O Mercado da Produção, presente na mostra desde 2019, chega a esta edição mais especial do que nunca. Nele, os inscritos participarão de uma programação cheia de convidados especiais e discussões pertinentes sobre o setor audiovisual, com foco no desenvolvimento local dos profissionais da área.
Durante o evento deste ano, serão discutidos de forma aprofundada nas mesas, temas como as possibilidades criativas para o uso dos recursos de acessibilidade no audiovisual e a distribuição formal e alternativa de cinema independente no Brasil, com foco na experiência da Descoloniza Filmes.
Mas não é só isso, a Mostra Sururu mobilizará no espaço destinado ao mercado da produção uma ampla discussão sobre políticas públicas voltadas à formação como vetor de desenvolvimento do audiovisual, com foco em aproximação com o mercado, além de uma mesa sobre a construção de políticas públicas para o audiovisual, com ênfase na atuação de uma film commission em Alagoas.
09h00 - Como deixar o seu filme acessível? com Bárbara Lustoza e Felipe Neves
10h10 - Coffee Break
10h20 - Distribuição formal e alternativa de cinema independente no Brasil - A experiência da Descoloniza Filmes com Ibirá Machado
11h30 - Almoço
13h00 - Criando oportunidades para seu curta com Luciana Damasceno e Daniel Jaber da Cardume Curtas
14h30 - Coffee Break
14h40 - Spcine - Formação com Bárbara Trugillo
Rua Doutor Marinho de Gusmão, 46
Centro, Maceió - AL
57020-565
Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato com você, nosso futuro parceiro!
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Artista, Produtora de Acessibilidade e Realizadora Audiovisual. Alagoana que permeia o entrelugar entre as artes cênicas e a acessibilidade criativa. Já acessibilizou curtas-metragens, videoclipes, videopoemas e material para redes sociais. Desde 2017, investiga as relações entre dança-teatro-performance e acessibilidade integrada.
Atuante há mais de 15 anos na área de educação e cultura, produziu projetos com o apoio redes de cultura comunitária com foco em juventude periférica. Nos últimos 5 anos coordenou programas para o mesmo público na área de formação e fomento audiovisual nas organizações Novolhar e Instituto Criar. Hoje coordena a área de formação da Spcine.
Audiodescritor, Consultor, Escritor e Realizador Audiovisual. Atualmente, está na graduação de Letras-Português, pela UFAL. Também possui um canal no Youtube “Peregrino Cego”, onde publica videopoemas, além do Instagram “@peregrino_cego”.
Ibirá Machado é formado em Geografia, mas trabalha desde 2010 com distribuição de cinema independente. Entrou na Vitrine Filmes no ano de sua fundação, onde coordenou o lançamento de mais de 30 filmes. Depois, com a experiência acumulada e a vontade de abrir mais espaço para a pluralidade de narrativas, em 2017 fundou a Descoloniza Filmes.
Roteirista, atriz, coreógrafa e curadora, formada pelo Palácio das Artes/BH. Cofundadora e CEO da Cardume, streaming de curtas-metragens brasileiros, onde atua na curadoria, programação e marketing. Foi curadora do prêmio Cabíria, do prêmio Abra e do Frapa 2022 e jurada na 12a Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Roteirista na série “Colapso”, criada por Gabriel Müller Leal, em produção pela Quarteto Filmes. É também realizadora e cofundadora da produtora Fuskazul Filmes.
Formado pela UFMG e co-fundador da Cardume, streaming dedicado exclusivamente a filmes brasileiros, é também ator e bailarino. Na Cardume integra a equipe de inteligência comercial e é também mediador das sessões de cinema online com debate. Como ator já trabalhou com nomes como Marcelo Caetano, Elza Cataldo entre outros. Nos últimos anos, além do constante estudo na atuação, dedica-se também ao estudo de roteiros audiovisuais. Em 2020 ganhou o prêmio de melhor roteiro de curta no ROTA e foi integrante do júri de longas metragens no Festival de Cinema de Gramado. Em 2022 foi integrante das comissões de curadoria do 6º Prêmio ABRA para curtas-metragens e do 10º FRAPA.