Mesas de trabalho virtuais

Apresentação de trabalhos (virtual)

 

 

18/11/2024

8:00 – 10:00

Sessão 1

Eixo A

meet.google.com/hxe-erat-odt

Sessão 2

Eixo B

meet.google.com/hym-spxt-whs

Sessão 3

Eixo C

meet.google.com/pum-okuv-ift

10:15 – 12:15

Sessão 4

Eixo B

meet.google.com/ahm-bkkf-yyc

Sessão 5

Eixo C

meet.google.com/vtk-xppg-wnj

Sessão 6

Eixo C

meet.google.com/zmz-djms-oph

14:00 – 16:00

Sessão 7

Eixo D

meet.google.com/rvr-ookj-ecj

Sessão 8

Eixo A

meet.google.com/xjb-yuvq-nxn

Sessão 9

Eixo B

meet.google.com/fyh-ezze-unv

Sessão 10

Eixo C

meet.google.com/iaq-acxx-eng

19:30 – 21:30

Sessão 11

Eixo C

meet.google.com/xdw-uhjz-bfm

Sessão 12

Eixo B

meet.google.com/cno-grbw-vem

 

 

19/11/2024

10:15 – 12:15

Sessão 13

Eixo A

meet.google.com/cwv-mqjp-wgy

Sessão 14

Eixo B

meet.google.com/rxw-uvri-kvq

Sessão 15

Eixo C

meet.google.com/wjt-rdxf-mar

14:00 – 16:00

Sessão 16

Eixo C

meet.google.com/gfj-drwj-pqb

Sessão 17

Eixo C

meet.google.com/wun-ygbk-owe

Sessão 18

Eixo B

meet.google.com/aok-mhpf-txy

 

Sessão 1

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas

18/11/2024 - 8:00 h

meet.google.com/hxe-erat-odt

GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR:  PRÁTICAS E DESAFIOS

Adriana Pagan Tonon, Ana Maria Falsarella

A GESTÃO ESCOLAR, SUAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS E O ATENDIMENTO DAS CONDICIONALIDADES DO VAAR COMO UMA POLÍTICA DO ESTADO PARA MELHORIA DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Thiago Ferigati Squiapati Nicolau

PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO

ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA, Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira

Gestão Educacional na Iberoamérica: Uma análise de estudos apresentados pela Rede de Apoio à Gestão Educativa (RedAGE)

Ana Maria de Albuquerque Moreira, María Verónica Leiva-Guerrero, Andrea Tejera Techera, Daniel Villarroel Montaner

Trajetória da construção da BNCC-Análise bibliográfica de teses e Dissertações na Plataforma Capes.

Camilla Maysa Caires Boaretto

Arbitragem como ferramenta de gestão para a resolução de conflitos patrimoniais em instituições de educacionais.

Fabiano Moraes de Oliveira, Edmundo Alves de Oliveira, Fernando Passos

 

 

Sessão 2

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

18/11/2024 – 8:00 h

meet.google.com/hym-spxt-whs

RESOLUÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LIBRAS

Rosa Gonçalves de Oliveira, Luci Pastor Manzoli, Adriana do Carmo Bellotti, Roberto Antônio Alves

O PAPEL DO PROFESSOR INTERLOCUTOR NA INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UM CLUBE JUVENIL DE LIBRAS

Ricardo Kutschinsky Bastos, Maria Lúcia Suzigan Dragone

PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DE SURDOS PANORAMA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Damiana Ramos Bomfim, Maria Lúcia Oliveria Suzigan Dragone

FORMAÇÃO DE DIFERENTES INTERLOCUTORES PARA O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA – CAA

MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM

DESAFIOS E ATUAÇÃO DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Beatriz Alves de Deus Bispo, Carolina Severino Lopes da Costa

 

Sessão 3

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

18/11/2024 – 8:00 h

meet.google.com/pum-okuv-ift

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: POSSÍVEIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

José Tadeu Acuna

Formação de professores na Educação Especial Inclusiva: Uma pesquisa bibliográfica

Giovanna Beckman Monte, Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães

FORMAÇÃO COLABORATIVA ACERCA DAS HABILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRISSOMIA 21

Joice Daiane Muniz, Marcia Duarte Galvani

PROCESSO FORMATIVO REFLEXIVO PARA RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Melina Brandt Bueno, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos

Ensino de inglês para alunos da Terceira Idade: adaptação de conteúdo

Natália Rosalen de Castro

COMPREENSÕES DE DISCENTES SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGECIAL

Matheus Felipe Silva, Mayara Mayumi Sataka

 

 

Sessão 4

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

18/11/2024 – 10:15 h

meet.google.com/ahm-bkkf-yyc

DOCENTES Y EDUCACIÓN NO SEXISTA EN FORMACIÓN TÉCNICA PRINCIPALES CÓDIGOS UTILIZADOS

Ángela Patricia Tamayo Pastén

EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICA INCLUSIVAS COM ENFOQUE EM GÊNERO E SEXUALIDADE

Deborah Maciel Vieira Cruz Silva

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE: RECURSOS UTILIZADOS PELOS RESPONSÁVEIS NA BUSCA POR INFORMAÇÕES SOBRE SEXUALIDADE

Luana favero Santalucia, Paloma Hokama Paixão, Giovanna Souza Picolo

Relato de Experiência: Implementação do Projeto de Extensão "Conversando a Gente se Entende!" em Escolas Públicas e CREAS

Amanda Natalia de Araújo Matute, Giovanna Souza Picolo, Rinaldo Correr

A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE RECURSOS EDUCATIVOS PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: EXEMPLO DE ESTRATÉGIAS PARA A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E PROMOÇÃO DE DIREITOS

Greison de Jesus Ferreira, Carolina Conceição Franco Ribeiro Massarico, Marcela Pastana

 

 

Sessão 5

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

18/11/2024 – 10:15 h

meet.google.com/vtk-xppg-wnj

ESTRATEGIA PEDAGÓGICA DE MITIGACIÓN DEL BULLYING BASADA EN LA PROMOCIÓN DE LA EMPATÍA EN NIÑOS Y NIÑAS DE GRADO SEGUNDO DE UN COLEGIO PRIVADO EN LA CUIDAD DE SOGAMOSO.

Laura Stephania Alonso Tapias

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Dirce Charara Monteiro, Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lucineia Gonçalves De Souza Perecim, Dra. Maria Betanea Platzer

A FORMAÇÃO DOCENTE NA ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE APRENDIZAGEM COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO

Rosineide de Andrade Rocha, Rosa Maria Moraes de Anunciato, Rodolfo Augusto Rodrigues

FORMAÇÃO DOCENTE COM O APOIO DE GRUPOS DE PESQUISA: PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Raissa Alexandra Lopes Duarte, Cármen Lúcia Brancaglion Passos

 

Sessão 6

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

18/11/2024 – 10:15 h

meet.google.com/zmz-djms-oph

POSSIBILIDADE DE APENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Valmir Rogério Torres, Maria do Carmo de Sousa

Reflexões de professores sobre o ensino e aprendizagem da matemática de estudantes com deficiência visual: um estudo de formação em serviço

Geisa Veregue, Márcia Duarte Galvani

Uma revisão de literatura no campo da Educação Comparada: caracterização de pesquisas sobre formação docente e Educação Matemática no contexto da pandemia

Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríaco

O JOGO QUE NÃO FOI JOGADO: OS DESAFIOS DO USO DO DOMINÓ ATÉ NOVE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO PRIMEIRO SEGMENTO DA EJA

Jessica de Brito Moro, Carmen Lucia Brancaglion Passos

A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Andressa Florcena Gama da Costa

MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FOCO

Wilson Francisco da Rocha Lima, Maria do Carmo de Sousa

 

Sessão 7

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: D. Educação e Tecnologias

18/11/2024 – 14:00 h

meet.google.com/rvr-ookj-ecj

SABERES DOCENTES E A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS E IDEOLÓGICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mariane Mendes Gois dos Santos, Filomena Elaine Paiva Assolini

TECNOLOGIA E CIÊNCIA PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO BRASIL: METODOLOGIA AGIMAKER

Eder Angelo Sanches

DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM CRIANÇAS PEQUENAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O APOIO DA LITERATURA INFANTIL

Aletheia Machado de Oliveira

BRINQUEDO: DA IMAGINAÇÃO PARA O CONSUMO

Laís Zaccaro Sene, José Luis Bizelli

O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA DESPERTAR O INTERESSE E ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA

Eliude de Lima Felizindo, Maria do Carmo de Sousa

Transición y cambios de la virtualidad en la Educación Superior

María Isabel Núñez Flores, Yolanda Ramírez Villacorta

A Erotização Precoce de Crianças nas Redes Sociais

Joice de Lima Machado, Andreza Marques de Castro Leão

 

Sessão 8

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas

18/11/2024 – 14:00 h

meet.google.com/xjb-yuvq-nxn

Colégio Militar, Colégio da Polícia Militar de Goiás e Escolas Cívico Militares: Legislação

Emerson Andre de Godoy

CULTURA DA PERFORMATIVIDADE E A PRIMEIRA INFÂNCIA: INVESTIMENTOS SUBJETIVOS DAS PARCERIAS PUBLICO-PRIVADAS

Mirele Correa, Alexandrina Monteiro

Políticas Públicas e Desigualdades na Educação: O Desafio da Cidadania Plena

Letícia Pitelli Pitanga

DESIGUALDADE RACIAL NO IDEB E AS CONDICIONALIDADES DE EQUIDADE PARA RECEBIMENTO DO FUNDEB

Erika Luciane PEDRAZZI MORETTO, Eliani Cristina MOREIRA DA SILVA

SOCIOEDUCAÇÃO E PROCESSOS EDUCATIVOS DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Kátia Aparecida da Silva Nunes MIRANDA, Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira, Clóris Violeta Alves LOPES

BASES DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: (RE)PENSANDO  O CONTEXTO DA REDE TECNOLÓGICA FEDERAL

Viviane Cristina Garcia de Stefani, Isadora Valencise Gregolin

 

 

Sessão 9

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

18/11/2024 – 14:00 h

meet.google.com/fyh-ezze-unv

SEXUALIDADE DE MULHERES SURDAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Lidiane Augusta Ferrari Botteon

MULHERES SURDAS EM DISSIDÊNCIAS: CARTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DAS CORPOREIDADES

Elaine Andrade Peres Fernandes

Desocupando a monogamia do lugar naturalizante por meio da história da sua construção

Lara de Vasconcelos Torres, Paulo Rennes Marçal Ribeiro

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA A PREVENÇÃO E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: APONTAMENTOS ACERCA DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DA LEI  13.431/2017 E DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

RAFAEL DA SILVA ALMEIDA, ADRIANO NICOLAU SELPIS, MARCELA PASTANA

ANÁLISE DE RELATOS SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL INFORMAL NA FAMÍLIA

Ana Cláudia BORTOLOZZI, Brenda Sayuri TANAKA, Bruna Bortolozzi MAIA

ESCAPE ROOM:  UM JOGO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Gisele Cristina Garcia Tofoli, Suellen de Oliveira, Paulo Rennes Marçal Ribeiro

 

Sessão 10

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

18/11/2024 – 14:00 h

meet.google.com/iaq-acxx-eng

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E OS SABERES PROFISSIONAIS: A REFLEXÃO DOS PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PROGRAMA

Stephanie Gonçalves Pereira, Márcia Regina Onofre

EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA OFICINA DE ENSINO DE BIOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO SOBRE O CERRADO

Fernanda Alves Borges, Ana Paula Biondo Lhamas, Carolina Borghi Mendes

PRÁTICAS DE LEITURA DE LICENCIANDOS: enfoque nas publicações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) - 2012 a 2022

Maria Betanea Platzer, Marcia Cristina Argenti

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO DISCIPLINA NA FORMAÇÃO INICIAL

Isabella Natal

PREPARANDO EDUCADORES NA SAÚDE: O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Liliane Parreira Tannús Gontijo, Mirelle Finkler

IMAGENS DE CRIANÇAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS SOBRE O MUNDO E SOBRE SI

Symone Angélica Cézar da Silva Augusto, Filomena Elaine Paiva Assolini

 

Sessão 11

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

18/11/2024 - 19:30 h

meet.google.com/xdw-uhjz-bfm

De Hamlet ao Novo Ensino Médio: discussões em uma sala de aula de ensino básico e a acepção omnilateral de desenvolvimento

