Apresentação de trabalhos (presencial)
21/11/2024 |
8:00 – 10:00 |
Sessão 1 |
Eixo A |
Sala 9 |
Sessão 2 |
Eixo B |
Sala 10 |
||
Sessão 3 |
Eixo B |
Sala 11 |
||
Sessão 4 |
Eixo C |
Sala 12 |
||
Sessão 5 |
Eixo C |
Sala 13 |
||
Sessão 6 |
Eixo C |
Sala 14 |
||
Sessão 7 |
Eixo C |
Sala 15 |
||
Sessão 8 |
Eixo D |
Sala 24 |
||
14:00 – 16:00 |
Sessão 9 |
Eixo A |
Sala 9 |
|
Sessão 10 |
Eixo A |
Sala 10 |
||
Sessão 11 |
Eixo B |
Sala 11 |
||
Sessão 12 |
Eixo C |
Sala 12 |
||
Sessão 13 |
Eixo C |
Sala 13 |
||
Sessão 14 |
Eixo C |
Sala 14 |
||
Sessão 15 |
Eixo C |
Sala 15 |
||
Sessão16 |
Eixo C |
Sala 16 |
||
Sessão 17 |
Eixo D |
Sala 24 |
22/11/2024 |
8:00 – 10:00 |
Sessão 18 |
Eixo A |
Sala 9 |
Sessão 19 |
Eixo B |
Sala 10 |
||
Sessão 20 |
Eixo C |
Sala 11 |
||
Sessão 21 |
Eixo C |
Sala 12 |
||
Sessão 22 |
Eixo C |
Sala 13 |
Sessão 1 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas SALA 9 21/11/2024 – 8:00 h |
|
CIEP: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA DARCY RIBEIRO |
Thiago Fernandes dos Santos Pereira |
EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL E SUA EFETIVAÇÃO SOB A ÓTICA DA FISCALIZAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO |
Ana Paula dos Santos |
A EDUCAÇÃO DA MULHER AO LONGO DOS ANOS NO BRASIL: DESAFIOS E MOTIVAÇÕES |
Joyce de Brito Costa |
OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: BALANÇO TENDENCIAL DAS DISSERTAÇÕES E TESES (2020 A 2022) |
Marcela Rodrigues do Nascimento Souza, José Geraldo Silveira Bueno |
POLÍTICA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO NACIONAL NO BRASIL: revisão de literatura |
Chelsea Maria de Campos Martins |
Sessão 2 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial SALA 10 21/11/2024 – 8:00 h |
|
NUANCES, AVANÇOS E O PORVIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM BASE DE DADOS |
Adão José Martins, Maria do Carmo de Sousa |
EDUCAÇÃO SEXUAL: VOZES DE MÃES E A EXPERIÊNCIA DE JOVENS ADULTAS/OS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Helen Cristiane da Silva Theodoro, Carolina Severino Lopes da Costa |
A compreensão da suicidabilidade na população trans: aspectos psíquicos e vulnerabilidade social |
Daniel German Ramos Gastaldi, Patricia Porchat Pereira da Silva Knudsen |
Gravidez na adolescência: outros olhares e possibilidades |
Tatiza Simões, Fernanda Silveira Côrrea |
Contribuições das redes sociais para o Empoderamento feminino e a Igualdade de gênero. |
Denise Cristina da Costa França dos Santos, Andreza Marques de Castro Leão |
Sessão 3 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial SALA 11 21/11/2024 – 8:00 h |
|
GÊNERO, SEXUALIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RESULTADOS DE UM ESTUDO EM BASE DE DADOS |
Júlia Perozzi Gonçalves de Souza, Marcia Cristina Argenti |
O PAPEL DO DOCENTE NA IDENTIFICAÇÃO E ACOLHIMENTO DO ALUNO DALTÔNICO NOS ANOS INICIAIS: UM PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO |
Thabata Colombo Bueno, Carolina Fuzaro Bercho |
FILME "OLHOS GRANDES", UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E SILENCIAMENTO FEMININO DE PIERRE BORDIEAU PARA O ENSINO MÉDIO |
Vagner Sérgio Custódio, Milena Costa Morvillo, Luci Regina Muzzeti, Rosimeire Bispo Palmas da Silva |
REFLEXÕES SOBRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE EMENTAS DE DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA LECIONADAS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM QUATRO UNIVERSIDADES ESTADUAIS MULTICAMPI BRASILEIRAS |
Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes, Ana Cláudia Bortolozzi |
EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE DE GÊNERO: O QUE PENSAM E DIZEM OS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO NAS REDES SOCIAIS? |
Karin Elizabeth Kruger |
Sessão 4 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 12 21/11/2024 – 8:00 h |
|
O QUE HÁ DE NOVO NAS PROPOSTAS DAS NEUROCIÊNCIAS PARA INTERVIR NA ESCRITA INICIAL? |
ISABELLA DE CASSIA NETTO MOUTINHO |
ESTRATÉGIA FORMATIVA EM SERVIÇO PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
Katia de Abreu Fonseca |
Influência de estímulopsicomotores na Educação Infantil |
Vanessa Uliana Benedicto, Lucélia Santos |
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na concepção de laboratório Interdisciplinar Online (LION) na formação docente e os indicadores de qualidade na educação |
FABIO ALVES DE MORAES, PEDRO HENRIQUE ENEAS FERREIRA, JULIANA MARIA GASTALDI REDONDO MENDES DE ALMEIDA |
A RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE A MULHER E O CUIDAR: PERSPECTIVAS PARA A ENFERMAGEM ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
Taynara Santos da Silva, Clarice Pimentel Paulon |
Sessão 5 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 13 21/11/2024 – 8:00 h |
|
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PIBID DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
Vitória de Oliveira Filgueiras, Maria Rita Gomes da Silva, Larissa Barcelos Plaques, Rosebelly Nunes Marques |
PRODUÇÃO E ANÁLISE DE PLANOS DE AULA DE FRANCÊS NA RAPLE, UM PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA |
Laís Crepaldi Henriques, Erick Cruz Lucio, Isabela Sales Cardia, Marcella dos Santos Abreu |
A LEI 10.639/2003 E A ESTRUTURA CURRICULAR DAS UNIVERSIDADES: OS CURSOS DE HISTÓRIA DA UNESP |
Ana Emília Peçanha de Oliveira Silva |
Estágio na licenciatura em Matemática da UFSCAR: relato de um Doutorando em Educação |
Gerlan Silva da Silva, Cármen Lúcia Brancaglion Passos |
ESTUDO DE HISTORIOGRAFIAS DE MATEMÁTICA: DIFERENTES MODOS DE VER E CONCEBER CONCEITOS MATEMÁTICOS |
Maria do Carmo de Sousa |
Sessão 6 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 14 21/11/2024 – 8:00 h |
|
LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE TRABALHOS DA BASE DE DADOS SCIELO COM QUALIS A1 QUE TRAZEM TEXTOS DE EDUCAÇÃO, QUÍMICA E BOURDIEU, COM POTENCIAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA |
JOAO HENRIQUE ALVES GRAVA MOLINA, ANA CLÁUDIA KASSEBOEHMER |
REFLEXÕES EMERGENTES DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES - ANOS INICIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03 |
Joice Helena Adriano Marcello Felipe, Maria do Carmo de Sousa |
DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL SOBRE PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2014-2023) |
Rubens Antonio Frei Junior, Klinger Teodoro Ciríaco |
Enunciados, lacunas e silenciamentos: a operacionalização da disciplina História e o aparelhamento do trabalho docente nas décadas de 1930-40 |
Gabriele Toon de Araújo |
Sessão 7 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 15 21/11/2024 – 8:00 h |
|
OS EFEITOS DA FORMAÇÃO NA PANDEMIA NA LEITURA DOS PROFESSORES PRINCIPIANTES DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA |
Jenny Johana Castro Ballén |
O MAL-ESTAR DOCENTE NO ENSINO REMOTO: CONSEQUÊNCIAS E POSSIBILIDADES |
Fabiana de Oliveira RIBEIRO, Filomena Elaine Paiva ASSOLINI |
A intransponibilidade do trabalho docente: considerações acerca da pandemia de Covid-19 |
Caroline de Souza Araújo, Marcia Cristina Argenti |
Desafios e contribuições do(a) psicopedagogo(a) no atendimento aos alunos após a pandemia de COVID-19 no Estado de São Paulo |
Andréa Calderan |
