Apresentação de trabalhos (virtual)
18/11/2024 |
8:00 – 10:00 |
Sessão 1 |
Eixo A |
|
Sessão 2 |
Eixo B |
|||
Sessão 3 |
Eixo C |
|||
10:15 – 12:15 |
Sessão 4 |
Eixo B |
||
Sessão 5 |
Eixo C |
|||
Sessão 6 |
Eixo C |
|||
14:00 – 16:00 |
Sessão 7 |
Eixo D |
||
Sessão 8 |
Eixo A |
|||
Sessão 9 |
Eixo B |
|||
Sessão 10 |
Eixo C |
|||
19:30 – 21:30 |
Sessão 11 |
Eixo C |
||
Sessão 12 |
Eixo B |
19/11/2024 |
10:15 – 12:15 |
Sessão 13 |
Eixo A |
|
Sessão 14 |
Eixo B |
|||
Sessão 15 |
Eixo C |
|||
14:00 – 16:00 |
Sessão 16 |
Eixo C |
||
Sessão 17 |
Eixo C |
|||
Sessão 18 |
Eixo B |
Sessão 1 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas 18/11/2024 - 8:00 h |
|
GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS E DESAFIOS |
Adriana Pagan Tonon, Ana Maria Falsarella |
A GESTÃO ESCOLAR, SUAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS E O ATENDIMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO VAAR COMO UMA POLÍTICA DO ESTADO PARA MELHORIA DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS |
Thiago Ferigati Squiapati Nicolau |
PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO |
ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA, Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira |
Gestão Educacional na Iberoamérica: Uma análise de estudos apresentados pela Rede de Apoio à Gestão Educativa (RedAGE) |
Ana Maria de Albuquerque Moreira, María Verónica Leiva-Guerrero, Andrea Tejera Techera, Daniel Villarroel Montaner |
Trajetória da construção da BNCC-Análise bibliográfica de teses e Dissertações na Plataforma Capes. |
Camilla Maysa Caires Boaretto |
Arbitragem como ferramenta de gestão para a resolução de conflitos patrimoniais em instituições de educacionais. |
Fabiano Moraes de Oliveira, Edmundo Alves de Oliveira, Fernando Passos |
Sessão 2 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial 18/11/2024 – 8:00 h |
|
RESOLUÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LIBRAS |
Rosa Gonçalves de Oliveira, Luci Pastor Manzoli, Adriana do Carmo Bellotti, Roberto Antônio Alves |
O PAPEL DO PROFESSOR INTERLOCUTOR NA INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UM CLUBE JUVENIL DE LIBRAS |
Ricardo Kutschinsky Bastos, Maria Lúcia Suzigan Dragone |
PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DE SURDOS PANORAMA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR |
Damiana Ramos Bomfim, Maria Lúcia Oliveria Suzigan Dragone |
FORMAÇÃO DE DIFERENTES INTERLOCUTORES PARA O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA – CAA |
MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM |
DESAFIOS E ATUAÇÃO DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
Beatriz Alves de Deus Bispo, Carolina Severino Lopes da Costa |
Sessão 3 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas 18/11/2024 – 8:00 h |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: POSSÍVEIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
José Tadeu Acuna |
Formação de professores na Educação Especial Inclusiva: Uma pesquisa bibliográfica |
Giovanna Beckman Monte, Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães |
FORMAÇÃO COLABORATIVA ACERCA DAS HABILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRISSOMIA 21 |
Joice Daiane Muniz, Marcia Duarte Galvani |
PROCESSO FORMATIVO REFLEXIVO PARA RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Melina Brandt Bueno, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos |
Ensino de inglês para alunos da Terceira Idade: adaptação de conteúdo |
Natália Rosalen de Castro |
COMPREENSÕES DE DISCENTES SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGECIAL |
Matheus Felipe Silva, Mayara Mayumi Sataka |
Sessão 4 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial 18/11/2024 – 10:15 h |
|
DOCENTES Y EDUCACIÓN NO SEXISTA EN FORMACIÓN TÉCNICA PRINCIPALES CÓDIGOS UTILIZADOS |
Ángela Patricia Tamayo Pastén |
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICA INCLUSIVAS COM ENFOQUE EM GÊNERO E SEXUALIDADE |