Gyancarla Peralta Ceravolo

O ENSINO DE SOCIOLOGIA DENTRO DO NOVO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DENTRO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Marina Prestes Moreira, Pedro Henrique Hurtado Bernardes

Uma proposta de material didático de inglês para o ensino médio técnico com base na abordagem CLIL

Márcia Ferreira Moraes, Dirce Charara Monteiro

PANC como tema gerador: uso das plantas alimentícias não-convencionais em escolas com alto índice de insegurança alimentar

Sueli Gomes da Costa Sitta

Contribuições da Biblioteca de um IFSP nas práticas de leitura de alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio

Tatiane Aparecida Carneiro Teixeira, Maria Betanea Platzer

Letramento Literário no 1º ano do Ensino Fundamental: revisão bibliográfica

Vitória Caroline dos Santos, Marcia Cristina Argenti

BREVE ANÁLISE SOBRE A META 15 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Thainá Maria da Silva Quitete

OS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL

Bruna Siqueira Moraes dos Santos, Andreza Marques de Castro Leão

 

 

Sessão 12

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

18/11/2024 – 19:30 h

meet.google.com/cno-grbw-vem

JOGOS EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE AUTISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gabriela Molina Moura, Bruna Rafaela de Batista, Luci Pastor Manzoli

AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros, Relma Urel Carbone Carneiro

Parceria entre o profissional de Educação Física e Atendimento Educacional Especializado: Efeitos das intervenções psicomotoras em aluno com deficiências

Bruno Kruger Neumann, Michele Luciana Petersen, Denise Bolzan Berlese

EMERGÊNCIA DE INTRAVERBAIS APÓS ENSINO DE RELAÇÕES DE OUVINTE EM UMA CRIANÇA COM AUTISMO

Patrícia Contreras Campesan

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VIÇOSA-MG

Carlos Henrique Oliveira Nonato

UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL: PERCEPÇÕES SOBRE SUA APRENDIZAGEM

Renata Cristina Angelieri Badialli, Ana Paula de Freitas, Daniel Novaes

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: PERSPECTIVAS INICIAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Ricardo Kucinskas, Renata Cristina Geromel Meneghetti, Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço

A VISUALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR E DA SURDEZ

Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço, Renata Cristina Geromel Meneghetti

 

 

Sessão 13

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: A. Políticas e Gestão Educativas

19/11/2024 – 10:15 h

meet.google.com/cwv-mqjp-wgy

EDUCAÇÃO INDÍGENA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INTERSECÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Maria Caroline Volpin Gomes, Fernando Henrique Cordeiro Alves, Eduardo Thomazini

ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: O QUE REVELAM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS

Amanda Karine da Silva, Rosemeire de Araúju Rangni

QUEM SÃO OS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIFAL-MG?

Ronaldo André Lopes, Maria do Carmo de Sousa

ANÁLISE DO DESEMPENHO ESCOLAR COM MODELOS MULTINÍVEIS

Camila Fernanda Bassetto

EFEITOS DO ESTUDO REMOTO SOBRE OS RESULTADOS DO SARESP

Driely Turi Ursini, Camila Fernanda Bassetto

A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO REDIMENSIONAMENTO DAS PRÁTICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO:  UM DIÁLOGO ABERTO

Ana Claudia Moura Mandolini

 

 

Sessão 14

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

19/11/2024 – 10:15 h

meet.google.com/rxw-uvri-kvq

A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Naellen de Souza Oliveira, Vagner Sérgio Custódio, Rosimeire Bispo Palmas da Silva, Luci Regina Muzzeti

A EDUCAÇÃO SEXUAL ATRAVÉS DO JOGO DE REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS (RPG): CONSTRUINDO ESPAÇOS PARA A DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EMPATIA

Andreia Alves Pereira, Gisele Cristina Garcia Tofoli, Paulo Rennes Marçal Ribeiro

ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL, ADOLESCÊNCIA E ENSINO MÉDIO

Giovanna Souza Picolo, Rinaldo Correr

A SOMBRA DO RACISMO NOS CONTOS DE FADAS CLÁSSICOS

Crisley de Souza Almeida Santana

MARIA, MODESTO E FRANCISCO: TUTELA E SOLDADA DE PEQUENOS CORPOS PRETOS NO OESTE PAULISTA

Danilo Augusto Reinol, Emerson Benedito Ferreira

ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS

Jovana de Nazare Fernandes, Fábio Gomes Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro

 

Sessão 15

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

19/11/2024 – 10:15 h

meet.google.com/wjt-rdxf-mar

El profesor como creador crítico

Ana Yunuen Catillo Colin

Educação Étnico-racial e o ensino de Arte: uma proposição a partir do livro didático Projeto Presente

Danielle Sallatti

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E DOS JOGOS NA INFÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Vanessa de Cássia Ferrarini do Amaral

O GÊNERO PINTURA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM CURSOS DE ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA PROPOSTA PARA O SECRETARIADO EXECUTIVO

Andréia C. Roder CARMONA-RAMIRES, Odair Luiz NADIN

POSSÍVEL INTERSECÇÃO ENTRE A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA, AS MULHERES-MÃES, AS CRIANÇAS E A POLÍTICA INSTITUCIONAL

Rosely Ribeiro Lima, Leonor Paniago Rocha, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues

Pensamento educacional de Françoise Dolto

Camila Rebecca Bégio Pereira

 

Sessão 16

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

19/11/2024 – 14:00 h

meet.google.com/gfj-drwj-pqb

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE (2018 a 2022)

Dreid Daniela Saltor Borges, Luciana Maria Giovanni

Saber Formar

Eliane Duarte, Patricia Aparecida Bioto

SABERES DA DOCÊNCIA: VOZES E VIVÊNCIAS NA PANDEMIA

JULIA GRACIELA DE BRITO SILVA, MARCIA REGINA ONOFRE

Saberes docentes em diferentes perspectivas acadêmicas: do individual ao coletivo

Carla Ramos de Paula, Eliana Alves Arxer, Anaclissia Mendes Sala, Denise Maria Margonari Favaro

O Letramento Docente como Subsídio para o Trabalho na Docência: Aproximações Possíveis

Juliana Pereira Zorzin Silva, Ligia Bruna Gonçalves Vargas, Noeli Prestes Padilha Rivas

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR MILITAR

Deise Becker KIRSCH, Luciene Rose LEMES, Daniel Mateus O’CONNELL

 

Sessão 17

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: C. Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

19/11/2024 – 14:00 h

meet.google.com/wun-ygbk-owe

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E TDICS NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID-19

Renata Cristiane Vinha Freitas, Márcia Regina Onofre

PRODUTO EDUCACIONAL: ESPAÇO PARA REFLEXÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Judite Cesário Mota, Karla Karoline Silva Vitor

MAPEAMENTO DE TRABALHOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO SOBRE A QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÕES

Luana Costa Almeida, Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Letícia Nardi, Mariana Alves de Souza Gasparotto

Formação científica e tecnológica em um laboratório interdisciplinar online (LION)

Isadora Valencise Gregolin, Maria do Carmo de Sousa, Viviane Cristina Garcia de Stefani

A PANDEMIA COVID-19 E OS TEMPOS DOS PROFESSORES

DANIELA JESSICA VERONEZE

Como o ensino colaborativo pode enriquecer a experiência educativa de estudantes com deficiências e ajudar a superar desafios comuns para uma implementação bem-sucedida da inclusão escolar.

Simone Rinaldo, Vera Capellini

 

 

Sessão 18

Apresentação de trabalhos – VIRTUAL

EIXO: B. Inclusão e diversidade: Educação Sexual, Educação Especial e Educação Decolonial

19/11/2024 – 14:00 h

meet.google.com/aok-mhpf-txy

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA ESTUDANTES PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Mariana Ferraz, Graciliana Garcia Leite, Juliane Aparecida de Paula Perez

Proposições e vivências de uma professora da educação básica do Amazonas diante da educação inclusiva

Carla Andréa Sampaio Mendonça

EDUCAÇÃO ESPECIAL: IDENTIFICAÇÃO DA APTIDÃO E DO TALENTO MUSICAL

Fabiana Oliveira Koga, Rosemeire de Araújo Rangni

TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DE VYGOTSKY E PIAGET NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA

Marcela Aparecida Rodrigues Parreira, Jane Moreira de Carvalho

IDENTIFICAÇÃO E ACELERAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Lucas Gonçalves Perches, Patrícia Contreras Campesan, Rosimeire de Araújo Rangni