Sessão 8 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: D. Educação e Tecnologias SALA 24 21/11/2024 – 8:00 h |
|
O ENSINO DE VOCABULÁRIO DE PROFISSÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS: UMA ANÁLISE DO APLICATIVO BUSUU |
Mariana Bragança Firmino, Odair Luiz Nadin |
GAMIFICAÇÃO E TDIC NA SALA DE AULA DE ELE: O ESCAPE ROOM NA LITERATURA ESPANHOLA CONTEMPORANEA |
Jorge Torrellas Alonso, Odair Luiz Nadin |
O USO DE JOGOS DIGITAIS NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS |
Silvio Henrique Fiscarelli, Flavia Maria Uehara, Alice Ferreira Vargas |
PADLET: FERRAMENTA DIDATICO-INTERATIVA PARA PROMOVER O TRABALHO COLABORATIVO E O PENSAMENTO REFLEXIVO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS |
Diana Flores Noya, Margarita Aravena Gaete, Naida Noriega Fundora, Andrea Figueroa Vargas |
A IMPLEMENTAÇÃO E REVOGAÇÃO DA LEI DO ESPANHOL Nº 11.161 DE 2005 NO BRASIL |
RAQUEL DAS NEVES RAFAEL MOLINA, José Luís Bizelli |
Sessão 9 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas SALA 9 21/11/2024 – 14:00 h |
|
POLÍTICA DE EXPANSÃO DE VAGAS EM CRECHES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO |
Andreia Gasparino Fernandes |
Modelo de Aseguramiento de Resultados de Aprendizaje - MAREA |
DAYANA ROCIO PINZÓN CALLEJAS |
POLÍTICAS PÚBLICAS: COMCRIAR EM DEFESA DA CRIANÇA |
Ana Maura Martins Castelli Bulzoni, Maria Fernanda Celli De OLIVEIRA |
PROCESO DE MEDICIÓN DEL APRENDIZAJE Y REVISIÓN DE PROGRAMA EN UN DOCTORADO EN EDUCACIÓN: UNA PRÁCTICA PARA ASEGURAR LA CALIDAD EDUCATIVA |
Melanie Elizabeth Montes Silva, José Luis Bonilla Esquivel, Edna Mireya Salazar Robles |
AJUSTE E QUALIFICAÇÃO DO ENSINO NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE EMPÍRICA NO CURSO UNIFICADO DO CAMPUS DE ARARAQUARA – CUCA |
Fernando Paraguai Motta, Camila Fernanda Bassetto |
Sessão 10 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas SALA 10 21/11/2024 – 14:00 h |
|
DA LEGISLAÇÃO À PRÁTICA: A AMBIENTALIZAÇÃO NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA |
Monise Brotto dos Santos, Rosebelly Nunes Marques |
O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
Janaina de Oliveira, Maria Teresa Miceli Kerbauy |
LACUNAS NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIORO |
Felipe de Pádua, Camila Fernanda Bassetto |
CAMINHOS POSSÍVEIS PARA FORTALECER O DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE NO BRASIL |
Rodrigo Oliveira Santos |
ESCRITOS (AUTO) BIOGRÁFICOS DE DISCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Vanderlei Balbino da Costa, Leonor Paniago Rocha |
Sessão 11 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial SALA 11 21/11/2024 – 14:00 h |
|
A RELAÇÃO ENTRE O AEE E AS ATIVIDADES DA SALA REGULAR NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM CEGUEIRA |
Antonio Francisco Soares, José Geraldo Silveira Bueno |
PROFESSORES SURDOS E EDUCAÇÃO BILÍNGUE: PERFIL PROFISSIONAL, ENSINO DE LIBRAS E CONCEPÇÕES DE LÍNGUA |
Lara Ferreira dos Santos, Lodenir Becker Karnopp |
Das queixas docentes aos diagnósticos clínicos na caracterização de alunos com deficiência intelectual |
Viviane Ferrareto da Silva Pires, José Geraldo Silveira Bueno |
PROPUESTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA PARA EL DESARROLLO DE COMPETENCIAS BÁSICAS EN LENGUAJE Y MATEMÁTICAS EN ESTUDIANTES SORDOS DE PRIMERO A TERCERO DE BÁSICA PRIMARIA EN UNA IEO |
Kelly Gisela Guerrero Roa |
Sessão 12 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 12 21/11/2024 – 14:00 |
|
INVENTARIO DE ENFOQUES DE ENSEÑANZA DE LA INSTITUCIÓN ETNOEDUCATIVA ACISCLO DE ÁVILA TORRES DE BOCACHICA |
William Arellano Cartagena, Eulis Martínez Villa |