Deborah Maciel Vieira Cruz Silva |
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE: RECURSOS UTILIZADOS PELOS RESPONSÁVEIS NA BUSCA POR INFORMAÇÕES SOBRE SEXUALIDADE |
Luana favero Santalucia, Paloma Hokama Paixão, Giovanna Souza Picolo |
Relato de Experiência: Implementação do Projeto de Extensão "Conversando a Gente se Entende!" em Escolas Públicas e CREAS |
Amanda Natalia de Araújo Matute, Giovanna Souza Picolo, Rinaldo Correr |
A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE RECURSOS EDUCATIVOS PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: EXEMPLO DE ESTRATÉGIAS PARA A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E PROMOÇÃO DE DIREITOS |
Greison de Jesus Ferreira, Carolina Conceição Franco Ribeiro Massarico, Marcela Pastana |
Sessão 5 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas 18/11/2024 – 10:15 h |
|
ESTRATEGIA PEDAGÓGICA DE MITIGACIÓN DEL BULLYING BASADA EN LA PROMOCIÓN DE LA EMPATÍA EN NIÑOS Y NIÑAS DE GRADO SEGUNDO DE UN COLEGIO PRIVADO EN LA CUIDAD DE SOGAMOSO. |
Laura Stephania Alonso Tapias |
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS |
Dirce Charara Monteiro, Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta |
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lucineia Gonçalves De Souza Perecim, Dra. Maria Betanea Platzer |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE APRENDIZAGEM COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO |
Rosineide de Andrade Rocha, Rosa Maria Moraes de Anunciato, Rodolfo Augusto Rodrigues |
FORMAÇÃO DOCENTE COM O APOIO DE GRUPOS DE PESQUISA: PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL |
Raissa Alexandra Lopes Duarte, Cármen Lúcia Brancaglion Passos |
Sessão 6 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas 18/11/2024 – 10:15 h |
|
POSSIBILIDADE DE APENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Valmir Rogério Torres, Maria do Carmo de Sousa |
Reflexões de professores sobre o ensino e aprendizagem da matemática de estudantes com deficiência visual: um estudo de formação em serviço |
Geisa Veregue, Márcia Duarte Galvani |
Uma revisão de literatura no campo da Educação Comparada: caracterização de pesquisas sobre formação docente e Educação Matemática no contexto da pandemia |
Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríaco |
O JOGO QUE NÃO FOI JOGADO: OS DESAFIOS DO USO DO DOMINÓ ATÉ NOVE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO PRIMEIRO SEGMENTO DA EJA |
Jessica de Brito Moro, Carmen Lucia Brancaglion Passos |
A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
Andressa Florcena Gama da Costa |
MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FOCO |
Wilson Francisco da Rocha Lima, Maria do Carmo de Sousa |
Sessão 7 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: D. Educação e Tecnologias 18/11/2024 – 14:00 h |
|
SABERES DOCENTES E A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS E IDEOLÓGICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Mariane Mendes Gois dos Santos, Filomena Elaine Paiva Assolini |
TECNOLOGIA E CIÊNCIA PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO BRASIL: METODOLOGIA AGIMAKER |
Eder Angelo Sanches |
DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM CRIANÇAS PEQUENAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O APOIO DA LITERATURA INFANTIL |
Aletheia Machado de Oliveira |
BRINQUEDO: DA IMAGINAÇÃO PARA O CONSUMO |
Laís Zaccaro Sene, José Luis Bizelli |
O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA DESPERTAR O INTERESSE E ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA |
Eliude de Lima Felizindo, Maria do Carmo de Sousa |
Transición y cambios de la virtualidad en la Educación Superior |
María Isabel Núñez Flores, Yolanda Ramírez Villacorta |
A Erotização Precoce de Crianças nas Redes Sociais |
Joice de Lima Machado, Andreza Marques de Castro Leão |
Sessão 8 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas 18/11/2024 – 14:00 h |
|
