Mesas de trabalho presenciais

Apresentação de trabalhos (presencial)

 

21/11/2024

8:00 – 10:00

Sessão 1

Eixo A

Sala 9

Sessão 2

Eixo B

Sala 10

Sessão 3

Eixo B

Sala 11

Sessão 4

Eixo C

Sala 12

Sessão 5

Eixo C

Sala 13

Sessão 6

Eixo C

Sala 14

Sessão 7

Eixo C

Sala 15

Sessão 8

Eixo D

Sala 24

14:00 – 16:00

Sessão 9

Eixo A

Sala 9

Sessão 10

Eixo A

Sala 10

Sessão 11

Eixo B

Sala 11

Sessão 12

Eixo C

Sala 12

Sessão 13

Eixo C

Sala 13

Sessão 14

Eixo C

Sala 14

Sessão 15

Eixo C

Sala 15

Sessão16

Eixo C

Sala 16

Sessão 17

Eixo D

Sala 24

 

22/11/2024

8:00 – 10:00

Sessão 18

Eixo A

Sala 9

Sessão 19

Eixo B

Sala 10

Sessão 20

Eixo C

Sala 11

Sessão 21

Eixo C

Sala 12

Sessão 22

Eixo C

Sala 13

 

 

 

 

Sessão 1

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas

SALA 9

21/11/2024 – 8:00 h

CIEP: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA DARCY RIBEIRO

Thiago Fernandes dos Santos Pereira

EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL E SUA EFETIVAÇÃO SOB A ÓTICA DA FISCALIZAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Ana Paula dos Santos

A EDUCAÇÃO DA MULHER AO LONGO DOS ANOS NO BRASIL:  DESAFIOS E MOTIVAÇÕES

Joyce de Brito Costa

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: BALANÇO TENDENCIAL DAS DISSERTAÇÕES E TESES (2020 A 2022)

Marcela Rodrigues do Nascimento Souza, José Geraldo Silveira Bueno

POLÍTICA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO NACIONAL NO BRASIL: revisão de literatura

Chelsea Maria de Campos Martins

 

Sessão 2

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

SALA 10

21/11/2024 – 8:00 h

NUANCES, AVANÇOS E O PORVIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM BASE DE DADOS

Adão José Martins, Maria do Carmo de Sousa

EDUCAÇÃO SEXUAL: VOZES DE MÃES E A EXPERIÊNCIA DE JOVENS ADULTAS/OS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Helen Cristiane da Silva Theodoro, Carolina Severino Lopes da Costa

A compreensão da suicidabilidade na população trans: aspectos psíquicos e vulnerabilidade social

Daniel German Ramos Gastaldi, Patricia Porchat Pereira da Silva Knudsen

Gravidez na adolescência: outros olhares e possibilidades

Tatiza Simões, Fernanda Silveira Côrrea

Contribuições das redes sociais para o Empoderamento feminino e a Igualdade de gênero.

Denise Cristina da Costa França dos Santos, Andreza Marques de Castro Leão

 

Sessão 3

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

SALA 11

21/11/2024 – 8:00 h

GÊNERO, SEXUALIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RESULTADOS DE UM ESTUDO EM BASE DE DADOS

Júlia Perozzi Gonçalves de Souza, Marcia Cristina Argenti

O PAPEL DO DOCENTE NA IDENTIFICAÇÃO E ACOLHIMENTO DO ALUNO DALTÔNICO NOS ANOS INICIAIS: UM PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Thabata Colombo Bueno, Carolina Fuzaro Bercho

FILME "OLHOS GRANDES", UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E SILENCIAMENTO FEMININO DE PIERRE BORDIEAU PARA O ENSINO MÉDIO

Vagner Sérgio Custódio, Milena Costa Morvillo, Luci Regina Muzzeti, Rosimeire Bispo Palmas da Silva

REFLEXÕES SOBRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE EMENTAS DE DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA LECIONADAS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM QUATRO UNIVERSIDADES ESTADUAIS MULTICAMPI BRASILEIRAS

Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes, Ana Cláudia Bortolozzi

EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE DE GÊNERO: O QUE PENSAM E DIZEM OS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO NAS REDES SOCIAIS?