ANSWERGARDEN: UNA ESTRATEGIA PARA MEJORAR EL BIENESTAR SOCIOEMOCIONAL EN ESTUDIANTES DE DÉCIMO GRADO A TRAVÉS DEL FOMENTO DE LA COMUNICACIÓN ASERTIVA CONTEXTUALIZADA |
ELKIN Martinez Caro, Kattya Luz REYES ANAYA |
EL PROFESORADO EN FORMACIÓN Y SU IMPACTO EN LA REPRODUCCIÓN DE PRÁCTICAS DESIGUALITARIAS DE GÉNERO |
Andreea Gabriela Pana, Mirian Checa Romero |
La Evaluación Una Herramienta Para Mejorar Los Procesos De Aprendizaje: Caso Institución Educativa Seminario De Cartagena. |
Sharon Patricia Gómez Carrasquilla |
Sessão 13 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 13 21/11/2024 – 14:00 h |
|
Explorando a cultura maker no contexto do CTSA em um projeto de Horta |
Celestina Cruz Pedroni da Fonseca, João Batista dos Santos Junior |
Desafios Enfrentados por uma Professora Unidocente na Aplicação de uma Aula com os Pressupostos do Ensino de Ciências por Investigação. |
Rayssa Mayarah de Campos Ferreira, Solange Wagner Locatelli |
Alçando o voo da interdisciplinaridade: a terminologia das espécies de aves |
Marcelo Eduardo Rodrigues Okazaki, Francislene Karina Martins |
GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E O PROJETO PARCEIROS DA ESCOLA: uma abordagem ambiental integrada |
Matheus Heiderich Moreno, Maria Betanea Platzer, Eduardo Donato Alves |
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ENERGIA: A URGÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA TEÓRICO-EXPERIMENTAL PARA PROFESSORES DE FÍSICA |
Herbert Alexandre Joao, Antonio Carlos Hernandes |
Sessão 14 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 14 21/11/2024 – 14:00 h |
|
DISCIPLINA POSITIVA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
Carolina Fuzaro Bercho, Kamilly Villa Righetti |
20 ANOS DA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO BRASIL: REVISTANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTES |
Ana Carolina Sperança Criscuolo |
A DIDÁTICA PARA O ACESSO À LÍNGUA ESCRITA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Luciana Nascimento Crescente Arantes, José Geraldo Silveira Bueno |
LETRAMENTO DIGITAL E EDUCAÇÃO: O PERCURSO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIGITAIS |
Bruno Rafael Aparecido Moraes, Rosa Aparecida Pinheiro |
ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO DOCENTE NA EJA EM CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO DE CASO |
Eliana Alves Arxer, Denise Maria Margonari Favaro |
Sessão 15 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 15 21/11/2024 – 14:00 h |
|
PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EN EDUCACIÓN INICIAL: UN ENFOQUE HACIA LA EQUIDAD Y LA DIVERSIDAD |
Mayra Alejandra Payares Gutiérrez, Marilin Cuesta Osorio |
MAPEAMENTO DE ARTIGOS SOBRE GRUPO COLABORATIVO NA ESCOLA: APROXIMAÇÕES |
Letícia Nardi, Luana Costa Almeida |
CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA O CRESCIMENTO DOCENTE: UMA ABORDAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Ariane Carolina da Rocha, Ana Cláudia Kasseboehmer |
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 2013-2023 |
Lívia Pavelisk, Marcia Cristina Argenti |
Sessão 16 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 16 21/11/2024 – 14:00 h |
|
A EXPERIÊNCIA DE SI NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CADÊ AS PESQUISAS AUTOBIOGRÁFICAS NO CAMPO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA? |
Liliane Helen Mesquita, Klinger Teodoro Ciríaco |
O PENSAMENTO TEÓRICO-DIALÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOTIVO PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Camila Fernanda Biolcatti Viviani, Maria do Carmo de Sousa |