Colégio Militar, Colégio da Polícia Militar de Goiás e Escolas Cívico Militares: Legislação |
Emerson Andre de Godoy |
CULTURA DA PERFORMATIVIDADE E A PRIMEIRA INFÂNCIA: INVESTIMENTOS SUBJETIVOS DAS PARCERIAS PUBLICO-PRIVADAS |
Mirele Correa, Alexandrina Monteiro |
Políticas Públicas e Desigualdades na Educação: O Desafio da Cidadania Plena |
Letícia Pitelli Pitanga |
DESIGUALDADE RACIAL NO IDEB E AS CONDICIONALIDADES DE EQUIDADE PARA RECEBIMENTO DO FUNDEB |
Erika Luciane PEDRAZZI MORETTO, Eliani Cristina MOREIRA DA SILVA |
SOCIOEDUCAÇÃO E PROCESSOS EDUCATIVOS DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE |
Kátia Aparecida da Silva Nunes MIRANDA, Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira, Clóris Violeta Alves LOPES |
BASES DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: (RE)PENSANDO O CONTEXTO DA REDE TECNOLÓGICA FEDERAL |
Viviane Cristina Garcia de Stefani, Isadora Valencise Gregolin |
Sessão 9 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial 18/11/2024 – 14:00 h |
|
SEXUALIDADE DE MULHERES SURDAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
Lidiane Augusta Ferrari Botteon |
MULHERES SURDAS EM DISSIDÊNCIAS: CARTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DAS CORPOREIDADES |
Elaine Andrade Peres Fernandes |
Desocupando a monogamia do lugar naturalizante por meio da história da sua construção |
Lara de Vasconcelos Torres, Paulo Rennes Marçal Ribeiro |
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA A PREVENÇÃO E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: APONTAMENTOS ACERCA DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DA LEI 13.431/2017 E DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR |
RAFAEL DA SILVA ALMEIDA, ADRIANO NICOLAU SELPIS, MARCELA PASTANA |
ANÁLISE DE RELATOS SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL INFORMAL NA FAMÍLIA |
Ana Cláudia BORTOLOZZI, Brenda Sayuri TANAKA, Bruna Bortolozzi MAIA |
ESCAPE ROOM: UM JOGO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS |
Gisele Cristina Garcia Tofoli, Suellen de Oliveira, Paulo Rennes Marçal Ribeiro |
Sessão 10 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas 18/11/2024 – 14:00 h |
|
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E OS SABERES PROFISSIONAIS: A REFLEXÃO DOS PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PROGRAMA |
Stephanie Gonçalves Pereira, Márcia Regina Onofre |
EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA OFICINA DE ENSINO DE BIOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO SOBRE O CERRADO |
Fernanda Alves Borges, Ana Paula Biondo Lhamas, Carolina Borghi Mendes |
PRÁTICAS DE LEITURA DE LICENCIANDOS: enfoque nas publicações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) - 2012 a 2022 |
Maria Betanea Platzer, Marcia Cristina Argenti |
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO DISCIPLINA NA FORMAÇÃO INICIAL |
Isabella Natal |
PREPARANDO EDUCADORES NA SAÚDE: O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL |
Liliane Parreira Tannús Gontijo, Mirelle Finkler |
IMAGENS DE CRIANÇAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS SOBRE O MUNDO E SOBRE SI |
Symone Angélica Cézar da Silva Augusto, Filomena Elaine Paiva Assolini |
Sessão 11 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas 18/11/2024 - 19:30 h |
|
De Hamlet ao Novo Ensino Médio: discussões em uma sala de aula de ensino básico e a acepção omnilateral de desenvolvimento |
Gyancarla Peralta Ceravolo |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA DENTRO DO NOVO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DENTRO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Marina Prestes Moreira, Pedro Henrique Hurtado Bernardes |
Uma proposta de material didático de inglês para o ensino médio técnico com base na abordagem CLIL |
Márcia Ferreira Moraes, Dirce Charara Monteiro |
PANC como tema gerador: uso das plantas alimentícias não-convencionais em escolas com alto índice de insegurança alimentar |
Sueli Gomes da Costa Sitta |
Contribuições da Biblioteca de um IFSP nas práticas de leitura de alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio |
Tatiane Aparecida Carneiro Teixeira, Maria Betanea Platzer |
Letramento Literário no 1º ano do Ensino Fundamental: revisão bibliográfica |
Vitória Caroline dos Santos, Marcia Cristina Argenti |
BREVE ANÁLISE SOBRE A META 15 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Thainá Maria da Silva Quitete |
OS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL |
Bruna Siqueira Moraes dos Santos, Andreza Marques de Castro Leão |
Sessão 12 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial 18/11/2024 – 19:30 h |
|
JOGOS EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE AUTISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Gabriela Molina Moura, Bruna Rafaela de Batista, Luci Pastor Manzoli |
AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros, Relma Urel Carbone Carneiro |
Parceria entre o profissional de Educação Física e Atendimento Educacional Especializado: Efeitos das intervenções psicomotoras em aluno com deficiências |
Bruno Kruger Neumann, Michele Luciana Petersen, Denise Bolzan Berlese |
EMERGÊNCIA DE INTRAVERBAIS APÓS ENSINO DE RELAÇÕES DE OUVINTE EM UMA CRIANÇA COM AUTISMO |
Patrícia Contreras Campesan |
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VIÇOSA-MG |
Carlos Henrique Oliveira Nonato |
UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL: PERCEPÇÕES SOBRE SUA APRENDIZAGEM |
Renata Cristina Angelieri Badialli, Ana Paula de Freitas, Daniel Novaes |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: PERSPECTIVAS INICIAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
Ricardo Kucinskas, Renata Cristina Geromel Meneghetti, Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço |
A VISUALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR E DA SURDEZ |
Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço, Renata Cristina Geromel Meneghetti |
Sessão 13 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas 19/11/2024 – 10:15 h |
|
EDUCAÇÃO INDÍGENA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INTERSECÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
Maria Caroline Volpin Gomes, Fernando Henrique Cordeiro Alves, Eduardo Thomazini |
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: O QUE REVELAM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS |
Amanda Karine da Silva, Rosemeire de Araúju Rangni |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIFAL-MG? |
Ronaldo André Lopes, Maria do Carmo de Sousa |
ANÁLISE DO DESEMPENHO ESCOLAR COM MODELOS MULTINÍVEIS |
Camila Fernanda Bassetto |
EFEITOS DO ESTUDO REMOTO SOBRE OS RESULTADOS DO SARESP |
Driely Turi Ursini, Camila Fernanda Bassetto |
A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO REDIMENSIONAMENTO DAS PRÁTICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO: UM DIÁLOGO ABERTO |
Ana Claudia Moura Mandolini |
Sessão 14 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial 19/11/2024 – 10:15 h |
|
A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
Naellen de Souza Oliveira, Vagner Sérgio Custódio, Rosimeire Bispo Palmas da Silva, Luci Regina Muzzeti |
A EDUCAÇÃO SEXUAL ATRAVÉS DO JOGO DE REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS (RPG): CONSTRUINDO ESPAÇOS PARA A DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EMPATIA |
Andreia Alves Pereira, Gisele Cristina Garcia Tofoli, Paulo Rennes Marçal Ribeiro |
ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL, ADOLESCÊNCIA E ENSINO MÉDIO |
Giovanna Souza Picolo, Rinaldo Correr |
A SOMBRA DO RACISMO NOS CONTOS DE FADAS CLÁSSICOS |
Crisley de Souza Almeida Santana |
MARIA, MODESTO E FRANCISCO: TUTELA E SOLDADA DE PEQUENOS CORPOS PRETOS NO OESTE PAULISTA |
Danilo Augusto Reinol, Emerson Benedito Ferreira |
ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS |
Jovana de Nazare Fernandes, Fábio Gomes Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro |
Sessão 15 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas 19/11/2024 – 10:15 h |
|
El profesor como creador crítico |
Ana Yunuen Catillo Colin |
Educação Étnico-racial e o ensino de Arte: uma proposição a partir do livro didático Projeto Presente |
Danielle Sallatti |
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E DOS JOGOS NA INFÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Vanessa de Cássia Ferrarini do Amaral |
O GÊNERO PINTURA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM CURSOS DE ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA PROPOSTA PARA O SECRETARIADO EXECUTIVO |
Andréia C. Roder CARMONA-RAMIRES, Odair Luiz NADIN |
POSSÍVEL INTERSECÇÃO ENTRE A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA, AS MULHERES-MÃES, AS CRIANÇAS E A POLÍTICA INSTITUCIONAL |
Rosely Ribeiro Lima, Leonor Paniago Rocha, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues |
Pensamento educacional de Françoise Dolto |
Camila Rebecca Bégio Pereira |
Sessão 16 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas 19/11/2024 – 14:00 h |
|
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE (2018 a 2022) |
Dreid Daniela Saltor Borges, Luciana Maria Giovanni |
Saber Formar |
Eliane Duarte, Patricia Aparecida Bioto |
SABERES DA DOCÊNCIA: VOZES E VIVÊNCIAS NA PANDEMIA |
JULIA GRACIELA DE BRITO SILVA, MARCIA REGINA ONOFRE |
Saberes docentes em diferentes perspectivas acadêmicas: do individual ao coletivo |
Carla Ramos de Paula, Eliana Alves Arxer, Anaclissia Mendes Sala, Denise Maria Margonari Favaro |
O Letramento Docente como Subsídio para o Trabalho na Docência: Aproximações Possíveis |
Juliana Pereira Zorzin Silva, Ligia Bruna Gonçalves Vargas, Noeli Prestes Padilha Rivas |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR MILITAR |
Deise Becker KIRSCH, Luciene Rose LEMES, Daniel Mateus O’CONNELL |
Sessão 17 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas 19/11/2024 – 14:00 h |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E TDICS NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID-19 |
Renata Cristiane Vinha Freitas, Márcia Regina Onofre |
PRODUTO EDUCACIONAL: ESPAÇO PARA REFLEXÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE |
Judite Cesário Mota, Karla Karoline Silva Vitor |
MAPEAMENTO DE TRABALHOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO SOBRE A QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÕES |
Luana Costa Almeida, Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Letícia Nardi, Mariana Alves de Souza Gasparotto |
Formação científica e tecnológica em um laboratório interdisciplinar online (LION) |
Isadora Valencise Gregolin, Maria do Carmo de Sousa, Viviane Cristina Garcia de Stefani |
A PANDEMIA COVID-19 E OS TEMPOS DOS PROFESSORES |
DANIELA JESSICA VERONEZE |
Como o ensino colaborativo pode enriquecer a experiência educativa de estudantes com deficiências e ajudar a superar desafios comuns para uma implementação bem-sucedida da inclusão escolar. |
Simone Rinaldo, Vera Capellini |
Sessão 18 Apresentação de trabalhos – VIRTUAL EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial 19/11/2024 – 14:00 h |
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA ESTUDANTES PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Mariana Ferraz, Graciliana Garcia Leite, Juliane Aparecida de Paula Perez |
Proposições e vivências de uma professora da educação básica do Amazonas diante da educação inclusiva |
Carla Andréa Sampaio Mendonça |
EDUCAÇÃO ESPECIAL: IDENTIFICAÇÃO DA APTIDÃO E DO TALENTO MUSICAL |
Fabiana Oliveira Koga, Rosemeire de Araújo Rangni |
TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DE VYGOTSKY E PIAGET NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA |
Marcela Aparecida Rodrigues Parreira, Jane Moreira de Carvalho |
IDENTIFICAÇÃO E ACELERAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Lucas Gonçalves Perches, Patrícia Contreras Campesan, Rosimeire de Araújo Rangni |