Karin Elizabeth Kruger

 

Sessão 4

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 12

21/11/2024 – 8:00 h

O QUE HÁ DE NOVO NAS PROPOSTAS DAS NEUROCIÊNCIAS PARA INTERVIR NA ESCRITA INICIAL?

ISABELLA DE CASSIA NETTO MOUTINHO

ESTRATÉGIA FORMATIVA EM SERVIÇO PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Katia de Abreu Fonseca

Influência de estímulopsicomotores na Educação Infantil

Vanessa Uliana Benedicto, Lucélia Santos

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na concepção de laboratório Interdisciplinar Online (LION) na formação docente e os indicadores de qualidade na educação

FABIO ALVES DE MORAES, PEDRO HENRIQUE ENEAS  FERREIRA, JULIANA MARIA GASTALDI REDONDO  MENDES DE ALMEIDA

A RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE A MULHER E O CUIDAR: PERSPECTIVAS PARA A ENFERMAGEM ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Taynara Santos da Silva, Clarice Pimentel Paulon

 

Sessão 5

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 13

21/11/2024 – 8:00 h

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PIBID DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Vitória de Oliveira Filgueiras, Maria Rita Gomes da Silva, Larissa Barcelos Plaques, Rosebelly Nunes Marques

PRODUÇÃO E ANÁLISE DE PLANOS DE AULA DE FRANCÊS NA RAPLE, UM PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA

Laís Crepaldi Henriques, Erick Cruz Lucio, Isabela Sales Cardia, Marcella dos Santos Abreu

A LEI 10.639/2003 E A ESTRUTURA CURRICULAR DAS UNIVERSIDADES: OS CURSOS DE HISTÓRIA DA UNESP

Ana Emília Peçanha de Oliveira Silva

Estágio na licenciatura em Matemática da UFSCAR: relato de um Doutorando em Educação

Gerlan Silva da Silva, Cármen Lúcia Brancaglion Passos

ESTUDO DE HISTORIOGRAFIAS DE MATEMÁTICA: DIFERENTES MODOS DE VER E CONCEBER CONCEITOS MATEMÁTICOS

Maria do Carmo de Sousa

 

Sessão 6

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 14

21/11/2024 – 8:00 h

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE TRABALHOS DA BASE DE DADOS SCIELO COM QUALIS A1 QUE TRAZEM TEXTOS DE EDUCAÇÃO, QUÍMICA E BOURDIEU, COM POTENCIAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

JOAO HENRIQUE ALVES GRAVA MOLINA, ANA CLÁUDIA KASSEBOEHMER

REFLEXÕES EMERGENTES DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES - ANOS INICIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03

Joice Helena Adriano Marcello Felipe, Maria do Carmo de Sousa

DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL SOBRE PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2014-2023)

Rubens Antonio Frei Junior, Klinger Teodoro Ciríaco

Enunciados, lacunas e silenciamentos: a operacionalização da disciplina História e o aparelhamento do trabalho docente nas décadas de 1930-40

Gabriele Toon de Araújo

 

Sessão 7

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 15

21/11/2024 – 8:00 h

OS EFEITOS DA FORMAÇÃO NA PANDEMIA NA LEITURA DOS PROFESSORES PRINCIPIANTES DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Jenny Johana Castro Ballén

O MAL-ESTAR DOCENTE NO ENSINO REMOTO: CONSEQUÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Fabiana de Oliveira RIBEIRO, Filomena Elaine Paiva ASSOLINI

A intransponibilidade do trabalho docente: considerações acerca da pandemia de Covid-19

Caroline de Souza Araújo, Marcia Cristina Argenti

Desafios e contribuições do(a) psicopedagogo(a) no atendimento aos alunos após a pandemia de COVID-19 no Estado de São Paulo

Andréa Calderan

 

