ST 04: Ensino de História e História da Educação no Tempo Presente

COMUNICAÇÕES APROVADAS:

Primeiro bloco

  • Letícia Stiehler Machado - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES DO PROFHISTÓRIA NO SUL DO BRASIL (2016-2021)
  • Camila Nehring Belo - Currículo, Lei e Identidade: Os Desafios das Políticas Étnico-Raciais no Ensino de História em Santa Catarina
  • Leonel Luiz Dos Santos - As pesquisas sobre diversidade étnico-racial no ensino médio em teses e dissertações no sul do Brasil

Segundo bloco

  • Alysson Risso - Utopias Infantojuvenis e a Fabricação do Ideal Nacional: Eugenia, Colonialidade e Educação no Brasil do Século XX
  • Adriana Dias da Cruz e Cíntia Régia Rodrigues - A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS EM CLASSES MULTISSERIADAS
  • Vanessa Heidemann e Roberta Barros Meira - Entre escolas e lavouras: A Educação em Santa Catarina no Século XIX

Intervalo –10 a 15 minutos (café coletivo)

Terceiro Bloco

  • Júlia Souza Franco e Cintia Régia Rodrigues - DIÁLOGOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • Lara Mingotti - HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, USOS POLÍTICOS DO PASSADO E ENSINO DE HISTÓRIA: COMO ENSINAR UM PASSADO QUE NÃO PASSA? REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA
  • Maicon Roberto Poli de Aguiar - HISTÓRIA E LITERATURA: OLHARES SOBRE O TRABALHO NO SÉCULO XXI
  • Eduardo Pintarelli - OS TERRITÓRIOS DAS INFÂNCIAS EM UM PERIÓDICO ESCOLAR: AS REPRESENTAÇÕES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BOLETIM ESCOLAR (ITAJAÍ, SANTA CATARINA, 1905)