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: LEGITIMIDADE, IDENTIDADE E INTENCIONALIDADE DA CRECHE |
Stella Grimaldi |
OS ENCANTOS DA MATEMÁTICA: COMBINANDO PÃES E RECHEIOS EM UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
Juliane Dias Guillen, Maria do Carmo de Sousa |
A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LINGUÍSTICO E DO NUMERAMENTO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS DE BOURDIEU PARA MITIGAR EFEITOS PANDÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Denise Maria MARGONARI FAVARO, Eliana Alves ARXER, Andreza Olivieri Lopes CARMIGNOLLI, Roberta SEIXAS |
Sessão 17 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: D. Educação e Tecnologias SALA 24 21/11/2024 – 14:00 h |
|
Convergências e Divergências das Tecnologias Digitais no Contexto Pós-Pandemia: um Estudo Comparativo de Três Dissertações |
Thaís C. R. TEZANI |
ENTRE TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO |
Juliene Alves Mangili, Silvio Henrique Fiscarelli |
A QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS E PARA O USO DAS TECNOLOGIAS |
Rodolfo Augusto Rodrigues, Rosineide de Andrade Rocha, Silvio Henrique Fiscarelli |
Exemplos lexicográficos em dicionários bilíngues on-line: uma análise da função, forma e potencial didático dos enunciados para aprendizes brasileiros de espanhol |
Raissa Adorno de Oliveira, Odair Luiz Nadin |
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS EFEITOS SOCIAIS |
Jhennyfer Marques Gomes Mendes, Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Luci Regina Muzzeti |
Sessão 18 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas SALA 9 22/11/2024 – 8:00 h |
|
A Sociologia no Currículo do Novo Ensino Médio Paulista |
Eva Aparecida da Silva |
O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA REDE ESTADUAL PAULISTA DE EDUCAÇÃO |
Caio Vinicius dos Santos, Hilda Maria Gonçalves da Silva |
A LÓGICA NEOLIBERAL E A PRODUÇÃO DA DESUMANIZAÇÃO NA BNCC |
Fernando Silva de Jesus, Karen França Azurza, Luciana P. S. Nascimento, Vanderlan da Silva Soares |
Juventude, Currículo e Educação Profissional |
Ricardo Barbosa de Castro, Ana Maria Falsarella |
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS INDICADORES DE DESEMPENHO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO |
Carla Cristina Biazi Lorenzi, Hilda Maria Gonçalves da Silva |
Sessão 18 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas SALA 9 22/11/2024 – 8:00 h |
|
A Sociologia no Currículo do Novo Ensino Médio Paulista |
Eva Aparecida da Silva |
O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA REDE ESTADUAL PAULISTA DE EDUCAÇÃO |
Caio Vinicius dos Santos, Hilda Maria Gonçalves da Silva |
A LÓGICA NEOLIBERAL E A PRODUÇÃO DA DESUMANIZAÇÃO NA BNCC |
Fernando Silva de Jesus, Karen França Azurza, Luciana P. S. Nascimento, Vanderlan da Silva Soares |
Juventude, Currículo e Educação Profissional |
Ricardo Barbosa de Castro, Ana Maria Falsarella |
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS INDICADORES DE DESEMPENHO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO |
Carla Cristina Biazi Lorenzi, Hilda Maria Gonçalves da Silva |
Sessão 19 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial SALA 10 22/11/2024 – 8:00 h |
|
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
Claudete de Sousa Nogueira, Patrícia Aparecida fernandes, Deise de Souza França |
A ESCOLA REPRODUTORA DO RACISMO ESTRUTURAL E DE DIFERENTES CONCEPÇÕES RACIAIS NA VIVÊNCIA EDUCACIONAL DE DISCENTES NEGROS. |
Elijane dos Santos Silva, Rosane Michelli de Castro |
REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADES A PARTIR DE HOMI BHABHA OU SIMPLESMENTE CARTA AS CRIANÇAS |
