Apresentação e Convite
Os cursos de Geografia da UESC (Licenciatura e Bacharelado), em 2024 realizarão o XXIII Encontro de Geografia da UESC, com o tema central “A Geografia no contexto da crise do capital e das mudanças socioambientais”, nos dias 02 a 04 de dezembro no auditório Jorge Amado no campus Soane Nazaré Andrade. Ao longo da história, o evento tem contado com a participação da comunidade acadêmica e das instituições de ensino da educação básica com o intuito de ampliar o debate sobre as questões que perpassam a realidade geográfica do nosso tempo.
Neste ano, o XXIII Encontro de Geografia da UESC se propõe a pensar a conjuntura socioambiental no âmbito de crise estrutural capitalista. A relevância dessa temática se evidencia de diferentes formas, a exemplo do acirramento dos extremos climáticos, da fome, do avanço das fronteiras agropecuárias, do fechamento das escolas do campo e da crise generalizada que atravessa a sociabilidade imposta pelo sistema capitalista nas diferentes escalas geográficas.
O evento abordará por meio de diferentes perspectivas socioespaciais a dinamicidade dos eventos, processos e fenômenos que expressam na configuração territorial contemporânea, analisando não só os conflitos, como também as alternativas, caminhos e horizontes de sentido para a transformação da realidade.
Nesta 1ª Circular tornamos o evento público e convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados na temática. Abaixo seguem: Cronograma de atividades, Grupos de Trabalho (GTs) e Normas para envio dos resumos. Em breve, na 2º circular, divulgaremos a programação e o link de acesso ao site do evento para maiores informações.
Cronograma de Atividades
ATIVIDADES | DATA |
---|---|
Inscrições com submissão de trabalho (submissão de resumos expandidos para apresentação oral) |
24/09 a 30/10 |
Envio do aceite dos trabalhos | Fluxo contínuo |
Divulgação da lista de trabalhos aceitos por GT | Até 15/11 |
Envio dos trabalhos completos (selecionados para publicação) | Até 30/01/2025 |
Divulgação da lista de resumos expandidos aceitos para publicação nos Anais do evento | A definir |
Grupos de Trabalho (GTs)
GT 1 - A Geografia, a crise do capital e a questão ambiental
A crise capitalista e a emergência da questão ambiental; As mudanças climáticas e suas repercussões nas diferentes escalas; Desflorestamentos e as “ilhas de calor” no contexto urbano; Degradação das terras, riscos e vulnerabilidades no campo brasileiro. Enchentes e inundações como reflexo da crise ambiental; Erosão costeira e suas implicações nas diferentes escalas.
GT 2 - Patrimônio, memória e turismo na produção do espaço geográfico regional
O turismo e a valorização do patrimônio regional; conjuntos arquitetônicos como espaços de memória; turismo e preservação do patrimônio cultural; o papel do poder público na preservação do patrimônio cultural; deixar ruir o patrimônio arquitetônico como política pública intencional (o não agir como política pública); Os lugares de memória na cidade. Espaço urbano, modernidade e re-existências em torno do patrimônio material e imaterial. As rugosidades nas paisagens urbanas; A dimensão simbólica e cultural do território em cidades históricas; Gentrificação e patrimonialização do espaço urbano, e outros temas correlatos.
GT 3 - Ensino de Geografia e formação de professores: potencialidades e desafios educacionais e pedagógicos na atualidade
Ensino de Geografia em seus diferentes contextos e modalidades; Ensino das temáticas físico-naturais; Uso de linguagens e recursos didáticos; cartografia escolar; políticas educacionais/curriculares, a exemplo da BNC Formação, BNCC e do Novo Ensino Médio; pressupostos teórico-epistemológicos do ensino de Geografia; questões étnico-raciais e de gênero; avaliação de práticas pedagógicas e metodologias de ensino; formação docente para o ensino de Geografia; relações entre sabedorias tradicionais e ensino de Geografia; teorias da aprendizagem e formação docente; ensino-pesquisa-extensão no ensino da Geografia; Tecnologias aplicadas ao ensino-aprendizado de Geografia; Práticas e experiências: Estágio Supervisionado e Iniciação à Docência; Didática da Geografia, Ensino de Geografia em tempos de IA e outros temas imersos.
