A multiculturalidade é um conceito que vem sendo constantemente discutido e repensado nos últimos anos. Ela se refere à coexistência e convivência de diferentes culturas em uma mesma sociedade, com respeito e valorização das diferenças. No contexto global atual, a multiculturalidade é um tópico cada vez mais importante para se discutir, pois as sociedades estão se tornando cada vez mais diversas, sendo fundamental que haja uma educação que valorize essa diversidade cultural e prepare os indivíduos para conviverem nesta pluralidade, garantindo um caminho para um mundo melhor, mais justo e mais igualitário.
No entanto, para que a multiculturalidade seja efetiva, é preciso enfrentar os desafios educativos, comunicacionais e socioculturais que ainda existem. Para isso, é necessário que todos se engajem nessa luta, promovendo a igualdade, o respeito e a valorização da diversidade cultural.
Neste sentido, nos dias 05 e 06 de maio de 2023 nas instalações da Fraterna, em Guimarães, irá realizar-se o I ENCONTRO INTERNACIONAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA NO EXTERIOR, trazendo como tema central a temática “Multiculturalidade: a valorização da diversidade cultural e os desafios das práticas educativas, comunicacionais e socioculturais no contexto global”.
Estarão presentes alguns representantes dos principais sistemas sociais e de apoio a imigração da Cidade de Guimarães, a saber: ACT (Autoridade das Condições do Trabalho), IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), CLAIM (Centro Local de Apoio ao Imigrante) e DGS (Direção-Geral da Saúde) para elucidar a comunidade brasileira que se encontram atualmente no Concelho de Guimarães sobre os seus serviços e atuação na comunidade. O objetivo é discutir o multiculturalismo nestas esferas, bem como fornecer um conjunto de informações relevantes e dúvidas recorrentes da comunidade migrante brasileira aos serviços prestados por cada entidade.
Sabendo que a formação de identidade cultural é fundamental para a promoção da multiculturalidade, trazemos também uma palestra sobre uma das maiores compositoras do Brasil, a Chiquinha Gonzaga. Essa ação vem no sentido de mostrar a riqueza cultural do Brasil e a sua diversidade cultural, colocando os participantes em contato com diferentes formas de expressão cultural.
Se por meio da educação e da convivência com outras culturas é que se promove a multiculturalidade, trazemos também nesse evento uma mesa redonda para promover a multiculturalidade nas práticas educativas, com a participação de diversos serviços educacionais da cidade. Sendo a multiculturalidade um desafio importante para educadores e instituições de ensino, será discutido sobre a importância de se desenvolver metodologias que valorizem a diversidade cultural e que estimulem o diálogo intercultural. Nessa sessão também será discutido o papel dos professores neste cenário, uma vez que se faz necessário que eles estejam preparados para lidar com situações de preconceito e discriminação, e que saibam como trabalhar essas questões em sala de aula, promovendo a reflexão crítica e o respeito às diferenças.
É importante que haja uma comunicação intercultural, que permita o diálogo entre diferentes culturas e que valorize as diferenças. Sendo assim, iremos trazer uma discussão sobre uma das principais ferramentas na promoção da multiculturalidade: a comunicação. Será apresentado como se comunicar neste universo global e plural no qual vivemos e como estar sempre atentos à representatividade e à diversidade cultural no discurso e no diálogo, evitando estereótipos e preconceitos. Também irá comentar como a mídia pode ser uma aliada nesse processo, ao promover a visibilidade de diferentes grupos e culturas.
Participem!