Sessão 8

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: D. Educação e Tecnologias

SALA 24

21/11/2024 – 8:00 h

O ENSINO DE VOCABULÁRIO DE PROFISSÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS: UMA ANÁLISE DO APLICATIVO BUSUU

Mariana Bragança Firmino, Odair Luiz Nadin

GAMIFICAÇÃO E TDIC NA SALA DE AULA DE ELE: O ESCAPE ROOM NA LITERATURA ESPANHOLA CONTEMPORANEA

Jorge Torrellas Alonso, Odair Luiz Nadin

O USO DE JOGOS DIGITAIS NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

Silvio Henrique Fiscarelli, Flavia Maria Uehara, Alice Ferreira Vargas

PADLET: FERRAMENTA DIDATICO-INTERATIVA PARA PROMOVER O TRABALHO COLABORATIVO E O PENSAMENTO REFLEXIVO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Diana Flores Noya, Margarita Aravena Gaete, Naida Noriega Fundora, Andrea Figueroa Vargas

A IMPLEMENTAÇÃO E REVOGAÇÃO DA LEI DO ESPANHOL Nº 11.161 DE 2005 NO BRASIL

RAQUEL DAS NEVES RAFAEL MOLINA, José Luís Bizelli

 

Sessão 9

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas

SALA 9

21/11/2024 – 14:00 h

POLÍTICA DE EXPANSÃO DE VAGAS EM CRECHES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Andreia Gasparino Fernandes

Modelo de Aseguramiento de Resultados de Aprendizaje - MAREA

DAYANA ROCIO PINZÓN CALLEJAS

POLÍTICAS PÚBLICAS: COMCRIAR EM DEFESA DA CRIANÇA

Ana Maura Martins Castelli Bulzoni, Maria Fernanda Celli De OLIVEIRA

PROCESO DE MEDICIÓN DEL APRENDIZAJE Y REVISIÓN DE PROGRAMA EN UN DOCTORADO EN EDUCACIÓN: UNA PRÁCTICA PARA ASEGURAR LA CALIDAD EDUCATIVA

Melanie Elizabeth Montes Silva, José Luis Bonilla Esquivel, Edna Mireya Salazar Robles

AJUSTE E QUALIFICAÇÃO DO ENSINO NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE EMPÍRICA NO CURSO UNIFICADO DO CAMPUS DE ARARAQUARA – CUCA

Fernando Paraguai Motta, Camila Fernanda Bassetto

 

 

Sessão 10

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas

SALA 10

21/11/2024 – 14:00 h

DA LEGISLAÇÃO À PRÁTICA: A AMBIENTALIZAÇÃO NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Monise Brotto dos Santos, Rosebelly Nunes Marques

O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Janaina de Oliveira, Maria Teresa Miceli Kerbauy

LACUNAS NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIORO

Felipe de Pádua, Camila Fernanda Bassetto

CAMINHOS POSSÍVEIS PARA FORTALECER O DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE NO BRASIL

Rodrigo Oliveira Santos

ESCRITOS (AUTO) BIOGRÁFICOS DE DISCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Vanderlei Balbino da Costa, Leonor Paniago Rocha

 

Sessão 11

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

SALA 11

21/11/2024 – 14:00 h

A RELAÇÃO ENTRE O AEE E AS ATIVIDADES DA SALA REGULAR NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM CEGUEIRA

Antonio Francisco Soares, José Geraldo Silveira Bueno

PROFESSORES SURDOS E EDUCAÇÃO BILÍNGUE: PERFIL PROFISSIONAL, ENSINO DE LIBRAS E CONCEPÇÕES DE LÍNGUA

Lara Ferreira dos Santos, Lodenir Becker Karnopp

Das queixas docentes aos diagnósticos clínicos na caracterização de alunos com deficiência intelectual

Viviane Ferrareto da Silva Pires, José Geraldo Silveira Bueno

PROPUESTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA PARA EL DESARROLLO DE COMPETENCIAS BÁSICAS EN LENGUAJE Y MATEMÁTICAS EN ESTUDIANTES SORDOS DE PRIMERO A TERCERO DE BÁSICA PRIMARIA EN UNA IEO