Ana Claudia Magnani Delle Piagge |
Crianças Negras e Indígenas no banco de dados da UNESP: histórias invisibilizadas |
Lucas Gabriel Ferreira Alves, Claudete de Sousa Nogueira |
Sessão 20 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 11 22/11/2024 – 8:00 h |
|
“Hoje é dia de museu - as aventuras de Xuxu e Clarinha" – Poesia e pintura na aprendizagem |
Márcia Maria Sant'Ana Jóe |
“Num tempo em que não havia tempo...” – A prática da narração de histórias e a arte-educação |
Tânia Gomes Mendonça |
O TRABALHO COLETIVO DE ANTON MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA BRASILEIRA |
Inês Maria Silva Barros Mazer, Wania Tedeschi |
O SONHO DE PINÓQUIO: reflexões acerca da importância da presença da alegria, da criatividade e do humor em sala de aula |
Roberta SEIXAS, Ana Cláudia MAGNANI-DELLE PIAGGE, Denise Maria MARGONARI FAVARO |
A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA DOS CÂNONES DA LITERATURA |
Haidê Augusta da ROSA, Dirce Charara MONTEIRO |
Sessão 21 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 12 22/11/2024 – 8:00 h |
|
Escape room Educativo em Espaços de Ensino Não Formais |
Charles Albert Medeiros, Levi De Zen Itepan, Anderson Victor dos Santos, Rosebelly Nunes Marques |
PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS |
Rosangela Sanches da Silveira Gileno, Nildicéia Aparecida Rocha, Lina Clarissa Rocha Trinidad |
Formação de professores de línguas estrangeiras para o trabalho com a Terceira Idade: Conscientização Gerontológica no CLDP/UNATI |
Vivian Nádia Ribeiro de Moraes-Caruzzo |
AGRICULTURA DE PRECISÃO E O ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS |
Nathalia Maria Soares |
INTERAÇÕES COMUNICATIVAS DE PROFESSORES EM SALA DE AULA - REVISÃO INTEGRATIVA |
Maria Lucia Oliveira Suzigan Dragone |
Sessão 22 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas SALA 13 22/11/2024 – 8:00 h |
|
PELAS VERT(L)ENTES DA ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUTIANA SOB A ÓTICA DE ENI ORLANDI: A SAGA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA METÁFORA DO “CHÃO DA FÁBRICA” ESCOLAR |
Paula Rezende Hautz Dias, Filomena Elaine Paiva Assolini, Fabiana de Oliveira Ribeiro |
A digitalização da educação no estado de São Paulo - Edutech: da visão imaginária ao desalentador cenário de precarização e controle do trabalho docente |
Paulo Cesar Cedran, Dulcineia Conceição Ligeiro, Chelsea Maria de Campos Martins |
NÃO É NO SILÊNCIO QUE NOS FAZEMOS, MAS NA PALAVRA, NO TRABALHO, NA AÇÃO-REFLEXÃO: UM CONVITE PARA PENSAR SOBRE O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA |
Talita Donegá dos Anjos, Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Luana Costa Almeida |
“É preciso voltar aos passos que foram dados para traçar caminhos novos ao lado deles”: Análise de uma Experiência a partir do debate da qualidade social |
Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Luana Costa Almeida |
Sessão 23 Apresentação de trabalhos – PRESENCIAL TRABALHOS CONVIDADOS SALA 14 22/11/2024 – 8:00 h |
|
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE VERACRUZANA, MÉXICO |
Rubén Edel-Navarro, Heidy Yelní Díaz-Oviedo |
RELEVANCIA DEL TRABAJO COLABORATIVO PARA LA INCLUSIÓN DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN MACEIÓ, BRASIL |
Keila Francine Montenegro Mafra Fragoso, Alejandro Pérez Carvajal, Juan Pablo Catalán Cueto, Eliana Schmitt Bernal |
Apropiación Social del Conocimiento y Trayectorias de Vida en Jóvenes de Comunidades Rurales Colombianas |
Adriana Martínez, Natalia Gutiérrez |
Maestros de preescolar que investigan con sus niños y para sus niños |
Adriana Inés Ávila Zárate |