GT 4 - Territórios e novas territorialidades. As (re) leituras geográficas do campo e da cidade
Relações campo-cidade; Disputas pela terra/território; Resistências e R-existências dos povos do campo, das águas, das florestas e das cidades; Povos Indígenas, Interculturalidade e Territorialidades; Comunidades Tradicionais, Agroecologia, Soberania alimentar; Agricultura urbana; Reforma Agrária; Movimentos sociais e sócio territoriais; Mulheres, Feminismos e Gênero; Educação do/no campo; Questão agrária e questão ambiental; Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento; Grandes projetos de desenvolvimento; Agro-minero-hidronegócio e conflitos territoriais; Apropriação capitalista da terra; Agrotóxicos, Transgenia, Saúde e Questão Ambiental; e temas correlatos.
Normas de Submissão
1. Informes Gerais
Submissão:
O(a) autor(a) principal deverá submeter o resumo expandido no Formulário de Inscrição do XXIII ENGEO, cuja inscrição é gratuita
Quantidade de trabalhos permitidos:
Trabalhos como coautor (a): 03 trabalhos;
Participantes por trabalho: 04 participantes, incluindo autor(a) principal e coautores.
Os resumos expandidos serão avaliados pela Comissão Científica do XXIII ENGEO
2. Primeira Fase: Submissão do Resumo Expandido Para Avaliação
O(a) autor(a) principal deverá submeter um resumo expandido, com 3 a 5 páginas, no formulário disponível no site e indicar o título, três a cinco palavras-chave e coautores, quando houver, além do RESUMO EXPANDIDO em arquivo .DOC ou .DOCX (upload) conforme modelo disponível no site.
O resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. É de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.
Prazo: de 23/09/2024 a 15/10/2024
3. Normas e Estrutura do Resumo Expandido
Utilizar o template disponibilizado no site do evento
Mínimo de 03 e máximo de 05 páginas;
Margens: Esquerda e superior: 3,0 cm; Direita e inferior: 2,0 cm
Fonte: Times New Roman 12
Título: O título do trabalho deve estar centralizado, conter no máximo 130 caracteres e ser escrito em letras maiúsculas e negrito. Se houver subtítulo, este deve ser grafado após dois pontos (:), em letras minúsculas e negrito. A fonte deve ser Times New Roman, 14, com alinhamento centralizado.
Informação dos autores: Os nomes dos autores devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, com fonte Times New Roman, 11, em negrito, alinhados à direita e acompanhados pelo endereço de e-mail, grafado em itálico. As informações de afiliação devem aparecer como nota de rodapé, indicadas por números sobrescritos. Indicar a fonte de financiamento da pesquisa (se houver). O trabalho submetido deverá ter, no máximo, quatro (4) autores.
GT: Informar o Grupo de Trabalho ao qual o trabalho foi submetido.
Palavras-chave: As palavras-chave devem auxiliar na identificação dos principais assuntos tratados no artigo, podendo ser no mínimo três e no máximo cinco, simples ou compostas, separadas por ponto e vírgula.
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Introdução: delimitação do tema, a justificativa/relevância do trabalho, a problemática e os objetivos, informar o tipo de pesquisa, descrever o percurso metodológico e método(s) utilizado(s).
Desenvolvimento: principais discussões, considerações e reflexões de pesquisa e resultados obtidos.
Considerações Finais: conclusão e reflexões finais.
Referências Bibliográficas: devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética e cronológica, seguindo as normas da ABNT (NBR 10520/2002 e NBR 6023/2018). Listar apenas as referências citadas no trabalho. Na lista de referências, entre uma referência e outra: 1,0 (espaço simples).
4. Avaliação dos Trabalhos
A data final para o envio do resultado da avaliação dos resumos é de 15/11/2024.
Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro das áreas temáticas previstas nos Grupos de Trabalhos propostos pelo evento.
Comissão Organizadora do Evento
Profª. Dra. Antônia dos Reis Salustiano Evangelista
Profª. Dra. Debora Paula de Andrade Oliveira
Profª. Dra. Elisangela Rosemeri Curti Martins
Profª. Dra. Gilselia Lemos Moreira
Proª. Dra. Joseane Gomes de Araújo
Profª. Dra. Larissa Araújo Coutinho de Paula
Profª. Dra. Lina María Hurtado Gómez
Profª. Dra. Maria Cristina Rangel
Representante Discente - Evelin Amparo dos Santos
Representante Discente - Jadice Karai Santos Costa Silva
Representante Discente - Joerlan dos Santos Cardozo
Representante Discente - Geovane Jesus Dos Santos
Representante Discente - Marina de Miranda Costa
Representante Discente - Natália Carvalho dos Santos