Kelly Gisela Guerrero Roa

 

Sessão 12

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 12

21/11/2024 – 14:00

INVENTARIO DE ENFOQUES DE ENSEÑANZA DE LA INSTITUCIÓN ETNOEDUCATIVA ACISCLO DE ÁVILA TORRES DE BOCACHICA

William Arellano Cartagena, Eulis Martínez Villa

ANSWERGARDEN: UNA ESTRATEGIA PARA MEJORAR EL BIENESTAR SOCIOEMOCIONAL EN ESTUDIANTES DE DÉCIMO GRADO A TRAVÉS DEL FOMENTO DE LA COMUNICACIÓN ASERTIVA CONTEXTUALIZADA

ELKIN Martinez Caro, Kattya Luz REYES ANAYA

EL PROFESORADO EN FORMACIÓN Y SU IMPACTO EN LA REPRODUCCIÓN DE PRÁCTICAS DESIGUALITARIAS DE GÉNERO

Andreea Gabriela Pana, Mirian Checa Romero

La Evaluación Una Herramienta Para Mejorar Los Procesos De Aprendizaje: Caso Institución Educativa Seminario De Cartagena.

Sharon Patricia Gómez Carrasquilla

 

Sessão 13

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 13

21/11/2024 – 14:00 h

Explorando a cultura maker no contexto do CTSA em um projeto de Horta

Celestina Cruz Pedroni da Fonseca, João Batista dos Santos Junior

Desafios Enfrentados por uma Professora Unidocente na Aplicação de uma Aula com os Pressupostos do Ensino de Ciências por Investigação.

Rayssa Mayarah de Campos Ferreira, Solange Wagner Locatelli

Alçando o voo da interdisciplinaridade: a terminologia das espécies de aves

Marcelo Eduardo Rodrigues Okazaki, Francislene Karina Martins

GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E O PROJETO PARCEIROS DA ESCOLA: uma abordagem ambiental integrada

Matheus Heiderich Moreno, Maria Betanea Platzer, Eduardo Donato Alves

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ENERGIA: A URGÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA TEÓRICO-EXPERIMENTAL PARA PROFESSORES DE FÍSICA

Herbert Alexandre Joao, Antonio Carlos Hernandes

 

Sessão 14

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 14

21/11/2024 – 14:00 h

DISCIPLINA POSITIVA EM SALA DE AULA:  UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Carolina Fuzaro Bercho, Kamilly Villa Righetti

20 ANOS DA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO BRASIL: REVISTANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTES

Ana Carolina Sperança Criscuolo

A DIDÁTICA PARA O ACESSO À LÍNGUA ESCRITA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Luciana Nascimento Crescente Arantes, José Geraldo Silveira Bueno

LETRAMENTO DIGITAL E EDUCAÇÃO: O PERCURSO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIGITAIS

Bruno Rafael Aparecido Moraes, Rosa Aparecida Pinheiro

ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO DOCENTE NA EJA EM CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO DE CASO

Eliana Alves Arxer, Denise Maria Margonari Favaro

 

Sessão 15

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 15

21/11/2024 – 14:00 h

PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EN EDUCACIÓN INICIAL: UN ENFOQUE HACIA LA EQUIDAD Y LA DIVERSIDAD

Mayra Alejandra Payares Gutiérrez, Marilin Cuesta Osorio

MAPEAMENTO DE ARTIGOS SOBRE GRUPO COLABORATIVO NA ESCOLA: APROXIMAÇÕES

Letícia Nardi, Luana Costa Almeida

CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA O CRESCIMENTO DOCENTE: UMA ABORDAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ariane Carolina da Rocha, Ana Cláudia Kasseboehmer

RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 2013-2023

Lívia Pavelisk, Marcia Cristina Argenti

 

Sessão 16

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 16

21/11/2024 – 14:00 h

A EXPERIÊNCIA DE SI NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CADÊ AS PESQUISAS AUTOBIOGRÁFICAS NO CAMPO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA?

