Qual é o tema da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?
“Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema escolhido para a vigésima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023 em todo o país.
O biênio 2022–2023 foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela UNESCO como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022–2023.
O tema enfatiza as Ciências Básicas como base para o desenvolvimento sustentável.
Quem pode participar?
Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.
Atividades preparativas para o Eclipse Anular do Sol - 14 de outubro de 2023
No dia 14 de outubro de 2023, o Brasil se prepara para testemunhar um raro e fascinante evento astronômico: um eclipse solar anelar que será visível em algumas regiões do país. Esse fenômeno excepcional acontecerá quando a Lua se colocar diretamente entre a Terra e o Sol, ocultando parcialmente a luz solar por um breve período.
A oportunidade de observar esse eclipse estará limitada a uma estreita faixa geográfica que se estende por certas áreas do Brasil. As cidades situadas ao longo dessa trajetória oferecerão algumas das melhores vistas do fenômeno, permitindo a observação de um impressionante "anel de fogo" durante o auge do evento.
No estado do Ceará, as cidades do Cariri serão privilegiadas com a chance de observar o eclipse anelar em sua totalidade. Para celebrar e educar a população sobre a natureza desse fenômeno, diversas atividades comemorativas e educacionais serão realizadas nessas cidades. Isso incluirá palestras informativas sobre a observação segura do eclipse com a distribuição de óculos de proteção solar.
Este evento astronômico é uma oportunidade única para atrair a atenção de jovens e estudantes para o campo da astronomia, promovendo, assim, a popularização da ciência. No Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte, teremos quatro atividades relacionadas ao eclipse de 2023. A primeira delas, agendada para o dia 29 de setembro, contará com a Dra. Josina Nascimento do Observatório Nacional, que apresentará a palestra "O Eclipse Anular do Sol de 2023 na Região do Cariri" no Auditório Kariris. Nesse evento, serão distribuídos óculos de proteção solar para a observação segura do eclipse. Além disso, haverá palestras do Dr. Roberto Boczko do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e do Dr. Reinaldo de Carvalho.
No dia do eclipse, uma equipe do Núcleo de Astronomia do IFCE irá observar e transmitir ao vivo o evento por meio da plataforma Youtube.
Todas as atividades são realizadas pelo Instituto Dragão do Mar, Planetário Rubens de Azevedo, Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura e Governo do Estado do Ceará. Contam com apoio do Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Governo Federal.
ATENÇÃO: Nunca tente observar o Sol sem a orientação de um especialista! Você pode danificar sua visão!