150 anos de O Capital, de Karl Marx: desafios de um mundo em crise

150 anos de O Capital, de Karl Marx: desafios de um mundo em crise

Faça sua inscrição
De 18 a 20 de outubro Todos os dias das 15h00 às 21h00

Sobre o Evento

"150 anos de O Capital, de Karl Marx: desafios de um mundo em crise" é um evento realizado pelo GEMAC (Grupo de Estudos em Marx e O Capital), vinculado ao LAGEHU (Laboratório de Geografia Humana) da Universidade Federal do Amazonas. No evento, pretendemos colocar na ordem do dia o debate sobre uma obra fundamental para o pensamento contemporâneo, trata-se de O Capital, de Karl Marx, que neste ano de 2017 comemora 150 anos de sua publicação. A atualidade de seu pensamento é inegável, principalmente em um mundo que enfrenta, desde 2008, uma crise econômica perversa, cujas consequências são sentidas ainda hoje e se desdobram em outros tipos de crise; em sua Magnum Opus, o filósofo alemão desvenda os elementos que compõem a estrutura do capitalismo e elabora conceitos fundamentais para a sua compreensão, tais como: dialética, contradição, mais-valia, reprodução em escala ampliada, fetichismo etc. O Capital é uma obra que marca todo o desenvolvimento posterior das ciências humanas e, principalmente, dos movimentos sociais que fizeram história ao longo do século XX. Pretendemos, a partir do arcabouço teórico legado por Marx nesta obra, pensar a crise que permeia o mundo contemporâneo, não só em sua esfera econômica, mas também em seus desdobramentos, tais como a crise política, crise institucional, crise de legitimidade etc., e, por fim, debater o significado e a importância d'O Capital para o mundo contemporâneo.

O evento contará com a presença ilustre de Jorge Grespan, professor livre-docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da Universidade de São Paulo. Graduado em Economia (1980) e História (1982) pela Universidade de São Paulo, doutor em filosofia pela Universidade de Campinas (1994), pós-doutor pela Freie Universität Berlin (1997) e pela Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg (2008), é um dos principais especialistas no Brasil na crítica da economia política de Karl Marx. Publicou, entre outras obras, "O Negativo do Capital" (Hucitec, 1998).

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Federal do Amazonas, 69067-005, Avenida Rodrigo Otávio, Coroado, Manaus, Amazonas
Ver no mapa

Organizador

GEMAC - Grupo de Estudos sobre Marx e O Capital; LAGEHU - Laboratório de Geografia Humana

O Grupo de Estudos sobre Marx e O Capital (GEMAC) originou-se no primeiro semestre de 2017 da iniciativa dos discentes Fernando Monteiro Melo (Geografia), Luan Luiz Pereira Batista (Filosofia) e Gabriel Henrique da Costa Silva (Filosofia). O principal objetivo do grupo de estudos é realizar a leitura dos 4 livros que compõem a obra principal de Marx, denominada por este de “O Capital”, não deixando de lado, porém, a leitura de outras obras do autor e demais autores marxistas.

O GEMAC encontra-se vinculado ao Laboratório de Geografia Humana, do Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).