Liliane Helen Mesquita, Klinger Teodoro Ciríaco

O PENSAMENTO TEÓRICO-DIALÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOTIVO PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Camila Fernanda Biolcatti Viviani, Maria do Carmo de Sousa

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: LEGITIMIDADE, IDENTIDADE E INTENCIONALIDADE DA CRECHE

Stella Grimaldi

OS ENCANTOS DA MATEMÁTICA: COMBINANDO PÃES E RECHEIOS EM UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

Juliane Dias Guillen, Maria do Carmo de Sousa

A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LINGUÍSTICO E DO NUMERAMENTO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS DE BOURDIEU PARA MITIGAR EFEITOS PANDÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Denise Maria MARGONARI FAVARO, Eliana Alves ARXER, Andreza Olivieri Lopes CARMIGNOLLI, Roberta SEIXAS

 

Sessão 17

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: D. Educação e Tecnologias

SALA 24

21/11/2024 – 14:00 h

Convergências e Divergências das Tecnologias Digitais no Contexto Pós-Pandemia: um Estudo Comparativo de Três Dissertações

Thaís C. R. TEZANI

ENTRE TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO

Juliene Alves Mangili, Silvio Henrique Fiscarelli

A QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS E PARA O USO DAS TECNOLOGIAS

Rodolfo Augusto Rodrigues, Rosineide de Andrade Rocha, Silvio Henrique Fiscarelli

Exemplos lexicográficos em dicionários bilíngues on-line: uma análise da função, forma e potencial didático dos enunciados para aprendizes brasileiros de espanhol

Raissa Adorno de Oliveira, Odair Luiz Nadin

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS EFEITOS SOCIAIS

Jhennyfer Marques Gomes Mendes, Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Luci Regina Muzzeti

 

 

Sessão 18

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas

SALA 9

22/11/2024 – 8:00 h

A Sociologia no Currículo do Novo Ensino Médio Paulista

Eva Aparecida da Silva

O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA REDE ESTADUAL PAULISTA DE EDUCAÇÃO

Caio Vinicius dos Santos, Hilda Maria Gonçalves da Silva

A LÓGICA NEOLIBERAL E A PRODUÇÃO DA DESUMANIZAÇÃO NA BNCC

Fernando Silva de Jesus, Karen França Azurza, Luciana P. S. Nascimento, Vanderlan da Silva Soares

Juventude, Currículo e Educação Profissional

Ricardo Barbosa de Castro, Ana Maria Falsarella

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS INDICADORES DE DESEMPENHO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Carla Cristina Biazi Lorenzi, Hilda Maria Gonçalves da Silva

 

 

Sessão 18

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas

SALA 9

22/11/2024 – 8:00 h

A Sociologia no Currículo do Novo Ensino Médio Paulista

Eva Aparecida da Silva

O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA REDE ESTADUAL PAULISTA DE EDUCAÇÃO

Caio Vinicius dos Santos, Hilda Maria Gonçalves da Silva

A LÓGICA NEOLIBERAL E A PRODUÇÃO DA DESUMANIZAÇÃO NA BNCC

Fernando Silva de Jesus, Karen França Azurza, Luciana P. S. Nascimento, Vanderlan da Silva Soares

Juventude, Currículo e Educação Profissional

Ricardo Barbosa de Castro, Ana Maria Falsarella

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS INDICADORES DE DESEMPENHO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Carla Cristina Biazi Lorenzi, Hilda Maria Gonçalves da Silva

 

Sessão 19

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

SALA 10

22/11/2024 – 8:00 h

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Claudete de Sousa Nogueira, Patrícia Aparecida fernandes, Deise de Souza França

A ESCOLA REPRODUTORA DO RACISMO ESTRUTURAL E DE DIFERENTES CONCEPÇÕES RACIAIS NA VIVÊNCIA  EDUCACIONAL DE DISCENTES NEGROS.

Elijane dos Santos Silva, Rosane Michelli de Castro

REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADES A PARTIR DE HOMI BHABHA OU SIMPLESMENTE CARTA AS CRIANÇAS

Ana Claudia Magnani Delle Piagge

Crianças Negras e Indígenas no banco de dados da UNESP: histórias invisibilizadas

Lucas Gabriel Ferreira Alves, Claudete de Sousa Nogueira

 

Sessão 20

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 11

22/11/2024 – 8:00 h

“Hoje é dia de museu - as aventuras de Xuxu e Clarinha" – Poesia e pintura na aprendizagem

Márcia Maria Sant'Ana Jóe

“Num tempo em que não havia tempo...” – A prática da narração de histórias e a arte-educação

Tânia Gomes Mendonça

O TRABALHO COLETIVO DE ANTON MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA BRASILEIRA

Inês Maria Silva Barros Mazer, Wania Tedeschi

O SONHO DE PINÓQUIO: reflexões acerca da importância da presença da alegria, da criatividade e do humor em sala de aula

Roberta SEIXAS, Ana Cláudia MAGNANI-DELLE PIAGGE, Denise Maria MARGONARI FAVARO

A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA DOS CÂNONES DA LITERATURA

Haidê Augusta da ROSA, Dirce Charara MONTEIRO

 

Sessão 21

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 12

22/11/2024 – 8:00 h

Escape room Educativo em Espaços de Ensino Não Formais

Charles Albert Medeiros, Levi De Zen Itepan, Anderson Victor dos Santos, Rosebelly Nunes Marques

PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS

Rosangela Sanches da Silveira Gileno, Nildicéia Aparecida Rocha, Lina Clarissa Rocha Trinidad

Formação de professores de línguas estrangeiras para o trabalho com a Terceira Idade: Conscientização Gerontológica no CLDP/UNATI

Vivian Nádia Ribeiro de Moraes-Caruzzo

AGRICULTURA DE PRECISÃO E O ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS

Nathalia Maria Soares

INTERAÇÕES COMUNICATIVAS DE PROFESSORES EM SALA DE AULA - REVISÃO INTEGRATIVA

Maria Lucia Oliveira Suzigan Dragone

 

Sessão 22

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

SALA 13

22/11/2024 – 8:00 h

PELAS VERT(L)ENTES DA ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUTIANA SOB A ÓTICA DE ENI ORLANDI: A SAGA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA METÁFORA DO “CHÃO DA FÁBRICA” ESCOLAR

Paula Rezende Hautz Dias, Filomena Elaine Paiva Assolini, Fabiana de Oliveira Ribeiro

A digitalização da educação no estado de São Paulo - Edutech: da visão imaginária ao desalentador cenário de precarização e controle do trabalho docente

Paulo Cesar Cedran, Dulcineia Conceição Ligeiro, Chelsea Maria de Campos Martins

NÃO É NO SILÊNCIO QUE NOS FAZEMOS, MAS NA PALAVRA, NO TRABALHO, NA AÇÃO-REFLEXÃO: UM CONVITE PARA PENSAR SOBRE O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Talita Donegá dos Anjos, Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Luana Costa Almeida

“É preciso voltar aos passos que foram dados para traçar caminhos novos ao lado deles”: Análise de uma Experiência a partir do debate da qualidade social

Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Luana Costa Almeida

 

 

Sessão 23

Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL

TRABALHOS CONVIDADOS

SALA 14

22/11/2024 – 8:00 h

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE VERACRUZANA, MÉXICO

Rubén Edel-Navarro, Heidy Yelní Díaz-Oviedo

RELEVANCIA DEL TRABAJO COLABORATIVO PARA LA INCLUSIÓN DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN MACEIÓ, BRASIL

Keila Francine Montenegro Mafra Fragoso, Alejandro Pérez Carvajal, Juan Pablo Catalán Cueto, Eliana Schmitt Bernal

Apropiación Social del Conocimiento y Trayectorias de Vida en Jóvenes de Comunidades Rurales Colombianas

Adriana Martínez, Natalia Gutiérrez

Maestros de preescolar que investigan con sus niños y para sus niños

Adriana Inés Ávila Zárate