RESUMOS
1) Resumo para Relato de Experiência
- De 2.000 a 4.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores e 3 (três) palavras-chave.
- O resumo também deve evidenciar a relação da prática/experiência relatada com o campo da Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.
2) Resumo Simples para Pesquisa em Andamento
- De 1.500 a 3.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, 3 (três) palavras-chave.
- O corpo do resumo deverá contemplar: (1) justificativa e problema da pesquisa; (2) objetivos da pesquisa; (3) referencial teórico que fundamenta a pesquisa; (4) procedimentos metodológicos; (5) resultados parciais, se houver e (6) referências citadas no corpo do resumo.
- O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.
- De 4.000 a 6.000 caracteres, incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, 3 a 5 (três a cinco) palavras-chave.
- O corpo do resumo deverá contemplar: (1) resumo simples entre 100 e 150 palavras; (2) de 3 a 5 palavras-chave; (3) introdução; (4) justificativa e problema da pesquisa; (5) objetivos da pesquisa; (6) referencial teórico que fundamenta a pesquisa; (7) procedimentos metodológicos; (8) análise dos dados e resultados finais da pesquisa; (9) considerações e (10) referências citadas no corpo do resumo.
- O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e com o eixo temático no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DO TRABALHO
O resumo da Comunicação Científica deverá ser redigido no template, respeitando-se as seguintes normas:
- os nomes dos autores devem ser escritos por completo, evitando-se abreviações;
- título principal deve estar em negrito.
Tipo | Exemplo |
Dissertação, Tese, Monografia, TCC | PACHECO, Débora Reis. O uso de materiais curriculares de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o tema Espaço e Forma. 2015. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. |
Livro | PIRES, Celia Maria Carolino. Currículo de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000. |
Capítulo de livro | CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. As propostas curriculares de Matemática. In: BARRETO, Elba Siqueira Sá. (Org.). Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2000, p. 91-125. |
Organização de livro | REMILLARD, Janine T.; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Org.). Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009. |
Obra traduzida | SACRISTÁN, Jose Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000. |
Trabalhos publicados em anais de eventos | JANUARIO, Gilberto; LIMA, Katia; PIRES, Celia Maria Carolino. Uma análise da relação que os professores estabelecem com os materiais curriculares de Matemática. In: 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Ilhéus. Anais do 4º SIPEMAT: Educação Matemática e contextos da diversidade cultural. Ilhéus: UESC, 2015. |
Artigo de periódico | ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006. |
Trabalhos disponíveis na internet | POSTLETHWAITE, Thomas Neville. Educational research: some basic concepts and terminology. Paris: UNESCO International Institute for Educational Planning, 2005. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org>. Acesso em: 27 mar. 2015. |
Trabalhos que contém DOI | REMILLARD, Janine T. Examining key concepts in research on teachers’use of Mathematics Curricula. Review of Educational Research, Washington, American Educational Research Association, v. 75, n. 2, p. 211–246, jun. 2005. DOI: 10.3102/00346543075002211. |
Documento institucional | BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: Matemática, Ciências, Arte e Educação Física. v. 3. Brasília: MEC, 2002. |
Legislação | BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. |
COMO UM TRABALHO É AVALIADO?
ATENÇÃO:
TODOS OS TRABALHOS SUBMETIDOS GERAM UM EMAIL DE CONFIRMAÇÃO DO SEU RECEBIMENTO. Caso esse email não chegue ao autor, em até 2 horas, faça uma nova submissão do mesmo trabalho.