Vulnerabilidade socioambiental na região Nordeste: novas perspectivas e ações de planejamento urbano-territorial.
Programação do evento em PDF
Entre os dias 06 e 08 de novembro de 2019 ( dia 05 para os inscritos nos minicursos, fazerem o credenciamento e participação dos mesmo), o GENAT (Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais) realizará seu II workshop juntamente com o I Simpósio de Redução do Riscos de Desastres na Região Nordeste. O evento ocorrerá no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizado na cidade de Caicó (RN). Pretende-se, com esse acontecimento, reunir diversos pesquisadores e gestores que atuam na região nordeste do Brasil, a fim de ampliar os horizontes da discussão acadêmica e ações operacionais acerca das atividades de gerenciamento dos riscos de desastres nessa região do país.
O II Workshop do GENAT, no corrente ano, juntamente com o I SIRRD Nordeste, seguirá uma dinâmica diferente de seu primeiro ano de realização, em 2017. Nessa versão, o referido evento seguirá a sistemática de mesas redondas dialogadas, mais típica de um simpósio, intercalada com ações de caráter mais prático, como oficinas e exposições de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por estudantes do GENAT e dos grupos parceiros, que comporão o workshop.
Nessa versão do tradicional evento bianual do GENAT, pretende-se discutir temáticas atuais que venham a contribuir com o aperfeiçoamento das ações de gestão e planejamento urbano nas grandes e médias cidades do Nordeste do Brasil, a partir do tema: Vulnerabilidade socioambiental na região Nordeste: novas perspectivas e ações de planejamento urbano-territorial.
A ocorrência de diversos desastres no cenário nacional e mundial tem alertado para a necessidade de adoção de novas medidas de prevenção. Isso significa dizer que os gestores das cidades em fase de expansão precisam direcionar suas ações com base nas catástrofes ocorridas, de modo a eliminar possíveis recorrências.
Visando alcançar esse objetivo, o evento será norteado pelos seguintes eixos temáticos:
1 - Geomorfologia e riscos de desastres;
2 - Uso de geotecnologias para gestão dos riscos e desastres;
3 - Clima urbano, mudanças climáticas e desastres naturais;
4 - Sitemas de alerta de desastres;
5 - O papel da Geografia no estudo dos riscos: vulnerabilidade socioambiental e planejamento urbano-territorial;
6 - Educação geográfica e vulnerabilidade socioambiental.
Submissão de trabalhos
Serão aceitos artigos completos com, no máximo, 15 páginas, incluindo gráficos, tabelas e figuras.
Os 10 melhores trabalhos, conforme julgamento da comissão científica do evento, serão publicados em um número especial da Revista de Geociências do Nordeste. Os demais, serão publicados nos anais do evento, que será publicado no site.
Será permitido, no máximo, cinco autores por artigo. Cada inscrição dará direito à publicação de dois trabalhos como primeiro autor.
Os trabalhos [Ensaios Acadêmicos] devem ter, obrigatoriamente, caráter inédito e se enquadrar em no mínimo um dos eixos temáticos supracitados.
O prazo para submissão será até o dia 11 de julho de 2019.
O trabalho deve ser escrito conforme o seguinte modelo: