XV Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva SOBED

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Submissão de trabalhos

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
13/01/2023 até 13/03/2023
Informações

TRABALHOS VENCEDORES

1 º PAPEL DA ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA NA QUEDA DE HEMOGLOBINA DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE FORTALEZA/CE

(MARIA CAROLINA NUNES ALBANO DE MENESES, RODRIGO ALVES ABREU COIMBRA, LAURA DE SOUZA ROCHA, SIMÃO BARBOSA SILVA, FRED OLAVO ARAGÃO ANDRADE CARNEIRO)

2 º AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DOS FECHAMENTOS PELA PANDEMIA DE COVID-19 NO RASTREIO DE CÂNCER COLORRETAL EM SERVIÇO DE ENDOSCOPIA TERCIÁRIO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE

(ANDRÉ LUIZ VASCONCELOS PATRÍCIO, AMANDA COELHO ZILIO, JULIANA DE LIMA CORONEL, ABDON PACURUCU MERCHAN, ELISA LOCH RAZZERA, JOSÉ ARTUR SAMPAIO, JULIO CARLOS PEREIRA LIMA)

3º COLANGITE POR ÁSCARIS, ETIOLOGIA RARA NA ATUALIDADE

(IVENS FILIZOLA SOARES MACHADO, PAULA ROBERTA ROCHA RODRIGUES, GALILEU FERREIRA AYALA FARIAS, RENATO BRUNO CAVALCANTE LEITE, DANIEL PINHEIRO VIANA, LÍGIA LIMA QUINTINO, RICARDO RANGEL DE PAULA PESSOA, MARCUS VALERIUS SABOIA RATTACASO, LUCAS PARENTE ALENCAR, FRANCISCO PAULO PONTE PRADO JÚNIOR)

Trabalhos aprovados para apresentação no simpósio: Download

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES NO XV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA.

1. DA FORMA DE APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO

  • Receberemos trabalhos científicos para apresentação na forma de pôster;
  • Todos os trabalhos aprovados serão apresentados durante o simpósio;
  • Os pôsteres serão exibidos entre os dias 30/03/2023 a 02/04/2023, para os congressistas e comissão avaliadora;
  • Os 3 melhores pôsteres receberão uma premiação da seguinte forma: 1º lugar: inscrição gratuita na SBAD 2023 + livro; 2º lugar: 50% da inscrição da SBAD 2023 + livro; 3º lugar: livro.
  • Todos os pôsteres aprovados para apresentação no simpósio receberão certificado
  • Para inscrever os trabalhos os autores devem estar inscritos no XV simpósio internacional de endoscopia digestiva.

2. DO PRAZO PARA ENVIO DOS PÔSTERES

A data limite para o envio dos resumos é o dia 13 de março de 2023 as 17h. Após esta data as inscrições dos pôsteres serão consideradas encerradas.

3. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

  • Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
  • Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
  • Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico etc.).
  • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos a inserção de tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
  • Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.

Em se tratando de trabalho na modalidade RELATO DE CASO, serão aceitos aqueles que comprovarem interesse e validade científica, segundo julgamento e critérios da Comissão Científica de Trabalhos. Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a Descrição do caso.

4. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”, Descritores.

  • Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
  • Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição aonde o trabalho foi desenvolvido.


5. DO ENVIO

Os Resumos dos Pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através da plataforma no site: https://doity.com.br/xv-simposio-internacional-de-endoscopia-digestiva/artigos. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

As informações sobre coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor apresentador deverá estar inscrito no simposio e deverá ser o autor responsável pelo envio.

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

O autor-relator deve estar inscrito no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo. Cada resumo poderá ter no máximo DEZ autores (UM autor-relator e NOVE coautores).

ATENÇÃO:

NÃO será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.


DATAS IMPORTANTES

Informações

Período

Recebimento de Resumos

De 15/01/2023 a 13/03/2023

Divulgação dos Resultados

Dia 15/03/2023


IMPORTANTE: Não serão aceitos pôsteres após a data limite. Os resumos cujo trabalho final não seja enviado serão automaticamente desclassificados.

6. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.


7. DA CONFECÇÃO DO PÔSTER (APÓS A AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS)

7.1 FORMATAÇÃO DO PÔSTER

Com o objetivo de transformar o processo de apresentação dos trabalhos no formato pôster, estamos descrevendo abaixo algumas orientações importantes para envio de seu trabalho no formato final de apresentação. Por favor leia atentamente estas informações:

  • O pôster deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução / Justificativa / Fundamentação, Objetivos, Delineamento / Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões / Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal.
  • O título do pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
  • O uso de tabelas e gráficos é permitido.

Enviar o poster para o e-mail: contato@comuniceventos.com.br com o tema do trabalho como título do e-mail, seguindo o template: Download

A data limite para o envio dos resumos é o dia 29 de março de 2023 às 12h.

Configuração do Poster:

1 - Arquivo desenvolvido em Power Point (.ppt, .pptx) ou outro programa similar, em um único slide e salvo em formato PDF;

2 - A apresentação poderá conter no máximo uma página (slide);

3 - Configuração de tamanho de página: 38,1 cm x 65,969 cm (largura x altura);

4 - Slide dimensionado para "Personalizar" orientação retrato;

5 - Orientação de página: retrato;

6 - Tipo de fonte e tamanho de letra: Arial ou Calibri, tamanho mínimo 24 para o título, 16 para conteúdos gerais e referências;

7 - Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas;

8 - Para evitar cortes nos textos, é importante que se dê uma leve margem de espaço das laterais.

9 - Sugere-se que seja estruturado contemplando a sequência que foi observada nas normas de submissão;

10 - O título do E-Poster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula;

11 - É permitida a utilização de imagens e gráficos estáticos;

Avaliadores André Novaes e Francisco Oliveira - 23 trabalhos (Alagoas e Rio Grande do Sul) - Quinta (30/03) pela Tarde

Avaliadores Antonio Lima e Bianca - 21 trabalhos (Demais localidades) - Sexta (31/03) pela manhã

Cada apresentação terá 10 minutos de duração, e 5 minutos para perguntas e dúvidas

O resultado das avaliações será anunciado no Sábado (01/04)

Obs:

Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento à pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio.


8. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, com nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, bem como o nome dos demais autores.