Vale ressaltar que o dia do/a Assistente Social é comemorado no dia 15 de maio, e tem como alvo dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. As campanhas do Dia do/a Assistente Social valorizam o trabalho da categoria e dialogam com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população.
A 1ª OFICINA ALUSIVA AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL vem discutir os dilemas e desafios ético-profissionais enfrentados pelos/as assistentes sociais que atuam nos mais diversos campos profissionais. É perceptível que em tempos de pandemia, as mudanças e posturas éticas se tornaram ainda mais ligadas à prática profissional. Por isso, é proposto debates e indicação de estratégias para qualificar as ações profissionais, principalmente, com a ampliação do uso das TIC´s e pela ampla precarização das condições de trabalho e éticas e técnicas.
A oficina objetiva discutir sobre os aspectos da atuação de assistentes sociais com base nos princípios éticos da Lei de Regulamentação da profissão, Lei n.8662/93. O principal caminho para a execução desta oficina será por meio de trabalhos em grupos de alunos, sendo direcionados por profissionais assistentes sociais vinculados a diversas áreas como: assistência social, saúde, sócio-jurídico e educação.
O foco deste projeto dá-se-á na possibilidade de enfatizar os princípios e valores do Código de Ética da Profissão, contextualizando com as experiências dos profissionais dirigentes da oficina.